Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

Colocado por: kosttaDescobriu agora ANdiesel? Aos anos que isto se passa. há milhares de posts neste forum sobre esta temática. Eu agora só respondo num tom de brincadeira, pois não vale a pena perder o tempo a explicar. Têm ideias pré-concebidas e não conseguem ver mais longe.
    Eu trabalho 35 a 45 horas por semana e tenho 22 dias de férias. Mas aqui dizem que trabalho 20 e tenho 4 ou 5 meses de férias.
    Já não ligo...
    Concordam com este comentário:ANdiesel

Tem toda a razão. Vamos passar para o lado da ironia e da comédia. É que não há pior cego que aquele que não quer ver e isto já cansa!!
  2.  # 242

Colocado por: treker666
    Receber menos que determinadas actividades profissionais sem especialização, até eu teria feito o mesmo.

250 euros por dia de prevenção? É que é este o valor que fez os médicos do S José recusar ficar de prevenção...

Mas é mais imoral que isso: se não estão de prevenção e não querem estar de prevenção, então escusam de aceitar pacientes no S José e escusam também de instrumentalizar os familiares das vítimas a escrever cartas para a comunicação social, de modo a colher mais regalias para um sector já de si altamente beneficiado.

Naquele fim-de-semana havia equipa de prevenção no Garcia de Orta e o paciente foi parar ao S José, sabendo-se que nesse fim-de-semana não ia estar ninguém ao serviço. E os médicos do Garcia de Orta estavam de prevenção gratuitamente (não eram obrigados, isso é óbvio), mas se fossem trabalhar tinham recebido pelo dia de trabalho e, mais que isso, poderiam ter tentado salvar a vítima.

Neste momento os familiares do paciente que faleceu vão processar judicialmente o Hospital de S José e acho muito bem que o façam, quando outros hospitais (Coimbra, Porto) admitiram que o que aconteceu jamais aconteceria nos seus serviços.
  3.  # 243

Colocado por: Skinkx250 euros por dia de prevenção?

10€/h ilíquidos realmente é uma fortuna. Aceita quem quer, nem mais nem menos.

Colocado por: Skinkxentão escusam de aceitar pacientes no S José

Pois o foco da questão é este: deverá haver um inquérito onde se apure se já se sabia se o doente necessitava de neurocirurgia. Se já sabiam desta necessidade, deveriam ter enviado para um hospital que tivesse o serviço disponível, e aí terão que se apurar responsabilidades. Mas a responsabilidade não é, nunca foi, nem pode ser, dos profissionais que estavam na sua folga e na sua vida!

Colocado por: Skinkxinstrumentalizar os familiares das vítimas a escrever cartas para a comunicação social

Desconheço. Isto é verdade ou uma suposição?

Colocado por: SkinkxE os médicos do Garcia de Orta estavam de prevenção gratuitamente

Como é? Prevenção gratuita? Afinal esses nem 10€/h ilíquidos querem...

Colocado por: Skinkxmais que isso, poderiam ter tentado salvar a vítima.

Sem dúvida que é o mais importante. Mas um trabalho tão importante e de tamanha responsabilidade não pode ser gratuito!!

Colocado por: Skinkxvão processar judicialmente o Hospital de S José e acho muito bem que o façam

Também faria o mesmo: o hospital, sendo de referência em neurocirurgia, deve assegurar condições para dar resposta 24h/7d.

Colocado por: Skinkxoutros hospitais (Coimbra, Porto) admitiram que o que aconteceu jamais aconteceria nos seus serviços

Óptimo. Mas certamente não o garantem a custo 0.
    • Skinkx
    • 24 janeiro 2016 editado

# 244

Os médicos ganham, por aquilo que li, pelo dia de trabalho, isso nunca foi questionado. A origem do problema é os médicos quererem 500 euros por dia de prevenção, enquanto o Estado só queria pagar 250 € por dia de prevenção e, na falta de acordo, não foi disponibilizado o serviço.

Ninguém disse que queria is profissionais a trabalhar de borla, o problema é que eles querem ser pagos 500 euros por dia sem fazer nada, porque se forem chamados para trabalhar ganham de acordo - porque é disso que se trata, estar de prevenção, não em trabalho regular. No resto da Europa, bem mais rica que Portugal, os médicos ganham menos que isso por estar de prevenção, só neste país tacanho em que o SNS é manietado pelos médicos que nele trabalham é que pagamos autênticas fortunas por tudo e mais alguma coisa, sem que nunca haja a mínima responsabilização dos profissionais pelos erros médicos.

