Colocado por: AXNAs leis, a justiça (Juízes), como pode ser privada?
Colocado por: eu
Não era bem isso, era mais a questão de haverem múltiplas estradas paralelas em regime de concorrência. O que é idiota, pois é um desperdício de recursos.
Colocado por: J.FernandesPelo contrário, desperdício de recursos acontece agora, como acho que nem você negará.
Colocado por: luisvvA pergunta inicial era "Quantas autoestradas conhece que tenham sido construídas por privados?"
Colocado por: luisvve geralmente aí a conversa resvala para fora dos princípios e passa para considerações utilitárias
Colocado por: euEntão não fui eu que disse claramente que é estúpido ter várias autoestradas em concorrência? Esta opinião é sempre a mesma, independentemente de serem construídas pelo estado, pelos privados ou marcianos.
Colocado por: euÉ uma chatice quando a realidade atrapalha uma boa teoria.
Colocado por: J.FernandesE como estamos de acordo que o sistema actual não evitou a ineficiência na utilização de recursos
Então não fui eu que disse claramente que é estúpido ter várias autoestradas em concorrência? Esta opinião é sempre a mesma, independentemente de serem construídas pelo estado, pelos privados ou marcianos.
Isso já foi a meio da discussão, não foi o início. E a pergunta mantém-se. O melhor exemplo que arranjou foram caminhos de terra feitos no Séc 19 ?
Dos atuais milhões de Kms de estradas que existem no mundo, que percentagem foi construída por iniciativa privada?
É uma chatice quando a realidade atrapalha uma boa teoria.
Nota: eu não sou radical.
Na minha opinião, há imensos serviços e funções que devem ser prestados em regime de concorrência livre, serviços esses que devem apenas ser regulados pelo estado. Mas noutros casos, não vejo nenhuma vantagem em haver concorrência.
Colocado por: euNão era bem isso, era mais a questão de haverem múltiplas estradas paralelas em regime de concorrência. O que é idiota, pois é um desperdício de recursos.
Colocado por: two-rokMas isso não existe já? A A8/A17/A29 não fazem concorrência à A1?
Colocado por: euPor iniciativa pública ou privada, a duplicação de autoestradas é uma estupidez.
Colocado por: two-rokClaro que para o interior, em certos sítios até uma auto-estrada é demais, pelo simples motivo que dá prejuízo.
Colocado por: eu
Por iniciativa pública ou privada, a duplicação de autoestradas é uma estupidez.
Colocado por: ANdieselMas são essas que ainda têm mais razão de existir, pois servem um conjunto de populações que ficam geograficamente isolados e consequentemente com uma economia fragilizada caso não tivessem essa principal via de acesso. Ainda que dê prejuízo, são cidadãos com os mesmos direitos que qualquer outro. Por este motivo e afirmações como estas que seria perigoso se apenas existissem privados, pois estes visam apenas obter lucro em detrimento de servir as populações e responder aos princípios de igualdade e equidade!
Colocado por: two-rokCom o meu dinheiro não, obrigado...
Mas são essas que ainda têm mais razão de existir, pois servem um conjunto de populações que ficam geograficamente isolados e consequentemente com uma economia fragilizada caso não tivessem essa principal via de acesso. Ainda que dê prejuízo, são cidadãos com os mesmos direitos que qualquer outro. Por este motivo e afirmações como estas que seria perigoso se apenas existissem privados, pois estes visam apenas obter lucro em detrimento de servir as populações e responder aos princípios de igualdade e equidade!
Colocado por: luisvvé a existência de estradas de perfil adequado.
Colocado por: luisvv
Uma AE não serve para promover "igualdade" nem é um direito. É uma via de comunicação que serve para permitir deslocações em determinadas condições, e deve ter utilização que justifique a sua construção. Ao contrário do que falaciosamente sugere, a alternativa à existência de uma AE sem tráfego não é o "isolamento" nem uma economia fragilizada - é a existência de estradas de perfil adequado.