Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: O.MartinsRiscos, pense que lá comigo. O que o Helcasa está a fazer é um pórtico. Esqueça as vigotas, por agora. Seria preocupante se a carga que a viga suportasse desenvolvesse torção na viga, aí sim, teria de aumentar a inércia transversal ao pórtico, no pilar. Não é o caso.

Concentrando-se no pórtico, a viga vai querer flectir/encurvar e vai ser o pilar que a impede. Ou seja, o pilar tem de ser colocado na sua maior direção, alinhado com a viga. Se pensar bem não é difícil perceber este raciocínio. O Riscos disse que o pilar devia ser colocado ao contrário! Isso para mim é que é não ter noção de estabilidade, desculpe.

Pois é...mas o O.martins está a ver um pórtico, eu estou a ver uma laje rectangular de vigotas que trabalha numa única direção em que a estrutura trabalha toda em conjunto. estou a ver mais á frente, o martins só está a olhar para um pórtico...

Por outro lado se a viga fletir aquele prumo vai fissurar na face virada para a viga, 1º porque a armadura está toda concentrada no meio, ficando com um recobrimento enorme so de betão, depois porque as amarrações estão uma desgraça.

Antes que faça mais asneiras, depois quero ver qual o conselho como vai betonar a viga sem partir as abobadilhas por cima.

Colocado por: O.MartinsIsso para mim é que é não ter noção de estabilidade, desculpe.

Tem toda a razão..
  2.  # 42

Colocado por: riscos
    Por outro lado se a viga fletir aquele prumo vai fissurar na face virada para a viga, 1º porque a armadura está toda concentrada no meio, ficando com um recobrimento enorme so de betão, depois porque as amarrações estão uma desgraça.

Riscos, não me leve a mal. Qual é a sua formação na área? É engenheiro? desenhador? Arq? Curioso com noções de construção. É só para eu saber com quem estou a falar.

Não é "Se a viga fletir". A viga vai fletir.
    Não é a face do pilar virada para a viga que pode fissurar. Essa vai estar à compressão. Quanto muito, e na rutura, iria esmagar. Fissurar nunca. Se Fissurar é a face de fora.
  3.  # 43

Colocado por: O.MartinsRiscos, não me leve a mal. Qual é a sua formação na área? É engenheiro? desenhador? Arq? Curioso com noções de construção. É só para eu saber com quem estou a falar.

Não é pela profissão que fica a saber com quem está a falar caro amigo, mas sim sou engº

Colocado por: O.MartinsNão é "Se a viga fletir". A viga vai fletir.

teoricamente sim, na prática poderá ou não, daí ter referido "se a viga fletir"..

Colocado por: O.MartinsNão é a face do pilar virada para a viga que pode fissurar. Essa vai estar à compressão. Quanto muito, e na rutura, iria esmagar. Fissurar nunca. Se Fissurar é a face de fora.

obviamente..como também não sei com quem estou a falar, a linguagem tem de ser percetível, e parece-me a mim que a melhor forma de explicar o esmagamento da zona comprimida será indicar que essa zona irá fissurar, não lhe parece?
    Concordam com este comentário: dedao
  4.  # 44

De qualquer das formas deixe-me dizer-lhe que não me parece de todo que o O Martins esteja a ajudar o Hel, está a fazer de cúmplice de um mau trabalho, que se der asneira o O. Martins não tem qualquer responsabilidade...em relação aos pontos que referi, fica a nota para pensar no dia em que der "barraca"
  5.  # 45

Não é pela profissão que fica a saber com quem está a falar caro amigo, mas sim sou engº

Não é profissão. É formação. É de civil? Se sim somos colegas. Mas isto por aqui vale o que vale... e tendo em conta o que disse sobre o pilar, tenho mesmo duvidas, mas não vou insistir.

Aquela viga, vai trabalhar à flexao. Ponto. Discutir isto é questionar o básico. Não está em causa se ela vai fletir e deformar 1mm, 2mm ou 3mm. Mas vai trabalhar à flexao, vai provocar flexao e compressão no pilar em que as fibras interiores do pilar vão estar altamente comprimidas e as fibras exteriores, do lado de fora do pórtico estarão, ou tb comprimidas, ou até tracionadas, consoante o esforço de flexao da viga provoque ao pilar. Daí que, na face interior do pilar não terá fissuraçao estrutural. Na face exterior, poderá ter, ou não. Isto para mim não tem discussão. E encerro aqui a conversa. Quanto a betonar a viga já dei a minha opinião ao Helcasa de como faria.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  6.  # 46

Colocado por: O.Martinse tendo em conta o que disse sobre o pilar, tenho mesmo duvidas, mas não vou insistir.

Duvidas sobre o que?
  7.  # 47

Colocado por: PicaretaEu acho que ainda está a tempo de desmanchar isso tudo e colocar aí uma viga metálica.
    Concordam com este comentário:tiagot,Dos Santos

Nunca estive tanto de acordo com esta menina :)
  8.  # 48

Colocado por: riscosDe qualquer das formas deixe-me dizer-lhe que não me parece de todo que o O Martins esteja a ajudar o Hel, está a fazer de cúmplice de um mau trabalho, que se der asneira o O. Martins não tem qualquer responsabilidade...em relação aos pontos que referi, fica a nota para pensar no dia em que der "barraca"

Então não está a ajudar????

Está a ajudar e muito, a que a lage caia assim que Hel der um mergulho na sua piscina...
  9.  # 49

Duvidas sobre o que?