Eu bem ouvi o bastonário da Ordem falar contra os cortes e contra a austeridade, mas desde que têm vindo mais informações a lume, de repente parece que recolheu à toca.

O SNS, com outros serviços públicos, é dos profissionais que lá trabalham e não dos portugueses, quando deveria ser ao contrário. As pessoas deveriam perguntar porque é que estes casos se acumulam no Hospital de São José e não nos outros.

Não quero ninguém a trabalhar de borla, que não é essa a minha ética. Mas quando todo o Estado sofre cortes, virem os médicos fazer de pobrezinhos explorados porque querem 500 euros para estarem em casa com o telemóvel por perto, sem fazer nada, é gozar com o pagode. Os cortes afectaram todos e isso repercute-se naturalmente também no SNS e nos seus profissionais. Para todos os efeitos, ninguém estava a trabalhar de borla no S José (por acaso, no Garcia de Orta, estavam de prevenção de borla e poderiam ter salvo o doente se o tivessem encaminhado para lá e só isto diz bastante da ética dum e doutro grupo de profissionais).

No que toca à instrumentalização dos familiares das vítimas, quem é que acha que os motivou a fazer uma carta aberta a falar dos cortes no SNS, ao quais são totalmente alheios, e a fazer pressão para que os profissionais de saúde em causa sejam aumentados? Lembraram-se por eles mesmos? Se sim, porque se viram agora contra os próprios médicos e Hospital de S. José?

Enfim, temos visões bastante diferentes do mesmo caso. Ninguém está a defender que as pessoas tenham que trabalhar de borla, mas também não era isso que se verificava, você lançou isso para a discussão não sei de onde. Ganhavam 500 euros por dia de prevenção, propuseram cortes para 250 euros, os médicos (e enfermeiros) não aceitaram, não há serviço. E não foi só uma pessoa a falecer nestas condições, só naquelas semanas mais mediáticas foram logo duas, uma delas que ainda foi transportada para Coimbra, mas já tarde demais.
  4.  # 245

Resumindo, na sua opinião os profissionais de saúde afinal já nem as 40h tem que fazer: tem que fazer 40h/50h/60h ou aquelas que o hospital decida que tem que fazer para ter serviços a funcionar.
    Você pode achar muito receber 250€/dia (iliquido, atenção) para estar a 30min do hospital, mas eu após fazer as minhas 35h posso não estar interessado em ficar sem vida pessoal a troco de 10€/h (ilíquido). Penso que ainda existe esse direito, não?
    Concordam com este comentário: treker666
    • Skinkx
    • 24 janeiro 2016 editado

# 246

Colocado por: ANdieselResumindo, na sua opinião os profissionais de saúde afinal já nem as 40h tem que fazer: tem que fazer 40h/50h/60h ou aquelas que o hospital decida que tem que fazer para ter serviços a funcionar.
    Você pode achar muito receber 250€/dia (iliquido, atenção) para estar a 30min do hospital, mas eu após fazer as minhas 35h posso não estar interessado em ficar sem vida pessoal a troco de 10€/h (ilíquido). Penso que ainda existe esse direito, não?

Claro que tem todo o direito, cada profissional deve trabalhar pelo que acha que é o justo valor para o seu trabalho.

Mas aqui falava-se de prevenção e do facto de quererem ou não estar de prevenção por determinado montante. E o que foi primeiramente avançado pela CS foi que estavam a morrer pessoas devido aos cortes na saúde, quando o caso tem algumas subtilezas que o tornam diferente - uma coisa é não termos vacinas nos centros de saúde devido aos cortes, outra coisa é ter profissionais já com regalias sociais bem acima da média, inclusivé da média europeia, e ainda assim fazerem passar a mensagem que os cortes estão a matar pessoas.

Os profissionais do S José são livres de fazerem o que quiserem, mas se tentam montar um espectáculo mediático com fins corporativistas, é natural que quando se começam a conhecer mais factos as pessoas acabem por fazer juízos de valor.

Se o corporativismo da classe profissional não impedisse a formação de novos médicos e não fosse, de facto, a entidade reguladora do sector, talvez Portugal tivesse mais médicos, talvez os salários fossem mais em conta com a média europeia, talvez tivéssemos mais e melhor saúde para os utentes e mais e melhor vida, pessoal e profissional, para os médicos, ainda que com salários menos atractivos. Eu não quero médicos sem qualidade de vida porque isso repercute-se no seu trabalho e na qualidade do seu serviço, mas também não quero ficar refém dos médicos dizerem que 250 € não chega por dia de prevenção numa altura de cortes transversais em todos os sectores do Estado, porque isso é como o Presidente vir, em período de resgate do FMI, dizer que 2000 euros não lhe chega para as contas dele.

