Colocado por: Bricoleiroo principal motivo de mortes por acidentes nas estradas são devido a ultrapassagens mal feitas ou mal calculadas
Colocado por: mhpintoFossem as pessoas um pouco menos egoístas (oh utopia!) e mal se apercebessem que vinha alguém com mais pressa atrás deles fariam tudo para facilitar a ultrapassagem. Mas não, o (muito mais) normal é não só não facilitarem como ainda complicarem, como seja acelerando sempre que chegam a uma recta ou então, nos IP e IC, quando se abre uma segunda faixa. Aí é vê-los aí a passar dos 70 para os 120 ou 130, para voltarem aos 70 mal acaba a segunda faixa... E isto tanto vejam um como 10 carros a "pastar" atrás deles.
Colocado por: BricoleiroEu não tenho dúvida nenhuma que o principal motivo de mortes por acidentes nas estradas são devido a ultrapassagens mal feitas ou mal calculadas, as autoridades é que gostam de chamar tudo pelo mesmo nome = excesso de velocidade.
Colocado por: RCFA principal causa são as manobras perigosas,associadas a excesso de velocidade.
O que realmente mata é isso, pois uma manobra perigosa a reduzida velocidade, terá menor probabilidade de ser mortal.
Colocado por: BricoleiroNem sempre,
Colocado por: BricoleiroSe for mal feita (com outro de frente em reduzida visibilidade)
Colocado por: 21papaleguaseu gostava que fossem realmente tomadas medidas para que eles deixem de acontecer.
Colocado por: 21papaleguaseu estou-me borrifando para as contas dos estado, com multas ou sem multas
Colocado por: mhpinto
...e outras manobras perigosas, como não cumprir STOPs e prioridades e traços contínuos e sentidos proibidos e coisas que o valha. Se bem que concordo que estas poderão ser menos comuns que as ultrapassagens.
Nesta questão em particular, devemos dar aqui o devido (de)mérito a certo tipo de utentes das vias que potenciam muitas dessas ultrapassagens perigosas, mas que saem sempre isentos de responsabilidade: aqueles que não querendo ou não precisando de circular próximo sequer do limite permitido para a via onde circulam querem obrigar todos os outros a andar ao passo deles.
(Não me venham com o habitual "se tens pressa saísses mais cedo". Como simples exemplo dos muitos possíveis, sugiro que arranjem um par de "adoráveis parasitas" que se lembram de que precisam de tudo e mais alguma coisa mesmo antes de sair de casa e depois digam se conseguem sair sempre à hora pretendida/necessária para chegar a tempo ao destino.)
Fossem as pessoas um pouco menos egoístas (oh utopia!) e mal se apercebessem que vinha alguém com mais pressa atrás deles fariam tudo para facilitar a ultrapassagem. Mas não, o (muito mais) normal é não só não facilitarem como ainda complicarem, como seja acelerando sempre que chegam a uma recta ou então, nos IP e IC, quando se abre uma segunda faixa. Aí é vê-los aí a passar dos 70 para os 120 ou 130, para voltarem aos 70 mal acaba a segunda faixa... E isto tanto vejam um como 10 carros a "pastar" atrás deles.
E isto já para não falar dos "papa-reformas", "mata-velhos", ou lá o que lhes quiserem chamar.
Já me passou pela ideia que talvez não fosse má ideia alargar o âmbito do Artigo 40.º, alínea 3, do CE de forma a obrigar a parar, se necessário, quem circulasse a uma velocidade abaixo de 80% do limite permitido para a via (tipo ir a 70 numa estrada de 90: será isso a "marcha lenta"?) mal se formasse uma fila com mais de 3 viaturas atrás deles. Isto para permitir a passagem dessas viaturas, o que para mim, é diferente do que lá está referido de "facilitar a ultrapassagem"; uma ultrapassagem para ser facilitada tem de ser iniciada, ora muitas vezes vemos muito quem nem sequer tente, daí se formar a fila.
Difícil seria o comum dos condutores conseguir interiorizar uma regra dessas, quando é óbvio que outras bem mais básicas não o são.
Colocado por: pedromdfMas diga lá como é que a polícia poderia evitar os acidentes na sua óptica.
Colocado por: mhpintoAlgo que eu creio que contribuiria em muito para reduzir a sinistralidade seria alterar os requisitos de renovação da carta de conduçãoestou em pleno desacordo.
Colocado por: mhpintoA prática atual de essa renovação ser apenas dependente de parecer médico é ridícula.este é um dos parâmetros mais correctos a meu ver ...
Colocado por: mhpintoDeveria incluir exame teórico e prático, com lições obrigatórias em caso de reprovação.discordo completamente ...
Não só isso ajudaria a eliminar erros de condução adquiridos com a prática como obrigaria os condutores a ter o código mais em dia.
Colocado por: mhpintoPor exemplo, não é só por falta de QI que se vê tanta asneira na condução em rotundasjá se sentou a ver quem faz asneiras nas rotundas ????
Colocado por: mhpintoSendo as ditas uma realidade surgida não há muitas décadas, quem estiver na casa dos 60 nem nunca foi ensinado a conduzir nelas.parece-me que limita a sinistralidade ás pessoas com mais idade e continuo a achar que está errado ... super errado .
Colocado por: pedromdfToda a gente que tira a carta de condução está habilitado para conduzir na via pública!aí estou mais de acordo !!! Tudo se resume a consciência e modo de vida ...
No dia a seguir ao exame começa a cometer as infracções. Não é por falta de conhecimentos!
O maior factor que continua a alimentar a infracção é o sentimento de impunidade que reina na justiça em qualquer dos seus campos. Todas as manobras perigosas são feitas porque há consciência de que não estão a ser observados pela autoridade, que efectivamente não pode estar em todo o lado.
Os aceleras desaceleram durante duzentos metros logo que se apercebem da presença de uma brigada, quando deviam cumprir o código mesmo sabendo que não está a polícia.
Para quem não cumpre se não está a polícia vale tudo ... é rotundas, é stops, é prioridades é estacionamento indevido, batem e fogem, atropelam e fogem, vale tudo!
Colocado por: pedromdfPara quem não cumpre se não está a polícia vale tudo ... é rotundas, é stops, é prioridades é estacionamento indevido, batem e fogem, atropelam e fogem, vale tudo!
Colocado por: Vítor MagalhãesÁs vezes apetece-me meter a GoPro a filmar uma viagem para testemunhar estas situações todas...um dia destes falei com um colega Policia de transito devido ás filmagens , é possivel usar as filmagens para fins de multa caso o dono do filme apresente uma queixa não anónima , contudo para fins de crimes ou mortes a policia pode interceder junto do tribunal para usar as fotos ou filmagens como prova ...
Colocado por: 21papaleguas
Neste comentário concordo com tudo.
Mas gostava de salientar esta última frase, que me parece de extrema importância e ressalvar o facto de você não se ter referido ao excesso de velocidade. Bem haja.
No entanto gostava de lhe perguntar, como é que as autoridades fiscalizam qualquer uma destas infracções que acabou de referir, escondidos atrás da moita?
e fogem e fogemisso de fugir duas vezes é em excesso de velocidade ahahhahha
Colocado por: Vítor MagalhãesRafael, veja as coisas por este prisma, a GoPro montada em cima do Panda Cross e que por acaso até apanhou umas azelhadas no filme. Parece-me completamente legitimo :)é e você pode fazer uma queixa para haver uma multa , mas será devidamente identificado e acabará por ter chatices ... mas é legal .