Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 341

Ficava melhor servida com
    Ext.
    Isolamento capoto 6cm ou 8cm
    Pano de parede de 22 ou 25 cm
    Int.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, jorgealves
  2.  # 342

Colocado por: callinasFicava melhor servida com
    Ext.
    Isolamento capoto 6cm ou 8cm
    Pano de parede de 22 ou 25 cm
    Int.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Já cheguei a discutir a questão do capoto e a justificar a opção por parede dupla.

Não ponho em causa que a melhor solução seria o capoto, mas dado o possível sobrecusto, aplicação por técnicos especializados, suposta "falta de resistência mecânica", e não estar numa região nem muito quente nem muito fria, fez-nos decidir pela solução de parede dupla.
  3.  # 343

Tem sido um tópico interessante de seguir, mas sem dúvida que mesmo para alguém leigo como eu, diria que tem tido aí uma "luta" algo estranha.

É normal ter tantas questões pendentes, que tem tudo a ver com a base de construção da casa e já andar a correr com licenças e orçamentos? Tudo aquilo que peça de orçamento, que depois tenha alterações, é uma excelente desculpa para que a vinculem a um orçamento que depois se altera facilmente, por culpa do DO...

Eu confesso que é dos temas que terei mais cuidado na hora de construir, seja em LSF ou alvenaria, mas também me irrita que algo que se faz há séculos, seja tão complexo de obter consenso.

Já agora, houve quem falasse em 1cm de reboco interior ser pouco para mais tarde fixar algo na parede. Então e a solução que vi aqui várias vezes de estuque direto no tijolo? (Se entendi a imagem e legenda) Não levanta dificuldades maiores?
  4.  # 344

Tem razão, tem havido realmente algumas diferenças de entendimento, entre nós DO e o projetista, muito por culpa de outras opiniões que temos tido.

Primeiro discussão a nível da arquitetura e luta relativamente à área de construção permitida, fiquei com pena de algumas áreas de algumas divisões serem inferiores ao que idealizava (escritório, garagem e sala).

Agora relativamente ao método de construção das paredes...
  5.  # 345

Quando há mais de 15 anos os meus pais construiram, um empreiteiro era um gajo que percebia de ter muitas notas grandes no bolso, agarrava 20 obras ao mesmo tempo e achava que percebia mais que qualquer engenheiro.

Os meus pais têm uma casa com tijolo com fartura, ferro e cimento, esferovite "do bonito" pelo meio e uma casa gélida no Inverno e um forno no Verão...portanto, hoje em dia valorizo bastante os conhecimentos aqui transmitidos por "trolhas" que sabem fazer cálculos e técnicos que colocam a mão na massa.

Acho que a sua luta está a ser mais a dificuldade em explicar a alguém que está a beber informação contrária à que lhe querem impingir e ter o constrangimento de o assumir.

Isto é como ir ao médico e dizer: "Oh dr, mas eu vi no google..." e sabe que mais, a minha mãe só não perdeu uma perna, porque eu vi no Google que a médica a diagnosticou de forma errada e levei-a a outro hospital... portanto, valorize, confronte e debata ideias.

Por outro lado, convenhamos que ainda me custa entender, como é possivel com tanto conhecimento, não haver uma resposta consensual. Eu diria que há uma diferença considerável em usar uma parede dupla ou apenas uma parede de bloco xpto. E já agora em termos de mão de obra, uma parede dupla não é o dobro do trabalho ou estou só a dizer asneira?
  6.  # 346

Nos orçamento que tenho tido, fica mais económico sistema capoto que parede dupla bem feita.
    Conheço um estádio cujo balneário leva recorrentemente boladas , que fica a 1,5metros da linha de jogo. E sinceramente o sistema é barramento até foi meio aldrabado. Até ao momento não tem lá marcas, poças nem fundas, como chegaram a afirmar que iria acontecer.
    O capoto fura e risca? Sim... O reboco também.

