Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

Parece-me que é mesmo a 100%:

SECÇÃO V - RENDIMENTOS PREDIAIS

Artigo 41.º
    Deduções

1 - Aos rendimentos brutos referidos no artigo 8.º deduzem-se as despesas de manutenção e de conservação que incumbam ao sujeito passivo, por ele sejam suportadas e se encontrem documentalmente provadas, bem como o imposto municipal sobre imóveis e o imposto do selo que incide sobre o valor dos prédios ou parte de prédios cujo rendimento seja objeto de tributação no ano fiscal.(Redacção dada pela lei n.º 66-B/2012, de 31 de Dezembro)

2 - No caso de fracção autónoma de prédio em regime de propriedade horizontal, deduzem-se também os encargos de conservação, fruição e outros que, nos termos da lei civil, o condómino deva obrigatoriamente suportar, por ele sejam suportados, e se encontrem documentalmente provados.

3 - Na sublocação, a diferença entre a renda recebida pelo sublocador e a renda paga por este não beneficia de qualquer dedução.

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/irs/irs45.htm
  2.  # 202

Colocado por: Tyrande**Voltando ao assunto então***

Sinceramente não consigo aceitar a argumentação de alguns que dizem que se pagarem os impostos, mais vale ter a casa fechada.
    Vou dar um caso meu (eu era arrendatária) como exemplo:
    - t3 arrendado por 300€
    - o meu senhorio pagava 25€ por mês de condomínio.

- Ora, no final do ano ele recebia 3600€ meus.
    - Gastava 300 euros por ano com despesas de condomínio.
    - Não sei quanto pagava de IMI. Mas sei que a casa estava avaliada nas Finanças em 72mil euros. (calculo que não fosse mais do que 500€ anuais...)
    - 28% de 3600€ são 1008€.
    - Ora 1008 + 300 + 500 (este último valor hipotético... na realidade deve ser mais baixo) = 1808€
    = 1792€ de lucro anuais...

Depois vêm com o argumento de que "há e tal, existem as obras de conservação"... Desculpem, mas vocês devem todos ter o azar de arrendar a casa a vândalos que os obriguem a fazer obras de 2 em 2 anos!
    Cerca de 1800€ por ano acham mal? Querem o que, ficarem ricos com o arrendamento?

a minha teoria é que a malta se chora muito, mas a história não é como eles a contam.
    se assim fosse, vendiam as casas mesmo a perder dinheiro.
    veja-se o exemplo de quem anda a pagar uma casa ao banco, supondo, com uma prestação mensal de 300€ (incluindo seguros) e aluga a casa "para pagar as despesas" por 350€, vá (o que na maioria das vezes acaba por ser muito mais).
    num ano são 4.200€ aos quais se retirarmos os 3.600€ que paga anualmente ao banco, sobram 600€
    Não me digam que 600€ não pagam IMI, condomínio e despesas de manutenção de contas!?!?!!
    além disso, esses 3.600€ que paga ao banco NÃO LHE SAEM DO BOLSO, sendo que é o inquilino que os suporta na integra, mais IMI, condomínio e despesas de manutenção de contas. É como diz o ditado: "enquanto o pau vai e vem, aliviam as costas"
    É dinheiro que lhe fica na carteira, independentemente de ter lucro ou não.
    Se há quem tenha azar com os inquilinos, é uma grande verdade. Mas a maioria dos inquilinos são cumpridores e cuidadores dos imóveis. E também é verdade que a maioria das pessoas que estão a pagar uma casa ao banco e a põem a alugar, NÃO FAZ CONTRATO com a justificação que o banco não permite ou que vai pagar mais impostos.
    Ora então não se queixem quando algo corre mal, porque os contratos também servem para salvaguardar os interesses das pessoas envolvidas.
    Há por aí muito boa gente que o quer "dado e arregaçado".
  3.  # 203

se o negocio do aluguer é assim tão lucrativo não vejo a razão para existirem milhares e milhares de casas fechadas... anda tudo a perder muito dinheiro!!! poderá haver outras razões... não sei!
  4.  # 204

Se há quem tenha azar com os inquilinos, é uma grande verdade. Mas a maioria dos inquilinos são cumpridores e cuidadores dos imóveis. E também é verdade que a maioria das pessoas que estão a pagar uma casa ao banco e a põem a alugar, NÃO FAZ CONTRATO com a justificação que o banco não permite ou que vai pagar mais impostos.

