Colocado por: SCMS
Olá FD,
Desde já agradeço imenso o assunto que vem trazer a discussão, que era algo que já me preocupava sendo que, ainda não compreendi totalmente do que se trata, talvez seja a pessoa indicada para ajudar.
O tipo de cláusula que permite a revisão unilateral de spread é recente?
É que não é habitual ouvir falar muito sobre isso... Daí também ainda não ter compreendido muito bem do que se trata. Existe legislação onde isto está previsto? Poderia indicar-me qual?
Este tipo de cláusula, costuma ser aplicada apenas a contratos indexados à Euribor, é assim? E costuma ser um tipo de cláusula negociável? Existem bancos que não a apliquem?
Por exemplo tentei negociar as taxas de amortização antecipada... E não tenho tidofeedbackmuito positivo por parte das instituições bancárias.
Desculpe tantas questões, mas de facto é um dos assuntos em que não me sinto ainda muito à vontade e uma ajuda será sempre bem-vinda.
Obrigada!
Colocado por: FD
Pois... os tribunais estão cheios de "não são válidos".
Não quero ser alarmista nem catastrofista, apenas acho que é algo que deve ser sujeito a muita ponderação.
É que, para isto surgir é porque alguma coisa pode ou deve acontecer... acho toda aquela lenga lenga muito vaga, muito "solta".
Ainda estou para ver os primeiros casos a acontecerem, e nessa altura, quero ver o que é que os bancos vão usar para justificação.
Colocado por: SCMSO tipo de cláusula que permite a revisão unilateral de spread é recente?
Colocado por: SCMSÉ que não é habitual ouvir falar muito sobre isso... Daí também ainda não ter compreendido muito bem do que se trata. Existe legislação onde isto está previsto? Poderia indicar-me qual?
Colocado por: SCMSEste tipo de cláusula, costuma ser aplicada apenas a contratos indexados à Euribor, é assim? E costuma ser um tipo de cláusula negociável? Existem bancos que não a apliquem?
Colocado por: SCMSPor exemplo tentei negociar as taxas de amortização antecipada... E não tenho tidofeedbackmuito positivo por parte das instituições bancárias.
Colocado por: FDO que há é uma prática de alguns bancos em colocar uma condição (cláusula) nos contratos de crédito (mútuo) em que se salvaguardam dizendo que, o spread pode ser alterado unilateralmente - só por eles.
Colocado por: FFF
Nunca ouvi falar de tal coisa... e já pedi crédito duas vezes, com consultas a quase todos os maiores Bancos a operar em Portugal (Barclays, BBVA, Banif, BPI, CGD, Santander, BIC, Banco Popular, Crédito Agrícola...).
Isto não é de todo aceitável, pelo risco que representaria para o cliente, e não é prática comum dos Bancos.
Colocado por: FFFNunca ouvi falar de tal coisa...
Colocado por: FFFe já pedi crédito duas vezes, com consultas a quase todos os maiores Bancos a operar em Portugal (Barclays, BBVA, Banif, BPI, CGD, Santander, BIC, Banco Popular, Crédito Agrícola...).
Colocado por: FFFe não é prática comum dos Bancos.
Colocado por: FDQuem diria que os bancos não o chamaram à atenção para isto? Nunca costuma acontecer tal coisa...
Colocado por: FD2011:https://forumdacasa.com/discussion/18068/banca-com-luz-verde-para-subir-spreads/
2014:https://forumdacasa.com/discussion/35315/contrato-credito-habitacao-alinea-alteracao-spread/
É lá comum...
Colocado por: FFF
Para além do caso mencionado com o BCP, mais alguém viu esta cláusula num contrato?
E é uma cláusula que surge apenas no contrato, ou é costume ser descrita também na ficha de informação normalizada (e.g. simulação)?
Isto, de facto, é preocupante. Para mim, seria razão para não assinar contrato e mudar de Banco. Preferiria uma solução com spread maior do que assinar este "cheque em branco".Concordam com este comentário:SCMS
Colocado por: FFFE é uma cláusula que surge apenas no contrato, ou é costume ser descrita também na ficha de informação normalizada (e.g. simulação)?
Colocado por: Rodri12Fiz empréstimo à 2 meses no BIC e não tenho essa cláusula.
Colocado por: Rodri12Fiz empréstimo à 2 meses no BIC e não tenho essa cláusula.
Porque pediu para a tirar, certo? E tiraram?
Colocado por: Rodri12Errado!
Não pedi, nem me informaram disso, nem sabia que existia..
Colocado por: electraoagora vejam se trocam um contrato actual que não tenha a cláusula de mudança unilateral de spread face ás condições de mercado, por um contrato que a tenha. :)
http://economico.sapo.pt/noticias/fique-a-saber-se-o-seu-banco-pode-subir-o-spread_118529.html
Colocado por: Rodri12O meu já tem essa cláusula, a minha intenção agora ao fazer um novo é tentar que não tenha ;)
Ó Rodri12 mas, a 12 Março deste ano, nesta mesma discussão disse isto:
https://forumdacasa.com/discussion/38005/ajuda-credito-habitacao/?Focus=761365#Comment_761365
Esclareça lá isso melhor, que não estou a entender bem...
Colocado por: FDDo que sei e do que tenho lido, aparece de pára-quedas no contrato.
Por isso, é muito importante pedir sempre a minuta do contrato de mútuo com alguma antecedência à escritura.