A papoila tem uma ideia "fixa" e esta à espera que lhe digam que parede dupla que é o melhor é faz bem... Ninguém lhe vai dizer isso , a casa é sua, são opções...
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PapoilaVerde
  7.  # 347

E porque é que o capoto substitiu a parede dupla? O material isolante exterior faz as vezes daquele que levaria entre a parede dupla?

O capotto é usado apenas com o bloco térmico (cor de rosa?) não se cumprindo com o isolamento necessário se for aplicado em parede de tijolo simples, certo?
  8.  # 348

Com aqueles elementos todos nas fachadas.. o ideal era um capotto (ETICS)...
  9.  # 349

Pois, aqui o ignorante lê 30 nomes diferentes para coisas iguais e nem se apercebe... Agora é que percebi que ETICS e capoto é a mesma coisa... Ai que tenho muito que aprender, senão ainda me enterro mais :D
  10.  # 350

Colocado por: JotaP

... portanto, valorize, confronte e debata ideias.

Por outro lado, convenhamos que ainda me custa entender, como é possivel com tanto conhecimento, não haver uma resposta consensual. Eu diria que há uma diferença considerável em usar uma parede dupla ou apenas uma parede de bloco xpto. E já agora em termos de mão de obra, uma parede dupla não é o dobro do trabalho ou estou só a dizer asneira?

Debater ideias é o que tenho aqui feito e tenho tomado em consideração a opinião da maioria para tentar chegar a alguma conclusão.

Sim, é estranho como não há um entendimento de como tudo deve ser feito.
  11.  # 351

Já agora, e para ainda acrescentar mais discussão ao tópico, aqui ficam as plantas algures perdidas pelo tópico.
    Piso 0
      image20.jpeg
  12.  # 352

Piso 1
  13.  # 353

Piso 1
      image21.jpeg
  14.  # 354

Piso 2/ cobertura
      image22.jpeg
  15.  # 355

Colocado por: Pedro BarradasCom aqueles elementos todos nas fachadas.. o ideal era um capotto (ETICS)...

Não sei não... com tantas palas e palinhas e apesar de haver pormenores das próprias marcas de etics a especificar como devem ser feita a correcção da ponte térmica, a experiência que tenho é que os aplicadores tentam fugir a esses detalhes ( mais $$$$ ) e depois saí $#%#$%#$.
    Mesmo com o pormenor da própria marca escarrapachado no projecto de execução, se a fiscalização não estiver atenta, o aplicador quer é fazer x m2 /hora e está-se marimbando para os pormenores da própria marca que aplica.
    Temos indicado capotto para várias situações e estamos neste momento com uma moradia nas Casas de Azeitão com capotto mas para várias outras moradias que temos em mãos não aconselhamos. Cada caso é um caso.

www.gabineteop.com
  16.  # 356

Conselho ( bem sei que é repetido).. Não construa o banco nem as floreiras.... meta isso depois com elementos amoviveis.
    Concordam com este comentário: Gabinete OP, nelson__ricardo
  17.  # 357

Colocado por: Pedro BarradasConselho ( bem sei que é repetido).. Não construa o banco nem as floreiras.... meta isso depois com elementos amoviveis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PapoilaVerde

Relembre-me qual é o inconveniente do banco, uma vez que as floreiras parece-me evidente o perigo que possa causar como infiltrações caso a cobertura não fique bem impermeabilizada.
  18.  # 358

Colocado por: PapoilaVerde

Relembre-me qual é o inconveniente do banco, uma vez que as floreiras parece-me evidente o perigo que possa causar como infiltrações caso a cobertura não fique bem impermeabilizada.

Farta-se do banco e já não gosta de o ver ali, ou pretende colocar uma mesa e o banco é desadequado, etc...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  19.  # 359

E mais pontos para imepermeabilizar, e fissurar...
  20.  # 360

Como é que o aplicador caporo/etics, corrige ponte térmica em palas e palinhas?

0.1268 seg. NEW