Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Estou a começar a construir a minha casa, estão a movimentar terras e já acabaram de fazer o muro.

    O DO falou-me em substituir o tijolo térmico por tijolo "tradicional" e compensar com o capotto em vez de 6cm como está projectado, de 10cm.

    Faz-me o mesmo preço ao orçamento inicialmente dado.

    O que acham?
  2.  # 2

    O que diz o seu projectista?
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 3

    Colocado por: pc ferreiraO que diz o seu projectista?


    100% a favor

    Aliás quando o abordei nesse sentido, disse-me que havia um arquitecto bastante conhecido em Portugal, (já não me lembro o nome) que defendia essa teoria.
  4.  # 4

    Com os riscos inerentes ao facto que não conhecer o projeto digo que não vejo nenhum inconveniente de maior na substituição.
    Eu pessoalmente favoreço essa situação.
  5.  # 5

    Qual é a solução prevista?
    tijolo térmico de quantos cm ?
    tipo de isolamento EPS quê? de 6 cm

    para em opção

    tijolo normal quantos cm ?
    isolamento EPS quê de 10 cm ?

    Vai cumprir termica e acustica ?

    Ha um topico mais à frente, chama-se tijolos bem assentes ou algo do género.
  6.  # 6

    Colocado por: callinasQual é a solução prevista?
    tijolo térmico de quantos cm ?
    tipo de isolamento EPS quê? de 6 cm

    para em opção

    tijolo normal quantos cm ?
    isolamento EPS quê de 10 cm ?

    Vai cumprir termica e acustica ?

    Ha um topico mais à frente, chama-se tijolos bem assentes ou algo do género.


    Segundo o que falei com o arquitecto sim.

    Quando às medidas vou tentar saber e depois deixo aqui ficar!
  7.  # 7

    Conforme projecto térmico:

    "Parede Exterior PE- constituída por alvenaria simples de bloco termico com 20 cm de

    espessura assente com argamassa de cimento e areia ao traço 1:4 (1200 kg/m3), tendo

    isolamento térmico EPS com 6 cm espessura e reboco armado com 1 cm pelo exterior, e

    reboco tradicional pelo interior com espessura de 2 cm; Cor clara; U=0,45 W/m2.C."
  8.  # 8

    Colocado por: Victor RibeiroConforme projecto térmico:

    "Parede Exterior PE- constituída por alvenaria simples de bloco termico com 20 cm de
    espessura assente com argamassa de cimento e areia ao traço 1:4 (1200 kg/m3), tendo
    isolamento térmico EPS com 6 cm espessura e reboco armado com 1 cm pelo exterior, e
    reboco tradicional pelo interior com espessura de 2 cm; Cor clara; U=0,45 W/m2.C."

    Tem aí um bloco térmico muito estranho, esse é o valor obtido com o tijolo de 20 normal.
    Com o tijolo normal (20) e 10 cm de EPS fica com U=0.29 W/m2.ºC. Se o preço é o mesmo a melhoria (em termos térmicos) é assinalável.
  9.  # 9

    Há ai qualquer coisa mal:
      pardes.jpg
  10.  # 10

    Colocado por: callinasHá ai qualquer coisa mal:

    O EPS que está na descrição que mostrou possui uma condutividade térmica de 0.042 (que corresponde a um EPS com 13 a 15 kg/m3) o que eu assumi possui uma condutividade de 0.037 (que corresponde a um EPS > 20 kg/m3 pelo ITE50)

    Para dizer a verdade os valores típicos até são (EPS60 = 0.038; EPS100 = 0.036 e EPS150 = 0.034)

    Como curiosidade o tijolo normal de 20cm possui uma resistência térmica de 0.52; os que estão na descrição uma de 0.59 pelo que não são nada de especial.
  11.  # 11

    O tijolo é este
  12.  # 12

    Colocado por: callinasO tijolo é este

    Não é esse que está na descrição da solução que apresentou.
    Na descrição temos : "bloco de betão leve (400x200x250) com 25 cm de espessura, c. c. t de 0.424 W/m2ºC e resistência térmica de 0.59 m2.K/W"
    O que deveria estar era : "c.c.t de 0.29 W/m2ºC resistência térmica de 0.863 m2K/W"

    Eu em particular gosto dos da preceram que para os 24 cm de espessura possuem uma resistência térmica de 1.07 m2.K/W

    Se quiser posso (a partir da solução que apresentou) ver qual o U correto com o bloco que quer usar.
  13.  # 13

    Esse da preceram de 24 e mais atractivo que o meu de 25 . Por qcaso nao sabe o preco ?


    Colocado por: Nuno Nunes
    Não é esse que está na descrição da solução que apresentou.
    Na descrição temos : "bloco de betão leve (400x200x250) com 25 cm de espessura,c. c. t de 0.424 W/m2ºC e resistência térmica de 0.59 m2.K/W"
    O que deveria estar era : "c.c.t de 0.29 W/m2ºC resistência térmica de 0.863 m2K/W"

    Eu em particular gosto dos dapreceramque para os 24 cm de espessura possuem uma resistência térmica de 1.07 m2.K/W

    Se quiser posso (a partir da solução que apresentou) ver qual o U correto com o bloco que quer usar.

