Colocado por: Anonimo09092021Por acaso, estaria interessado em discutir os reais ganhos (ou antes, as despesas evitadas) conseguidos com uma casa isolada e pensada neste conceito (mesmo que não certificada). Ou seja, será que, por exemplo, se eu tiver os tais 10cm de isolamento exterior, a caixilharia/vidros/portas super eficientes, um isolamento do piso mais um soalho de 3 ou 4 cm de espessura e uma cobertura com o melhor isolamento possível + ventilação mecânica + PRH com apoio de painéis e recuperador a água (sim, é um mega investimento) consigo ter uma casa de 160m2 (área útil) a uma temperatura constante de 22º por quanto ao mês?
É uma pergunta muito abstrata?
Colocado por: Anonimo09092021Por acaso, estaria interessado em discutir os reais ganhos (ou antes, as despesas evitadas) conseguidos com uma casa isolada e pensada neste conceito (mesmo que não certificada). Ou seja, será que, por exemplo, se eu tiver os tais 10cm de isolamento exterior, a caixilharia/vidros/portas super eficientes, um isolamento do piso mais um soalho de 3 ou 4 cm de espessura e uma cobertura com o melhor isolamento possível + ventilação mecânica + PRH com apoio de painéis e recuperador a água (sim, é um mega investimento) consigo ter uma casa de 160m2 (área útil) a uma temperatura constante de 22º por quanto ao mês?
Colocado por: Pedro Barradas
Onde arranjas esse valor que por aqui anda tudo perto dos 0.16 + IVA!!!?
Colocado por: Anonimo09092021
Mas, mesmo a 0,20€, quanto dá a conta?
Eu não sei interpretar aquela unidade, mas para quem saiba suponho que seja uma multiplicação simples...
Colocado por: zedasilva
Que grande aldrabão, às 7.30 levanto-me eu e está noite escura e um frio do caraças.
Por falar em ser calão!
Preciso de alguém para ir apanhar 2 ou 3 saquitos de cavacas estes dias.
Ui, não fazia ideia.
Dentro da teoria, suponhamos que seria, então, um sistema integrado de painéis + recuperador a água + BC com aquecimento a ser feito por PRH. Isto numa casa térrea com cerca de 160m2 úteis, construída e orientada segunda os padrões PH.
Pergunta para o Mneo ou o representante da PH responderem, se possível.
Obrigado
Colocado por: Skinkx
Em teoria, a Passive House limita as necessidades de aquecimento a 15 kWh/m2.ano, por isso, e para 160 m2, teria necessidades de 2400 kWh/ano úteis.
Convertendo isto para energia convencional, podemos estar a falar de 2400 kWh/ano em resistência eléctrica (exemplo: radiadores a óleo ou PRE) ou 600 kWh/ano (exemplo, uma bomba de calor com COP 4.0). A partir daqui é só multiplicar pelo preço da energia, 0.16 €+IVA (480 € para PRE, 120 € para BC/PRH).
Cuidado, no entanto, que neste valor não estão incluídos os consumos com a VMC, que não são nada desprezáveis.
Colocado por: zedasilvas 7.30 levanto-me eu e está noite escura e um frio do caraças.
Por falar em ser calão!
Preciso de alguém para ir apanhar 2 ou 3 saquitos de cavacas estes dias.
Colocado por: larkhe
Excelente informaçao obrigado, acho os valores baixos mas se assim for:)
E quais são as necessidades máximas para a legislação térmica portuguesa?
P.S. Um VMC duplicará aquele valor de 120€ anuais, por aí?
E quais são as necessidades máximas para a legislação térmica portuguesa?
P.S. Um VMC duplicará aquele valor de 120€ anuais, por aí?
Colocado por: callinasHá uns anos era descabido pensar em mais de 4cm de isolamento .
Hoje faz todo o sentido ter 8cm de isolamento. Os invernos são até.menos rigorosos.
Por isso investir numa Passive House não é descabido de todo. No entanto não devemos privar daquilo que hoje gostamos e achamos melhor... para mim faz todo o sentido ter janelas de 4,4x2,5m algo que me pediram para repensar no projecto se quisesse PH.
Na minha ignorância acho que mesmo em dias muito frios , é preferível abrir as janelas , a ter uma VMC em casa.
Numa casa climatizada, se abrir as janelas alguns minutos é o suficiente para o ar circular.