Iniciar sessão ou registar-se
    • RCF
    • 8 julho 2016 editado
    Colocado por: ANdieselPor isso que digo que é imaturo, egocêntrico e egoísmo dizer que "pago a dobrar" todos os serviços, pois lá por não ter utilizado hoje, alguém utiliza e amanhã iremos utilizar.

Quem diz que paga a dobrar, muito provavelmente, ainda não terá pago sequer metade do que já usufruiu...
    Concordam com este comentário: eu, ANdiesel
  1. Colocado por: RCF

Quem diz que paga a dobrar, muito provavelmente, ainda não terá pago sequer metade do que já usufruiu...

Seria interessante saber quanto descontam os que "pagam a dobrar". Não muito incomum, são os que menos descontam que mais se queixam.
    • eu
    • 8 julho 2016 editado
    Colocado por: luisvvTodos os serviços pagos pelo Estado são pagos pelos contribuintes. Ponto.

Obviamente que sim. Mas alguém discorda ? Haviam de ser pagos por quem? Por marcianos?
    Concordam com este comentário: ANdiesel
  2. Colocado por: eu
    Obviamente que sim. Mas alguém discorda ? Haviam de ser pagos por quem? Por marcianos?
    Concordam com este comentário:ANdiesel

Evidente!! A única discórdia é que alguns afirmam que não devia haver descontos obrigatórios para assegurar serviços de direito constitucional de acesso universal.
    • RCF
    • 8 julho 2016
    Colocado por: eu

Se tivéssemos petróleo...
  3. Colocado por: RCF

Se tivéssemos petróleo...

Mesmo os que têm petróleo tem uma saúde pior que a nossa!! Pensei que era conhecimento geral que tínhamos um dos melhores sistemas de saúde do mundo... Afinal enganei-me, nem todos têm essa noção!

4. Depois ofendem-se quando digo que falam do que não sabem: há muitos factores num transplante, mas não se deixa ninguém morrer por falta de transplante porque é caro.

Isso é porque você acha que sabe do que fala. Como é evidente, o custo é uma condicionante explícita ou não de todos os cuidados de saúde, como 30 segundos de raciocínio de um leigo permitem perceber.

Quanto ao ser pago, claro que é pago. É pago com os impostos de todos nós e não com os impostos da pessoa que necessita do tratamento. Por isso que digo que é imaturo, egocêntrico e egoísmo dizer que "pago a dobrar" todos os serviços, pois lá por não ter utilizado hoje, alguém utiliza e amanhã iremos utilizar.

Se é pago, deixe de usar a ladaínha do "só pagamos uma ínfima parte". Não é nenhum sistema mágico, é apenas um seguro de adesão obrigatória.
    Concordam com este comentário: André Barros

5. Quem diz que paga a dobrar, muito provavelmente, ainda não terá pago sequer metade do que já usufruiu...
    Concordam com este comentário:eu,ANdiesel

Já percebi: o SNS é esse animal mágico, da família dos gambozinos: afinal, consegue a proeza de ser pago por todos, mas ninguém paga o que usufrui.
    Concordam com este comentário: André Barros, scarecrow
  6. Colocado por: eu

Há meia-dúzia de páginas atrás, lá voltou essa lengalenga...

André Barros, essa conversa que paga impostos para os FP também já está riscada. Já foi explicado que cada um paga uma ínfima parte pelos serviços que o estado social lhe proporciona a si e a toda a sociedade.

Já se parava com isto..
    Concordam com este comentário: André Barros
    • RCF
    • 8 julho 2016
    Colocado por: luisvv

Já percebi: o SNS é esse animal mágico, da família dos gambozinos: afinal, consegue a proeza de ser pago por todos, mas ninguém paga o que usufrui.

Não. Não sou dos que acha que pagamos apenas uma ínfima parte. Uns pagarão apenas isso, mas outras compensam, pagando mais. Tal como escrevi, não temos petróleo, por isso, os contribuintes (no seu todo) pagam tudo aquilo que usufruem.

Apenas me referi àquele que diz que paga a dobrar!
  7. Colocado por: luisvvJá percebi: o SNS é esse animal mágico, da família dos gambozinos: afinal, consegue a proeza de ser pago por todos, mas ninguém paga o que usufrui.

Eu já me cansei. Não vale a pena.
    Eu sou egoísta por achar que os impostos que eu pago me deveriam dar o direito a usufruir dos serviços sem ter que os pagar novamente. E ainda tenho que estar grato!!
    Pelos vistos o conceito de egoísmo não é igual para todos.
  8. Colocado por: RCFApenas me referi àquele que diz que paga a dobrar!

