Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

Colocado por: ANdieselJá aqui disse, volto a dizer. A primeira preocupação e precaução a ter em conta, é fazer uma compra/crédito que fique com uma prestação bem abaixo da capacidade financeira atual. Se começa já no limite da capacidade financeira, tem tudo para se dar mal!!

Depende da idade da pessoa, se for um jovem no inicio da vida profissional pode aceitar uma taxa de esforço alta assumindo que no futuro vai ganhar mais, ou arrendar o apartamento e viver no estrangeiro, ou casar e ter alguém com quem partilhar a renda.

A taxa fixa é para compra uma casa que nunca vai vender mas em Portugal a tipologia mais vendida é o T2 que passado 6 anos é novamente vendido. Portanto, como é que taxa fixa pode ser interessante?

Tentem conseguir spreads iguais ou abaixo de 1,5% com Euribor 6 Meses, isso sim são bons negócios! (à data de hoje).
    Concordam com este comentário: SILVA1252
  2.  # 242

Colocado por: xannoFicaria confortável a pagar uma prestação de 30 a 35% do rendimento mensal, sendo que seria o único crédito. Isto sim seria o ideal.

Ideal ideal é ter casa e carro pagos e não ter mais crédito nenhum :)
    Concordam com este comentário: jorgferr
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SILVA1252
  3.  # 243

Colocado por: marcoaraujo

Ideal ideal é ter casa e carro pagos e não ter mais crédito nenhum :)
    Concordam com este comentário:jorgferr

Ou isso ou sair-me o euromilhões, mas acho que não vai acontecer nenhuma das duas muito brevemente!
  4.  # 244

Colocado por: fcoucelo

Depende da idade da pessoa, se for um jovem no inicio da vida profissional pode aceitar uma taxa de esforço alta assumindo que no futuro vai ganhar mais, ou arrendar o apartamento e viver no estrangeiro, ou casar e ter alguém com quem partilhar a renda.

A taxa fixa é para compra uma casa que nunca vai vender mas em Portugal a tipologia mais vendida é o T2 que passado 6 anos é novamente vendido. Portanto, como é que taxa fixa pode ser interessante?

Tentem conseguir spreads iguais ou abaixo de 1,5% com Euribor 6 Meses, isso sim são bons negócios! (à data de hoje).
    Concordam com este comentário:SILVA1252

Na minha opinião, um grande erro. Nunca se deve comprar algo, ficar com a "corda ao pescoço", com o pressuposto que daqui a uns anos vai ganhar mais. Outro erro, comprar casa se equaciona ir para o estrangeiro e/ou alugar a que comprou em limite de esforço. Isso são muitos "SE" juntos, que se por algum motivo não se realizam, dá mau resultado!!
    Concordam com este comentário: Victor Ribeiro, mfigu, mhpinto
  5.  # 245

Na minha opinião, um grande erro. Nunca se deve comprar algo, ficar com a "corda ao pescoço", com o pressuposto que daqui a uns anos vai ganhar mais. Outro erro, comprar casa se equaciona ir para o estrangeiro e/ou alugar a que comprou em limite de esforço. Isso são muitos "SE" juntos, que se por algum motivo não se realizam, dá mau resultado!!

Concordo consigo se o imóvel a comprar for fora da zona centro de Lisboa.
    Se for uma compra em Lisboa, 20% abaixo da avaliação e com um bom spread, força!
    Arrendei um T1 em Entrecampos em 2h! Um amigo meu arrendou um T3 na estrada da luz, ao quarto e em 3 dias por 350/cada.

Se está a comprar casa noutras cidades de Portugal ou mesmo nos subúrbios de Lisboa, sim é preciso ter cuidado e não ter a corda ao pescoço.
  6.  # 246

Concordo consigo se o imóvel a comprar for fora da zona centro de Lisboa.
    Se for uma compra em Lisboa, 20% abaixo da avaliação e com um bom spread, força!
    Arrendei um T1 em Entrecampos em 2h! Um amigo meu arrendou um T3 na estrada da luz, ao quarto e em 3 dias por 350/cada.

Se está a comprar casa noutras cidades de Portugal ou mesmo nos subúrbios de Lisboa, sim é preciso ter cuidado e não ter a corda ao pescoço.

Mas os quartos é por 350 eur ao mês, presumo?
  7.  # 247

350 tem de ser com as despesas todas incluidas e mesmo assim está demasiado caro para Benfica.
    Concordam com este comentário: carlosj39
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tc82
  8.  # 248

Muito caro mesmo, preço fora de mercado, mesmo sendo em quartos- suites enormes em prédios de luxo na estrada da luz junto por ex. á loja do cidadão das laranjeiras...

No entanto se houver quem peça 500 ou 600 euros por um quarto e houver quem dê, é o mercado a funcionar...

Eu tenho um carro velho, um cit. saxo de 2001 que vale a preço de mercado cerca de mil euros, no entanto se me aparecer alguém a dar 2 ou 3 mil por ele...

