Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Colocado por: rafaelisidoropronto tás a ver mas se reparar meio país anda assim e estas pessoas vivem sem condições até a pagar rendas sem recibos mais elevadas do que creditos e sem ajudas quando é a lei que diz que cada familia tem direito a uma moradia e mais é a mesma lei que dá dinheiro aos bancos destas mesmas pessoas que não DEVEM recorrer a creditos bancarios , é uma autentica discriminação , por isso é que todos os dias que me levanto da cama peço a Deus que feche mais um banco e que os ricos fiquem mais pobres e assim se vai vivendo !!!!!

o banco foi o maior destruidor das familias Portuguesas e agora que poderia ser um aliado recapitalizado pelo proprio povo vira-lhes as costas ...

Sim, é verdade, há quem pague rendas mais altas do que se pedissem empréstimo, mas será que depois conseguiam pagar IMI, condomínio e tudo o que um empréstimo de uma casa implica? Cada caso é um caso, acho.
  2.  # 142

Colocado por: loverscout

ja foi assim...... há anos que nao é assim! com isto nao quer dizer que nao possa existir um ou outro caso pontual....mas cada vez mais raro!

eu disse aquilo com ironia, claro.
    os bancos vivem do negócio do dinheiro e as pessoas têm que perceber que têm que assumir as culpas das suas más decisões.
    Mas ao invés disso, culpam os outros: a banca, o governo, os impostos, o amigo ou o familiar que não fiou...
    é certo que há muitas injustiças, mas se todos cumprissem a sua parte e dessem o exemplo, não haveriam injustiças. simples não é?
    quanto a mim, não vou deixar de agir corretamente e ser cumpridora das minhas obrigações como contribuinte, apenas com a justificação :"ah e tal, os outros também fogem ao fisco". senão estou a ser igual aos prevaricadores! e eu tenho os meus princípios.
    Concordam com este comentário: mmgreg, loverscout, Carvai
  3.  # 143

Colocado por: rafaelisidoroVocê tá longe , quem deu o estoiro foram os clientes que poderiam pagar que estavam com fiadores e empregos fixos ... a vida deles é que mudou !!!!! estes é que estoiraram , já viu como está enganada ...

talvez porque quando tomaram a decisão de comprar a casa, não mediram bem todas as hipóteses, incluindo a de um eventual desemprego e assumiram um compromisso olhando apenas às condições que tinham naquela altura.
    os casos que você fala, são aqueles que quando compraram casa, ficaram logo à partida com a corda ao pescoço ou com pouquíssima margem para oscilações no crédito ou na conjuntura familiar e profissional. Obviamente que ao mínimo abanão, a coisa berrou.
    até porque quem nessa época tomou a feliz iniciativa de se meter num crédito mais acessível, goza neste momento de taxas de juros bem mais baixas e, portanto, as coisas não pioraram assim tanto.
  4.  # 144

Colocado por: anatrindade

talvez porque quando tomaram a decisão de comprar a casa, não mediram bem todas as hipóteses, incluindo a de um eventual desemprego e assumiram um compromisso olhando apenas às condições que tinham naquela altura.
    os casos que você fala, são aqueles que quando compraram casa, ficaram logo à partida com a corda ao pescoço ou com pouquíssima margem para oscilações no crédito ou na conjuntura familiar e profissional. Obviamente que ao mínimo abanão, a coisa berrou.
    até porque quem nessa época tomou a feliz iniciativa de se meter num crédito mais acessível, goza neste momento de taxas de juros bem mais baixas e, portanto, as coisas não pioraram assim tanto.
    mas consegue-me ou não responder á minha questão , quanto pode levantar um casal para comprar uma casa se ganharem os dois um ordenado minimo e tiverem um filho e digo-lhe é meramente ilustrativo isso ???? quer algo mais seguro que isso ?
  5.  # 145

Colocado por: rafaelisidoromas consegue-me ou não responder á minha questão , quanto pode levantar um casal para comprar uma casa se ganharem os dois um ordenado minimo e tiverem um filho e digo-lhe é meramente ilustrativo isso ???? quer algo mais seguro que isso ?

