Iniciar sessão ou registar-se
    • joao2
    • 13 fevereiro 2016

     # 61

    Só uma pergunta, em que consiste essas infiltrações, é humidade na parede pingas no tecto, agua no chão.......
  1.  # 62

    Àgua da chuva que vem de cima, corre pela parede e sim desàgua, claro, no chão fazendo uma poça.
  2.  # 63

    Será que me podem ajudar?
    Não tenho uma casa velha ou antiga mas o terreno tem um muro meiro e uma eira antiga que queria integrar nos anexos.
    Tenho alguns receios tendo em conta o tipo de terreno e o risco de humidades através dessas paredes... a minha questão é como minimizar esse risco.
    Iniciei um tópico para colocar a questão:
    https://forumdacasa.com/discussion/42511/muro-antigo/#Item_1
  3.  # 64

    Olà Raquek, este tópico focado nas casas e construções velhas e antigas tem como abrangência todos os seus assuntos relativos. O seu muro meeiro tem tudo a ver :o)

    De qualquer maneira, jà là vou ver o tópico dedicado que abriu.. para ver e palpitar!
  4.  # 65

    Promover antigas técnicas de construção de paredes e muros
    23 DE MAIO DE 2012 11:02
    Lusa

    Notícia aqui :
    http://www.dn.pt/portugal/norte/interior/promover-antigas-tecnicas-de-construcao-de-paredes-e-muros-2542226.html

    A Palombar, em parceria com a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA), está a promover ações de formação destinadas a pessoas que queiram aprender antigas técnicas de construção e recuperação de muros tradicionais.

    "A organização desta iniciativa tem por objetivo envolver pedreiros locais que, juntamente com os técnicos da Palombar, partilham conhecimentos e experiências ao nível das técnicas de recuperação e construção em pedra e cal ", disse à Lusa Nuno Martins, técnico da Palombar.

    A Palombar - Associação de Proprietários de Pombais Tradicionais do Nordeste, é uma associação sem fins lucrativos e a primeira instituição de proteção de pombais tradicionais em Portugal.

    Desta forma, é dada a oportunidade aos participantes de estrarem em contacto com técnicas ancestrais de assentamento de pedras, que, umas sobre as outras, vão dando lugar a rústicos e arcaicos muros, que já pouco se encontram na região transmontana, na sequência do abandono das propriedades ou vendas das pedras para outros fins.

    "Este trabalho tem uma dupla componente: passa por incentivar as pessoas a recuperarem os muros tradicionais, utilizando 'pedra seca', e, ao mesmo tempo, ajudam a AEPGA na reconstrução das suas propriedades, nas quais se encontram instalados os animais de raça asinina", acrescentou o técnico.

    Para além da construção de muros, é também dada a oportunidade aos participantes de conhecerem as técnicas de rebocos de paredes com o recurso à argamassa à base de cal.

    Amélia Paulino, professora de profissão, disse que esta experiência é interessante, já que permite a descoberta de técnicas ancestrais de construção e, ao mesmo tempo, da geologia da região transmontana.

    "É também uma forma de descobrirmos a profissão de pedreiro, que se encontra em vias de extinção", explicou.

    As ações práticas de recuperação e construção de muros decorrem aos fins de semana, tendo "essencialmente uma componente prática" e dando a oportunidade a todos os participantes de aplicarem os conhecimentos adquiridos na componente teórica.

    "Em tempo de crise, este tipo de aprendizagem poderá ser uma forma de ajudar as pessoas na recuperação do património de cada um dos seus lugares de origem", frisou Nuno Martins."
    Concordam com este comentário: Raquek
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luis_guilherme, Raquek
    •  
      CMartin
    • 25 fevereiro 2016 editado

     # 66

    Casa Antiga

    Partilho convosco esta casa em Penamacor.

    De uma singeleza encantadora e um bom gostosinho inquestionável, nos cuidados tidos com ela. Tão bonita.

    Fonte: Gentilmente cedida ao forum por um amigo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arquitecturagaia
      PN 20160207_142702.jpg
    • AnaT
    • 26 fevereiro 2016

     # 67

    Eu só pedia à autarquia para retirar o "pneu cintado" que aquilo está ali mesmo "a mais".
    Concordam com este comentário: CMartin, arquitecturagaia
  5.  # 68

    Colocado por: AnaTEu só pedia à autarquia para retirar o "pneu cintado" que aquilo está ali mesmo "a mais".

    Olá AnaT!
    Como està a sua cuba da cozinha em pedra? :o)
    • AnaT
    • 28 fevereiro 2016 editado

     # 69

    Olá CMartin!

