Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: enf.magalhaesEntão vá as finanças e questione qual é o percurso que eles preconizam! Agora estou curioso.

    As finanças querem é facturar, (receber IMI), se alguém disser que a casa está pronta, eles nem sequer duvidam, é mais uma a pagar IMI.
    Concordam com este comentário: ADROatelier, Pedro Barradas
  2.  # 62

    Colocado por: enf.magalhaes
    Então vá as finanças e questione qual é o percurso que eles preconizam! Agora estou curioso.


    Ainda vai demorar um tempo ate estar acabada, mas depois digo como fiz.
  3.  # 63

    Mesmo á tuga .... nem a burocracia bate certo de um lado para o outro....
  4.  # 64

    camaras e tambem serviços de finanças não funcionam MESMO de modo igual.
  5.  # 65

    Aqui sem LAU, não registam ( AT e Conservatória). E tem lógica!!!
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  6.  # 66

    Claro que tem lógica. Precisam do documento oficial.

    Colocado por: Pedro BarradasAqui sem LAU, não registam ( AT e Conservatória). E tem lógica!!!
    Concordam com este comentário:ADROatelier
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 67

    Colocado por: Pedro BarradasAqui sem LAU, não registam ( AT e Conservatória). E tem lógica!!!

    Cada câmara ter as suas manias até percebo, agora as finanças terem procedimentos diferentes em vários locais do país é que eu não percebo.
    Também não percebo porque é que as finanças se recusam a receber IMI de uma casa que está construída e não tem autorização de utilização...eles até taxam tudo o que mexe !!
  8.  # 68

    Estive a ler os post's desta discussão mas não encontrei resposta às questões que ainda tenho....ou seja, estou a acabar de construir e como estamos quase no final do ano caso peça a Licença e me seja concedida a Autorização Utilização pela CM e posteriormente faça a atualização nas Finanças e Conservatória ainda antes do final do ano tenho de pagar IMI relativo ao valor da casa e ainda referente a este ano, certo?
    Se assim for e por uma questão de dias talvez seja melhor pedir a AU e ir, quer às Finanças quer à Conservatória apenas no começo do novo ano, senão arrisco por uma questão de dias levar com a ripada do IMI já em 2020.
    Será assim, ou poderei fazer as coisas de forma diferente?
  9.  # 69

    Passo a partilhar, pois pode ser útil a outros users que estejam na mesma situação ou que venham a passar pelo mesmo no futuro e ainda para todos aqueles que se mostrem interessados....

    Então, ida à repartição das Finanças, e para que não tenha que pagar IMI referente ao presente ano, a Autorização de Utilização (AU) passada pela Câmara tem de ser concedida só a partir de 01/01/2020. Caso a AU me seja concedida a 31/12/2019 ou em data anterior tenho de pagar IMI referente a este ano.
    Penso que existia também ainda por aqui a dúvida de quantos dias (após passada a AU) se dispõe para ir às Finanças e Conservatória do Registo Predial fazer as respetivas atualizações/averbamentos, pois mais informo que são 60 DIAS.

    ...e ainda documentos necessários na Repartição de Finanças (AT):

    1 - Planta do Imóvel (plantas de arquitetura das construções correspondentes às telas finais aprovadas pela Câmara ou fot.das mesmas autenticadas);

    2 - Planta de Localização do Prédio.

    ... há, e modelo 1 do IMI como é óbvio.

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: primavera
  10.  # 70

    Bom dioa a tod@s
    Tenho uma dúvida que talvez alguém me possa esclarecerer.
    Os meus pais construíram uma casa, com licença de utilização e inscrição na matriz em 1998 e naturalmente pagam IMI.
    Descobriram agora que a casa não está inscrita no registo predial e contrataram um solicitador para tratar do assunto, que lhes disse que o custo de inscrição é agora de 10% do valor tributário da casa: cerca 19.000 euros.
    Será mesmo assim, tanto?
    obrigado
  11.  # 71

    Colocado por: Alexandre Gonçalvesque lhes disse que o custo de inscrição é agora de 10% do valor tributário da casa: cerca 19.000 euros.

    Ligue para uma conservatória ( de uma localidade pequena) exponha o caso e pergunte...
    Acho que existe aí algum mal entendido... ou não.