um casal não pode "levantar" nada para comprar uma casa, seja que casal for.
    o dinheiro é transacionado diretamente para o vendedor da casa e o comprador nem lhe vê a cor ou sente o cheiro.
    se quiser saber quanto o banco lhe pode emprestar, obviamente tem que dizer que casa quer comprar e quanto ela vale em relação ao valor que você diz que precisa para a comprar.
    se as coisas fossem fáceis, andava toda a gente a pedir milhares de euros para comprar algo cujo valor é de dezenas apenas.
    e se o devedor deixar de pagar o crédito, o banco agarra-se aonde? ao dinheiro dos depositantes?
    e se você não for um cliente de crédito mas sim um mero depositante?
    vai gostar de saber que o banco faliu e não tem o seu dinheiro para lhe devolver, porque ele foi emprestado a um caloteiro que quis comprar uma casa à grande e à francesa?
    oh homem, este cenário não lhe faz lembrar o BPN, o BES e afins... que emprestaram milhões a troco de ZERO garantias e quando fecharam portas, quem lá tinha dinheiro ou ficou a arder, ou obrigou os contribuintes a porem lá o dinheiro dos seus impostos? e depois as pessoas admiram-se que não há dinheiro para subsídios, pensões, comparticipações de medicamentos, escolas públicas, etc.
    as coisas estão todas interligadas.
  6.  # 146

um casal não pode "levantar" nada para comprar uma casa, seja que casal for.
    o dinheiro é transacionado diretamente para o vendedor da casa e o comprador nem lhe vê a cor ou sente o cheiro.
    se quiser saber quanto o banco lhe pode emprestar, obviamente tem que dizer que casa quer comprar e quanto ela vale em relação ao valor que você diz que precisa para a comprar.
    se as coisas fossem fáceis, andava toda a gente a pedir milhares de euros para comprar algo cujo valor é de dezenas apenas.
    e se o devedor deixar de pagar o crédito, o banco agarra-se aonde? ao dinheiro dos depositantes?
    e se você não for um cliente de crédito mas sim um mero depositante?
    vai gostar de saber que o banco faliu e não tem o seu dinheiro para lhe devolver, porque ele foi emprestado a um caloteiro que quis comprar uma casa à grande e à francesa?
    oh homem, este cenário não lhe faz lembrar o BPN, o BES e afins... que emprestaram milhões a troco de ZERO garantias e quando fecharam portas, quem lá tinha dinheiro ou ficou a arder, ou obrigou os contribuintes a porem lá o dinheiro dos seus impostos? e depois as pessoas admiram-se que não há dinheiro para subsídios, pensões, comparticipações de medicamentos, escolas públicas, etc.
    as coisas estão todas interligadas.
    lá andou de roda e disse precisamente o que qualquer banco diz ... ou seja vá cavar terra ahahahahahh

se escolhem uma casa não dá porque ganha pouco , se manda o banco escolher a casa não dá porque não sabemos fazer isso ...

por isso é que todos os dias espero que feche um banco até ficar sem bancos ...

para mim um banco serio é o que diria assim olhe você pode comprar uma casa no valor de 5000 € mais que isso não podemos aceitar as suas condições para adquirir um emprestimo na nossa entidade ... e imagine eu saia do banco e não é que comprava uma casa que valia até mais que 5000€ lol
    poderia acontecer ...
    • bel99
    • 12 maio 2015 editado

# 147

Colocado por: rafaelisidoroquanto pode levantar um casal para comprar uma casa se ganharem os dois um ordenado minimo e tiverem um filho
    Só indo directamente ao balcão simular mas dos simuladores da net, para um imóvel de 80.000€ com 80% financiado dá uma prestação de duzentos e poucos euros. Acha que conseguem pagar?
    É que o que está a referir faz-me lembrar um tópico muito famoso do forum, sobre viver com 1000€/mês...
  7.  # 148

Colocado por: bel99Só indo directamente ao balcão simular mas dos simuladores da net, para um imóvel de 80.000€ com 80% financiado dá uma prestação de duzentos e poucos euros. Acha que conseguem pagar?
    É que o que está a referir faz-me lembrar um tópico muito famoso do forum, sobre viver com 1000€/mês...
    há quem pague 300 e 400 de renda e não vive na rua , o que é que acha ????? alem do mais eu falei de uma casa á medida , poderia ser uma de 50 000 ou 40 000 já era metade , correcto????

quanto aos mil euros por mês , primeiro é preciso cair na realidade e a vida não pára devido a isso ... há quem viva com menos !!!! neste momento tenho um familiar a viver com cerca de 400€ e tem dois filhos a seu cargo !!!! posso dizer que ainda não morreu de fome e tem a sua casa lol
  8.  # 149

A ditadura do fisco e dos bons costumes que tudo quer saber das nossas vidas, vai estendendo os tentáculos pelas nossas casas adentro, um dia com o pretexto que não pagamos todos os impostos relativos às rendas, outro dia a impedir-nos de fumar um cigarro porque vamos dar muita despesa ao SNS, outro dia porque comemos gorduras a mais, um dia destes vamos tê-los na nossa cama a regular o nº de vezes que damos uma ****.
    E a carneirada, quase toda, aplaude.
    Concordam com este comentário: master_chief
  9.  # 150

"VIVE NO ESTORIL.

