Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

1 1º estribo fica junto á face do pilar não entra dentro do pilar, o primeiro metro de viga afaste os estribos de 10 em 10 cm, passado esse metro afaste os estribos de 20 em 20 até chegar a 1m do final da viga e novamente de 10 em 10.
    Concordam com este comentário: O.Martins
  2.  # 82

Colocado por: helcasaSe vir bem nas imagems (faça zoom) tenho dois ferros de 12 com cerca de 80cm de comprimento que vêem do pilar.

Não havia necessidade (porque não se faz) ,dobrar os ferros do pilar para a viga, mas ja estando feito deixe estar.
  3.  # 83

Colocado por: helcasaAinda faltam um ferro se 16 e outros de 12.

Onde vai colocar? ja reparou como os ferros da face inferior estão praticamente juntos? deviam ter no mínimo 4cm de afastamento entre eles para que possam estar envolvidos em betão, como não vai conseguir vibrar, não coloque mais ferro, e tente afastar os mesmos.
  4.  # 84

Obrigado riscos pelo rápido feedback

De facto também acho que já tem muito ferro.

Os ferros que dobrei para a viga eram ferros extra e não de pilar.

Na imagem em anexo pode ver o ferro do pilar. As dobras que vê era para permitir assentar uma viga ligeira (fraca) só para segurar o portao da garagem.

Reforço que está viga só surgiu no projecto depois de ter a ideia de colocar uma piscina em cima.

Vou afastar o máximo que posso para ter 4 cm de espaço.
    Como não tenho vibrador vou usar o meu berbequim em martelo contra uma chapa de aço e essa contra a cofragem, assim vibrará o betão e em principio remove as bolhas de ar.
      20160528_130545.jpg
  5.  # 85

Quando iniciei este projecto ideia era só fazer uma viga simples para segurar o portao. Iria ficar con 15x20 apenas e por cima tijolo até ao tecto.

Mas a piscina estragou tudo! E o trabalho extra da grandes dores de cabeça e costas ;-)

Acho que vai compensar quando do vir o meu filhote a chapinhar na água todo Feliz ;-)

O que um Pai não faz por eles.

Agora em desabafo, devia ter construído em vez de comprado! Fazia térrea, mais pequena e poderia por uma piscina de exterior bem maior! J
  6.  # 86

Colocado por: helcasaObrigadoriscospelo rápido feedback

De facto também acho que já tem muito ferro.

Os ferros que dobrei para a viga eram ferros extra e não de pilar.

Na imagem em anexo pode ver o ferro do pilar. As dobras que vê era para permitir assentar uma viga ligeira (fraca) só para segurar o portao da garagem.

Reforço que está viga só surgiu no projecto depois de ter a ideia de colocar uma piscina em cima.

Vou afastar o máximo que posso para ter 4 cm de espaço.
    Como não tenho vibrador vou usar o meu berbequim em martelo contra uma chapa de aço e essa contra a cofragem, assim vibrará o betão e em principio remove as bolhas de ar.
      20160528_130545.jpg

Hel quem lhe disse para fazer assim esse pilar?
  7.  # 87

Helder, esse pilar afinal nao está assim tão mal!! Ainda bem. Era muito pior se as armaduras viessem desde a sapata, quase ao centro do pilar. Assim vêm com alguma excentricidade, e depois as interiores encurvam para dentro. Não é grave, pq essa zona interior, antes de chegar à viga, só vai trabalhar à compressão (em principio, e em condições normais)

Como lhe disse, eu punha mais um ferro em cima, de cada lado da viga, até 1/4 a partir do pilar. Se lhe sobra ele aí faz falta. Aí o ferro faz mais falta em cima do que em baixo. Pelo que percebi só ia pôr dois...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: helcasa
  8.  # 88

Correto, quanto tem um pórtico, regra básica, não neste caso de uma laje retangular com um pilar de 1m a cerca de 1m deste prumo

Diz o quê mas não diz porquê. Porque não experimentam (o Riscos e o O.Martins) justificar o que afirmam com um simples cálculo?

Estendo o desafio ao Dos Santos. Afinal de contas se concordou com este comentário técnico do Riscos deve perceber de estruturas. Ou não?
    Concordam com este comentário: Picareta, Dos Santos
  9.  # 89

Colocado por: j cardosoEstendo o desafio ao Dos Santos.

O Santos também deve ser engenheiro, afinal ele opina sobre tudo o que é construção.
  10.  # 90

Colocado por: Picareta
    O Santos também deve ser engenheiro, afinal ele opina sobre tudo o que é construção.

Engº Arrrgricula, e não opina só construção.
  11.  # 91

Porque concordou com aquele comentário do Riscos que eu citei?
  12.  # 92

Colocado por: j cardoso
    Diz o quê mas não diz porquê. Porque não experimentam (o Riscos e o O.Martins) justificar o que afirmam com um simples cálculo?

Estendo o desafio ao Dos Santos. Afinal de contas se concordou com este comentário técnico do Riscos deve perceber de estruturas. Ou não?
    Concordam com este comentário:Picareta

Sr. Arq você petende saber o que os kN/m2 os KG/m2?

Já agora junte a menina mal disposta Picareta ao desafio.
  13.  # 93

Colocado por: j cardosoPorque concordou com aquele comentário do Riscos que eu citei?

Porque devo dinheiro ao Gajo homem.
  14.  # 94

Ninguém. Apenas eu.

Eu sei que o ferro esta estranho. Mas o objectivo inicial era outro.
  15.  # 95

Colocado por: helcasaNinguém. Apenas eu.

Eu sei que o ferro esta estranho. Mas o objectivo inicial era outro.

OK já cá não está quem falou...
  16.  # 96

Colocado por: O.MartinsHelder, esse pilar afinal nao está assim tão mal!! Ainda bem. Era muito pior se as armaduras viessem desde a sapata, quase ao centro do pilar. Assim vêm com alguma excentricidade, e depois as interiores encurvam para dentro. Não é grave, pq essa zona interior, antes de chegar à viga, só vai trabalhar à compressão (em principio, e em condições normais)

Como lhe disse, eu punha mais um ferro em cima, de cada lado da viga, até 1/4 a partir do pilar. Se lhe sobra ele aí faz falta. Aí o ferro faz mais falta em cima do que em baixo. Pelo que percebi só ia pôr dois...

A ideia é colocar 3 de 12 em cima e 3 de 16 em baixo.

Como sobra um ferro, posso coloca-lo nem que seja a meio? (Na fibra neutra)
  17.  # 97

1º solução pilar com sentido do portico
      NOVO15.jpg
  18.  # 98

2 solução pilar com maior inercia no sentido da menor inercia da laje
      NOVO15B.jpg
  19.  # 99

resultado:
    • riscos
    • 10 junho 2016 editado

# 100

desculpem la o rabisco mas teve de ser à pressa. Tem ai as armaduras que necessita HEL, se quiser pode prolongar os 3 ferros de 12 superiores ao longo da viga.

No rabisco até me enganei numa coisa mas pode ser que ninguém note..

0.0301 seg. NEW