O comum dos cidadãos não entende a amoralidade de certas situações, sejam as regalias de alguns médicos, seja a reforma do Presidente, sejam as subvenções dos ex-deputados. Pode ser tudo muito legal, podem haver direitos adquiridos a preservar, mas a moralidade de certos privilégios é sempre muito dúbia, particularmente em alturas onde são pedidos esforços redobrados a todos os portugueses.

Já agora, quero deixar claro que não penso assim sobre toda a classe e felizmente tenho muito boa impressão do SNS, mas fiquei negativamente impressionado com o rumo que este caso tomou e qualquer juízo que tenha feito é mais sobre este caso, por algumas generalizações que tenha feito de seguida.
  5.  # 247

A questão é mesmo essa, a liberdade de aceitar ou não estar de prevenção por determinado valor. Eles são livres de aceitar tal prevenção. Como tal, parece-me injusto criticar porque não aceitaram, são livres de o fazer!!
    Tem toda a razão e eu sou a favor de se formarem mais médicos, assim em vez de se pagar trabalho extraordinário e prevenções, pagava-se a outros elementos para estarem em presença a trabalhar nas suas horas. Talvez assim se resolvesse o problema.
    Quanto as regalias que refere para os médicos, neste caso não as veja como tal: propuseram determinado valor, eles acharam que não lhes interessava. São livres de o fazer. Sinceramente, eu também não sei se aceitaria estar de prevenção nas minhas folgas por 10€/h (ilíquido), tendo que deixar de fazer a minha vida. Quantos de vocês o fariam? Uns aceitavam, outros não! Liberdade!
    Concordam com este comentário: treker666
  6.  # 248

Colocado por: ANdieselQuando for a um hospital, fizer exames como TAC e RMN, for submetido a cirurgias (como neurocirurgia ou cardio torácica), for internado numa UCI, tiver um filho que nasceu às 24 semanas, no final desses internamentos peça a fatura e saberá o que estou a dizer.
    Sim ' E pago 5k de IRS, 70% de impostos na gasolina, 23% de iva em tudo que consumo, mais taxas e taxinhas para quê ? Quando vou ao hospital e pago uma "infima parte" já paguei adiantado o restante.
  7.  # 249

5K ?? e isso é o que?
    As coisas são muito caras . existem pessoas que os descontos de 2 vidas não pagavam o que o SNS gasta com eles.
    Mas a questão não é essa. Todos tem direito á saude pelo SNS , mas tem de ter noção que as coisas são muito caras. existem medicamentos que uma ampola em que da em 2 minutos custam 800 euros. uma incubadora custa 5000 a 10000 euros. existem cirurgias por um doente que custam 20000 euros. Num transpalnate na sua logistica gasta-se mais de 250.000 euros , agora multiplique isto por milhares de doentes.
    Concordam com este comentário: ANdiesel
  8.  # 250

E quanto custa por hora um medico a dormir ??? Não há preço por um serviço destes....
    http://www.cmjornal.xl.pt/exclusivos/detalhe/filma_medico_a_dormir_na_urgencia_hospitalar.html
  9.  # 251

E que tal perguntarem ao médico que está a dormir..quantas horas de trabalho já tem ele em cima do lombo? Pois isso já não interessa.
  10.  # 252

Colocado por: Aguiar D.Sim ' E pago 5k de IRS, 70% de impostos na gasolina, 23% de iva em tudo que consumo, mais taxas e taxinhas para quê ? Quando vou ao hospital e pago uma "infima parte" já paguei adiantado o restante.

É por isso que eu defendo que a todos os utentes e suas famílias, deveria ser apresentada uma fatura completa e detalhada do custo dos cuidados prestados e tratamentos efetuados (ainda que só pagassem a tal "taxinha"). É que você refere-se a 5000€ como se isso desse para alguma coisa!! E o resto das "taxas e taxinhas" é para contribuir para tudo o que o rodeia, experimente ir à janela e analisar ao pormenor o mundo que o rodeia. E mesmo essas "taxas e taxinhas" são uma ínfima parte daquilo que o Estado nos proporciona.

Assim, ver se entendem que os privados não "pagam o salário aos FP", contribuem numa ínfima parte para aquilo que o Estado lhes proporciona. E não me digam que não precisam, que vão ao privado: enquanto são dores de cabeça até podem ir, mas esperemos que nunca precisem de um internamento em cuidados intensivos ou um transplante, pois aí meus amigos, esqueçam o privado. Nesse dia terão que recorrer ao público, pois só o público tem capacidade de resposta nessas situações, prestando os seus serviços de modo tendencialmente gratuito.

