Colocado por: ramos1999,ja paguei por debaixo da mesa a um médico,também a um fiscal,,também a um professor
Pode explicar em que contexto o fez? Morro de curiosidade em saber como se paga debaixo da mesa a um professor ou médico...para fazerem o quê?
Colocado por: luisvvQuanto aos professores, conheço diversos casos de professores que dão explicações sem emissão de recibos.
Colocado por: branco.valterDenuncias? Para quê? Anda tudo a comer da mesma gamela... é que para efeitos de justiça o corruptor é pior que o corrompido. Agora cada um sabe de si.
Colocado por: ramos1999
é verdade,,,mas não vale a pena negar que em Portugal tudo funciona a base de cunhas
Bastante diferente de corrupção...o que se entende por "pagar debaixo da mesa" é pagar a alguém para obter um benefício ilícito decorrente da atividade profissional num serviço público (escola, no caso).
Mais uma vez, a questão é...porque não há mais denúncias de corrupção? Onde trabalho, presentemente, e sem nenhuma queixa (apenas uma ponta solta que foi detetada por mero acaso) existe a decorrer um processo disciplinar e uma queixa-crime no ministério público. Por exemplo.
O que me espanta é existirem aqui pessoas que manifestamente são (e muito bem) criticas dos funcionários corruptos, mas ao mesmo tempo assumem que são coniventes no acto.
É obvio que existe um longo e demorado processo civilizacional e educativo a percorrer, até mudar estas mentalidades.
Colocado por: luisvvPor diversos motivos, não sei qual deles com mais peso. Para começar, há a clara e generalizada percepção de que dá trabalho e chatices, sem garantias de resultados palpáveis. Depois, há aquela ideia de que mais dia menos dia vamos voltar a precisar de recorrer aquele serviço e podem embirrar connosco porque há uma vírgula no sítio errado. Há também a ideia de que a corrupção é com os outros, connosco é "um jeito", "um favor", "uma atenção". Não esquecer também a velha máxima "o mundo é dos espertos", muito apreciada por cá.
Colocado por: luisvvMas espanta porquê?
A corrupção é um cancro, todos reconhecem. Contudo pelos vistos faz jeito a toda a gente
Olhe para ser um bocado mais ríspido...espanta-me a sem vergonhice e a desonestidade aberta de criticarem o acto em que participam.
Pelo menos sejam consentâneos...se são corruptos quer na forma passiva quer na forma activa, pelo menos calem-se e não atirem pedras ao ar
Colocado por: becas
Pode explicar em que contexto o fez? Morro de curiosidade em saber como se paga debaixo da mesa a um professor ou médico...para fazerem o quê?
Colocado por: branco.valterOlha que eu devo ser muito inteligente ou os professores da minha zona devem ser muito honestos, mas eu nunca soube de um único caso assim. No tempo da outra senhora talvez, mas no tempo actual nunca. Se falarmos de examinadores de condução, aí sim, houve casos julgados e condenados. Também no meu tempo falava-se disso à boca cheia, mas na verdade do pessoal que foi comigo fazer o teste de código só eu e uma rapariga passamos e no de condução só eu passei. Pelos vistos eu devo corromper só de olhar para as pessoas.
Ó Ramos já pensou que você atrai esse tipo de coisas? Ou isso ou você está muito mal acompanhado.
Colocado por: branco.valterEu como ando de Polo não tenho esse problema.
Colocado por: ramos1999nos professores nem lhe falo do valor para conseguir "ajudar"a passar um mau aluno que tem negativa nessa pessoa