Iniciar sessão ou registar-se
    • AXN
    • 18 novembro 2015

# 581

Colocado por: simplesO que importa é aquilo que a maioria quer e a maioria quer um governo do PS

Você acredita mesmo nisso? Leu os acordos? Nem acordo existe para aprovação do Orçamento de 2016.
    Concordam com este comentário: two-rok
  1.  # 582

Eu também acho que o futuro de Portugal será ainda mais negro se continuarmos a seguir esta politica falhada da austeridade. É apenas a minha opinião mas é tão legitima como a sua.

Estou em pulgas para ter a oportunidade de experimentar as maravilhas da não-austeridade.

No entanto tanto a minha como a sua opinião pouco importam. O que importa é aquilo que a maioria quer e a maioria quer um governo do PS. É tão difícil compreender isto?

Continua a ser a sua opinião, e não mais que isso.
  2.  # 583

Eu acho que o PPC deve alterar a constituição para que o único partido permitido seja a PAF! E deve ser uma alteração irrevogável!
  3.  # 584

Colocado por: simplesO que importa é aquilo que a maioria quer e a maioria quer um governo do PS. É tão difícil compreender isto?

É, porque é mentira.
  4.  # 585

Colocado por: luisvv

Não. Passos foi indigitado porque era o representante da força política mais votada - e porque, apesar das proclamações de Costa de que havia uma solução governativa oposta, isso não correspondia à verdade, como se veio a verificar.

LOL E eu a pensar que o Presidente da Republica tinha de se reger pela Constituição. Não estou lá a ver nenhuma alínea a dizer "tem de ser governo o partido(ups, força) que ganha. O meu caro também tem uma veia inventora.
  5.  # 586

Colocado por: alexpEu acho que o PPC deve alterar a constituição para que o único partido permitido seja a PAF! E deve ser uma alteração irrevogável!

Porque é que o Costa não concorreu às eleições coligado com os comunas e com o bloco?
    Ninguém lhes proibiu, até porque nunca se deram politicamente bem, mas agora como convém já são "amigos".
    Acha assim tão descabido que quem ganhe queira governar?
  6.  # 587

7.  # 588

Colocado por: luisvvContinua a ser a sua opinião, e não mais que isso.

Ok, se acha que é apenas uma opinião eu vou sustentá-la com factos:

Os partidos que querem um governo PS têm no total ca. 51% dos votos, sendo que 32,4% são do próprio PS, 10,2% do BE e 8,3% da CDU.

Estes partidos receberam votos suficientes dos eleitores portugueses para legitimamente interferirem na politica nacional da forma que entenderem (não há nenhuma lei que impeça que os partidos mudem de opinião ou apoiem outros partidos).

Que factos tem o luisvv para apresentar que sustentem um governo de gestão? Mas por favor apresente factos e não acordos que considera duvidosos ou a vontade aleatória do presidente.
  8.  # 589

LOL E eu a pensar que o Presidente da Republica tinha de se reger pela Constituição. Não estou lá a ver nenhuma alínea a dizer "tem de ser governo o partido(ups, força) que ganha. O meu caro também tem uma veia inventora.

Já sentia falta da sua argumentação falaciosa. A CRP continua a ser a mesma que permitiu a Cavaco nomear outro membro da sua família política em 2009. Ai, espere, o Sócrates não era..
  9.  # 590

Colocado por: marco1
    por acaso o costa já está no governo? já submeteu o programa do governo na assembleia da republica? já submeteu o orçamento na assembleia da republica??

sr luis sr luis tanta suposição tanto cristal

imaginemos que até nem havia acordo nenhum assinado, apenas um de boca, não será o normal desenrolar da nossa democracia, o PR apos um 1º governo ser chumbado, que pasme-se já se sabia que iria ser chumbado, chamar um 2º governo e deixar ver se ele tem maioria na assembleia??
    mas não isso é crime, na pode ser, tem que se evitar a todo o custo a "esquerdalha"
  10.  # 591

Colocado por: AXNVocê acredita mesmo nisso? Leu os acordos? Nem acordo existe para aprovação do Orçamento de 2016.

O Passos Coelho tinha acordo com alguém para aprovar o orçamento? E não venha com a história de que ganhou as eleições. Teria ganho se tivesse condições para governar. Como não tem objetivamente perdeu as eleições.
  11.  # 592

Colocado por: simples

O Passos Coelho tinha acordo com alguém para aprovar o orçamento? E não venha com a história de que ganhou as eleições. Teria ganho se tivesse condições para governar. Como não tem objetivamente perdeu as eleições.

Estes comentários só se vão deixar de ler quando o Costa levar os 2 apêndices para o governo, depois duns meses quero vê-los aqui a dizer a mesma coisa.
  12.  # 593

Ok, se acha que é apenas uma opinião eu vou sustentá-la com factos:
    Os partidos que querem um governo PS têm no total ca. 51% dos votos, sendo que 32,4% são do próprio PS, 10,2% do BE e 8,3% da CDU.
    Estes partidos receberam votos suficientes dos eleitores portugueses para legitimamente interferirem na politica nacional da forma que entenderem (não há nenhuma lei que impeça que os partidos mudem de opinião ou apoiem outros partidos).

E interferirão na medida em que as normas constitucionais o permitam.

Que factos tem o luisvv para apresentar que sustentem um governo de gestão? Mas por favor apresente factos e não acordos que considera duvidosos ou a vontade aleatória do presidente.

Não é a mera vontade, é o exercício de um direito inerente à função.