    PS: O assunto é tão simples de resolver... nem sei para que meteram um solicitador. veja lá se não é 18500€ para ele e 500 de emolumentos.
  12.  # 72

    Obrigado pela resposta.
    A minha dúvida é exactamente essa, se não haverá alguma tentativa de aproveitamento.
    Também acho o valor desajustado, mas a verdade é que passaram mais de 20 anos do prazo para fazer o registo.
    Vou seguir o seu conselho e tentar obter alguns esclarecimentos junto de uma conservatória.
    Depois direi como correu.
    Obrigado
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 73

    Parece-me que é alguém a querer meter a mão ao bolso, vá ao registo predial e peça a informação, isso é algo que eles informam como fazer e os custos associados.
  14.  # 74

    Confirma-se o golpe.
    Trata-se de tudo na conservatória do registo predial por cerca de 60 Euros (uma inscrição nova na caderneta, porque o terreno já está registado).
    Agradeço os vossos comentários, que foram preciosos para ver o "rabo escondido com gato de fora", citando outro artista, o Pinto da Costa!
    Desta história fica uma pessoa com 68 anos com crises de ansiedade, porque afinal o tipo agora resiste a entregar o original da escritura da casa e deixou no ar o recado "esteja lá caladinho, senão..."
    Obrigado pela vossa ajuda
    Concordam com este comentário: tc82
  15.  # 75

    faça queixa na ordem dos solicitadores.
  16.  # 76

    Colocado por: Alexandre GonçalvesConfirma-se o golpe.
    Trata-se de tudo na conservatória do registo predial por cerca de 60 Euros (uma inscrição nova na caderneta, porque o terreno já está registado).
    Agradeço os vossos comentários, que foram preciosos para ver o "rabo escondido com gato de fora", citando outro artista, o Pinto da Costa!
    Desta história fica uma pessoa com 68 anos com crises de ansiedade, porque afinal o tipo agora resiste a entregar o original da escritura da casa e deixou no ar o recado "esteja lá caladinho, senão..."
    Obrigado pela vossa ajuda
    Concordam com este comentário:tc82


    André Gonçalves faça como o Pedro Barradas disse e vá à polícia porque o documento é vosso.

    Mas poderá sempre solicitar outra certidão de escritura no cartório onde fizeram dado que é lá que está o original.
  17.  # 77

    nunca mas nunca se entrega originais sem a quem for, excetuando claro os serviços oficiais e mesmo assim...
  18.  # 78

    Mas que novela de cordel!
    Já recebemos todos os documentos e aparentemente o tipo está com algum receio que apresente queixa,coisa que não devo fazer...
    O assunto passou-se numa terra pequena; o sujeito é de uma família com um histórico pouco recomendável, com episódios de violência e crimes graves. O meu pai tem receio do que lhe possa acontecer e pediu-me para não fazer nada.
    Só lhes disse que iria comunicar o sucedido à Ordem e reportar as tentativas de burla à polícia (acho que pelo menos devem ficar uns dias com o estômago apertado) e o meu pai ficará (pelo que percebi da conversa), com a fama de não lhe ter pago os serviços feitos (+- 3 mil euros!).
    Se dependesse de mim, sei o que faria, mas não é só comigo. Não tenho dúvidas que fará estas coisas a muita gente humilde e sem qualquer apoio, isso é que me deixa mais triste.
    Obrigado pela ajuda.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  19.  # 79

    Acabei de me ser emitida a licença de utilização. Penso que tenho 60 dias para ir ás finanças correto?
    Se for ás financas apenas em Janeiro não tenho que pagar IMI este ano?
    NAs finanças apenas tenho que tratar o Mod1 IMI que posso fazer no site das financas e evitar uma deslocação ás financas?
    Para meter a casa em meu nome e na esposa, que tenho que fazer? O Mod1 IMI perte colocar em nome dos dois?

    Obrigado desde já as minhas duvidas
  20.  # 80

    Pode fazer Modelo 1 de IMI online.
    Depois, aguarda que seja seja feita a avaliação pelas finanças e seja emitida a Caderneta Predial definitiva (cerca de 45 dias).

    Na posse deste documento, vai ao registo predial.
    Leve também planta de localização + licença de utilização + escritura.

    Para colocar a casa em nome dos 2 nas finanças, basta enviar a escritura, o que também pode fazer online.
    Para o registo predial, idem.


    Colocado por: migjacAcabei de me ser emitida a licença de utilização. Penso que tenho 60 dias para ir ás finanças correto?
    Se for ás financas apenas em Janeiro não tenho que pagar IMI este ano?
    NAs finanças apenas tenho que tratar o Mod1 IMI que posso fazer no site das financas e evitar uma deslocação ás financas?
    Para meter a casa em meu nome e na esposa, que tenho que fazer? O Mod1 IMI perte colocar em nome dos dois?

    Obrigado desde já as minhas duvidas
 
0.0271 seg. NEW