Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: alexpA Daikin já tem interface para fotovoltaicos?

directamente não, mas dá para instalar da concorrencia,

Colocado por: callinasQuero uma coisa dessas, mas pode ser só com 3 fotovoltaicos é três planos para AQS

tem melhor, 20 tubos de vacuo que rendem mais com as temp mais baixas,

no seu caso é só adicionar os fotovoltaicos ficando no maximo do autoconsumo

Colocado por: callinasFaz sentido ter fotovoltaico a alimentar a bomba de calor no verão para fazer frio?
    claro que sim.
  2.  # 62

Colocado por: callinasE é feito por shilers
    as bombas de calor são chillers a trabalhar em modo reversivél.
  3.  # 63

O fotovoltaico faz mais sentido de verão do que de inverno seja qual for a aplicação

Ter mais que 2 colectores para AQS pode não ser bom no verão a não ser que tenha uma piscina para enviar o excesso de temperatura, senão vai muita água perdida para o esgoto
  4.  # 64

Colocado por: Ivo F.Ter mais que 2 colectores para AQS pode não ser bom no verão a não ser que tenha uma piscina para enviar o excesso de temperatura, senão vai muita água perdida para o esgoto
    isto em sistemas termosifão, estes sistemas mais evoluidos não têm nada disso de sobre aquecimentos, seja por via de trabalhar a seco (drainback) seja por via da limitação da tempeatura maxima de serviço.
  5.  # 65

Colocado por: Anonimo18072022AE qt tudo isso Jorge?
    Estou curioso :-)

18.500€ com iva incluído.
  6.  # 66

solução global com piso radiante aquecimento e arrefecimento em 190m2 fica por 26.000€
  7.  # 67

Podem começar outro tópico pois eu já estou esclarecido. A vossa "discussão" já não é para mim mas para experts.
    Obrigado e abraço a todos os que me ajudaram.
  8.  # 68

Colocado por: Ivo F.O fotovoltaico faz mais sentido de verão do que de inverno seja qual for a aplicação

Ter mais que 2 colectores para AQS pode não ser bom no verão a não ser que tenha uma piscina para enviar o excesso de temperatura, senão vai muita água perdida para o esgoto

Vai para o esgoto porque?
    Obviamente se tiver mais de dois painéis , não terá reservatório de 150 litros, mas talvez um de 300-500 litros
  9.  # 69

Colocado por: Nuno Nunes
    Uma resposta um bocado simplista não ? Até agora eu fui o único que me esforcei por apresentar algum argumento.
    As vossas respostas não ajudam em nada o meu esclarecimento. No caso de estar errado vocês não serviram absolutamente para nada.

Não será bem assim, pois toda essa informação está já disponível no forum da casa.

Apenas lhe digo uma coisa, para a Passive House os valores da agua para a refrigeração são de 19g.
  10.  # 70

Apenas lhe digo uma coisa, para a Passive House os valores da agua para a refrigeração são de 19g.

Ou seja temperaturas de pavimento de cerca de 20ºC que é o eu defendo.

No documento que me enviaram da Giacomini para "provar" o meu erro está
    "Com o mesmo caudal (não substituindo o circulador) e com temperatura mínima de ida não inferior a 14ºC, a emissão térmica situa-se em torno dos 40% relativamente à que existiria com o mesmo pavimento a funcionar em aquecimento."

Ou seja é admitida a temperatura de 14ºC. De qualquer modo eles próprios dizem que a capacidade reduz para 40% em relação ao aquecimento.
  11.  # 71

Eu quando falo, não falo da Giacomini nem de outra marca.

Pesquise por Bekotec-therm.
  12.  # 72

Colocado por: jorgealvesdirectamente não, mas dá para instalar da concorrencia,

Explique lá isso melhor sff, é que não estou a ver como é que isso vai ficar a funcionar de uma forma minimamente interessante.
    A Viessmann por exemplo, tem a solução em condições:
    http://www.viessmann.ch/fr/habitations/produits/Pompes_a_chaleur/Waermepumpe_Photovoltaik.html
    v
  13.  # 73

Num sistema qualquer prh em refrescamento a temp tem sempre que ser acima do ponto de orvalho, e para a generalidade do nosso clima continental situa se entre os 16°C e os 18°C, o que limita a potência a perto dos 56w\m2.
    Com o actual nível de exigência da termica isto e mais que suficiente para garantir temp interiores estáveis de 23° a 25°C.
  14.  # 74

Colocado por: callinasVai para o esgoto porque?
    Obviamente se tiver mais de dois painéis , não terá reservatório de 150 litros, mas talvez um de 300-500 litros

Existe uma válvula de segurança que chegando á temperatura limite do painel, abre para poder deitar fora alguma agua quente, substituindo por fria, não deixando assim o painel passar do seu limite. em dias quentes pode ir para o esgoto muita água.

Quanto maior o depósito menos água vai deitar fora, porém isso significa que de inverno o painel não vai conseguir aquecer tanta água.

