Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: André Barros

Mas está a partir do principio que o ar não aquece todo da mesma forma. O que é errado, porque o ar vai aquecer todo de forma uniforme, e, como tal, não existem deslocações de massa fria/quente.
      111.jpg
  2.  # 42

Colocado por: André Barroscomo tal, não existem deslocações de massa fria/quente.
      112.jpg
    • r.v
    • 20 outubro 2015

# 43

cá esta o homem novamente, não resiste:-)))
    Concordam com este comentário: jorgealves
  3.  # 44

Colocado por: r.vcá esta o homem novamente, não resiste:-)))
      so_por_hoje.jpg
  4.  # 45

Colocado por: Nuno NunesUm sistema de aquecimento radiante é normalmente uma superfície plana que se define como uma superfície a partir da qual a transferência de energia é de cerca 50% na forma de radiação. A restante energia na superfície do painel é transferida por convecção (Kreith e Bohn, 2003).
    Quem quiser estudar melhor a matéria
    UI mas que ganda calinada,
    Recomendo uma leitura mais atenta.
  5.  # 46

Mas está a partir do principio que o ar não aquece todo da mesma forma. O que é errado, porque o ar vai aquecer todo de forma uniforme, e, como tal, não existem deslocações de massa fria/quente.

O ar, como qualquer gás, aquece mal por radiação (possui as moléculas muito afastadas). Aquece muito melhor por contacto.
    Assumindo uma sala sem móveis (para simplificar) a principal fonte de aquecimento do ar é o contacto com o pavimento (estou a falar do ar e não de um objecto na sala).
    O ar em contacto com o pavimento (assumindo todo o pavimento à mesma temperatura) vai aquecer uniformemente em toda a área junto ao pavimento. O facto de aquecer junto ao pavimento uniformemente faz com que não existam correntes laterais de convecção (até aqui tudo de acordo).
    O ar junto ao pavimento, por aquecer, vai diminuir a densidade. O ar acima (mais frio) possui uma densidade maior, logo vai existir uma corrente de convecção de baixo para cima (até no site da sanitop está lá). Esta corrente é uniforme e impercetível para as pessoas, mas existe e é responsável por cerca de 50% da transmissão do calor.

Isto são tudo princípios da física e termodinâmica.

Isto parece o inverso do cálculo da teŕmica das habitações. Nesta os técnicos desprezam a transmissão de calor nas caixas de ar por radiação (apenas este último regulamento vem prever qualquer coisa em algumas situações). No piso radiante querem desprezar as transmissões por convecção. Quando o princípio físico é o mesmo (digam os vendedores de piso radiante o que disserem)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmart
  6.  # 47

Aconselho a quem trabalha na área o seguinte link
    http://www.healthyheating.com/Radiant_Design_Guide/radiant_floor_heating_designs.htm#.ViaW1Zc2x0w

Possui capacidades de arrefecimento / aquecimento das soluções e respetivas temperaturas máximas/mínimas das superfícies devido à saúde humana.
    Podemos ver que a temperatura mínima (ou máxima de arrefecimento) aconselhada para um piso radiante é de 20ºC e para o tecto de 17ºC. Sendo que a capacidade de arrefecimento do piso se traduz em 42 W/m2 para o piso e em 99 W/m2 para o tecto. Apesar do tecto ser ligeiramente mais frio a maior diferença corresponde às correntes de convecção que são muito maiores para o tecto radiante.

Podemos ver ainda que a capacidade de transmissão de calor de um piso radiante é de 11 W/m2.K para aqueciento e de 7 W/m2.K para arrefecimento (devido à diferença de convecção)

Podemos pensar que a diferença não é de 50% como eu afirmava. Mas se colocarmos o mobiliário e uma ventilação de 0.4 rph não sei se não ultrapassa em muito os 50%
  7.  # 48

Colocado por: Nuno NunesAconselho a quem trabalha na área o seguinte link
    http://www.healthyheating.com/Radiant_Design_Guide/radiant_floor_heating_designs.htm#.ViaW1Zc2x0w

Possui capacidades de arrefecimento / aquecimento das soluções e respetivas temperaturas máximas/mínimas das superfícies devido à saúde humana.
    Podemos ver que a temperatura mínima (ou máxima de arrefecimento) aconselhada para um piso radiante é de 20ºC e para o tecto de 17ºC. Sendo que a capacidade de arrefecimento do piso se traduz em 42 W/m2 para o piso e em 99 W/m2 para o tecto. Apesar do tecto ser ligeiramente mais frio a maior diferença corresponde às correntes de convecção que são muito maiores para o tecto radiante.

