Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: fernandoFerreirapenso que é possivel mas ainda não experimentei.

Claro que é. Defina os utilizadores que podem aceder ao NAS e depois pode definir os privilégios de escrita/leitura para cada utilizador, grupo de utilizadores ou por pasta.

cumps
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 62

Colocado por: fernandoFerreiranão tenho a NAS acessivel a partir da NET, não ativei essa opção por questões de segurança.

Eu também não.
    PS: De qq maniera desligo essa parte do escritorio quando vou para fora .... Dai as soluções Cloud serem interessantes.
    Concordam com este comentário: GMCQ
  3.  # 63

Colocado por: fernandoFerreiraparametrizar essa pasta para só ser acessivel a partir do meu PC

Não dá para parametrizar por máquina. Dá é por login e password.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, electrao
  4.  # 64

Colocado por: MikeMelgaNão dá para parametrizar por máquina. Dá é por login e password.

pois... era o que eu pensava.... e cada vez que quero aceder a essa pasta tenho de meter login e pass?
  5.  # 65

Colocado por: fernandoFerreira
    pois... era o que eu pensava.... e cada vez que quero aceder a essa pasta tenho de meter login e pass?

Não. Mete só a primeira vez, depois o windows lembra-se :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fernandoFerreira
    •  
      GMCQ
    • 20 outubro 2015 editado

# 66

Teclado acabado de chegar!! Com um anito de garantia.
      SAM_0767.JPG
    •  
      GMCQ
    • 20 outubro 2015

# 67

+
      SAM_0769.JPG
  6.  # 68

Boas. o meu NAS.. está a dar o berro...

Já removi os HDD, A + B, está em RAID 1
    Instalei no PC; mas não consigo ler o conteudo e não aparece no explorador de windows ( Win XP).. mas está reconhecido na gestão de dispositivos.... mas com um erro.. qq type 10, ou assim.

Entretanto não vou arriscar mais e vou adquirir o NAS da D-link DNS- 320L. Os HDD, acham que vale a pena os WD RED, ao invés dos GREEN? estou a considerar 2x 1Tb

Please help!!!.
  7.  # 69

Colocado por: Pedro BarradasEntretanto não vou arriscar mais e vou adquirir o NAS da D-link DNS- 320L. Os HDD, acham que vale a pena os WD RED, ao invés dos GREEN? estou a considerar 2x 1TbPlease help!!!.

Eu possuo 2 NAS, um Synology com dois discos e um Lenovo com 4.
    O software da Synology é de longe o melhor que já vi. O Lenovo foi comprado posteriormente e escolhido devido ao preço (um para 4 discos custava o mesmo que um para 2 da Synology).
    Após instalação do equipamento (o Lenovo) percebi a diferença de preço. O software não se compara e por exemplo os discos necessitam de ser exatamente o mesmo modelo coisa que a Synology passa por cima.

Em relação aos discos (os para o Lenovo foram comprados especificamente) e estava a ponderar o WD Red. Após muitos estudos sobre o assunto apercebo-me que a grande vantagem dos Red é a capacidade de muitos utilizadores acederem em simultâneo. (ora não é o meu caso) Optei por 3 x 3Tb WB green (poupei bastante) e coloquei em raid 5 (demorou + 10 horas a criar o sistema inicial)

Em relação aos Green já tinha um a trabalhar normalmente há alguns anos e nunca tinha dado problemas pelo que estava descansado.
  8.  # 70

Colocado por: Pedro BarradasJá removi os HDD, A + B, está em RAID 1
    Instalei no PC; mas não consigo ler o conteudo e não aparece no explorador de windows ( Win XP).. mas está reconhecido na gestão de dispositivos.... mas com um erro.. qq type 10, ou assim.

Existem alguns sistemas NAS que formatam os discos em ext4 (sistema Linux muito mais fiável) pelo que o windows diretamente não os consegue ler (apenas lê fat32 e NTFS). No entanto apareceria a hipótese de formatar o disco neste caso. Todos os meus discos estão em ext4
  9.  # 71

Obrigado Nuno.
    Também tenho um WD green, num media center/ PVR , que acaba por ser mais exigente no que toca a acessos e fluxo de conteudo.

Epá mas o Synology, é bastante mais caro.... é o preço do D-link + discos...
  10.  # 72

A synology é 145€, a D-link é 86€...
    • hfso
    • 26 outubro 2015

# 73

Uma solução que tenho usado é comprar Microserver HP e instalar o FreeNAS é uma solução que funciona muito bem. Neste momento tenho 3 destes com 10TB cada, 4 x 4TB RAID 5.
    Caso utilizem os WD GREEN e o NAS seja muito utilizado devem desabilitar ou aumentar o tempo de Parking para evitar erros de perda de dados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
    • hfso
    • 26 outubro 2015

# 74

Para quem gosta muito do Synology tambem pode utilizar o software no Microserver.
  11.  # 75

Bom voltei a montar o NAS... estou a copiar tudo para um disco externo.
    Em principio vou comprar a D-link.
    Os discos devo formatar em EXT4 (não tenho como) ou NTFS?
  12.  # 76

Colocado por: Pedro BarradasA synology é 145€, a D-link é 86€...

Efetivamente é e eu não conheço a D-Link a fundo. Se o objetivo é "apenas um disco externo" iria pelo mais barato sem dúvida.
    A grande vantagem da synology é o software e as possibilidade de configuração. Além do software que se pode instalar, tenho servidor de ftp, cliente dropbox, servidor cloud e software de backup tudo a funcionar diretamente no NAS e não no computador.
    Em relação ao software cloud penso que quase todos hoje o possuem no entanto, por exemplo no Lenovo, sempre que é efectuado um update ao sistema tenho que reconfigurar tudo de novo.
    Existe aqui um site com alguns testes poderá também dar alguma ajuda. link
  13.  # 77

Colocado por: hfsoUma solução que tenho usado é comprarMicroserver HPe instalar oFreeNASé uma solução que funciona muito bem

Isto já não é para qualquer um. Metade do pessoal perde-se nas configurações do ZFS. Mas sem dúvida que é a solução com a melhor relação preço/qualidade
  14.  # 78

Colocado por: Pedro BarradasOs discos devo formatar em EXT4 (não tenho como) ou NTFS?

Eu considero o EXT4 mais fiável mas tem a desvantagem se quiser ligar diretamente a um computador windows não poder ler (é possível instalando um software para o efeito). A opção do sistema de ficheiros deverá aparecer na configuração do NAS.
  15.  # 79

Colocado por: Pedro BarradasOs discos devo formatar em EXT4 (não tenho como) ou NTFS?

Todas as NAS que conheço são Ext3 ou 4 e a formatação deve ser feita pela própria NAS.
  16.  # 80

Colocado por: MikeMelgaTodas as NAS que conheço são Ext3 ou 4 e a formatação deve ser feita pela própria NAS.

Ok, então não tenho de me preocupar.. é seguir os passos de instalação.

Eu não preciso/ quero muitas funções.

0.0291 seg. NEW