Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

Mui bien!

E o escoramento lateral? Ainda não tem... só do lado da parede, que é facilitado. Vai betonar hoje, certo?

Hoje o lanche tem de ser bifanas, que isso com croissants não vai lá! :D
  2.  # 182

O. Martins, como tinha dito no post anterior, a minha chefe parou com a obra para dar um passeio Domingueiro ;-)

Vou ter que betonar durante a semana. Talvez quarta.
  3.  # 183

O. Martins, sim falta o escoramento lateral. Também não vai ser fácil fazer perfeito, pois não tenho barrotes longos.
    A ver se consigo dois apoios laterais da zona sem parede próxima!

Quanto ao betao vou fazer 1-2-2 com 0,5 de água.

Quando chegar junto ao tecto terei que fazer mais líquida e sem brita, será um problema?
  4.  # 184

Devia ter dito à chefe, que isto é como fazer um bolo, e ter a massa feita na forma e depois não a colocar no forno... lol

Faça 1:1.5:2.5. É importante ter mais volume de brita do que de areia.

Para o final da viga, não usar brita é de evitar, porque assim será uma argamassa, e não betão. São os inertes/agregados que lhe resistirão à compressão. O cimento serve de ligante, apenas. Veja se consegue colocar brita 1 pelo menos...
  5.  # 185

E a água, faz diferença na resistência? É que depois daquelé nível onde está a tábua, será muito difícil carregar e queria tentar com tubagem e um vibrador artesanal, mas o betão tem que estar mais líquido.

Assim vou usar 1:1.5:2.5 e a água? 0,5?
  6.  # 186

Colocado por: helcasaE a água, faz diferença na resistência? É que depois daquelé nível onde está a tábua, será muito difícil carregar e queria tentar com tubagem e um vibrador artesanal, mas o betão tem que estar mais líquido.

Assim vou usar 1:1.5:2.5 e a água? 0,5?

Muita água no betão tira resistência sim.
  7.  # 187

Porra, estou tramado! Essa não esperava!

Por curiosidade.... Se percebo a quimica envolvida, a agua ao evaporar deixa espaços vazios, tornando o betão mais poroso e menos resistente, é isso?

Eis a minha fantastica ideia.... a ver se funciona!
      tubagem.png
  8.  # 188

A razão água-cimento (A/C):
    Concordam com este comentário: Dos Santos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunogouveia, helcasa
      razão AC.JPG
  9.  # 189

na ultima imagem que coloquei onde diz 10 deveria de ser 100mm
  10.  # 190

Picareta, obrigado pelo gráfico. Ajuda bastante ;-)

Acredito que uma razão de 0,5 não será má.

Assim leva-me a crer que o betão correcto deverá ser:

Ci. Ar. Br. Ag.
    1 - 1,5 - 2,5 - 0,5
  11.  # 191

Para 1m3 o necessario sao 120 litros de água, logo 0,12.

O problema da água em excesso é precisamente esse, aquela que não reage com o betao, depois gera vazios quando evaporar, e diminui a resistência à compressão...

Nesse esquema só não percebi porque é que o vibrador está no depósito de betão antes de ser aplicado..
  12.  # 192

Falaram-me mesmo agora sobre um betão mais liquido com a ajuda de um adjuvante.

Alguem pode recomendar/falar sobre o tema?
  13.  # 193

O meu colega falou-me do Mapei VISCOFLUID SCC/10
  14.  # 194

No meu esquema tenciono vibrar o deposito para facilitar a entrada na tubagem.
    Caso não funcione bem la, mudo para junto do tubo logo à saida do reservatorio.

Do que me falaram hoje, com o adjuvante vai funcionar!

Estou confiante.

O problema agora é onde arranjar em pouca quantidade, só vou betonar 0,5m3
  15.  # 195

16.  # 196

Colocado por: Pedro BarradasE se utilizar betão seco pronto, só juntar agua.
    http://www.secilargamassas.pt/pt/produtos-20121220-181446/argamassas-tecnicas/betoes-secos-estruturais/seciltek-betao-cinzento
    Concordam com este comentário:Dos Santos

Preço?
  17.  # 197

Helder, o vibrador que tem para ajudar o betao entrar na mangueira não tem nada a ver com o vibrador do betão depois dele estar na cofragem!
    Qualquer casa de aluguer de materiais lhe aluga um, é barato e faz diferença. A função do vibrador é acomodar o betão nos locais de mais difícil acesso, e expulsar algum ar que se gere entre o betão.
  18.  # 198

Colocado por: ramos1999Preço?

Não , é perguntar no local, ou locais que vendam proximos o que lhe conseguem fazer ;)
    Pode compensar pois é para fazer somente 0.5m3....
  19.  # 199

O.Martins, o problema é sempee o mesmo... falta de acesso!!!
    Acredito que consigo vibrar bem com berbequim directo na cofragem.

Aconselhas o adjuvante? Ficará mesmo líquida?
  20.  # 200

Os adjuvantes servem para isso mesmo. Esse fará um betao mais fluido. Não há mal nenhum, desde que bem aplicado, com as recomendações do fabricante.

0.0408 seg. NEW