Podemos ver ainda que a capacidade de transmissão de calor de um piso radiante é de 11 W/m2.K para aqueciento e de 7 W/m2.K para arrefecimento (devido à diferença de convecção)

Podemos pensar que a diferença não é de 50% como eu afirmava. Mas se colocarmos o mobiliário e uma ventilação de 0.4 rph não sei se não ultrapassa em muito os 50%

http://www.arl.com.pt/download.php?filename=Pavimento+Radiante&file=%2Fuploads%2Fdocs%2Fcatalogos%2FPavimento_Radiante.pdf
  8.  # 49

Colocado por: loverscoutHidraulico: EUR 8.000/12.000

para essa area neste valor já tem a fonte de calor e tem até varia opções endo algumas bastante mais baratas que isto.
  9.  # 50

Colocado por: Anonimo18072022ADe uma forma linear um piso radiante a água gastará cerca de 1/3 de um piso radiante elétrico. Isto supondo uma bomba de calor com um COP de 3.

na pratica e com um sistema de baixo perfil e para o mesmo conforto chega a 1/5.

Desenhei recentemente uma solução que pelos cálculos vai ser menos de 1\10, e não é geotermica.
  10.  # 51

Portanto temos um cálculo que diz que a componente de convecção em repouso é de 35% e eu digo que juntando os móveis e a ventilação do espaço com facilidade chega aos 50%.

Questão à parte. É importante ter em atenção as temperaturas limites tendo em conta saúde humana.
    Temos exemplos de cálculo em publicações de marcas com exemplos de arrefecimento com fluído a 14ºC no pavimento. Como se vê no link que divulguei a temperatura do piso não deve ser inferior a 20ºC
  11.  # 52

Colocado por: Nuno NunesEstudos revelam que esta diferença de temperatura faz mal à circulação sanguínea das pernas / pés (varizes, etc..), tanto que existem em alguns países limites máximos legais para esta diferença de temperatura. Logo nestes países o piso não se utiliza normalmente para arrefecer (mas claro que eles possuem dinheiro para meter pavimento e teto radiante, ex: Alemanha)

não sei onde foi buscar essa informação mas de certeza que não foi a nenhuma fonte credivél,

nos paises nordicos não se usa(va) porque precisa de uma bomba de calor própria e o aquecimento era feito maioritariamente por caldeiras que como sabe não arrefece.
  12.  # 53

Colocado por: Nuno NunesTemos exemplos de cálculo em publicações de marcas com exemplos de arrefecimento com fluído a 14ºC no pavimento
    isso só em pistas de sky ou ringes de patinagem,
  13.  # 54

Colocado por: Anonimo18072022ACom que fonte de energia?
    bomba de calor com acumulador solar integrado, tecnologia smart grid para receber directamente de 8 colectores fotovoltiacos, o solar termico tem 5 paineis planos de 2,6m2 que também debitam para o piso radiante, em dias com bastante sol o aquecimento é quase autonomo.
  14.  # 55

Colocado por: jorgealvesisso só em pistas de sky ou ringes de patinagem,

Salvo erro o link disponibilizado pelo Sérgio Rodrigues é um dos que fala de temperaturas de 14ºC para arrefecimento
  15.  # 56

Colocado por: Nuno NunesSalvo erro

sim está errado.
  16.  # 57

Colocado por: jorgealvescolectores fotovoltiacos

A Daikin já tem interface para fotovoltaicos?
  17.  # 58

Colocado por: jorgealves
    sim está errado.

Uma resposta um bocado simplista não ? Até agora eu fui o único que me esforcei por apresentar algum argumento.
    As vossas respostas não ajudam em nada o meu esclarecimento. No caso de estar errado vocês não serviram absolutamente para nada.
  18.  # 59

Colocado por: jorgealvesisso só em pistas de sky ou ringes de patinagem,

E é feito por shilers
  19.  # 60

Colocado por: jorgealvesbomba de calor com acumulador solar integrado, tecnologia smart grid para receber directamente de 8 colectores fotovoltiacos, o solar termico tem 5 paineis planos de 2,6m2 que também debitam para o piso radiante, em dias com bastante sol o aquecimento é quase autonomo.

Quero uma coisa dessas, mas pode ser só com 3 fotovoltaicos é três planos para AQS
    Faz sentido ter fotovoltaico a alimentar a bomba de calor no verão para fazer frio?

0.0193 seg. NEW