Colocado por: CarvaiE quanto custa por hora um medico a dormir ??? Não há preço por um serviço destes....
    http://www.cmjornal.xl.pt/exclusivos/detalhe/filma_medico_a_dormir_na_urgencia_hospitalar.html

Essa quase nem merecia resposta... Então você quer julgar UM, repito UM, como se esse um representasse os MILHARES?
    É que também posso dar-lhe um exemplo de UM privado corrupto, e depois isso faz de TODOS vocês corruptos?
    Acabem lá com essas guerrinhas, que lá no fundo eu acredito que todos têm discernimento suficiente para entender que ambos os setores são fundamentais para o equilíbrio e funcionamento da sociedade, público e privado: é tão verdade que o público não subsiste sem o privado, como é verdade que o privado não existe sem o público. Não compreender isto, é negar a realidade MUNDIAL.
  11.  # 253

Colocado por: ANdiesel
    Segurança nacional e determinadas áreas da saúde.

Nenhum desses serviços é exclusivo do Estado.
  12.  # 254

Colocado por: luisvv

Nenhum desses serviços é exclusivo do Estado.

A segurança nacional pode ser assegurada pelo privado? Grande novidade!!
    Transplantes pode ser assegurado pelo privado? Até por questões éticas isso é proibido!! (fora todas as outras razõ€s)

Mas já respondi e dei a minha opinião acima.
  13.  # 255

Colocado por: rjmsilvaSe todos os serviços do Estado podem ser feitos pelos privados e pelos que se vai vendo por aqui, muito melhor, então a evolução lógica dos países será acabar com a FP e entregar tudo à iniciativa privada. Já algum país deu este passo?

O facto de poderem não quer dizer que sejam, em determinado momento.
    Argumentos desses poderiam ser aplicados da mesma forma ara argumentar contra coisas tão óbvias como a abolição da escravatura, ou o direito de vot das mulheres, por exemplo.

Por isso acabem com esse mito que nos pagam os salários. Pagam pelos serviços, e mesmo assim pagam uma ínfima parte do que esses serviços custam!

Se não compreendeu o "mito" noutro tópico, porque haveria de compreender neste?

Serviço de transportes públicos a locais e horários com rara procura. Se o serviço fosse feito por privados essa carreira e ou horario, nao seriam feitos.

O serviço é o transporte, e havendo necessidade seria prestado, de uma forma ou de outra.
  14.  # 256

Colocado por: luisvvSe não compreendeu o "mito" noutro tópico, porque haveria de compreender neste?

Não é que penso o mesmo de si?

Colocado por: luisvvO serviço é o transporte, e havendo necessidade seria prestado, de uma forma ou de outra.

Mas para o Estado, esse transporte pode acontecer mesmo que para servir poucas pessoas que têm os mesmos direitos que qualquer cidadão. Já se fosse feito por privados, como não dá lucro que fossem a pé. Está a ver como alguns serviços tem que ser prestados pelo Estado? Para prestar serviços tendencialmente gratuitos, com igualdade e equidade entre cidadãos.
  15.  # 257

Quando for a um hospital, fizer exames como TAC e RMN, for submetido a cirurgias (como neurocirurgia ou cardio torácica), for internado numa UCI, tiver um filho que nasceu às 24 semanas, no final desses internamentos peça a fatura e saberá o que estou a dizer.

O dinheiro do Estado, que paga esse serviços, vem do Espírito Santo, só pode. An minha ignorância julgava eu que eram os impostos, mas afinal não, porque os privados só pagam uma ínfima parte ...
  16.  # 258

A segurança nacional pode ser assegurada pelo privado? Grande novidade!!
    Transplantes pode ser assegurado pelo privado? Até por questões éticas isso é proibido!! (fora todas as outras razõ€s)

Sim, e sim, a ambas as questões
  17.  # 259

Sim, e sim, a ambas as questões

Não é verdade.
  18.  # 260

O dinheiro do Estado, que paga esse serviços, vem do Espírito Santo, só pode. An minha ignorância julgava eu que eram os impostos, mas afinal não, porque os privados só pagam uma ínfima parte ...

O dinheiro vem de todos nós e de financiamentos externos. Não são os seus impostos que pagam o meu ordenado, porque você nem paga uma ínfima parte daquilo que o Estado lhe proporciona.

0.0903 seg. NEW