Colocado por: rafaelisidoropronto tás a ver mas se reparar meio país anda assim e estas pessoas vivem sem condições até a pagar rendas sem recibos mais elevadas do que creditos e sem ajudas quando é a lei que diz que cada familia tem direito a uma moradia e mais é a mesma lei que dá dinheiro aos bancos destas mesmas pessoas que não DEVEM recorrer a creditos bancarios , é uma autentica discriminação , por isso é que todos os dias que me levanto da cama peço a Deus que feche mais um banco e que os ricos fiquem mais pobres e assim se vai vivendo !!!!!
o banco foi o maior destruidor das familias Portuguesas e agora que poderia ser um aliado recapitalizado pelo proprio povo vira-lhes as costas ...
Colocado por: loverscout
ja foi assim...... há anos que nao é assim! com isto nao quer dizer que nao possa existir um ou outro caso pontual....mas cada vez mais raro!
Colocado por: rafaelisidoroVocê tá longe , quem deu o estoiro foram os clientes que poderiam pagar que estavam com fiadores e empregos fixos ... a vida deles é que mudou !!!!! estes é que estoiraram , já viu como está enganada ...
Colocado por: anatrindademas consegue-me ou não responder á minha questão , quanto pode levantar um casal para comprar uma casa se ganharem os dois um ordenado minimo e tiverem um filho e digo-lhe é meramente ilustrativo isso ???? quer algo mais seguro que isso ?
talvez porque quando tomaram a decisão de comprar a casa, não mediram bem todas as hipóteses, incluindo a de um eventual desemprego e assumiram um compromisso olhando apenas às condições que tinham naquela altura.
os casos que você fala, são aqueles que quando compraram casa, ficaram logo à partida com a corda ao pescoço ou com pouquíssima margem para oscilações no crédito ou na conjuntura familiar e profissional. Obviamente que ao mínimo abanão, a coisa berrou.
até porque quem nessa época tomou a feliz iniciativa de se meter num crédito mais acessível, goza neste momento de taxas de juros bem mais baixas e, portanto, as coisas não pioraram assim tanto.
Colocado por: rafaelisidoromas consegue-me ou não responder á minha questão , quanto pode levantar um casal para comprar uma casa se ganharem os dois um ordenado minimo e tiverem um filho e digo-lhe é meramente ilustrativo isso ???? quer algo mais seguro que isso ?
Colocado por: anatrindadelá andou de roda e disse precisamente o que qualquer banco diz ... ou seja vá cavar terra ahahahahahh
um casal não pode "levantar" nada para comprar uma casa, seja que casal for.
o dinheiro é transacionado diretamente para o vendedor da casa e o comprador nem lhe vê a cor ou sente o cheiro.
se quiser saber quanto o banco lhe pode emprestar, obviamente tem que dizer que casa quer comprar e quanto ela vale em relação ao valor que você diz que precisa para a comprar.
se as coisas fossem fáceis, andava toda a gente a pedir milhares de euros para comprar algo cujo valor é de dezenas apenas.
e se o devedor deixar de pagar o crédito, o banco agarra-se aonde? ao dinheiro dos depositantes?
e se você não for um cliente de crédito mas sim um mero depositante?
vai gostar de saber que o banco faliu e não tem o seu dinheiro para lhe devolver, porque ele foi emprestado a um caloteiro que quis comprar uma casa à grande e à francesa?
oh homem, este cenário não lhe faz lembrar o BPN, o BES e afins... que emprestaram milhões a troco de ZERO garantias e quando fecharam portas, quem lá tinha dinheiro ou ficou a arder, ou obrigou os contribuintes a porem lá o dinheiro dos seus impostos? e depois as pessoas admiram-se que não há dinheiro para subsídios, pensões, comparticipações de medicamentos, escolas públicas, etc.
as coisas estão todas interligadas.
Colocado por: rafaelisidoroquanto pode levantar um casal para comprar uma casa se ganharem os dois um ordenado minimo e tiverem um filhoSó indo directamente ao balcão simular mas dos simuladores da net, para um imóvel de 80.000€ com 80% financiado dá uma prestação de duzentos e poucos euros. Acha que conseguem pagar?
