Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 801

Colocado por: Victor Ribeiro
    Pode chamar-lhe o que entender, agora garanto-lhe que o banco vai aprovar o processo (análise financeira) antes da avaliação. Aliás isso é um dado que é dado a conhecer ao cliente.

A Carta de aprovação só é fornecida após a avaliação, porque a mesma (Avaliação) é fundamental para determinar o spread que será praticado.

Isso não faz qualquer sentido.

Então chego ao banco e peço um empréstimo de 100.000€ para um imóvel que eu digo que vale 200.000€.
    Como o Victor diz, se eu tiver capacidade financeira o banco vai aprovar sem saber de que imóvel falamos. Como tenho capacidade financeira, o empréstimo é aprovado. Vão fazer a avaliação e afinal o imóvel vale 20.000€. Aplicam um spread alto mas o empréstimo está aprovado. Agora pense, o banco hipoteca um imóvel de 20.000€ mas emprestou 100.000€. Qual a garantia para os outros 80.000€?
    Parece-me óbvio que isso não faz qualquer sentido. Até haver dados confirmados pelo banco (capacidade financeira e avaliação), estamos a especular, é apenas uma pré-aprovação.
  2.  # 802

ANdiesel

No caso que deu é o seguinte: o Banco aprovou-lhe um empréstimo de 100.000€, a avaliação é de 20.000€ então o banco irá financiar-lhe a percentagem máxima aplicada em cada banco, regra geral, no panomara actual, 80%.

Terá portanto um financiamento de 16.000€.

O que lhe digo são factos.
    Concordam com este comentário: slsg
  3.  # 803

Estamos a falar então do mesmo. O empréstimo não está aprovado mas sim pré-aprovado. Só com todos os detalhes se pode afirmar que o crédito está aprovado. Até lá, são pre-aprovações.
  4.  # 804

Para quem fez as avaliações há pouco tempo, quanto tempo demoraram a ter respostas?
  5.  # 805

Colocado por: bel99Para quem fez as avaliações há pouco tempo, quanto tempo demoraram a ter respostas?

a avaliadora demora entre 2 a 5 dias a comunicar ao banco o resultado....o banco demora de uma a duas semanas (de forma geral, pode ser mais pode ser menos) a comunicar ao cliente!

faça pressão.
  6.  # 806

obrigada

Colocado por: loverscoutfaça pressão.
    é isto que quero fazer. mas num período razoável... se demora, efectivamente, 2 dias a terem resposta, vou aguardar mais um dia...
  7.  # 807

Colocado por: bel99obrigada

é isto que quero fazer. mas num período razoável... se demora, efectivamente, 2 dias a terem resposta, vou aguardar mais um dia...

eu nao disse que demora 2 dias.... demora entre 2 a 5 dias.... ou seja, até 5 dias nao está fora do prazo que a avaliadora pode demorar perante o banco!
  8.  # 808

O meu foi avaliado e correu muito bem soube passado 4 dias, mas já lá vai um mês e ainda nada me disseram está tudo estagnado na CGD,vou ter que apertar com eles.
  9.  # 809

Colocado por: bel99obrigada

A minha avaliação ocorreu passado uns 3 dias de ter pedido... demorou cerca de 4/5 dias a receber o relatorio porque se meteu o fim de semana... entretanto baixaram-me o spread num banco da concorrencia e ainda negociei com o banco que me fez a avaliação senão não ia para a frente com a papelada... e assim foi, baixaram o spread :) e dps escritura ;)
  10.  # 810

Já tenho o resultado da avaliação. Foi favorável ao que precisávamos.
    Agora vou esperar as cartas de aprovação...
  11.  # 811

Colocado por: bel99Já tenho o resultado da avaliação. Foi favorável ao que precisávamos.
    Agora vou esperar as cartas de aprovação...

ta a ver? nem precisou de reclamar! =)
  12.  # 812

não ia reclamar, ia pressionar ;)

O construtor já me ligou a avisar que vai dar início às obras de alterações que ficaram incluídas :)
    O gestor já disse que está à espera das cartas de aprovação e que nós assinemos o seguro de vida.
    Entretanto vou pedir simulação dos outros seguros à seguradora com que costumo trabalhar para comparar preços...
  13.  # 813

Colocado por: bel99não ia reclamar, ia pressionar ;)

O construtor já me ligou a avisar que vai dar início às obras de alterações que ficaram incluídas :)
    O gestor já disse que está à espera das cartas de aprovação e que nós assinemos o seguro de vida.
    Entretanto vou pedir simulação dos outros seguros à seguradora com que costumo trabalhar para comparar preços...

