Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou a construir uma habitação, a mesma tem revestimento em Capoto.
    Algumas partes exteriores tinha um revestimento em madeira, mas não queria colocar madeira.
    Depois de ver os Fenolicos gostei de alguns e principalmente da durabilidade dos mesmos.
    A minha questão é se o fenólico pode ser colado diretamente no capoto, ou se tem que levar sempre as estruturas de suporte?

    E já agora caso tenham contactos de empresas que coloquem para dar orçamento na zona de Braga.


    Obrigado
  2.  # 2

    A minha arquitecta também sugeriu esse tipo de painéis e no caderno de encargos faz referência a que são colados sobre o ETICS
  3.  # 3

    Boa tarde Tostinhas, colar qualquer coisa de peso em cima de capoto, apenas se a aplicação tiver sido realizado em sistema a contar com tal. Se não, não aconselho.

    Uma coisa é colar algo leve, placa sinalética, ou outro, agora isso?!...
  4.  # 4

    Colocado por: rjmpiresA minha arquitecta ... faz referência a que são colados sobre o ETICS

    Para além do peso que a loja do isolamento muito bem referiu, apenas um pequeno exercício.
    Os painéis tem que ter juntas horizontais e verticais entre eles.
    Num dia de chuva vai haver água nessa juntas, em especial nas horizontais.

    ...
  5.  # 5

    Na zona onde vai ser aplicado não apanhará muita chuva mas há mapa de acabamentos e peças desenhadas para essas "paneleirices" :p pode ser que não fique mal
  6.  # 6

    Colocado por: rjmpiresmas há mapa de acabamentos e peças desenhadas para essas "paneleirices" :p pode ser que não fique mal

    Menos mal, mesmo assim não sei se quer o fornecedor dos etics, quer o dos painéis garantem a solução.
    Se não garantirem os dois, em caso de haver uma patologia qualquer o empreiteiro fica logo ilibado. Quanto ao autor do projeto é muito difícil de o responsabilizar.
  7.  # 7

    Pois, sinceramente há coisas que por enquanto me ultrapassam a minha pouca sabedoria sobre este assunto que é construir uma casa... o que sei é o que vou lendo por aqui e pouco mais
  8.  # 8

    Colocado por: rjmpireso que sei é o que vou lendo por aqui e pouco mais

    Mas tb não ligue a tudo o que por aqui se diz.
    Metade desta gente são profetas da desgraça, acham que as casas estão todas mal construídas, que vão cair todas, e que os arquitetos não percebem um **** de construção.

    Ok confesso que a ultima parte é verdade
    Ufa que alivio, vai para mais de 15 dias que não dizia mal dos pobres coitados
    :))
  9.  # 9

    Normalmente os painéis fenólicos quando aplicados em fachadas, na grande maioria das vezes é através de fachada ventilada.

    Veja se nessa área onde leva fenólico se é possível a execução de fachada ventilado com isolamento, e aí sim ficaria com uma solução que de certeza teria garantias.
    Concordam com este comentário: Skinkx
  10.  # 10

    Eheh.. isto há de tudo em todo lado! Mas uma coisa que já reparei, é que o ordenado pago ao fiscal de obra pode não ser só dinheiro mal gasto!
  11.  # 11

    Colocado por: Anonimo16062021
    Essa sua erquitecta é que deve de ser cá uma artista

    Ela aconselhou-se com o engenheiro sobre muitas matérias, com certeza que essa deve ter sido uma delas (espero eu).
    A minha irmão tb tem painéis desses e ainda não caiu nenhum tb :p
  12.  # 12

    Colocado por: Atlas PortugalNormalmente os painéis fenólicos quando aplicados em fachadas, na grande maioria das vezes é através de fachada ventilada.

    Veja se nessa área onde leva fenólico se é possível a execução de fachada ventilado com isolamento, e aí sim ficaria com uma solução que de certeza teria garantias.
    Concordam com este comentário:Skinkx


    O único sobrecusto é mesmo a estrutura da parede ventilada, mas pelo menos fica com todas as garantias dum serviço bem executado e não com um "chanato", que é colar fenólicos no capoto.

    São sistemas perfeitamente compatíveis, mas cada um com o seu sistema de execução. Já tive projectos com ETICS numa parede e, poucos metros depois, fachada ventilada com revestimento de madeira.
    Concordam com este comentário: Atlas Eurobuild
  13.  # 13

    Colocado por: rjmpiresMas uma coisa que já reparei, é que o ordenado pago ao fiscal de obra pode não ser só dinheiro mal gasto!

    Começo a gostar de si.
    :)))
  14.  # 14

    Boas,
    Desde já o meu muito obrigado pelas opiniões.
    a questão era mesmo essa de perceber se seria bom ou mau.
    Já agora entidades para efetuar a aplicação como fachada ventilada?

    Obrigado
  15.  # 15

    Eu não tenho problema nenhum em aconselhar um sistema de ETICS weber em que pode colar por cima placas de cerâmica ou outras até um certo peso por metro quadrado.

    Em caso de queda do material, neste caso há responsabilidade da parte da weber. Já executámos isso em várias obras e até ver sem problema.
    Agora dizer se podem colar num sistema que não sei como foi realizado, isso não...

    http://www.weber.com.pt/isolamento-termico-pelo-exterior/solucoes/sistemas-webertherm/sistema-webertherm-keramic-plus.html
  16.  # 16

    Colocado por: Anonimo16062021
    A maioria dos Enginheiros tugas perceben tanto de sistemas. ETICS como eu lagares de azeite
    Concordam com este comentário:Skinkx


    O problema também é a falta de formação adequada. Falando por mim, você sabe que eu gostava de saber mais disto, até para não se andar a comprar gato por lebre e para poder avisar os clientes de cuidados a ter na execução, porque muita gente lê nalgum lado que o ETICS é a última moda e depois não se previne convenientemente contra o batalhão de patos bravos que para aí anda. Em Portugal, em 10 anos passámos de 10 aplicadores de ETICS para 10 milhões de aplicadores que já fazem isto há mais de 30 anos.

    Mas se um dia quiser ir conhecer um lagar de azeite em plena época de produção, só tem que trazer umas postas do belo de casa, a pinga levo-a eu. :-)
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  17.  # 17

    Colocado por: Anonimo16062021A maioria dos Enginheiros tugas perceben tanto de sistemas. ETICS como eu lagares de azeite

    Nem tem que saber, isso nem se aprende na escola.
    Concordam com este comentário: sousa tavares
  18.  # 18

    Colocado por: Anonimo16062021
    Se não existe certificação para tal isso é considerado crime..


    A firma aplicadora(caso use materiais não certificados) também tem responsabilidade no cartorio



    Eu sabia que você vinha aí caro amigo Anonimo16062021.
    Crime por aplicar uma solução que está estudada em laboratório e no terreno??

    Materiais não certificados? Estão todos certificados.


    Você sabe que o respeito imenso, mas esses argumentos não são válidos. O sistema está estudado e comprovado pela marca.
    • AXN
    • 8 julho 2016

     # 19

    Colocado por: Anonimo16062021Se não existe certificação para tal isso é considerado crime..


    Pronto, é desta que vou preso!!!
  19.  # 20

    Colocado por: Anonimo16062021
    A maioria dos Enginheiros tugas perceben tanto de sistemas ETICS como eu de lagares de azeite
    Concordam com este comentário:Skinkx


    Aqui está a razão do porquê eu defender as paredes duplas. O que não falta aí é Etics mal aplicado.
 
0.0225 seg. NEW