Dúvidas sobre como é que alguém com formação em Engenharia Civil, não percebe o funcionamento básico de um pórtico. E diz que isso é na teoria, mas na prática não é assim. Então projetam se estruturas q depois na prática não vão funcionar assim?
    São perguntas retóricas, não pretendo mm continuar a falar disto pq o tópico já descambou
  10.  # 50

Colocado por: O.MartinsDúvidas sobre como é que alguém com formação em Engenharia Civil, não percebe o funcionamento básico de um pórtico. E diz que isso é na teoria, mas na prática não é assim. Então projetam se estruturas q depois na prática não vão funcionar assim?

caro amigo, fiquemos por aqui então.

Vou-lhe deixar o link do gabinete com alguns dos trabalhos que um engenheiro que não entende o funcionamento básico de um pórtico ja fez e não caíram nem fissuraram;)

https://www.facebook.com/RiscoseRascunhos/

Cumprimentos
  11.  # 51

Fico preocupado, é tudo o que lhe posso dizer.

Se alguém que vende serviços de engenharia, diz que na prática uma viga de um pórtico não trabalha à flexao...
    Então tb não põe mais armadura em baixo do que em cima, a meio vão da viga, certo? Se diz que a viga não vai trabalhar à flexao...
  12.  # 52

Colocado por: O.MartinsSe alguém que vende serviços de engenharia, diz que na prática uma viga de um pórtico não trabalha à flexao...
    Então tb não põe mais armadura em baixo do que em cima, a meio vão da viga, certo? Se diz que a viga não vai trabalhar à flexao...

Como?? mas quem é que disse que uma viga com 5 m não trabalha à flexão? só pode estar a brincar..

Colocado por: O.MartinsFico preocupado, é tudo o que lhe posso dizer.

Não fique, que não vale a pena...
  13.  # 53

Colocado por: Riscos
    teoricamente sim, na prática poderá ou não, daí ter referido "se a viga fletir"
  14.  # 54

fletir no sentido excessivo e figurativo da palavra...considerando que o O.Martins entenderia com fletir o termo deformar.!!!!!!!!!
  15.  # 55

?!

Eu não faço 2as interpretações.
    De alguém que disse para colocar os pilares transversalmente à viga, só para ficarem alinhados com as vigotas... e ficavam só aqueles 15cm a receber a flexao da viga... nem 20!

A viga vai fletir sempre. Seja 1 mm, sejam 5mm.
    Daí ter dito para o Hélder só colocar a porta depois de encher a piscina. São os tais conselhos de trolha e as palmadas nas costas que eu dou.

A si é que sinceramente não vejo ter atitude produtiva no auxílio do Helder. tudo está mal. Vai tudo cair e fissurar. E vai pelo caminho mais fácil, que é arrancar as abobadinhas por cima (logo, o mosaico e a impermeabilização) e depois ter de refazer a impermeabilização, a betoninha, e ficar com 1 remendo no mosaico... isto não "é de engenheiro"
  16.  # 56

Colocado por: O.MartinsEu não faço 2as interpretações.
    De alguém que disse para colocar os pilares transversalmente à viga, só para ficarem alinhados com as vigotas... e ficavam só aqueles 15cm a receber a flexao da viga... nem 20!

A viga vai fletir sempre. Seja 1 mm, sejam 5mm.
    Daí ter dito para o Hélder só colocar a porta depois de encher a piscina. São os tais conselhos de trolha e as palmadas nas costas que eu dou.

O. martins fique lá com a sua engenharia que eu fico com a minha...cada um com os seu trabalhos, seus ainda não vi nenhuns mas gostava de ver...

Colocado por: O.MartinsA si é que sinceramente não vejo ter atitude produtiva no auxílio do Helder. tudo está mal. Vai tudo cair e fissurar. E vai pelo caminho mais fácil, que é arrancar as abobadinhas por cima (logo, o mosaico e a impermeabilização) e depois ter de refazer a impermeabilização, a betoninha, e ficar com 1 remendo no mosaico... isto não "é de engenheiro"

Isso é o que vai acontecer com a engenharia do O.Martins
  17.  # 57

Colocado por: O.Martinssó para ficarem alinhados com as vigotas

LOL, eu acho uma piada..vou ficar por aqui para não o chamar nomes pelo chat, que ãcho isso uma cobardia!!!
  18.  # 58

LOL, eu acho uma piada..vou ficar por aqui para não o chamar nomes pelo chat, que ãcho isso uma cobardia!!!

?! Não vou procurar para citar, mas eu comentei o primeiro post seu, precisamente pq o Riscos disse que o pilar estava mal colocado. Não devia ter a sua maior direção no alinhamento da viga, mas sim no alinhamento das vigotas. A partir daí é que se gerou está discussão. Já lhe tentei explicar tecnicamente, pelo ponto de vista do funcionamento do pórtico etc, a minha interpretaçao.
    Da sua parte só vejo ofensas, agora até ameaça chamar nomes... LOL
  19.  # 59

Fixe, ja tivemos um arrufo de arquitontos, so faltava mesmo de engenholas!!!
    Concordam com este comentário: Skinkx
  20.  # 60

Colocado por: Sergio RodriguesFixe, ja tivemos um arrufo de arquitontos, so faltava mesmo de engenholas!!!

não vale a pena ;) esperemos que o Hel chegue a bom porto com a obra...

0.0307 seg. NEW