Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Colocado por: helcasaViva O.Martins, acha mesmo que devo colocar 2 escoras sobre a placa e forçar para cima!
    Faz-me confusão e não sei até quando posso ir! É que com a marreta não sei se estarei a exagerar no aperto da escora!!!

Tem prós e contras, mas eu faria isso. Em condições normais seria betonar as vigas, e depois betonar a laje. Ou as duas em conjunto mas devidamente escoradas. No seu caso a laje já está feita e já está a trabalhar para parte do esforço que foi projetada. Se não aliviar a laje, e admitindo que a ligação nova viga - laje vai ter sempre imperfeições, a laje vai ter de trabalhar um pouco até passar as solicitações adicionais de carga, para a viga. E assim pode estar a esforçar demasiado algumas vigotas da laje, sem necessidade.
    Numa construção normal, a betonar uma laje sobre uma viga que estivesse feita, o próprio peso do material da laje, fazia com que a ligação ficasse boa. Mas você vai trabalhar ao contrário...

Em vez de duas, colocaria apenas uma escora de um dos lados da viga (lado de fora, relativamente à garagem), a 1,5m da parede que irá demolir, ou seja, a meio vão dos 3,0m. Se fizer isto distribua bem a carga no pavimento e no tecto (paralelamente à viga).
    Não é preciso dar pancadas em exagero no extensor. É só para aliviar a laje... se sentir que já está a forçar a laje, já está bom. Até porque não pode fazer demasiado porque é importante a principal carga do terraço continuar a ir para as outras vigas existentes.
    Concordam com este comentário: Dos Santos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: helcasa
  2.  # 142

Colocado por: helcasaQuanto ao ferro, só tenho um e de facto acho que seria melhor o mais próximo da fibra inferior onde teremos a tracção!

Agora, colocar só dum lado é que me faz confusão! Mexe com a inércia da viga e aquando fortes cargas, certamente fará a viga torcer!

Acham que se a colocar ao centro e adicionar alguns ferros de 6 só para a manter centrada, não será melhor?
    Tentei demonstrar na imagem, não é nada fácil o telemóvel!!!
      Screenshot_2016-06-11-00-19-46_2_2_2.png

Pensei que tinha duas barras sendo assim já muda de figura.
  3.  # 143

Só uma info que certamente não se aperceberam!
    Sou eu que faço tudo sozinho.
    Não tenho ajuda de ninguém.
    Por isso é que demora muito!
  4.  # 144

Colocado por: helcasaSó uma info que certamente não se aperceberam!
    Sou eu que faço tudo sozinho.
    Não tenho ajuda de ninguém.
    Por isso é que demora muito!

Já nos apercebemos hel.
    Concordam com este comentário: Dj_C
  5.  # 145

Colocado por: riscos

Para o modelo ser o mais real possível, supõem uma laje aligeira com sobrecarga de 5kn/m2 + 2 kn/m2 de terraço acessível + carga permanente de 1kn/m2 para revestimento e argamassas. a carga deixa de estar toda distribuída sobre as vigas existentes mas será repartida sobre uma carga linear nas vigas mediante a área de influencia.

colocando as molas nos pilares que ficam junto à moradia com coeficiente de 0,7 de forma a simular a r igidez da estrutura existente.

Isto já esta a ir para um campo muito teórico o que perde o interesse para a malta.

É o problema de alguns engenheiros, (não estou a dizer que é o caso), sabem muita teoria e têm muito pouca experiencia prática.