    Não faço ideia. Vendi a casa no ano passado! :)
    Agora tenho uma bela cuba em mármore, talvez uns cinco aninhos mais jovem que a outra.
    Dizem as comadres que é a única sobrevivente cá no prédio.
    Muito gosta este pessoal de partir as cozinhas antigas, arrancar tacos...
    Concordam com este comentário: CMartin
    •  
      CMartin
    • 10 março 2016 editado

     # 70

    AnaT,
    O que acha desta reabilitação?

    "Moradia Terras 8
    obra reabilitação e ampliação
    uso habitação unifamiliar
    cliente particular
    morada Belém, Lisboa
    estado construído em 2015
    publicações Archdaily Dezeen P3 Divisare
    Fonte : http://www.dezeen.com/2016/03/01/terras-8-house-colectivo-cais-lisbon-portugal-renovation-extension/

    Do lote existente faziam parte uma moradia de apenas um piso, um logradouro e as ruínas de um armazém anexo. O projecto teve como principal premissa a requalificação da moradia existente e a sua ampliação, através do acrescento de um piso superior. Desde a cota de entrada da rua das Terras até ao jardim murado tardoz, a casa desenvolve-se em patamares sequenciais- atenuando a significativa diferença de cotas existente e promovendo uma transição harmoniosa entre interior/exterior. A casa tem orientação solar Sudoeste-Noroeste e destina-se a uma família composta por um casal e três filhos."
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arquitecturagaia
      terras-8-house-casa-adjuda-colectivo-cais-belem-lisbon-portgual-house-renovation-francisco-nogueira_dezeen_936_1-600x654.jpg
      terras-8-house-casa-adjuda-colectivo-cais-belem-lisbon-portgual-house-renovation-francisco-nogueira_dezeen_936_0-600x842.jpg
      terras-8-house-casa-adjuda-colectivo-cais-belem-lisbon-portgual-house-renovation-francisco-nogueira_dezeen_1568_12.jpg
      terras-8-house-casa-adjuda-colectivo-cais-belem-lisbon-portgual-house-renovation-francisco-nogueira_dezeen_936_27-600x533.jpg
      terras-8-house-casa-adjuda-colectivo-cais-belem-lisbon-portgual-house-renovation-francisco-nogueira_dezeen_936_26-600x400.jpg
      terras-8-house-casa-adjuda-colectivo-cais-belem-lisbon-portgual-house-renovation-francisco-nogueira_dezeen_936_9-600x749.jpg
      terras-8-house-casa-adjuda-colectivo-cais-belem-lisbon-portgual-house-renovation-francisco-nogueira_dezeen_936_7-600x596.jpg
      terras-8-house-casa-adjuda-colectivo-cais-belem-lisbon-portgual-house-renovation-francisco-nogueira_dezeen_936_8-600x900.jpg
      terras-8-house-casa-adjuda-colectivo-cais-belem-lisbon-portgual-house-renovation-francisco-nogueira_dezeen_936_13-600x710.jpg
    • AnaT
    • 11 março 2016

     # 71

    Muito interessante.
    Não é o meu estilo de interior e não seria uma opção que escolhesse para habitar mas, sendo esse o estilo dos proprietários, parece-me que os arquitectos fizeram um belo trabalho.
    A fachada ficou o que se chama "um miminho". :)

    Gosto de trabalhos bem feitos.
    Concordam com este comentário: CMartin
    •  
      CMartin
    • 11 março 2016 editado

     # 72

    Percebo o que diz, AnaT. Também não seria o meu ideal de exemplo de reabilitação de casa para eu habitar.
    Ainda assim, acho muito interessante, e cada vez mais interessante, este contraste do antigo "quebrado" pelo moderno.
    Acho também uma alternativa a ser considerada seriamente por quem não aprecia o antigo "puro e duro" versus por exemplo, construir de raíz.
    Para quê construir de raiz mais casas ainda se hà tanto por onde escolher com o qual se pode fazer tanta recuperação digna e para todos os gostos, até os contemporâneos com vemos neste exemplo, afinal ?

    Também gosto de trabalhos bem feitos, gosto muito.
    Concordam com este comentário: AnaT
  6.  # 73

    Colocado por: CMartinPercebo o que diz, AnaT. Também não seria o meu ideal de exemplo de reabilitação de casa para eu habitar.
    Ainda assim, acho muito interessante, e cada vez mais interessante, este contraste do antigo "quebrado" pelo moderno.
    Acho também uma alternativa a ser considerada seriamente por quem não aprecia o antigo "puro e duro" versus por exemplo, construir de raíz.
    Para quê construir de raiz mais casas ainda se hà tanto por onde escolher com o qual se pode fazer tanta recuperação digna e para todos os gostos, até os contemporâneos com vemos neste exemplo, afinal ?