Colocado por: marcoaraujo350 tem de ser com as despesas todas incluidas e mesmo assim está demasiado caro para Benfica.
    Concordam com este comentário:carlosj39
  9.  # 249

Colocado por: mfiguNa minha opinião a questão da taxa variável tem a ver com o imediatismo da decisão de escolher onde pago menos...o que é perfeitamente natural, pois procura-se reduzir custos...no entanto, não demonstra qualquer preocupação com o longo prazo, que por definição não são os próximos 5 anos, mas sim os 10, 20 ou 30 anos subsequentes.

Mas indo para taxa fixa está a perder a oportunidade de investir o que poupa agora com a taxa variável. Imaginemos que a diferença é de 100€ mensais. Se for para taxa variável esses 100€ podem ser investidos num produto bancário enquanto que se for para taxa fixa esses mesmos 100€ irão ser para pagar o CH.
    E no fim de 5 anos, já terá 6000€ (100€ x 12 meses x 5 anos) + juros do produto onde investiu para por exemplo amortizar no CH e assim reduzir o valor mensal a pagar ao banco. Na taxa fixa ao fim de 5 anos, o capital em dívida irá ser superior.
  10.  # 250

Alguém sabe de mais algum banco a oferecer spreads abaixo de 1,25% para além do Bankinter?
  11.  # 251

Colocado por: Jpires76Alguém sabe de mais algum banco a oferecer spreads abaixo de 1,25% para além do Bankinter?

Tem que comprar o jornal....

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/taxas_de_juro/detalhe/ja_ha_credito_para_a_casa_a_30_anos_com_juro_abaixo_de_1.html
  12.  # 252

Colocado por: Jpires76Alguém sabe de mais algum banco a oferecer spreads abaixo de 1,25% para além do Bankinter?

O Bankinter está a oferecer abaixo de 1,25% ???? No website diz 1,5%
  13.  # 253

O Bankinter faz transferência de crédito? É que na simulação deles (que por acaso deu-me 1,9% de spread) só deixa seleccionar a opção de aquisição e não transferência de crédito :/
  14.  # 254

A simulação que tive do Bankinter em nada condiz com esses spread's. Ofereceram-me 1,65% e comissões iniciais são elevadas.
    Esses spread's são para financiamentos superiores a 150 mil euros e rácio F/G < 70% mas, cada caso é um caso.
    No entanto, não se iludam com os spread's abaixo de 1,5%.
  15.  # 255

Colocado por: Picareta
    Tem que comprar o jornal....

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/taxas_de_juro/detalhe/ja_ha_credito_para_a_casa_a_30_anos_com_juro_abaixo_de_1.html

Spreads Picareta, não taxas de juro :)
  16.  # 256

Peço desculpa, não acertei no que queria dizer. O Bankinter está a fazer spreads de 1.25% para clientes Premier. A pergunta é se alguém conhece outros bancos a fazer o mesmo ou spreads inferiores.
  17.  # 257

Colocado por: Tyrande

O Bankinter faz transferência de crédito? É que na simulação deles (que por acaso deu-me 1,9% de spread) só deixa seleccionar a opção de aquisição e não transferência de crédito :/

O meu conselho é que vá a uma agência se quer obter o melhor spread, não se fie nas simulações (para qualquer banco).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ANdiesel
  18.  # 258

Colocado por: Supporter
    No entanto, não se iludam com os spread's abaixo de 1,5%.

O que importa é efectivamente a TAEG, mas tem alguma outra preocupação com estes speads?
  19.  # 259

Não, nada! Apenas quis alertar para o facto de esses spread's abaixo de 1,5% não estarem acessíveis à maioria dos clientes.

Atenção também ao facto de alguns bancos já colocarem uma cláusula de que, se a euribor for negativa, a taxa de juro não poderá ser inferior ao spread (neste caso, pode haver uma grande diferença entre bancos com os mesmos spread's ou até mesmo spread's à partida mais vantajosos que posteriormente não são assim tão bons, pelo menos numa perspectiva de euribores negativas até 2018/2019).

Eu o máximo que consegui, foi spread de 1,5% com euribor a 12 meses. O único senão foram seguros altos! (Activobank)
  20.  # 260

Colocado por: vmontalvaoMas indo para taxa fixa está a perder a oportunidade de investir o que poupa agora com a taxa variável. Imaginemos que a diferença é de 100€ mensais. Se for para taxa variável esses 100€ podem ser investidos num produto bancário enquanto que se for para taxa fixa esses mesmos 100€ irão ser para pagar o CH.

Concordo consigo, mas apenas está a contemplar o cenário em que as taxas se mantêm baixas.
    E se daqui por 2 ou 3 anos der por si a pagar mais 150€ do que paga hoje, sabendo-se por demais que os hábitos de poupança não são algo comum nas famílias portuguesas? Lá se vai a casa para o banco, como tantas se foram em anos recentes.
    Não sou defensor acérrimo de taxas fixas e provavelmente não são a melhor opção. Mas do que leio aqui acho que estão a cometer o grave "pecado" de tomar a situação atual como garantida, sem olhar ao passado muito pouco longínquo, que poderá repetir-se num futuro mais ou menos próximo, e esquecendo que estamos a viver um momento de taxas execionalmente baixas.
    Concordam com este comentário: de jesus mendes, mfigu, Supporter

0.0787 seg. NEW