Como a memória dos portugueses é MUITO CURTA, só se lembra do que se passou

ontem, é conveniente que renviem este mail, para avivar as memórias, ou os mais distraídos........
    VIVE no ESTORIL,

NUMA DAS CASAS QUE ERA
    DO EMPRESÁRIO JORGE DE MELO

(na Quinta Patino) e,
    ao que consta, é também proprietário de mais um lote anexo (tudo em nome de sociedades offshore).
    VIVE, SEM SE ESCONDER

numa mansão no Estoril, bem perto da escola de hotelaria: uma excelente piscina sempre aquecida, um jardim, casa de bonecas para a neta, ar condicionado (vindo de um pais nórdico) e um casal de caseiros, vindos da Colômbia expressamente para o cargo (muito úteis, pois não sabem uma palavra de português).

A esposa actual (Xana, durante muitos anos,uma das muitas amantes que tinha e a quem oferecia carros topo de gama), esbanja em compras para ela e amigos (botas, roupas, animais - cada coisa na ordem dos 600 euritos, simples prendinhas numa tarde de ida às compras).

Oferece jantares em «restaurantes in», caça no Alentejo com amigos, passeia às descaradas por Cascais e pelo Estoril.
    Tem um bruto empreendimento

em Cabo Verde, na ilha do SAL
    (O Sal é aquela ilha, onde o BPN criou umas "sucursais" e um banco mais ou menos virtual, com que se faziam umas operações de lavagem de dinheiro e fugas ao fisco..).

Esteve, pois, ligado ao BPN, aquele banco que estamos a pagar. E possui uma editora, à frente da qual está a excelsa Zita Seabra, primeiro deputada do PCP, depois do PSD. Gente ilustre é outra coisa.

MAIS UMAS DICAS:

0 - Tem um processo de investigação em curso,
    1 - Negou coisas que o seu chefe disse.
    2 - Esteve muito ligado a um grande partido,
    3 - Sabe fazer umas cantarolas,
    4 - Também sabe jogar golfe.
    5 - Desde há uns meses nunca mais se ouviu falar dele
    • De quem falamos ????

(...ver resposta abaixo ...)
    dias loureiro!...

Há trinta anos, um advogadozeco "pé rapado", em Coimbra, a viver actualmente à grande e à fartazana,
    à custa da impunidade que grassa neste Portugal.

É o dono do maior Resort Turístico da Ilha do Sal...
    Alguém dá por ele na nossa imprensa?

Como vêem é fácil fazer esquecer um roubo superior a mais de 5 mil milhões de euros, quando se tem amigos bens instalados.

Vai passando para os esquecidos
    se irem lembrando!..."

Só acrescentei o bold
  10.  # 151

Concordo que na tomada de decisão devemos ser cautelosos, mas pensarmos em todas as possibilidades do que pode correr mal, como por exemplo ficar desempregado, então nunca vai fazer nada na vida, porque se estiver desempregado e mantiver nessa situação algum tempo simplesmente não vai ter dinheiro sequer para comer.
    Na minha opinião quem comprou casa, com a época de taxas baixas que estamos a passar, deve aproveitar para tentar poupar algum dinheiro a amortizar no credito habitação. No meu caso tenho feito isso e com a baixa de juros e as amortizações extraordinárias que fiz, já estou a pagar metade da prestação que pagava inicialmente. Aposto no efeito "bola de neve", quando mais amortizar, menor será a prestação, maior será a poupança e maior será a próxima amortização. Com isto paguei o empréstimo a 25 anos da minha primeira casa em apenas 12 anos, poupando muitos milhares de euros em juros.
    Concordam com este comentário: anatrindade
  11.  # 152

Colocado por: miguelg

Concordo que na tomada de decisão devemos ser cautelosos, mas pensarmos em todas as possibilidades do que pode correr mal, como por exemplo ficar desempregado, então nunca vai fazer nada na vida, porque se estiver desempregado e mantiver nessa situação algum tempo simplesmente não vai ter dinheiro sequer para comer.

tudo correcto.... nao pode é mais tarde vir culpar o banco por todos os males que lhe acontecem, como é o caso da grande maioria das pessoas! fizeram asneira e ainda dizem que a culpa é do banco qu enao tinha nada que lhes emprestar dinheiro! isto é no minimo comico!
    Concordam com este comentário: treker666, anatrindade
  12.  # 153

tudo correcto.... nao pode é mais tarde vir culpar o banco por todos os males que lhe acontecem, como é o caso da grande maioria das pessoas! fizeram asneira e ainda dizem que a culpa é do banco qu enao tinha nada que lhes emprestar dinheiro! isto é no minimo comico!