Artigo 186.º
    Início e cessação de funções
    1. As funções do Primeiro-Ministro iniciam-se com a sua posse e cessam com a sua exoneração pelo Presidente da República.
    2. As funções dos restantes membros do Governo iniciam-se com a sua posse e cessam com a sua exoneração ou com a exoneração do Primeiro-Ministro.
    3. As funções dos Secretários e Subsecretários de Estado cessam ainda com a exoneração do respectivo Ministro.
    4. Em caso de demissão do Governo, o Primeiro-Ministro do Governo cessante é exonerado na data da nomeação e posse do novo Primeiro-Ministro.
    5. Antes da apreciação do seu programa pela Assembleia da República, ou após a sua demissão, o Governo limitar-se-á à prática dos actos estritamente necessários para assegurar a gestão dos negócios públicos.

CAPÍTULO II
    Formação e responsabilidade

Artigo 187.º
    Formação
    1. O Primeiro-Ministro é nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais.
    2. Os restantes membros do Governo são nomeados pelo Presidente da República, sob proposta do Primeiro-Ministro.
    • AXN
    • 18 novembro 2015

# 594

Repito se TODOS (PS, PCP, PEV e BE) formassem um governo, eu aceitava com naturalidade (apesar de discordar das orientações programáticas).
    Agora formar um governo que PERDEU as eleições, estar sujeito não 1 mas a 2 Partidos para poder aprovar leis e orçamentos, eu não acredito nessa maioria, o que eu acredito é que o Costa é capaz de vender a alma ao diabo para ter o poder. Se ele fosse realmente um líder com sentido de responsabilidade tinha-se demitido do cargo de secretário do PS, visto que quase 70% dos portugueses não o querem como 1º ministro.
    Concordam com este comentário: two-rok, branco.valter, Bricoleiro
  13.  # 595

olha outro, quem é que não quer quem??
  14.  # 596

Colocado por: luisvvJá sentia falta da sua argumentação falaciosa. A CRP continua a ser a mesma que permitiu a Cavaco nomear outro membro da sua família política em 2009. Ai, espere, o Sócrates não era..

O que é que isso tem a ver com o Luis estar a inventar que na Constituição diz que o "vencedor" tem obrigatoriamente de formar governo ? Já que coloca aí artigos, coloque aí o artigo que diz isso.

Se o PS tivesse "ganhado" e quisesse igualmente entrar em acordo com os mesmos partidos que está a entrar em acordo agora, o PàF dizia igualmente que o PS está a entrar em acordo com partidos muito diferentes, pardais ao ninho, "vem aí o comunismo" !
  15.  # 597

Colocado por: BricoleiroEstes comentários só se vão deixar de ler quando o Costa levar os 2 apêndices para o governo, depois duns meses quero vê-los aqui a dizer a mesma coisa.

Não se preocupe, quem aguentou os últimos 4 anos também conseguirá aguentar com aquilo que poderá vir a suceder com um governo PS.

Aliás, como todos estão certos que o acordo entre os partidos de esquerda é frágil e duvidoso, será apenas uma questão de tempo para que haja novas eleições. Se nessa altura a coligação PaF ganhar as eleições e tiver condições para governar serei o primeiro a respeitar e apoiar da melhor forma possível a vontade do povo português.
    Concordam com este comentário: cla_pereira
  16.  # 598

Colocado por: luisvv 1. O Primeiro-Ministro é nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais.

Qual é a dúvida?
  17.  # 599

Colocado por: rafaelisidoro (...) a coligação que aconteceu foi para poupar serviço pois na mesma poderia ter sido eleito um governo sem maioria que neste caso passado no parlamento tinha o voto da bancada do CDS ... (...)

Não acho isso, Rafael. A coligação PAF nasceu porque, se assim não fosse, o PSD teria tido uma vitória de Pirro e o CDS esfumar-se-ia na espuma das eleições, o que o levaria a ser o partido do "Tuck Tuck". Portanto, perante essa perspectiva fizeram um casamento de conveniência. Somados os votos (repare que eles não os dividem, 50/50, entre si) não atingiram, sequer, os 38%. Agora é tarde demais para exigir eleições antecipadas. E Cavaco Silva soube, antecipadamente, que poderia ficar com a "criança" nos braços. Não lhe faltaram avisos. É obstinado a defender o clube, sem olhar aos superiores interesses do País.
  18.  # 600

Colocado por: AXNRepito se TODOS (PS, PCP, PEV e BE) formassem um governo, eu aceitava com naturalidade (apesar de discordar das orientações programáticas).

Ao contrário de si eu acho que seria pior porque ai os partidos que refere teriam que abdicar dos seus princípios para governar com o PS. Sendo o PS sozinho a formar governo apenas estão a dar o aval a um mal que consideram menor sem trair as suas convicções. Se esse aval é durável não sei mas não cabe nem a nós, nem ao presidente, nem a ninguém fazer suposições sobre isso.

Agora formar um governo que PERDEU as eleições, estar sujeito não 1 mas a 2 Partidos para poder aprovar leis e orçamentos, eu não acredito nessa maioria, o que eu acredito é que o Costa é capaz de vender a alma ao diabo para ter o poder.

O que acredita ou deixa de acreditar nesta questão é pouco relevante. O que importa são os resultados eleitorais e os poderes que esses conferiram aos partidos.

Se ele fosse realmente um líder com sentido de responsabilidade tinha-se demitido do cargo de secretário do PS, visto que quase 70% dos portugueses não o querem como 1º ministro.

Essa lógica tanto se aplica a António Costa como também se aplica a Passos Coelho. Por isso não me parece ser uma argumento muito relevante.

0.1955 seg. NEW