Colocado por: O.MartinsRiscos, pense que lá comigo. O que o Helcasa está a fazer é um pórtico. Esqueça as vigotas, por agora. Seria preocupante se a carga que a viga suportasse desenvolvesse torção na viga, aí sim, teria de aumentar a inércia transversal ao pórtico, no pilar. Não é o caso.
Concentrando-se no pórtico, a viga vai querer flectir/encurvar e vai ser o pilar que a impede. Ou seja, o pilar tem de ser colocado na sua maior direção, alinhado com a viga. Se pensar bem não é difícil perceber este raciocínio. O Riscos disse que o pilar devia ser colocado ao contrário! Isso para mim é que é não ter noção de estabilidade, desculpe.
Colocado por: O.MartinsIsso para mim é que é não ter noção de estabilidade, desculpe.
Colocado por: riscos
Por outro lado se a viga fletir aquele prumo vai fissurar na face virada para a viga, 1º porque a armadura está toda concentrada no meio, ficando com um recobrimento enorme so de betão, depois porque as amarrações estão uma desgraça.
Colocado por: O.MartinsRiscos, não me leve a mal. Qual é a sua formação na área? É engenheiro? desenhador? Arq? Curioso com noções de construção. É só para eu saber com quem estou a falar.
Colocado por: O.MartinsNão é "Se a viga fletir". A viga vai fletir.
Colocado por: O.MartinsNão é a face do pilar virada para a viga que pode fissurar. Essa vai estar à compressão. Quanto muito, e na rutura, iria esmagar. Fissurar nunca. Se Fissurar é a face de fora.
Não é pela profissão que fica a saber com quem está a falar caro amigo, mas sim sou engº
Colocado por: O.Martinse tendo em conta o que disse sobre o pilar, tenho mesmo duvidas, mas não vou insistir.
Colocado por: PicaretaEu acho que ainda está a tempo de desmanchar isso tudo e colocar aí uma viga metálica.
Colocado por: riscosDe qualquer das formas deixe-me dizer-lhe que não me parece de todo que o O Martins esteja a ajudar o Hel, está a fazer de cúmplice de um mau trabalho, que se der asneira o O. Martins não tem qualquer responsabilidade...em relação aos pontos que referi, fica a nota para pensar no dia em que der "barraca"
Duvidas sobre o que?
Colocado por: O.MartinsDúvidas sobre como é que alguém com formação em Engenharia Civil, não percebe o funcionamento básico de um pórtico. E diz que isso é na teoria, mas na prática não é assim. Então projetam se estruturas q depois na prática não vão funcionar assim?
Colocado por: O.MartinsSe alguém que vende serviços de engenharia, diz que na prática uma viga de um pórtico não trabalha à flexao...
Então tb não põe mais armadura em baixo do que em cima, a meio vão da viga, certo? Se diz que a viga não vai trabalhar à flexao...
Colocado por: O.MartinsFico preocupado, é tudo o que lhe posso dizer.
Colocado por: Riscos
teoricamente sim, na prática poderá ou não, daí ter referido "se a viga fletir"
Colocado por: O.MartinsEu não faço 2as interpretações.
De alguém que disse para colocar os pilares transversalmente à viga, só para ficarem alinhados com as vigotas... e ficavam só aqueles 15cm a receber a flexao da viga... nem 20!
A viga vai fletir sempre. Seja 1 mm, sejam 5mm.
Daí ter dito para o Hélder só colocar a porta depois de encher a piscina. São os tais conselhos de trolha e as palmadas nas costas que eu dou.
Colocado por: O.MartinsA si é que sinceramente não vejo ter atitude produtiva no auxílio do Helder. tudo está mal. Vai tudo cair e fissurar. E vai pelo caminho mais fácil, que é arrancar as abobadinhas por cima (logo, o mosaico e a impermeabilização) e depois ter de refazer a impermeabilização, a betoninha, e ficar com 1 remendo no mosaico... isto não "é de engenheiro"
Colocado por: O.Martinssó para ficarem alinhados com as vigotas
LOL, eu acho uma piada..vou ficar por aqui para não o chamar nomes pelo chat, que ãcho isso uma cobardia!!!
Colocado por: Sergio RodriguesFixe, ja tivemos um arrufo de arquitontos, so faltava mesmo de engenholas!!!