Riscos, a única carga que irá para a viga nova não será apenas a carga adicional imposta após a obra?
    Concordam com este comentário: Dj_C
  6.  # 146

Acho que ainda vai a tempo de fazer uma alteração que poderá fazer toda a diferença.
    Baixa as armaduras 5 ou 10cm, e betona a viga 5 ou 10 cm abaixo da laje. Isto facilita muito a betonagem e garante uma betonagem bem executada.
    Depois coloca calços metálicos em todas as vigotas, para que elas fiquem apoiadas na viga. Como esses calços podem ser colocados com pressão, as vigotas ficam melhor apoiadas sobre a viga.
  7.  # 147

Colocado por: PicaretaAcho que ainda vai a tempo de fazer uma alteração que poderá fazer toda a diferença.
    Baixa as armaduras 5 ou 10cm, e betona a viga 5 ou 10 cm abaixo da laje. Isto facilita muito a betonagem e garante uma betonagem bem executada.
    Depois coloca calços metálicos em todas as vigotas, para que elas fiquem apoiadas na viga. Como esses calços podem ser colocados com pressão, as vigotas ficam melhor apoiadas sobre a viga.
    Concordam com este comentário:Dos Santos

Está a ver quando você quer até ajuda, parece que está sempre com medo dos ciumes do seu namorado.
  8.  # 148

O único senão de baixar é mesmo a saída da garagem. Estou a projectar uma saida com 4,82x2,1.

Não queria estar a baixar mais à saída.

Vou deixar 2cm junto ao tecto espremendo os taipais com grampos e depois faço esses calços, mas com grout.

Acham que posso fazer a viga e duas semanas depois fazer os calços em grout?
  9.  # 149

Ahhhh já mês esquecia.... Assim já gosto da dinâmica que aki se vive ;-)

Muito mais saudável e útil para mim ;-)

Alguma sugestão para o ferro de 16 que sobra?

Posso fazer como mostro na imagem enterro?
  10.  # 150

Colocado por: helcasaAhhhh já mês esquecia.... Assim já gosto da dinâmica que aki se vive ;-)

Muito mais saudável e útil para mim ;-)

Alguma sugestão para o ferro de 16 que sobra?

Posso fazer como mostro na imagem enterro?

Um vez que é só um não o meta.
  11.  # 151

Colocado por: Dos SantosUm vez que é só um não o meta.

Porquê?
  12.  # 152

Colocado por: helcasaPosso fazer como mostro na imagem ?

Sim.
  13.  # 153

Colocado por: Picareta
    Porquê?

Porque não é necessário.
  14.  # 154

Colocado por: Dos SantosPorque não é necessário.

Nem você nem eu sabemos se é necessário. Não fizemos nenhum cálculo.
    Se não sabemos e o helcasa tem lá o ferro, deve mete-lo.
  15.  # 155

Colocado por: Picareta
    Nem você nem eu sabemos se é necessário. Não fizemos nenhum cálculo.
    Se não sabemos e o helcasa tem lá o ferro, deve mete-lo.

O melhor é comprar outro vergalhão de 16mm para colocar.
  16.  # 156

Helder,, mas qtos metros tem o ferro? Ponha onde disse, a 4 ou 5 cm para cima, da fiada dos varões inferiores, a meio da viga, assim não causa assimetrias.

Vai esperar 15 dias para por o grout?!
    Pode pô-lo muito antes disso, desde que não descarregue a laje, nem o escoramento da viga, e que não falte água para a cura do grout. Só deve descarregar a viga e a laje depois da cura do grout.
  17.  # 157

Helder, uma vez que já está mentalizado para esperar esse tempo, talvez não seja mau de todo...
    Aplicar só o grout, mas só depois de retirar o escoramento da viga (sem descarregar a laje, esta só deve ser descarregada depois do grout estar curado).

Mas força com isso, a ver se o puto ainda dá uns mergulhos antes de Setembro...

Já agora, mais tarde, no dia que retirar o escoramento à viga, ponha qualquer coisa à pressão entre a viga e uma vigotas, a 1/2 vão da viga. Um dia depois de retirar o escoramento, vá lá ver quanto é que a viga deformou...
  18.  # 158

Só disse duas semanas porquestra apartir do dia 18 tenho 1 semana férias com reserva!

Quanto ao ferro, tenho 6m.

Como não vi grande stress aki no fórum, vou colocar como indiquei na imagem.
  19.  # 159

Estado actual....
      20160611_175548.jpg
  20.  # 160

Mais outra.....
      20160611_175621.jpg

0.0378 seg. NEW