    Também gosto de trabalhos bem feitos, gosto muito.


    Permitam-me entrar na discussao para discordar.

    Onde é que está o antigo, Cmartin?

    So se for a fachada singela de azulejo. Tudo o resto é moderno. Tudo branco, cinzento. Tudo muito frio, um bom espelho da arquitetura Portuguesa.
    Concordam com este comentário: CMartin, Anonimo88
    •  
      CMartin
    • 12 março 2016 editado

     # 74

    Olà luis_guilherme, já tinhamos iniciado esta conversa dos arquitectos portugueses no tópico dos gostos. Deixou-me sem resposta.
    Quer tê-la aqui? E se sim vai deixar-me a falar sozinha de novo ?
    Veja là..o que acha ? :o) É sim ou sopas?
    •  
      CMartin
    • 13 março 2016 editado

     # 75

    Colocado por: luis_guilherme

    Permitam-me entrar na discussao para discordar.

    Onde é que está o antigo, Cmartin?
    (...)Tudo o resto é moderno. Tudo branco, cinzento. Tudo muito frio, um bom espelho da arquitetura Portuguesa.
    Concordam com este comentário:CMartin,Anonimo88


    Vamos là LuisGui, à arquitetura portuguesa, então e de novo.
    I know where you're coming from, porque também eu jà vi a arquitectura portuguesa contemporânea com esses olhos, e , em paralelo, aos seus arquitectos.
    Culpava-os pelas tantas coisas feias que via.
    Hoje jà não penso assim.

    Onde está o antigo nesta reabilitação? Ora pois està no dono de obra que não o quis provavelmente.

    De quem é a culpa das arquitecturas feias ? É do dono de obra público ou privado e as suas manias de imitaçoes que vai buscar a diversas fontes erràdicas. O arquitecto português é um mero instrumento do sonho delirante de gente muitas vezes de péssimo gosto mas cheia de sonhos de grandezas..
    A arquitectura portuguesa é bonita, genuína e discreta. De materiais genuínos.

    Depois hà uma história que eu francamente ainda não percebi como se passa ...qualquer coisa que não é preciso um arquitecto para construir uma casa hoje em dia ?

    Como é que podemos criticar a arquitectura portuguesa por toda esta salganhada sem gosto e profícua de imitações e com a promiscuidade de profissões técnicas LuisGui ? Da minha parte, acho que casa só deve ser construída com arquitecto e aí o País arquitectónico estaria bem entregue.

    De resto, acho a arquitectura portuguesa lindíssima de linhas sensatas e equilibradas. Respeitadora da paisagem e intemporal.
    Não tem de facto o ar cosy das casas Inglesas tipo cottage ou do Provençal Francês que aprecia porque é de um estilo mais despojado de enfeites, mas se pensar bem é uma boa base para trabalhar uma boa decoração. Uma das suas qualidades é o ser singela. É quase como um quadro em branco pronto a ser rabiscado.
    É um copo do melhor cristal baccarat pronto a receber um bom tinto :o)
    É o que quiser ver...do melhor que hà.
    Mas como a vê tem que vir de dentro de si. Tente estudar, conhecer e compreendê-la primeiro antes de a repudiar assim facilmente.

    De qualquer forma , não se esqueça que quem manda na arquitectura é o saloio do dono de obra. Culpemo-lo, em primeira e em última instância, por distorcer a arquitectura nacional.
  7.  # 76

    Estaria totalmente de acordo consigo, CMartin, se não considerasse o ar cosy das casas inglesas ou provencais Francesa uma questao de arquitetura.

    Posso concordar na falta de gosto, ou saloice Portuguesa (esta saloice Nada tem que ver com o campo ou interior do País, é bemmais evidentes nos grandes centros s urbanos).

    Nada contra as linhas direitas e simples, antes pelo contrario. Tudo contra essas manias de modernices, com materials fracos e frios. Tudo a favor dos materiais nobres, em particular a. madeira.

    Tudo a favor do conforto interior do lar. Tudo contra as casas para premios e para meter inveja ao vizinho.

