Colocado por: alexpA Daikin já tem interface para fotovoltaicos?
Colocado por: callinasQuero uma coisa dessas, mas pode ser só com 3 fotovoltaicos é três planos para AQS
Colocado por: callinasFaz sentido ter fotovoltaico a alimentar a bomba de calor no verão para fazer frio?claro que sim.
Colocado por: callinasE é feito por shilersas bombas de calor são chillers a trabalhar em modo reversivél.
Colocado por: Ivo F.Ter mais que 2 colectores para AQS pode não ser bom no verão a não ser que tenha uma piscina para enviar o excesso de temperatura, senão vai muita água perdida para o esgotoisto em sistemas termosifão, estes sistemas mais evoluidos não têm nada disso de sobre aquecimentos, seja por via de trabalhar a seco (drainback) seja por via da limitação da tempeatura maxima de serviço.
Colocado por: Anonimo18072022AE qt tudo isso Jorge?
Estou curioso :-)
Colocado por: Ivo F.O fotovoltaico faz mais sentido de verão do que de inverno seja qual for a aplicação
Ter mais que 2 colectores para AQS pode não ser bom no verão a não ser que tenha uma piscina para enviar o excesso de temperatura, senão vai muita água perdida para o esgoto
Colocado por: Nuno Nunes
Uma resposta um bocado simplista não ? Até agora eu fui o único que me esforcei por apresentar algum argumento.
As vossas respostas não ajudam em nada o meu esclarecimento. No caso de estar errado vocês não serviram absolutamente para nada.
Apenas lhe digo uma coisa, para a Passive House os valores da agua para a refrigeração são de 19g.
Colocado por: jorgealvesdirectamente não, mas dá para instalar da concorrencia,

Colocado por: callinasVai para o esgoto porque?
Obviamente se tiver mais de dois painéis , não terá reservatório de 150 litros, mas talvez um de 300-500 litros
Colocado por: Ivo F.Existe uma válvula de segurança que chegando á temperatura limite do painel, abre para poder deitar fora alguma agua quente, substituindo por fria, não deixando assim o painel passar do seu limite. em dias quentes pode ir para o esgoto muita água.
Quanto maior o depósito menos água vai deitar fora, porém isso significa que de inverno o painel não vai conseguir aquecer tanta água.
Colocado por: Ivo F.Isto falando em sistemas de circulação forçada com glicol...
Colocado por: Ivo F.Desconhecia o que o Sr. Jorge Alves falou dos paineis que trabalham a seco... pelo que percebi estes funcionam a água, mas quando recolhe para onde vai a água?regressa ao deposito,
Colocado por: Ivo F.a água depois é reposta pela rede de abastecimento de água,
Colocado por: Ivo F.não percebi também como se pode limitar a temperatura máxima de serviço de um painel, sem usar água fria.veja aqui,
Colocado por: Ivo F.não percebi também como se pode limitar a temperatura máxima de serviço de um painel, sem usar água fria.
Colocado por: Ivo F.E o que arrefece o glicol? É a agua do termoacumulador... ou seja se o termoacumulador nao recceber agua fria vai continuar a aquecer ate rebentar alguma coisa.