Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

A questão é que acidentes com armas é perfeitamente evitável.

J. Fernandes se tivessem uma arma , em que situações usava? Você sente falta de andar com uma arma em Portugal?
  2.  # 2

Colocado por: enf.magalhaesO meu primo de 21 anos morreu com um tiro de G3 na tropa.
    Amigo militar, maior de idade, mais maduro que uma criança, achou que a G3 estava descarregada, na brincadeira apontou a arma ao coração e na brincadeira carregou o gatilho , nesse minuto a vida da minha tia desfez-se .
    Este comportamento irresponsável foi de um adulto . Que comportamento pode ter uma criança sozinha em casa com uma arma e os amigos?

Em primeiro lugar lamento a sua perda, 21 anos é demasiado cedo para morrer!

Continuando a conversa, infelizmente a instrução militar em algumas unidades no meu tempo era abaixo de cão. Cheguei a falar com rapaziada que estava a fazer a recruta ao mesmo tempo que eu e eu ainda estava a meio já eles quase que tinham tirado a especialidade. A maior parte nem sabia dizer os nomes das partes da G3, ou as coisas mais simples da vida militar. Chamar básicos a essa rapaziada é dizer pouco, por isso acidentes desses não são nada de estranhar. Dito isto, em que contexto isso aconteceu? A maior parte dos militares anda desarmados e quando andam com armas municiadas o controlo é bastante apertado.
  3.  # 3

Colocado por: enf.magalhaesCriança brinca com revólver, sozinho em casa, criança sempre soube onde o pai guardava o revólver e as munições, amigo vizinho chega para brincar , acha que revólver é de brincar, aponta em frente e disparar antes da primeira criança lhe conseguir explicar que era verdadeira , por sorte apontou para o vazio , para as árvores. Nao houve tragédia por pouco .

Obrigado por dar mais um exemplo que vai de encontro com o que eu defendo. Qualquer arma não deve estar municiada e deve ser guardada em algum sitio seguro (de preferência um cofre). As crianças da casa devem saber lidar com as armas.
  4.  # 4

Colocado por: MJLPO problema é que a menos que seja o estado a proibir toda a gente se acha muito responsável. E apesar de ter razão nos compridos ou em carros ou em qualquer outra coisa banal, a questão é essas coisas não foram criadas para matar, pode ser usadas de forma secundária para matar e se não nos precavemos contra isso ai sim caímos no ridículo. Mas as armas servem para matar única e exclusivamente. Dizer que as armas servem para defender é estúpido.

As armas são apenas um instrumento que pode ser usado para qualquer coisa, desde proteger o lar, a caçar, a fazer desporto. Uma pessoa que defende o uso e porte de arma para o cidadão de bem pode ou não querer as mesmas para a defesa pessoal e do lar. Já pensou nisso?

Defender serve um colete anti-bala um capacete e outra coisa qualquer.

Ai que parto-me todo! LOL

Há uns bons anos atrás eu era um cliente assíduo de uma loja em Lisboa (Soldiers) e iam lá muito porteiro comprar coletes táticos (o que você chama anti-bala), pois bem gastavam tanto ou mais dinheiro que numa arma e no final um desses até morreu apunhalado e tinha ele um desses coletes. Só nos filmes que os coletes são mágicos e param tudo. Basta um tiro numa perna e que a mesma seja atingida numa artéria e a coisa fica muito séria, nem precisa ser num órgão vital.

A arma é para matar só. Se a usar para outra coisa está adicionar lhe um propósito secundário e isso é consigo mas ninguém lhe garante que outra pessoa que pegue nela a vai usar para o mesmo propósito mesmo os seus filhos.

O mais engraçado é que o meu avô tem mais de 90 anos, toda a sua vida teve armas e nunca as usou para matar pessoas... apenas animais, visto ser caçador. Também conheço muita gente que nunca matou um único bicharoco e no entanto é aficionado por uma boa sessão de tiro (desportivo).
  5.  # 5

A questão é essa a arma e as munições estavam em sítios separados, mas é irresistível para as crianças não trazer tudo . Apesar de ensinar uma criança a mexer , ela vai brincar com ela sem supervisão e acidentes acontecem, mas com uma arma de fogo costumam ser fatais
  6.  # 6

Branco.Walter- foi na decada de 90 , era polícia militar numa base nato , pelo que dizem foi na troca da guarda que aconteceu esta infelicidade
  7.  # 7

Ok, faz sentido. Mas se foi nessa altura torna-se evidente a falta de disciplina e de comando nessa rapaziada.

Em relação ao outro texto, as armas e as munições podem estar no mesmo local, desde que sejam devidamente acauteladas (cofres). Se uma criança for devidamente educada, esse problema torna-se muito mais residual. O meu avô nunca teve as caçadeiras em cofres, mas como ensinava as crianças da casa a lidar com armas nunca teve problemas. Eu passava serões a fazer cartuchos para o meu avô, ou seja, tinha as caçadeiras à mão e sabia produzir cartuchos se assim o quisesse. E não, não tornei-me num psicopata assassino, nunca matei ninguém e só apontei armas a outras pessoas em contexto de Instrução Militar /Ordem Unida.
    • eu
    • 26 julho 2016

# 8

Colocado por: J.FernandesUm adulto responsável, obviamente, que terá a arma num local não acessível por crianças, um armário fechado à chave por exemplo.

Esse argumento é um bocado surreal...

É que, se todos os adultos fossem responsáveis, bem intencionados e honestos, não havia nem acidentes nem mortes intencionais com armas de fogo.