    Os arquitetos podem continuar a desafiar a gravidade e a ganhar premios com isso.
    Eu é que não tenho que ficar impressionado com essas obras, a competirem para o Guiness.
    Para dizer a verdade, não fico!
    •  
      CMartin
    • 14 março 2016 editado

     # 77

    :o)
    Também não me entusiasma nada materiais fracos e frios, acho que este tipo de materiais estragam completamente qualquer arquitetura. Pessoalmente prefiro uma casa mais pequena mas com bons materiais.
    Também não quero a inveja do vizinho, quero é que os vizinhos sejam felizes.
    Toda a favor do lar confortàvel e bonito também, para mim e não aos olhos dos outros ou para os outros.
    A cidade é onde mais se faz de conta, por existir uma agressividade e competitividade maior entre as pessoas, mais uma razão para o nosso lar ser um reduto onde nos possamos esconder de tudo isso, mas é onde se faz casas para dar nas vistas.
    Os arquitectos constróiem muitas vezes ao gosto do cliente LuisGui, se calhar tomara eles poderem fazer diferente, por isso acho importante as pessoas antes de construirem pensarem seriamente sobre o seu projecto e, se se chegar à conclusão que realmente não tem jeito nenhum para a coisa, então entregar o sonho a um bom profissional (mas as pessoas terão muita dificuldade em assumir uma atitude assim, é natural..).
    Os arquitetos desafiam a gravidade e fazem o pino, e alguns não apreciam o que contemporaneamente sai da proeza, como o LuisGui e eu, mas eles têm que ter um produto comercial, que se venda. Se virmos a geração de donos de obra dos 30/40 anos, que são talvez aqueles que mais constróiem, a maioria não tem um gosto apurado, isso é algo que vem mais tarde, com o passar dos anos e depois de ter visto muita coisa. O dono de obra com 30 ou 40 anos na sua grande maioria gosta de bling bling!
    Eu não responsabilizo o arquitecto, responsabilizo o mercado.
    Como o responsabilizo por menosprezar as casas velhas e antigas e perferir uma construção nova de gosto e qualidade duvidosos. Somos maltinha muito deslumbrada ;o)
  8.  # 78

    ... depois de ter visto muita coisa...

    Eu diria, depois de ter viajado muito.

    Sabe, CMartin, esta minha madeira de ver as coisas é fruto de ter viajado muito pelo norte da Europa. Conheço bem esses paises, onde o conforto reina. Da Dinamarca à Belgica. Da holanda à Republica Checa e Eslovaquia. A Suiça é o paradigma do conforto e bem estar dentro do lar. É também o paradigma do luxo, onde simples apartamento custam para cima de um milhao de euros.

    É obvio que a CMartin tem uma visao que é fruto das muitas viagens que fez. Consegue ver mais além.

    A baixa do Porto tenta hoje ser uma imitacao do que se faz no centro da Europa. Abriram hostels, bistros e casas de chá. Espaços pequenos', "cosy".

    E porquê? Porque hoje os jovens têm oportunidade de viajar muito e trazer para cá o melhor do que lá vêem.

    Mas é certo de que essa geracao de 40-50 anos, que hoje constroem e arquitetam, tem uma visao mais limitada. Porque, a maioria, nunca saiu da aldeia ou do bairro da cidade onde sempre viveu.

    Haja esperança nas novas geraçoes. Isto se não destruirmos tudo!
    Concordam com este comentário: CMartin
  9.  # 79

    Colocado por: luis_guilhermeConheço bem esses paises, onde o conforto reina. Da Dinamarca à Belgica. Da holanda à Republica Checa e Eslovaquia. A Suiça é o paradigma do conforto e bem estar dentro do lar. É também o paradigma do luxo, onde simples apartamento custam para cima de um milhao de euros.

    Agora fiquei baralhado, então cá na nossa terrinha onde as casas custam uma infima parte desse valor, você está sempre a dizer que os empreiteiros querem ganhar muito!!!
    •  
      CMartin
    • 14 março 2016 editado

     # 80

    Colocado por: luis_guilherme...
    Haja esperança nas novas geraçoes. Isto se não destruirmos tudo!
    Concordam com este comentário:CMartin


    Eu acho, LuisGui, é acima de tudo, porque eu gosto mesmo muito de arquitetura e de casas. Amo casas antigas, para mim, são todas lindas.

    Das novas não consigo dizer o mesmo, é, infelizmente, muito difícil gostar duma, mas para mim é porque as pessoas constróiem de facto casas feias hoje em dia, não sei porque o fazem. Não sei. Preferia que não construissem nada ! Preferia que lhes amarrassem as mãos!
 
0.0425 seg. NEW