"Aquele" tem nome.
    E sim, pago a dobrar ou triplicar. Você se pensar um bocadinho chega à conclusão que também paga.
    • RCF
    • 8 julho 2016 editado
    Colocado por: André Barros
    "Aquele" tem nome.
    E sim, pago a dobrar ou triplicar. Você se pensar um bocadinho chega à conclusão que também paga.

Se pagamos todos (ou ambos, no mínimo), pelo menos, existe o mérito de o sistema ser justo e equitativo!
    Menos mal.
  9. Colocado por: André Barros
    "Aquele" tem nome.

Exemplo prático: supondo que você paga mensalmente de imposto 2000€ (se assim for, fico muito feliz por si). Acha que esse montante é suficiente para manter todos os serviços que o estado lhe proporciona? Se os fosse pagar na totalidade você sozinho, conseguiria ter rendimentos para tal?
  10. Aqui um doente que ganha 500 euros tem a mesma possibilidades de ter um transplante que quem ganha 5000 . Claro que há critérios para um transplante, tem de se ver compatibilidades , co-morbilidades etc mas ninguém é excluído só porque o seguro que tem é o base ou ligth em vez do premium , etc ou porque chegou ao tecto do plafond. Um seguro pode se negar a fazer-lhe um seguro de saude se tiver historial de doença grave ou no final da apólice podem não renovar . É um sistema de acesso universal .
    Claro que todos têm de contribuir . Mas diz que paga a triplicar ? Quanto desconta por ano para o estado? Imagine 5000 euros de impostos directos se tiver um tratamento que custa 400 000 euros vai precisar de 80 anos de descontos fora a medicação que o estado comparticipa ou oferece. Transportes , baixas. Isto só no caso da saúde. É caro sim , mas é correcto ! Há sempre alguém que contribui mais do que outros conforme o que ganhe , redistribuição de riqueza , solidariedade social . Isto era o que me faltava um familiar meu ser excluído porque só ganha 500 ou 1000 euros por mês. E sabem porque todos têm de pagar ? Porque quando chega ao final do plafond vão lhe dizer vá para o público. Nao se preocupe que o público não lhe põe as tralhas à porta .
  11. Colocado por: ANdieselExemplo prático: supondo que você paga mensalmente de imposto 2000€ (se assim for, fico muito feliz por si). Acha que esse montante é suficiente para manter todos os serviços que o estado lhe proporciona? Se os fosse pagar na totalidade você sozinho, conseguiria ter rendimentos para tal?

Eu vou fazer-lhe um desenho a ver se finalmente percebe.
    Eu pago X de impostos todos os meses. Impostos esses que servem para o Estado me proporcionar os serviços aos quais tenho direito (ou deveria ter).
    Agora, eu vou ao Centro de Saúde e pago novamente.
    Pago propinas todos os meses. Pago novamente.
    Pago o lixo que me vêm buscar a porta. Pago novamente.
    Vou ao tribunal e pago taxas e taxinhas. Pago novamente.
    Etc..
    Etc..

Dá para perceber porque pago a dobrar?
    Se o Estado com o dinheiro que me confisca todos os meses não chega para pagar ao senhor do lixo que passa à minha porta. Prefiro que não me tire esse dinheiro e eu levo o lixo pessoalmente.

Percebeu agora?

12. Não. Não sou dos que acha que pagamos apenas uma ínfima parte. Uns pagarão apenas isso, mas outras compensam, pagando mais. Tal como escrevi, não temos petróleo, por isso, os contribuintes (no seu todo) pagam tudo aquilo que usufruem.
    Apenas me referi àquele que diz que paga a dobrar!

Mas qual é a dúvida? O sistema está feito assim, e é evidente que haverá muita gente que paga mais do que recebe. Alguém terá que ser, porque razão devo duvidar que o André seja um deles?
  13. E aí vem mais uma vez o mesmo argumento:

Exemplo prático: supondo que você paga mensalmente de imposto 2000€ (se assim for, fico muito feliz por si). Acha que esse montante é suficiente para manter todos os serviços que o estado lhe proporciona? Se os fosse pagar na totalidade você sozinho, conseguiria ter rendimentos para tal?

Isso é a mesma coisa que perguntar a um cliente de um supermercado se acha que o que gasta no supermercado dá para pagar todos os serviços que o supermercado presta....
    Concordam com este comentário: eu
  14. Se ganhar menos de 600 euros não paga taxas moderadoras, se tiver menos de 18 anos , se for grávida, se for um doente oncológico, etc também não paga . Bom sinal que paga 20 euros .
    Se nao pagasse taxinhas de 20 euros que não é assim tanto até por uma insónia ia a uma urgência de um hospital central . Mas depois ir e pagar 150 euros por uma noite num hotel 4 estrelas já é na boa.
  15. O orçamento não é feito só com os descontos de contribuintes individuais mas sim com a totalidade dos impostos , vem do orçamento de estado .

0.4699 seg. NEW