Colocado por: CMartinTodos, Olá,
Só para deixar claro : Não tenho nada contra a Casa Portuguesa, tradicional, aquela que existe no nosso imaginário. Muito pelo contrário. Gosto do folclore quase a cair no kitsch, o amoroso dos vasos, o ferro para amarrar o burro..os materiais tradicionais.
Gosto também da casa portuguesa reinterpretada numa versão moderna de microcimento, preto, o zinco que o zé mostrou e que refere o Castela, e outros. No entanto, essa para mim já não é a Casa Portuguesa do meu coração. Gosto de vê-la, gosto para os outros, mas, até inadvertidamente e sem pensar, as minhas escolhas pessoais e por intuito recaem sempre na típica ou tradicional arquitectura que conhecemos como sendo A Casa Portuguesa. O "puro e duro" é a minha preferência.
Colocado por: CMartinTodos, Olá,
Só para deixar claro : Não tenho nada contra a Casa Portuguesa, tradicional, aquela que existe no nosso imaginário. Muito pelo contrário. Gosto do folclore quase a cair no kitsch, o amoroso dos vasos, o ferro para amarrar o burro..os materiais tradicionais.
Gosto também da casa portuguesa reinterpretada numa versão moderna de microcimento, preto, o zinco que o zé mostrou e que refere o Castela, e outros. No entanto, essa para mim já não é a Casa Portuguesa do meu coração. Gosto de vê-la, gosto para os outros, mas, até inadvertidamente e sem pensar, as minhas escolhas pessoais e por intuito recaem sempre na típica ou tradicional arquitectura que conhecemos como sendo A Casa Portuguesa. A Casa Portuguesa "pura e dura" é a minha preferência.
Colocado por: Castela
Em relação ao segundo parágrafo, fica sempre a questão, já muito discutida, do que é a casa portuguesa, e é mesmo do que é e não do que era, ou seja, seja qual for o "conceito" de "casa portuguesa" esse conceito será sempre mutável e evolutivo, quando se fala em "moderno" ou "contemporâneo" é também pelas razões que os próprios nomes indicam, ou seja estamos neste tempo e não num tempo do passado, tudo evolui, pelo que porque é que uma casa de microcimento, zinco, betão, não poderá ser uma "casa portuguesa" hoje?
Colocado por: CMartin
Sei o que diz.
Há uns tempos, e acho que já falei nisto algumas vezes, li um contributo, se não me engano, de antonylemos, um dos arquitectos do forum, no qual dizia que não havia a casa portuguesa. Fiquei quase ofendida, (se ler isto antonylemos, é bom, é apenas material para discussão acrescentada). Hoje, e apenas reforçado pelo que diz Castela, dou razão ao antonylemos, a casa portuguesa não existe.
Hoje o que existe é uma arquitectura até homogénea no estilo, que se repete em Portugal ou noutro país qualquer do mundo. Se calhar com um ou outro preciosismo caracterísitico mas que não chega a ser diferenciador entre as restantes arquitecturas.
A Casa Portuguesa tradicional é a única casa portuguesa, porque tudo o que veio depois disso, para mim, não se distingue da restante arquitectura como o fez, indiscutivelmente, a primeira ou original casa portuguesa.
A arquitectura portuguesa hoje não se distingue especialmente das outras no estilo. Sim, é a evolução da humanidade no sentido da globalização.
O modernizarmos uma casa velha é, assim, descaracterizá-la, de qualquer ângulo que queira ou prefira ver a questão.
Se é mau. É. Do ponto de vista da pureza arquitectónica, e dos puristas.
Se é mau apreciarmos uma casa portuguesa adaptada ao nosso ser mais contemporâneo, não acho que seja crime e não acho que seja feio. Há coisas bem interessantes. Não é, é a Casa Portuguesa.
Colocado por: CMartinPrecisamente, obrigada AnaT, estava mesmo a começar um novo post para dizer, Castela, para mim é realmente claro como a àgua que a casa portuguesa é a de arquitectura popular, quando todos eram saloios em Portugal. Tenho por esse tipo de casa uma paixão inexplicàvel. Estranha atracção que nem sei explicar, de verdade, parece que todas estas casas assim me pertencem, parece que as conheço a todas..Não conheço uma única que não mexa comigo.
Ao contrário da arquitectura contemporânea, em que, (embora não me considere de todo radical ou extremista, de facto, uma boa arquitectura é uma boa arquitectura sempre, através dos tempos), rara, muito rara é a que me inspira ou que admiro.
Acho que também tem se calhar a ver com os materiais que se usa nas construções actuais, para além da arquitectura em si, não aprecio particularmente materiais que não sejam os genuínos e que não tenham cheiro, consistência e rugosidade. Gosto de bater no material e sentir que é verdadeiro. Sou tão estranha, enfim.Concordam com este comentário:AnaT
Colocado por Castela:
Peço desculpa de estar a ser chato, mas quando começou essa arquitectura popular de matriz saloia, é capaz de datar? e para trás, e para a frente?
Percebo que se reporte a um quadro temporal particular seu, também como opinião sua, e correndo por isso o risco perigoso da generalização.
Colocado por: AnaTE uma pergunta aos "donos de casas velhas e antigas" (dos "outros" creio que já conheço a resposta):
O que fariam com isto?
Colocado por: CMartinE ainda por cima, não foi lá discutir os gostos como tínhamos combinado.
Colocado por: CMartin
Castela,
Para mim, a casa saloia tem origem na presença àrabe em Portugal. Talvez nos anos 1300, 1200. Digo isto com base no que tenho lido a respeito.
Seriam as habitações dos primeiros saloios; agricultores de origem àrabe.
Não reporta a um quadro temporal meu de todo Castela, pois eu nem sequer nasci cà, nem os meus pais, a minha avô nasceu na Àfrica do Sul e sua mãe, minha bisavó ainda estamos a tentar descobrir se no Egipto ou na Síria.
A Casa Portuguesa, para mim, e apesar de me fascinar desde sempre, o meu contacto mais íntimo acontece a partir da altura em que começàmos a viver nesta casa, que se tornou nossa em 2007.
Não tenho, a meu ver, qualquer ligação afectiva no meu passado que me ligue à arquitectura popular Portuguesa. Não sei como posso estar a generalizar de forma perigosa sobre um gosto por uma arquitectura com a qual, supostamente, quase que nem tenho o direito de me identificar com ela.
Fiquei um pouco decepcionada com o tom com que disse isto. Peço desculpa por dizê-lo.
Colocado por: AnaTParece que a minha designação de "casa saloia" gerou algum mal entendido.
C"