Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Porque é que a pedra tem dois tons?

    Gosto do aspecto geral.
  2.  # 102

    O tom a que se refere creio que seja referente à parte que já tem verniz aplicado (lado esquerdo) versus a que ainda não tinha verniz aplicado à data da foto algures em maio de 2020. Obrigado.



    Colocado por: rjmsilvaPorque é que a pedra tem dois tons?

    Gosto do aspecto geral.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  3.  # 103

    Envolta dos vãos deve pintar da cor da moldura. No seu caso, em branco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Raizes
  4.  # 104

    Verniz!?...
  5.  # 105

    Sim, para evitar entrada de água. A pedra que lá está e muito velha e algo porosa... acho que é verniz que se chama, talvez não esteja a usar o nome técnico correto; poderei dar detalhes mais tarde.

    Colocado por: Pedro BarradasVerniz!?...
  6.  # 106

    tem ideia de quanto já gastou até agora e quanto prevê gastar assim que estiver a casa pronta e mobilada?
  7.  # 107

    devia era rebocar essa parede.. isso nao é uma parede para ficar com a pedra à vista
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Pedro Barradas, fernandoFerreira
  8.  # 108

    Isto é o único vestígio visível da casa original, dai a minha decisão. Se me vier a dar problemas de humidades ou assim no futuro se calhar é o que farei. Obgd

    Colocado por: antonylemosdevia era rebocar essa parede.. isso nao é uma parede para ficar com a pedra à vista
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães,Pedro Barradas
  9.  # 109

    Tenho, tenho...sabe aquelas conversa do tipo "ai isso com x € fazes tudo e tal". Não funcionou neste caso. O valor final estimado até final de 2021 deverá ser o dobro da minha expectativa inicial há cinco anos atrás...embora haja que reconhecer que nalgumas decisões estou a optar por soluções mais caras do que inicialmente e por isso a coisa encareceu um pouco e tem-se arrastado.
    Posso dar detalhes para alguma área em particular se me enviar mp.

    Colocado por: candinhotem ideia de quanto já gastou até agora e quanto prevê gastar assim que estiver a casa pronta e mobilada?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: candinho
  10.  # 110

    Colocado por: RaizesSe me vier a dar problemas de humidades ou assim no futuro se calhar é o que farei. Obgd
    nesse caso, para evitar problemas de humidades, evite encher as juntas com cimento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Raizes
  11.  # 111

    Colocado por: RaizesTenho, tenho...sabe aquelas conversa do tipo "ai isso com x € fazes tudo e tal". Não funcionou neste caso. O valor final estimado até final de 2021 deverá ser o dobro da minha expectativa inicial há cinco anos atrás...embora haja que reconhecer que nalgumas decisões estou a optar por soluções mais caras do que inicialmente e por isso a coisa encareceu um pouco e tem-se arrastado.
    Posso dar detalhes para alguma área em particular se me enviar mp.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:candinho


    mas em termos de valores concretos pode revelar? contava gastar 50k e já vai em 100k?
  12.  # 112

    Divida isso por metade e estará próximo(a) da realidade.

    Colocado por: candinho

    mas em termos de valores concretos pode revelar? contava gastar 50k e já vai em 100k?
  13.  # 113

    Gostei muito de ler o tópico. Tenho uma aventura de restauro também, mas optei por manter as paredes integralmente, e refazer... A casinha ainda está por fechar, mas tenho curiosidade para perceber o comportamento térmico das paredes de +/- 60cm de pedra, e rejuntadas!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Raizes, zed, tbbarreiros
      received_10212837861689865.jpeg
      received_10212837862529886.jpeg
      received_10208259922324242.jpeg
      received_10212837859249804.jpeg
      received_10212837861569862.jpeg
  14.  # 114

    augusto1988, isso parece muito interessante! As minhas parede eram de 40 cm e em muitos sítios algo degradadas. A recuperação das paredes nunca seguiu essa regra de usar só pedra pois sempre achamos que em custos de mão-de-obra seria ainda mais pesado mas o resultado é sem dúvida muito interessante. Obrigado pela partilha.
  15.  # 115

    Em relação a isto, e quando lá chegar :-), estou a pensar trabalhar com a decorfogo pois são dos poucos na zona Centro que têm a competência de furar o telhado na vertical e instalar a salamandra.


    Colocado por: RaizesJunto imagem daquela que parece ser a melhor escolha para salamandra a lenha neste momento: ALPIS Albita. Simples, espaçosa para colocar lenha facilmente e acessível. Aceitam-se sugestões sobre a localização que deverá ser na parede para o lado da estrada ou na parede traseira. Custa-me estar a furar o telhado dado que tem sanduíche por baixo da telha Marselha, etc. mas custa-me a ainda mais a ideia de aquilo não escoar bem o fumo...a experiência bebida no forum demonstra que isto das chaminés das salamandras é mesmo um problema...
      Alpis_Albita.jpg
  16.  # 116

    Colocado por: augusto1988Gostei muito de ler o tópico. Tenho uma aventura de restauro também, mas optei por manter as paredes integralmente, e refazer... A casinha ainda está por fechar, mas tenho curiosidade para perceber o comportamento térmico das paredes de +/- 60cm de pedra, e rejuntadas!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Raizes,tbbarreiros
      received_10212837861689865.jpeg
      received_10212837862529886.jpeg
      received_10208259922324242.jpeg
      received_10212837859249804.jpeg
      received_10212837861569862.jpeg



    este projeto quando estiver realizado, quanto conta gastar?
  17.  # 117

    Colocado por: RaizesEm relação a isto, e quando lá chegar :-), estou a pensar trabalhar com a decorfogo pois são dos poucos na zona Centro que têm a competência de furar o telhado na vertical e instalar a salamandra.




    Assim até parece um post publicitário. Qualquer instalador que se preze tem obrigação de conseguir fazer esse serviço.
  18.  # 118

    Colocado por: augusto1988e rejuntadas!!!
    espero eu com reboco de cal e nao com cimento, caso contrário o comportamento nao vai ser o desejado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Raizes
    • Raizes
    • 29 junho 2020 editado

     # 119

    Não encontrei muitos. Repare que implica furar o telhado na vertical e quando eu falava nisso em muitas casas de salamandras eles quase que se assustavam e diziam algo do género "ui isso vai sempre dar problemas com infiltrações etc, não nos metemos nisso". Eu próprio fiquei admirado e também tenho receio das ditas infiltrações mas quero maximizar a probabilidade da chaminé funcionar bem, caso contrário transforma-se num monte de ferro que vai ali ficar a estorvar.

    Colocado por: rjmsilva

    Assim até parece um post publicitário. Qualquer instalador que se preze tem obrigação de conseguir fazer esse serviço.
  19.  # 120

    A minha casa não tem chaminé e tive de arranjar solução para os gases do esquentador e do exaustor, então meti as telhas chaminé da Sotelha (são as mais parecidas com as minhas) e não tenho infiltrações nenhumas..

    Estão viradas para o lado do vento e bem abaixo da cumeira (senão ficava feio)e nunca tive o esquentador a desligar-se, nem mesmo em dia de vento (que aqui são quase todos).

    Ainda tenho ai outra para montar (de 90mm) para a Salamandra, mas entretanto optamos por aquecimento eléctrico e então ficou guardada.

    São iguais à da imagem, só foram foi cortadas (+/- metade) em altura e com ligeiro ângulo porque o telhado tem mais queda que o que já vem integrado na telha.
      telha-chamine-meridian.png
 
0.0337 seg. NEW