Se fizer contrato, pode ainda deduzir o valor dos juros pagos ao banco no IRS!
  5.  # 205

Colocado por: tnjp

Se fizer contrato, pode ainda deduzir o valor dos juros pagos ao banco no IRS!

se a casa foi comprada para habitação própria permanente, não.
  6.  # 206

Um exemplo: tenho uma casa alugada por 150 euros mensais.

A média tem sido um inquilino por dois anos.

150 euros * 12 meses = 1800 euros

IMI ... 150 euros

IRS ... 504 euros

Pequenas reparações que vão acontecendo, bomba de água que avaria, portão que deixa de fechar, autoclismo que deita água, esquentador, janela que fica com infiltração, etc... 250 euros

Sempre que um inquilino sai lá vai pelo menos uma pintura interior, uma limpeza e uma vistoria ao esquentador sistema de detectores de incendio... por cada dois anos, que é o que tem sido a média 600 euros, ou seja por ano 300 euros.

1800 - 150 - 504 - 250 - 300 = 596 euros anuais...

Fantástico!!!

Se há um azar de um esquentador avariar, uma infiltração acontecer, uma porta avariar, etc... pufffff

Vale mesmo a pena alugar... isto ignorando que os inquilinos pagam todos as rendas a tempo e horas e quando saem de lá nao levam metade da casa com eles!

Será que vale a pena alugar?
  7.  # 207

Colocado por: sergyiose o negocio do aluguer é assim tão lucrativo não vejo a razão para existirem milhares e milhares de casas fechadas... anda tudo a perder muito dinheiro!!! poderá haver outras razões... não sei!

eu não vejo assim tantas casas para arrendar fechadas.
    vejo casas para venda fechadas, isso sim. E muitas.
  8.  # 208

Colocado por: LuisPereiraUm exemplo: tenho uma casa alugada por 150 euros mensais.

150 euros mensais?!??
    Eh pá! alugue-a a mim caraças!
  9.  # 209

Colocado por: LuisPereiraUm exemplo: tenho uma casa alugada por 150 euros mensais.

A média tem sido um inquilino por dois anos.

150 euros * 12 meses = 1800 euros

IMI ... 150 euros

IRS ... 504 euros

Pequenas reparações que vão acontecendo, bomba de água que avaria, portão que deixa de fechar, autoclismo que deita água, esquentador, janela que fica com infiltração, etc... 250 euros

Sempre que um inquilino sae lá vai pelo menos uma pintura interior, uma limpeza e uma vistoria ao esquentador sistema de detectores de incendio... por cada dois anos, que é o que tem sido a média 600 euros, ou seja por ano 300 euros.

1800 - 150 - 504 - 250 - 300 = 596 euros anuais...

Fantástico!!!

Se há um azar de um esquentador avariar, uma infiltração acontecer, uma porta avariar, etc... pufffff

Vale mesmo a pena alugar... isto ignorando que os inquilinos pagam todos as rendas a tempo e horas e quando saem de lá nao levam metade da casa com eles!

Será que vale a pena alugar?

depois quando tiver que fazer uma remodelação geral... mudar canalizações e afins... peça aqui aos defensores do aluguer que o ajude a pagar a conta... é que nessas alturas é que o aluguar sai caro!!!
  10.  # 210

se o negocio do aluguer é assim tão lucrativo não vejo a razão para existirem milhares e milhares de casas fechadas... anda tudo a perder muito dinheiro!!! poderá haver outras razões... não sei!

O negócio do arrendamento é lucrativo como qualquer outro negócio o será. Não é qualquer imóvel que será rentável neste mercado, como não é qualquer bar, restaurante ou loja. É um negócio como outro qualquer e as prespectivas de lucro dependem de muitas variáveis. Preço de compra, localização, áreas, infraestruturas, oferta, procura, etc... Eu pago 400€ por um T2, conheço quem pague 300€ mas também conheço quem pague 1000€ por mês de renda num T2. Conheço ainda quem cobre €1300 por semana para um T3!! Claro que são localizações, conceitos e áreas diferentes diferentes !!
  11.  # 211

e para não falar de 1 ou outro que sai com algumas rendas em atraso... ou que parte alguma coisa... ou que para pagar temos que andar sempre atrás... enfim... é um mar de rosas...
  12.  # 212

Já me aconteceu um artista que nao pagou durante 8 meses uma casa mobilada!

