Colocado por: eu, é um investimento com retorno garantido.
Nossas contribuições sociais 20 000 milhões de euros .... Nos como indivíduos pagamos tudo com os nossos impostos directos? Não. Estou a falar dos descontos das pessoas !
Oh Magalhães, então você não sabe que o Luis tem a verdade absoluta sobre tudo?
Colocado por: luisvvTodos os impostos são pagos por pessoas.
Colocado por: RCFParece-me que, talvez, alguém confunda o pagar por várias vezes com o pagar a dobrar.
Se eu usufruo de um serviço que custa 500 e pago, por via de impostos 100 e outros 100 no momento do usufruto do serviço, não estou a pagar a dobrar.
Há serviços públicos extremamente caros - as propinas de um curso de medicina (e não só) são uma ínfima parte do custo do curso. Os 20 euros de taxa moderadora numa consulta médica, não pagam (na maior parte das situações) uma ínfima parte do custo real da consulta.
Uma pessoa com 26 anos de idade, por regra, ainda terá um défice enorme para com o Estado. O que pagou em impostos, por regra, por mais que pague agora de IRS e Segurança Social, são uma ínfima parte daquilo que já custou ao Estado. Só serão exceção aqueles que possam ter nascido e crescido noutros países e tenham vindo (emigrado) para Portugal já para trabalhar.
Colocado por: euSem dúvida que há pessoas que pagam muito mais para o estado do que o valor dos serviços que recebem do estado. E isto serve para financiar aqueles que recebem mais do estado do que pagam em impostos.
Chama-se redistribuição de riqueza e é uma das características essenciais dos estados sociais.
Fico admirado por este conceito básico ser ainda tão mal compreendido.
Colocado por: ANdieselDeve ser uma escassa minoria que tem poder económico para pagar mais ao estado do que aquilo que usufrui do mesmo.
Colocado por: eu
Não sei se será assim tão escassa.
Há muita gente que recebe mais do estado do que aquilo que contribui. Obviamente, a diferença tem que ser paga por alguém.
Mas repito: o estado social funciona assim mesmo.
Colocado por: euSem dúvida que há pessoas que pagam muito mais para o estado do que o valor dos serviços que recebem do estado. E isto serve para financiar aqueles que recebem mais do estado do que pagam em impostos.
Chama-se redistribuição de riqueza e é uma das características essenciais dos estados sociais.
Fico admirado por este conceito básico ser ainda tão mal compreendido.
Colocado por: BricoleiroNão creio que seja mal compreendido mas antes mal digerido e com alguma razão
Colocado por: euANdiesel, o valor exato pode ser calculado, mas não é uma conta simples.
Podemos contudo simplificar ao máximo a questão, desta forma:
-Calcular qual é a média de taxas e impostos que os Portugueses pagam anualmente para o estado. Vamos supor que a média são 8,000 euros.
Isto, de uma forma simplista, significa que quem pagar mais que a média, estará a contribuir mais para o Estado do que os serviços que recebe do Estado.
Isto são contas simplificadas, mas dá para ter uma ideia...
Obviamente, quem contribui mais do que recebe fica com a sensação que está a trabalhar, em parte, para outros (os que recebem mais do que contribuem).
Colocado por: ANdieselParece-me que será preciso pagar vários milhares de euros de impostos (por mês!!!) para considerar que paga mais do que recebe..
Obviamente, quem contribui mais do que recebe fica com a sensação que está a trabalhar, em parte, para outros (os que recebem mais do que contribuem).
Colocado por: ANdieselParece-me que será preciso pagar vários milhares de euros de impostos (por mês!!!) para considerar que paga mais do que recebe...
Colocado por: euNo OE2015, se não me engano, o total da despesa primária foi cerca de 55,000 milhões de euros.
Olhe que não... podemos calcular, de forma simplista, a média do custo dos serviços que o estado fornece, pegando no orçamento de estado e dividindo o total da despesa primária pelo número de habitantes.
No OE2015, se não me engano, o total da despesa primária foi cerca de 55,000 milhões de euros.
Dividindo isto pelo número de habitantes, dá cerca de 5500 euros anuais por cada habitante.
Ou seja, cerca de 460 euros por mês. Olhe que há muita gente a pagar muito mais que 460 euros por mês em taxas e impostos. Eu pago muitas vezes esse valor, mas não me queixo. Sei que sou um privilegiado e não me importo de contribuir para outros menos privilegiados. Quando era jovem foi graças a outros que pude ter formação superior quase gratuita, e não me importo de agora retribuir.
Repito: estas contas estão simplificadas, só para termos uma ideia geral.