Existem muitos casos em que aconteceu isso, empréstimos no limite da taxa de esforço e á mínima oscilação de rendimento ou prestação a corda apertava no pescoço, é verdade que a responsabilidade principal é de cada pessoa, mas os bancos deveriam igualmente alertar (até para propria segurança), pelo menos passaram a entregar o plano de financiamento com as oscilações +1% e +2% nas taxas de juro.
  13.  # 154

Na minha opinião quem comprou casa, com a época de taxas baixas que estamos a passar, deve aproveitar para tentar poupar algum dinheiro a amortizar no credito habitação. No meu caso tenho feito isso e com a baixa de juros e as amortizações extraordinárias que fiz, já estou a pagar metade da prestação que pagava inicialmente. Aposto no efeito "bola de neve", quando mais amortizar, menor será a prestação, maior será a poupança e maior será a próxima amortização. Com isto paguei o empréstimo a 25 anos da minha primeira casa em apenas 12 anos, poupando muitos milhares de euros em juros.
    Concordam com este comentário:anatrindade

há uma questão com a qual não contou.
    quem não acautelou as eventuais mudanças de cenários no futuro e comprou casa acima das suas possibilidades, começa logo à partida com uma prestação alta e pouco lhe sobra mensalmente para, num curto ou médio prazo - conseguir capital para fazer amortizações.
    neste caso, o efeito bola de neve funciona ao contrário.
    e é disso que eu estava a falar.
  14.  # 155

Existem muitos casos em que aconteceu isso, empréstimos no limite da taxa de esforço e á mínima oscilação de rendimento ou prestação a corda apertava no pescoço, é verdade que a responsabilidade principal é de cada pessoa, mas os bancos deveriam igualmente alertar (até para propria segurança), pelo menos passaram a entregar o plano de financiamento com as oscilações +1% e +2% nas taxas de juro.

o banco diz "sim" ou diz "não". por isso é que existem parâmetros pelo qual o banco se orienta para analisar a capacidade financeira dos clientes de crédito, tais como a taxa de esforço.
    mas não lhe compete a ele gerir o dinheiro das pessoas.
    Cada um tem o dever de saber fazer contas e não andar na mama que sejam os terceiros (como a banca, os pais, ou outros) para fazer o trabalho que lhe compete.
  15.  # 156

Quem neste momento vai contratar uma crédito à habitação deve ter consciência de que a Euribor está historicamente baixa e que as coisas em pouco tempo poderão alterar-se radicalmente. Um cenário em que daqui a três ou quatro anos a prestação mensal seja o dobro da que é agora, não é tão disparatado como à primeira vista pode parecer.
  16.  # 157

oh miguel infelizmente sei bem o que passou/passa.... sei muito bem como os clientes agem....se o banco podia por travao? podia...mas é como a ana diz, nao é o banco que vai gerir o dinheiro das pessoas....o banco analisa se a pessoa tem capacidade ou nao financeira.... mas A DECISAO, é sempre do cliente!

conheço muito pouca gente que tenha assumido o compromisso com o banco de forma consciente! mas conheço muito que nem pensaram e hoje so dizem, Aqueles **** do banco lixaram-me a vida!
    Concordam com este comentário: anatrindade
  17.  # 158

oh miguel infelizmente sei bem o que passou/passa.... sei muito bem como os clientes agem....se o banco podia por travao? podia...mas é como a ana diz, nao é o banco que vai gerir o dinheiro das pessoas....o banco analisa se a pessoa tem capacidade ou nao financeira.... mas A DECISAO, é sempre do cliente!

conheço muito pouca gente que tenha assumido o compromisso com o banco de forma consciente! mas conheço muito que nem pensaram e hoje so dizem, Aqueles **** do banco lixaram-me a vida!
    eu acho é que quem diz isso se sente enganado porque existe um desregulamento entre o valor correcto do imovel , do valor de um serviço alheio ao banco que é o Mediador e foi este que Lixou os tugas ...
    foi actualmente saber que comprarem gato por lebre e não há nada que depois o dono do imovel se possa agarrar para recuperar o seu dinheiro ...

isto de dizer o Banco é que me lixou não é assim tão facil de se entender !!!!!
  18.  # 159

Colocado por: loverscouto banco analisa se a pessoa tem capacidade ou nao financeira

Para quê?
  19.  # 160

Colocado por: Picareta
    Para quê?
    pois é isso que não se percebe ...

irrita-me a mim é isso , eles analisam e depois a pessoa fica sem tudo porque a culpa é da pessoa ahahhahah alem de que ainda vão buscar os bens dos outros que serviram de fiadores ... mas eu ainda penso que a culpa á do mediador ou do avaliador este gajo é que deveria ter obrigação de comprar na hora caso o dono entende-se vender !!!! se é que me percebe ???

tipo um gajo tem uma casa á venda e o avaliador vai lá e este diz a sua casa vale no minimo 200 000 e o dono ter o direito de obrigar a compra ali mesmo ... muita coisa mudava , aliás percebe-se porque é que os bancos recorrem a externos para fazer esta avaliação !!!!

0.0511 seg. NEW