Colocado por: bel99Só indo directamente ao balcão simular mas dos simuladores da net, para um imóvel de 80.000€ com 80% financiado dá uma prestação de duzentos e poucos euros. Acha que conseguem pagar?há quem pague 300 e 400 de renda e não vive na rua , o que é que acha ????? alem do mais eu falei de uma casa á medida , poderia ser uma de 50 000 ou 40 000 já era metade , correcto????
É que o que está a referir faz-me lembrar um tópico muito famoso do forum, sobre viver com 1000€/mês...
Colocado por: anatrindade
talvez porque quando tomaram a decisão de comprar a casa, não mediram bem todas as hipóteses, incluindo a de um eventual desemprego e assumiram um compromisso olhando apenas às condições que tinham naquela altura.
os casos que você fala, são aqueles que quando compraram casa, ficaram logo à partida com a corda ao pescoço ou com pouquíssima margem para oscilações no crédito ou na conjuntura familiar e profissional. Obviamente que ao mínimo abanão, a coisa berrou.
até porque quem nessa época tomou a feliz iniciativa de se meter num crédito mais acessível, goza neste momento de taxas de juros bem mais baixas e, portanto, as coisas não pioraram assim tanto.
Colocado por: miguelg
Concordo que na tomada de decisão devemos ser cautelosos, mas pensarmos em todas as possibilidades do que pode correr mal, como por exemplo ficar desempregado, então nunca vai fazer nada na vida, porque se estiver desempregado e mantiver nessa situação algum tempo simplesmente não vai ter dinheiro sequer para comer.
Colocado por: loverscout
tudo correcto.... nao pode é mais tarde vir culpar o banco por todos os males que lhe acontecem, como é o caso da grande maioria das pessoas! fizeram asneira e ainda dizem que a culpa é do banco qu enao tinha nada que lhes emprestar dinheiro! isto é no minimo comico!
Concordo que na tomada de decisão devemos ser cautelosos, mas pensarmos em todas as possibilidades do que pode correr mal, como por exemplo ficar desempregado, então nunca vai fazer nada na vida, porque se estiver desempregado e mantiver nessa situação algum tempo simplesmente não vai ter dinheiro sequer para comer.
Na minha opinião quem comprou casa, com a época de taxas baixas que estamos a passar, deve aproveitar para tentar poupar algum dinheiro a amortizar no credito habitação. No meu caso tenho feito isso e com a baixa de juros e as amortizações extraordinárias que fiz, já estou a pagar metade da prestação que pagava inicialmente. Aposto no efeito "bola de neve", quando mais amortizar, menor será a prestação, maior será a poupança e maior será a próxima amortização. Com isto paguei o empréstimo a 25 anos da minha primeira casa em apenas 12 anos, poupando muitos milhares de euros em juros.Concordam com este comentário:anatrindade
Existem muitos casos em que aconteceu isso, empréstimos no limite da taxa de esforço e á mínima oscilação de rendimento ou prestação a corda apertava no pescoço, é verdade que a responsabilidade principal é de cada pessoa, mas os bancos deveriam igualmente alertar (até para propria segurança), pelo menos passaram a entregar o plano de financiamento com as oscilações +1% e +2% nas taxas de juro.
Existem muitos casos em que aconteceu isso, empréstimos no limite da taxa de esforço e á mínima oscilação de rendimento ou prestação a corda apertava no pescoço, é verdade que a responsabilidade principal é de cada pessoa, mas os bancos deveriam igualmente alertar (até para propria segurança), pelo menos passaram a entregar o plano de financiamento com as oscilações +1% e +2% nas taxas de juro.
Colocado por: loverscouteu acho é que quem diz isso se sente enganado porque existe um desregulamento entre o valor correcto do imovel , do valor de um serviço alheio ao banco que é o Mediador e foi este que Lixou os tugas ...
oh miguel infelizmente sei bem o que passou/passa.... sei muito bem como os clientes agem....se o banco podia por travao? podia...mas é como a ana diz, nao é o banco que vai gerir o dinheiro das pessoas....o banco analisa se a pessoa tem capacidade ou nao financeira.... mas A DECISAO, é sempre do cliente!
conheço muito pouca gente que tenha assumido o compromisso com o banco de forma consciente! mas conheço muito que nem pensaram e hoje so dizem, Aqueles **** do banco lixaram-me a vida!
Colocado por: loverscouto banco analisa se a pessoa tem capacidade ou nao financeira
Colocado por: Picaretapois é isso que não se percebe ...
Para quê?