Atanção que muitas vezes o spread contratado está associado à adesão dos seguros propostos pelo banco...
  14.  # 814

Boas já tenho novidades, estava para ser marcada a escritura e tudo o necessário com a CGD, para este dia 25 de Maio, mas como não tenho pressas e não quero assinar nada sem resolver a papelada toda direitinho primeiro, ficou marcado na conservatória para dia 25 de Junho.
    Dia 25 porquê? porque é o dia que me cai o pagamento de crédito no banco actual e assim ficou marcado para o dia, para trocar o crédito na CGD, na conservatória. Bem como já informei devidamente o banco actual por escrito da transferência de crédito e cancelamento da conta posteriormente a troca.
  15.  # 815

Silva1252 não sei se tambem já o fez, mas nao se esqueça de ir ao balcão pedir o descarte da hipoteca com o aviso da data e hora da escritura para que o banco possa estar presente.
  16.  # 816

Tyrande, eu sei mas neste caso não está.
    Tenho os valores propostos pelo banco mas diz na FIN que posso contratar os que quiser. Assim, já pedi ao meu agente para fazer as simulações para comparar. Se compensar ou for igual fazemos na seguradora pois assim a nossa margem negocial é melhor e, em caso de algum sinistro, trata-se directamente com o responsável e não com bancos (?).

A carta de aprovação deve estar a sair. O crédito já está aprovado no sistema, só falta a carta e tratar dos seguros.
    Que cuidados tenho que ter quando receber a carta além de comparar direitinho com a FIN?
  17.  # 817

Colocado por: bel99Que cuidados tenho que ter quando receber a carta além de comparar direitinho com a FIN?

na minha modesta opiniao deve compara-las, no entanto mais importante é o contracto de mutuo assinado no dia da escritura...esse sim deve pedir ao banco uma copia com antecendencia para poder ler e observar se tudo está conforme aquilo que contratou e ao mesmo tempo ver se ha alguma clausula que nao concorde!
  18.  # 818

Colocado por: loverscoutcontracto de mutuo

Se esse contrato se assina na escritura então para que serve a carta de aprovação?
    Temos que assinar?
  19.  # 819

Colocado por: bel99
    Se esse contrato se assina na escritura então para que serve a carta de aprovação?
    Temos que assinar?

sao coisas distintas! a carta de aprovação é isso mesmo, uma carta onde consta a aprovação do crédito e em que condições! mas essa carta nao a torna vinculada ao banco! o contrato de mutuo/hipoteca/ escritura é que a vai tornar esposa eterna do banco!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bel99
    • FFF
    • 7 maio 2015

# 820

Colocado por: bel99Tenho os valores propostos pelo banco mas diz na FIN que posso contratar os que quiser. Assim, já pedi ao meu agente para fazer as simulações para comparar. Se compensar ou for igual fazemos na seguradora pois assim a nossa margem negocial é melhor e, em caso de algum sinistro, trata-se directamente com o responsável e não com bancos (?).

Quando pedir a simulação num mediador é provável que não lhe apresentem os valores de seguro para o período total do empréstimo. Se no caso do multirriscos o valor do seguro é sempre igual, já o seguro de visa varia muito em função do montante em dívida e da idade dos proponentes. Neste caso, terá que fazer as suas comparações baseando-se no valor do seguro de vida para o primeiro ano apenas, e extrapolar o comportamento do prémio de seguro para os anos seguintes. Talvez fosse interessante pedir simulação para 2 ou 3 idades diferentes (então e seu eu tivesse 50 anos e devesse apenas o valor x? Sendo x o valor em dívida apresentado na FIN para o início do ano em que completa 50 anos).

Para além disto, tenha em atenção que se contratar o seguro no banco, as atualizações do seguro de vida (atualização do capital em dívida) são mensais. Se contratar o seguro de vida em separado, a legislação apenas obriga o banco a atualizar o valor em dívida uma vez por ano. Na prática, isto significa que ficará 11 meses a pagar seguro de vida sobre um montante em dívida superior ao real. Não é que sejam esperadas grandes diferenças, mas já que quer comparar deve ter isto também em atenção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bel99

0.2519 seg. NEW