Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

6 metros é grandito! Já o pôs?

Se ainda não, corte ao meio. A metade com 3metros ponha em baixo, centrada, 4 cm acima dos varoes longitudinais inferiores.
    A outra metade corte ao meio, e ponha cada peça na parte superior 4 cm abaixo dos varões longitudinais (ou entre os varoes longitudinais, se tiver espaço e cumprir o recobrimento de cada varão)

Envio esquema em anexo. A azul é o que tem, e a vermelho o que pode pôr se quiser colocar os varões adicionais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: helcasa
      Untitled.jpg
  2.  # 162

O que é que são aquelas madeiras entre a cofragem e os varões longitudinais inferiores? Aquilo tem de sair dali... use espaçadores como deve ser, e evite coloca-los a meio vao.
    Concordam com este comentário: Dos Santos
  3.  # 163

De facto já foi tarde..... já o coloquei :-(
      20160611_194719_2.jpg
  4.  # 164

Aqui esta outra...
      20160611_194737.jpg
  5.  # 165

Pena não ter dado tempo para por o ferro em baixo e em cima. Pensava que tinha aí uma ponta, e não um ferro inteiro. Não precisava ter subido tanto o varão extra. Quanto mais em baixo melhor. Como tinha 6 metros até o o pode dobrar a 1.5 m a contar do centro e fazer a armadura superior. Só que teria de o desmontar, e mm assim talvez não lhe desse amarração no pilar.
    Mas está com bom aspecto! Quando um dia a mecânica lhe falhar... Já sabe!

Não se esqueça do escoramento lateral, e cofrar a viga até ao limite exterior do pilar. Vi ali uns grampos sobre o pilar... mas acredito que sejam provisórios...
  6.  # 166

Helcasa, bom trabalho.
    Quando aos membros que têm perdido tempo em arrufos, peço que o façam os arrufos em privado para não degradarem a discussão.
    Estou curioso acerca da betonagem.
  7.  # 167

Boa noite O.Martins, de facto para fazer como recomendou, daria muito trabalho e o cansaço psicológico começa a apertar! São demasiadas horas. Sempre das 9h as 23h!

Por acaso a Mecânica vai bem, faço o que gosto ;-)
    Mas reconheço que desde que comprei a casa, despertei uma costela de civil! Pena estarmos em crise senão, metia-me a fazer.
  8.  # 168

Agora lanço uma questão que espero não dar polémicas, pois na minha óptica será basico!

Qual o melhor betão para a viga?

3-2-1 ou 2-2-1? E a água? A mesma que o cimento?
  9.  # 169

Colocado por: nunogouveiaBoas, estou a seguir a discussão, e a mim ainda me preocupam duas coisas, e desculpem a minha ignorância:

1) Se a camada de compressão da laje for das menores, 3cm por ex. não existe o risco de colapso de uma fiada de abobadilhas (mesmo não sendo cargas concentradas)?
    2) das fotografias concordo que as folgas entre varões são diminutas para um betão normal. Julgo que deverá conceber um betão com inertes de dimensão mais reduzida, certo?

Cómo não sou da área, quando diz inertes, refere-se à brita?
    Vou usar brita 10-15 [mm], se estiver a dizer errado corria, por favor!

Sim o.ferro esta muito junto, é o reflexo da viga não ter sido pensada desde início! Se fosse agora faria pilares de 30x20 ou 30x25.
    Outro mal, é que.não tenho máquina de dobrar ferro e o ferro de 16 só mesmo à marretada contra uma pedra!!!
    Se tivesse máquina talvez consegui-se ângulos mais pronunciados em vez de curvas com 20 ou 30cm de raio!!!
  10.  # 170

Colocado por: riscosLOLOL tire ai uma para mim que já ai apareço!! eheh

Tenho.4 packs de 24, muitos amendoins e uma viga para carregar.
    É só aparecerem que entre comes e bebes a viga fica pronta em dois tempos ;-)
  11.  # 171

Colocado por: helcasa

Tenho.4 packs de 24, muitos amendoins e uma viga para carregar.
    É só aparecerem que entre comes e bebes a viga fica pronta em dois tempos ;-)

De que Zona você é?
  12.  # 172

O.Martins, voltando à mesma questão é porque continuo reticente em flectir a placa!!!

Não acha que uma placa com 11mx3m e com 6 pilares, dos quais 2 deles com 1m x 30cm, não é muito rígida.

Acha que vou mesmo conseguir flectir?
  13.  # 173

Cómo não sou da área, quando diz inertes, refere-se à brita?
    Vou usar brita 10-15 [mm], se estiver a dizer errado corria, por favor!

Sim o.ferro esta muito junto, é o reflexo da viga não ter sido pensada desde início! Se fosse agora faria pilares de 30x20 ou 30x25.
    Outro mal, é que.não tenho máquina de dobrar ferro e o ferro de 16 só mesmo à marretada contra uma pedra!!!
    Se tivesse máquina talvez consegui-se ângulos mais pronunciados em vez de curvas com 20 ou 30cm de raio!!!

Sim, os inertes são as areias e britas para fazer o betão. As dimensões devem ser de forma a passarem entre os ferros (se bem me lembro)
    Concordam com este comentário: Dos Santos
  14.  # 174

Colocado por: helcasaAgora lanço uma questão que espero não dar polémicas, pois na minha óptica será basico!

Alguma sugestão?
  15.  # 175

Colocado por: helcasaAgora lanço uma questão que espero não dar polémicas, pois na minha óptica será basico!

Como é que fez para os pilares?

Mas esses traços estão ao contrario não?
    Eu quando falo em traços penso em cimento-areia-brita
    Eu faria pelo menos, 1-2-3 , ou 1-1.5-2.5
    A água é em menor quantidade que o cimento. Para 1 m3, o ideal é usar cerca de 120 litros de água +/-

No seu caso, como vai betonar a parte de cima da viga com compressor, talvez precise desse betão um pouco mais fluido.

Colocado por: helcasaO.Martins, voltando à mesma questão é porque continuo reticente em flectir a placa!!!

Não acha que uma placa com 11mx3m e com 6 pilares, dos quais 2 deles com 1m x 30cm, não é muito rígida.

Acha que vou mesmo conseguir flectir?

Se a laje fosse de 100x3, e em vez de ser apoiada numa vigas que apoiam em 6 pilares, fosse apoiada em paredes maciças de betão, a sua maior ou menor dificuldade em aliviar a laje, no troço que estamos a falar, era igual. Seja como for, não precisa fazer isso hoje, só quando for aplicar o grout.
  16.  # 176

Tem razão, está ao contrário.
    Parecia estranho 1-2-3 ;-)

Para o pilar fiz mesmo 1-2-3, e por vezes quando não estava satizfeito com a cor colocava mais meia pá de cimento ;-)

Ok, farei novamente 1-2-3
  17.  # 177

Ora bem.... passou por aki o meu chefe e parou com a obra!
    Diz ela que já chega, 3 dias sem parar é demais.

Para já estamos assim....
    Esta quase!
      20160612_135944.jpg
  18.  # 178

E mais...
      20160612_135950.jpg
  19.  # 179

E mais...
      20160612_135958.jpg
  20.  # 180

O buraco aberto tem 16cm, encho até aí, depois.... é que vão ser elas!!!!
    Vai ser um dia só para isso!

0.0432 seg. NEW