Isto falando em sistemas de circulação forçada com glicol...
    Desconhecia o que o Sr. Jorge Alves falou dos paineis que trabalham a seco... pelo que percebi estes funcionam a água, mas quando recolhe para onde vai a água? para o depósito? ou para o esgoto? no site da daikin fala que a água depois é reposta pela rede de abastecimento de água, não sei se percebi bem.

Sr. Jorge Alves, não percebi também como se pode limitar a temperatura máxima de serviço de um painel, sem usar água fria.
  15.  # 75

Colocado por: Ivo F.Existe uma válvula de segurança que chegando á temperatura limite do painel, abre para poder deitar fora alguma agua quente, substituindo por fria, não deixando assim o painel passar do seu limite. em dias quentes pode ir para o esgoto muita água.

Quanto maior o depósito menos água vai deitar fora, porém isso significa que de inverno o painel não vai conseguir aquecer tanta água.

isto é o normal em sistemas termosifão,

Colocado por: Ivo F.Isto falando em sistemas de circulação forçada com glicol...

em circulação forçada só acontece se existirem erros de calculo ou instalação.

Colocado por: Ivo F.Desconhecia o que o Sr. Jorge Alves falou dos paineis que trabalham a seco... pelo que percebi estes funcionam a água, mas quando recolhe para onde vai a água?
    regressa ao deposito,

Colocado por: Ivo F.a água depois é reposta pela rede de abastecimento de água,

a agua perdida pela evaporação é reposta directamente da rede de abastecimento,

https://www.youtube.com/watch?v=WGeUKJYx2bs
  16.  # 76

Colocado por: Ivo F.não percebi também como se pode limitar a temperatura máxima de serviço de um painel, sem usar água fria.
    veja aqui,
    https://www.youtube.com/watch?v=Iaw7s4zwd8o
    • eu
    • 22 outubro 2015 editado

# 77

Colocado por: Ivo F.não percebi também como se pode limitar a temperatura máxima de serviço de um painel, sem usar água fria.

No meu sistema, a coisa funciona assim quando a temperatura máxima do acumulador já foi atingida e a bomba circuladora está portanto parada:

Na controladora, dá para definir a temperatura máxima do painel (acho que está configurado para 100 graus). Quando essa temperatura é atingida, a bomba circuladora entra em ação durante algum tempo (pouco tempo), para o glicol arrefecer ao passar no depósito. Os painéis arrefecem até aos 80 ou 85 graus e a bomba circuladora só entra outra vez em funcionamento quando a temperatura dos painéis chega outra vez aos 100 graus.

Para que esta função de proteção dos painéis funcione bem, temos que deixar alguma margem entre a configuração da temperatura máxima da água no acumulador e a temperatura máxima admissível no acumulador.

Até ver, não há perdas, nem de água nem de glicol.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  17.  # 78

E o que arrefece o glicol? É a agua do termoacumulador... ou seja se o termoacumulador nao recceber agua fria vai continuar a aquecer ate rebentar alguma coisa.

Olhe que num dia de sol sem a circuladora ligada em poucos minutos o painel passa dos 100graus, ou seja ela esta sempre a ligar e a aquecer o termoacumulador.

Claro que se gastar agua, ele ja nao precisa mandar pro esgoto.
    • eu
    • 22 outubro 2015

# 79

Colocado por: Ivo F.E o que arrefece o glicol? É a agua do termoacumulador... ou seja se o termoacumulador nao recceber agua fria vai continuar a aquecer ate rebentar alguma coisa.

Sim, é a água do termoacumulador que vai arrefecer os painéis.

Mas não continua a aquecer até rebentar. Fica mais quente que a temperatura máxima programada, mas não é uma diferença muito grande. Nunca se aproximou da temperatura máxima permitida pelo acumulador.

Repare que no modo normal de aquecimento, os painéis têm temperaturas relativamente baixas: basta que estejam um delta T acima da temperatura da água para a circulação atuar. Já no modo de estagnação, as temperaturas dos painéis são muito mais elevadas, e com estas temperaturas elevadas vão existir muitas perdas dos painéis para a envolvente. O próprio painel radia imensa energia para o exterior.

Aliás, se não existir nenhuma circulação durante todo o dia, a temperatura não sobe até ao infinito. À medida que a temperatura sobe há cada vez mais perdas e quanto maior for a temperatura dos painéis, mais difícil se torna aquecer ainda mais os painéis. Até se chegar ao ponto em que as perdas igualam os ganhos e a temperatura estabiliza.
    • Ivo F.
    • 22 outubro 2015 editado

# 80

Peço desculpa Eu, mas não funciona assim.

Realmente o painel não aquece até ao infinito, mas acredite que aquece o suficiente para o rebentar em pouco tempo se no entanto a válvula de segurança do painel não abrir para baixar a pressão, faça a experiência, desligue a circuladora um tempo e vá vendo o painel a subir de temperatura, mas ponha sempre um olho no manómetro da pressão

0.0256 seg. NEW