Colocado por: helcasaSe vir bem nas imagems (faça zoom) tenho dois ferros de 12 com cerca de 80cm de comprimento que vêem do pilar.
Colocado por: helcasaAinda faltam um ferro se 16 e outros de 12.
Colocado por: helcasaObrigadoriscospelo rápido feedback
De facto também acho que já tem muito ferro.
Os ferros que dobrei para a viga eram ferros extra e não de pilar.
Na imagem em anexo pode ver o ferro do pilar. As dobras que vê era para permitir assentar uma viga ligeira (fraca) só para segurar o portao da garagem.
Reforço que está viga só surgiu no projecto depois de ter a ideia de colocar uma piscina em cima.
Vou afastar o máximo que posso para ter 4 cm de espaço.
Como não tenho vibrador vou usar o meu berbequim em martelo contra uma chapa de aço e essa contra a cofragem, assim vibrará o betão e em principio remove as bolhas de ar.
Correto, quanto tem um pórtico, regra básica, não neste caso de uma laje retangular com um pilar de 1m a cerca de 1m deste prumo
Colocado por: j cardosoEstendo o desafio ao Dos Santos.
Colocado por: Picareta
O Santos também deve ser engenheiro, afinal ele opina sobre tudo o que é construção.
Colocado por: j cardoso
Diz o quê mas não diz porquê. Porque não experimentam (o Riscos e o O.Martins) justificar o que afirmam com um simples cálculo?
Estendo o desafio ao Dos Santos. Afinal de contas se concordou com este comentário técnico do Riscos deve perceber de estruturas. Ou não?
Colocado por: j cardosoPorque concordou com aquele comentário do Riscos que eu citei?
Colocado por: helcasaNinguém. Apenas eu.
Eu sei que o ferro esta estranho. Mas o objectivo inicial era outro.
Colocado por: O.MartinsHelder, esse pilar afinal nao está assim tão mal!! Ainda bem. Era muito pior se as armaduras viessem desde a sapata, quase ao centro do pilar. Assim vêm com alguma excentricidade, e depois as interiores encurvam para dentro. Não é grave, pq essa zona interior, antes de chegar à viga, só vai trabalhar à compressão (em principio, e em condições normais)
Como lhe disse, eu punha mais um ferro em cima, de cada lado da viga, até 1/4 a partir do pilar. Se lhe sobra ele aí faz falta. Aí o ferro faz mais falta em cima do que em baixo. Pelo que percebi só ia pôr dois...