Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Se o painel nos dias de calor mais extremos não conseguir aquecer água ao ponto deste ter que deitar fora, então o acumulador está sobre dimensionado para os paineis e de inverno vai ter falta de rendimento. parar a circuladora é um erro que encurta muito a vida útil do painel e acessórios ao entrar água excessivamente quente no sistema.
    • Ivo F.
    • 22 outubro 2015 editado

# 82

Gostei é do sistema drainback nunca experimentei e desconhecia mas tem tudo para funcionar bem.

estou um bocado reticente é quando congela... os acessórios aguentarão tanta diferença de temperatura e tão rapidamente!? é que sem liquido deve arrefecer em metade do tempo.
  2.  # 83

Realmente não estou a perceber muito bem o funcionamento desses sistemas de que estão a falar ou então está algo confuso aí.
    Nos sistemas com que costumo trabalhar temos
    1- O líquido do primário circula até o depósito atingir a temperatura máxima.
    2- Quando o depósito atingiu a temperatura máxima o sistema entra em estagnação
    3- Em estagnação o líquido do primário que está nos coletores vaporiza (próximo dos 120/140º depende da pressão)
    4- Ao vaporizar o vaso de expansão entra em uso e absorve a massa de água e vapor do primário que entretanto vaporizou (um pouco mais complexo mas um resumo)
    5- Os painéis deixam de estar com líquido e atingem temperaturas de aproximadamente 180 - 190º (estão preparados para isso)

Não necessito de sistema complexos, radiadores, drainback etc... Nunca se perdeu líquido do primário devido ao sistema vaporizar e nunca vi a válvula de segurança a funcionar a não ser nos testes de esforço.

Com sistemas com mais de 10/20 coletores começamos a ter outros cuidados (em especial quando o caderno de encargos dos concursos assim os pedem)
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 23 outubro 2015

# 84

Colocado por: Ivo F.Peço desculpa Eu, mas não funciona assim.

Realmente o painel não aquece até ao infinito, mas acredite que aquece o suficiente para o rebentar em pouco tempo se no entanto a válvula de segurança do painel não abrir para baixar a pressão, faça a experiência, desligue a circuladora um tempo e vá vendo o painel a subir de temperatura, mas ponha sempre um olho no manómetro da pressão

Então o meu sistema deve ser milagroso, pois está a funcionar assim, sem perder água ou glicol. E os painéis ainda não rebentaram.

E também é estranho a controladora ter um manual a explicar como se programa este modo de funcionamento.

Mas o IVO é que sabe...
    Concordam com este comentário: jorgealves
  3.  # 85

Colocado por: Ivo F.estou um bocado reticente é quando congela

se não tem agua no interior não congela, simples.
  4.  # 86

Colocado por: Nuno Nunes3- Em estagnação o líquido do primário que está nos coletores vaporiza (próximo dos 120/140º depende da pressão)
    tenho sistemas em serviço que a temp maxima registada é de 170ºC e não vaporizou.

Colocado por: Nuno NunesOs painéis deixam de estar com líquido e atingem temperaturas de aproximadamente 180 - 190º (estão preparados para isso)
    nos sistemas secos a temp pode passar dos 240ºC sem problema pois estão preparados para isso,
  5.  # 87

Colocado por: euSim, é a água do termoacumulador que vai arrefecer os painéis.

chama-se protecção de painel e actua normalmente em conjunto com o arrefecimento nocturno,

é uma característica dos controladores mais evoluídos.
    Concordam com este comentário: eu
  6.  # 88

tenho sistemas em serviço que a temp maxima registada é de 170ºC e não vaporizou.

Tem a certeza que foram 170º ? A isso corresponde uma pressão muito elevada as válvulas não abriram ?
    De qualquer forma existe alguma razão para trabalhar com pressões no primário tão altas ?

nos sistemas secos a temp pode passar dos 240ºC sem problema pois estão preparados para isso,

É uma propriedade que varia de coletor para coletor. Com as marcas de trabalho alguns só atingiriam 150 º, outros chegariam aos 369º

0.0190 seg. NEW