E nós não estaríamos a ter aqui esta discussão...
    • eu
    • 26 julho 2016

# 9

Colocado por: branco.valterQualquer arma não deve estar municiada e deve ser guardada em algum sitio seguro (de preferência um cofre). As crianças da casa devem saber lidar com as armas.

E as armas só devem ser usadas para auto defesa, em caso de uma ameaça eminente à vida...

Essa é a teoria. A realidade é bem diferente...
  8.  # 10

Colocado por: eu

É que, se todos os adultos fossem responsáveis, bem intencionados e honestos, não havia nem acidentes nem mortes intencionais com automóveis.

É que, se todos os adultos fossem responsáveis, bem intencionados e honestos, não havia nem acidentes nem mortes intencionais com motas.

É que, se todos os adultos fossem responsáveis, bem intencionados e honestos, não havia nem acidentes nem mortes intencionais com piscinas.

É que, se todos os adultos fossem responsáveis, bem intencionados e honestos, não havia nem acidentes nem mortes intencionais com cães.

...
  9.  # 11

E as armas só devem ser usadas para auto defesa, em caso de uma ameaça eminente à vida...

Essa é a teoria. A realidade é bem diferente...

As armas não podem ser usadas para caça? As armas não podem ser usadas para competições de tiro? As armas não podem ser usadas para fins de colecção?
    • eu
    • 26 julho 2016

# 12

Equiparar armas a automóveis, motos e piscinas... enfim...
    • eu
    • 26 julho 2016

# 13

Colocado por: branco.valterAs armas não podem ser usadas para caça? As armas não podem ser usadas para competições de tiro? As armas não podem ser usadas para fins de colecção?

A isto chama-se desconversar...
  10.  # 14

Colocado por: enf.magalhaesComparar Lixívia ou comprimidos a uma glock 9 mm? Ridículo.

Ridículo?! Só se for pelo número de feridos/mortos que os produtos químicos e de limpeza provocam, que são muito superiores aos dos acidentes com armas.
    • RCF
    • 26 julho 2016

# 15

Colocado por: branco.valterEU lido com armas desde que me lembro, se tu explicares a uma criança o que é que é uma arma, o que ela pode fazer e como se lida com ela, ela vai aprender. Ex.: eu, a minha irmã, a minha prima, a minha mãe e a minha tia... tudo criado na mesma casa e instruídos pelo mesmo senhor (meu avô).

As regras básicas e universais a serem aprendidas:

- Tratar todas as armas como se estivessem carregadas;
    - Manter o dedo fora do gatilho até as miras estarem no alvo e ter feito a decisão de disparar;
    - Nunca deixe que o cano aponte a nada que não esteja disposto a destruir;
    - Saiba sempre onde está o seu alvo e tenha atenção ao que esta para alem e antes dele.

Conhecendo todas estas regras, também deve saber que "o diabo disparou com uma tranca".
    Mas, concordo e subscrevo todas essas regras. No entanto, o risco de incidentes e acidentes com armas de fogo, numa casa onde existam crianças, será sempre menor se, simplesmente, não existirem armas.
    Conheço e talvez o Branco Valter também conheça, profissionais exemplares, profundos conhecedores de armas de fogo, pessoas conscientes e responsáveis que tiveram e provocaram acidentes graves com armas de fogo. Porquê? Não foi porque não conheciam as regras ou porque não conheciam bem a arma ou porque eram inconscientes. Mas, foi porque as armas são perigosas!
    Com armas de fogo, cumprindo as regras de segurança, mitiga-se o risco, mas não se elimina o risco!
  11.  # 16

Colocado por: MJLPDefendo o meu direito a andar com uma ampola de antrax e atirar ao meu atacante se me sentir ameaçado.

Antes de mais, como argumento isto é do mais pobre que tenho visto aqui pelo fórum.

Corre menos riscos próprios se enfrentar o atacante com uma arma de fogo, o antrax pode-se espalhar para si e para terceiros. No entanto se houvesse uma forma de direccionar o antrax de forma a matar apenas o atacante, não vejo porque proibir esse método.
  12.  # 17

Colocado por: enf.magalhaesA questão é que acidentes com armas é perfeitamente evitável.

Completamente de acordo.

Colocado por: enf.magalhaesJ. Fernandes se tivessem uma arma , em que situações usava? Você sente falta de andar com uma arma em Portugal?

Eu tenho uma arma e espero não ter de a usar, mas perante uma ameaça a mim ou à minha família não hesitarei.
    Concordam com este comentário: branco.valter
  13.  # 18

Colocado por: euÉ que, se todos os adultos fossem responsáveis, bem intencionados e honestos, não havia nem acidentes nem mortes intencionais com armas de fogo.

Não são responsáveis, nem bem intencionados, nem honestos para guardarem as armas longe dos filhos, mas já se for para cumprir uma proibição decretada pelo estado, toda a gente cumpre religiosamente sem discussão, não é?

Enfim... aponte-me mais argumentos surreais.
  14.  # 19

Colocado por: euEquiparar armas a automóveis, motos e piscinas... enfim...

Se se dá como argumento as crianças que morrem de acidentes com armas de fogo, acho perfeitamente normal colocar essa causa de acidentes em perspectiva, já que morrem muito mais crianças de outro tipo de acidentes.
    • AXN
    • 26 julho 2016

# 20

Colocado por: J.FernandesNão são responsáveis, nem bem intencionados, nem honestos para guardarem as armas longe dos filhos, mas já se for para cumprir uma proibição decretada pelo estado, toda a gente cumpre religiosamente sem discussão, não é?

Este tipo de argumento é do gênero que só existem violações porque as mulheres é que provocam...

0.7624 seg. NEW