Foi "obrigado" a sair e não foi pela justiça, por essa, ele ainda lá estava a morar, coitadinho.
    Ao ir embora levou a mobilia toda que estava incluida na casa e para entrar tive de rebentar uma janela.

La foi o lucro de uns anos de renda...
  13.  # 213

Colocado por: sergyioe para não falar de 1 ou outro que sai com algumas rendas em atraso... ou que parte alguma coisa... ou que para pagar temos que andar sempre atrás... enfim... é um mar de rosas...

nãããããoooo..... é agora! um mar de rosas é pagar uma renda numa casa que nunca é nossa!!!!
  14.  # 214

se a casa foi comprada para habitação própria permanente, não.

Está enganada! Pode deduzir se a habitação se destinar a habitação própria permanente do arrendatário (normalmente, é o que acontece)

1 - São dedutíveis à colecta 15% dos encargos a seguir mencionados relacionados com imóveis situados em território português ou no território de outro Estado membro da União Europeia ou no espaço económico europeu desde que, neste último caso, exista intercâmbio de informações:(Redacção dada pela Lei 64-B/2011, de 30 de Dezembro)

a) Juros de dívidas, por contratos celebrados até 31 de dezembro de 2011, contraídas com a aquisição, construção ou beneficiação de imóveis para habitação própria e permanente ou arrendamento devidamente comprovado para habitação permanente do arrendatário, até ao limite de (euro) 296;
  15.  # 215

Colocado por: anatrindade

nãããããoooo..... é agora! um mar de rosas é pagar uma renda numa casa que nunca é nossa!!!!

isso também não é um mar de rosas... mas olhe que conheço muito boa gente que tem dinheiro para comprar muito boas casas e por incrivel que pareça prefere pagar renda... e olhe que são casas daquelas de 200.000€ para cima... portanto o pagar aluguer durante uma vida... enm sempre é mau... pelo menos aos olhos dessas pessoas...
  16.  # 216

Colocado por: tnjp
    Está enganada! Pode deduzir se a habitação se destinar a habitação própria permanente do arrendatário (normalmente, é o que acontece)

referia-me a proprietários que têm a casa como habitação própria permanente no banco, e que por algum motivo (p.ex. divórcio ou emigração) têm que a alugar para pagar as despesas. E isso é normal acontecer.
    Inclusivamente nas escrituras está lá mencionado, preto no branco, que a casa serve de habitação própria permanente do proponente do crédito e que não lhe pode ser dado outro uso senão esse. Se tal acontecer, ao banco reserva-se o direito de aumentar o Spread e até inclusivamente opor-se.
    E quem quer chatices?
  17.  # 217

Colocado por: sergyio

isso também não é um mar de rosas... mas olhe que conheço muito boa gente que tem dinheiro para comprar muito boas casas e por incrivel que pareça prefere pagar renda... e olhe que são casas daquelas de 200.000€ para cima... portanto o pagar aluguer durante uma vida... enm sempre é mau... pelo menos aos olhos dessas pessoas...

sim, é bem verdade. mas esses são os oportunistas da legislação obsoleta.
  18.  # 218

Colocado por: anatrindadeColocado por: tnjp

referia-me a proprietários que têm a casa como habitação própria permanente no banco, e que por algum motivo (p.ex. divórcio ou emigração) têm que a alugar para pagar as despesas. E isso é normal acontecer.
    Inclusivamente nas escrituras está lá mencionado, preto no branco, que a casa serve de habitação própria permanente do proponente do crédito e que não lhe pode ser dado outro uso senão esse. Se tal acontecer, ao banco reserva-se o direito de aumentar o Spread e até inclusivamente opor-se.
    E quem quer chatices?

O que refere é uma falha e ilegalidade relativamente ao banco mas nao com as finanças.

As finanças nada tem a ver com contrato que tem de emprestimo com o banco.
  19.  # 219

Colocado por: anatrindade

sim, é bem verdade. mas esses são os oportunistas da legislação obsoleta.

não estou a falar desses casos... conheço pessoas que preferem pagar 800€ de renda do que comprar a casa!!! são escolhas...
  20.  # 220

Colocado por: sergyio

não estou a falar desses casos... conheço pessoas que preferem pagar 800€ de renda do que comprar a casa!!! são escolhas...

é gente que não sabe o que Há-de fazer ao dinheiro :-)

0.0522 seg. NEW