    Ficava agradecido
  14.  # 14

    Colocado por: callinasEsse da preceram de 24 e mais atractivo que o meu de 25 . Por qcaso nao sabe o preco ?

    A preceram possui os preços no site. O preço de tabela para o tijolo de 24 é de 0.324€ em fábrica. Não tenho ideia dos descontos que estão a praticar.

    Para as soluções apresentadas temos:
    Solução 1.
    2 cm de reboco - Rt = 0.015
    8 cm de EPS - Rt = 0.08 / 0.042 = 1.905 (isto com EPS de 10/15 kg/m3 no entanto vamos utilizar utilizar um EPS de maior densidade Rt= 0.08 / 0.037 = 2.162)
    tijolo térmico - Rt = 0.863
    2 cm de estuque - Rt = 0.050
    Resistências térmicas superficiais = Rs = Rse + Rsi = 0.04 + 0.13 = 0.17 (assumir uma parede exterior)

    U = 1/( 0.015 + 2.162 + 0.863 + 0.05 + 0.17) = 0.31 W/m2.ºC
    Com o tijolo da preceram seria U = 0.29 W/m2.ºC

    Para a solução 2 seria
    U = 1/( 0.018 + 0.06/0.037 + 0.863 + 0.05 + 0.17) = 0.37 W/m2.ºC
    Com tijolo da preceram seria U = 0.34 W/m2.ºC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagot
  15.  # 15

    Entretanto só agora reparei que estão a assumir dois cm de reboco sobre o EPS no sistema ETICS. Está incorreto. Eu normalmente desprezo até a resistência térmica da camada de acabamento.
  16.  # 16

    Obrigado. O bloco térmico que indiquei acima , da Pavimir, anda no 1 euros a unidade. Pelo que vejo usar o da pavimir além de ser mais caro não trás vantagens.
  17.  # 17

    Colocado por: Nuno Nunes
    A preceram possui ospreços no site. O preço de tabela para o tijolo de 24 é de 0.324€ em fábrica. Não tenho ideia dos descontos que estão a praticar.

    Para as soluções apresentadas temos:
    Solução 1.
    2 cm de reboco - Rt = 0.015
    8 cm de EPS - Rt = 0.08 / 0.042 = 1.905 (isto com EPS de 10/15 kg/m3 no entanto vamos utilizar utilizar um EPS de maior densidade Rt= 0.08 / 0.037 = 2.162)
    tijolo térmico - Rt = 0.863
    2 cm de estuque - Rt = 0.050
    Resistências térmicas superficiais = Rs = Rse + Rsi = 0.04 + 0.13 = 0.17 (assumir uma parede exterior)

    U = 1/( 0.015 + 2.162 + 0.863 + 0.05 + 0.17) = 0.31 W/m2.ºC
    Com o tijolo da preceram seria U = 0.29 W/m2.ºC

    Para a solução 2 seria
    U = 1/( 0.018 + 0.06/0.037 + 0.863 + 0.05 + 0.17) = 0.37 W/m2.ºC
    Com tijolo da preceram seria U = 0.34 W/m2.ºC


    Viva Nuno,

    Na solução 2 está a considerar exactamente o mesmo tijolo da solução 1 ?

    Cpts
  18.  # 18

    Colocado por: callinasHá ai qualquer coisa mal:
      pardes.jpg


    Colocado por: tiagot

    Viva Nuno,

    Na solução 2 está a considerar exactamente o mesmo tijolo da solução 1 ?

    Cpts

    Sim
    Concordam com este comentário: Nuno Nunes
  19.  # 19

    A solução 1 e 2 referem-se ao tópico #9
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagot
    • tiagot
    • 21 novembro 2015 editado

     # 20

    Colocado por: callinasA solução 1 e 2 referem-se ao tópico #9
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tiagot


    Percebido Calinas,

    Mas no final não sei se chegamos a uma conclusão clara.
    Começa a acontecer com mais frequência a sugestão de alguns técnicos em substituir (por exemplo);

    - uma solução A , em que a parede exterior é consittuída por ETICS com EPS 8cm de espessura, tijolo térmico acústico (Preceram) de 24cm, e 2cm de estuque pelo interior por ,

    - uma solução B, em que a parede exterior é constituída por ETICS com EPS com as mesmas características mas 10 cm de espessura, tijolo Normal (Podemos considerar igualmente Preceram, uma vez que ambas as fichas técnicas estão disponíveis no site) de 22cm de espessura e 2cm de estuque pelo interior.

    Será que termicamente são situações equivalentes em termos de eficácia ?

    E em termos acústicos? É que o tijolo termo acústico tem de facto bastante mais massa que o tijolo de 22cm normal.

    Cpts
 
0.0297 seg. NEW