Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 541

    Colocado por: Casa da HortaO meu cunhado tem 4 cabras e tratam-lhe de um pequeno terreno que não chega a 1000 m2, mas não sei se o "problema" do Hal vai lá com cabras. Além delas é preciso água e abrigo. E uma vedação forte e alta. E não sei se lhe comem as silvas...
    Água e abrigo arranjo facilmente. A minha ideia era mais manter limpo, obviamente que depois de as silvas crescerem, nada a fazer. O meu avô tem um rebanho para manter os terrenos limpos, e o que é facto é que elas dão conta do recado.
    Mas sim, o trator é essencial, o problema é que são caros e vai ter de esperar por t€mpos melhores :).
  2.  # 542

    Colocado por: HAL_9000obviamente que depois de as silvas crescerem, nada a fazer.
    cabras.
    • NBA
    • 18 janeiro 2022

     # 543

    Tenho um quintal com perto entre 2 500 a 3 000 m2 e dá uma trabalheira ter sempre tudo limpo. Com trator e capinadeira e roçadora de costas e posso dizer que me leva 3 dias para ficar impecável 3 a 4 vezes ao ano. Eu sozinho. E em algumas partes só com herbicida é que lá vai. Quando o trabalho está feito é lindo de ver. Mas penso no futuro e dá-me vontade de dividir o quintal e colocar pinhal ou qualquer outra madeira e a outra parte mais para a fruta. Já estou na meia idade e começo a esmorecer um pouco com tanto trabalho pela frente. Ter quintal grande é uma bênção mas ao mesmo tempo uma cruz pesada.
    Quanto à vedação ou vai com paus tratados e rede ou sebe viva. Hoje falaram-me de um arbusto que gostei de ver ao vivo já aparado que se chama Cipreste Cupressus (Foto). Claro que não preciso de estar tão alto para mim bastava 1,50 mt.
    Se calhar estou a arranjar mais sarna para me coçar. Já tenho pouco trabalho.
    Concordam com este comentário: NTORION
      cipreste-de-leyland_PT_500_0023381.jpg
  3.  # 544

    Colocado por: NBAentre 2 500 a 3 000 m2
    E
    Com essa area da assim tanto trabalho ?
    • NBA
    • 18 janeiro 2022

     # 545

    Colocado por: DR1982Com essa area da assim tanto trabalho ?


    Sim, mas se calhar sou que que gosto de ver o quintal cuidado. E só posso aos fins de semana e quando começo é tudo de arrancada e se calhar é isso que me dá cabo de mim. Se fosse durante a semana um hora aqui e outra acolá eram menos cansativo mas acho que quando terminasse podia voltar ao princípio que já precisava.
    Quanto às cabras, bem o problemas é que elas comem todos os dias e no verão o pasto é residual. Não estou a ver a comprar ração ou feno. Por outro lado as cabras nunca podem estar perto das árvores de fruto porque ficam depenadas num instante.
  4.  # 546

    Colocado por: DR1982E
    Com essa area da assim tanto trabalho ?

    Se for para estar em condições, sim dá... Aliás dá pra ter trabalho todos os fins de semana, é só querer.
    Concordam com este comentário: NBA
  5.  # 547

    Colocado por: NTORION
    Se for para estar em condições, sim dá... Aliás dá pra ter trabalho todos os fins de semana, é só querer.
    Eu tenho 1500 mas ainda no natal propus a quem me vendeu comprar mais 500m.
    Estou a ver que ainda me vou arrepender então :S
    Concordam com este comentário: NBA
    • NBA
    • 18 janeiro 2022

     # 548

    Colocado por: DR1982Eu tenho 1500 mas ainda no natal propus a quem me vendeu comprar mais 500m.
    Estou a ver que ainda me vou arrepender então :S


    Se essa área for exclusivamente para quintal digo-lhe já que tem muito para se entreter. Algo que passa de ser diversão para ser um sacrifício. Penso sempre que quando estiver reformado já terei mais tempo mas de certeza que também já não terei as mesmas forças.
    Veja as fotos do post 492 e 493 e fica com uma ideia da área que estamos a falar.
    Via aérea post 455.
  6.  # 549

    Colocado por: NBA

    Se essa área for exclusivamente para quintal digo-lhe já que tem muito para se entreter. Algo que passa de ser diversão para ser um sacrifício. Penso sempre que quando estiver reformado já terei mais tempo mas de certeza que também já não terei as mesmas forças.
    Veja as fotos do post 492 e 493 e fica com uma ideia da área que estamos a falar.
    Via aérea post 455.

    Para ja só ficarei com uns 1000m2 de jardim, caso o homem aceite a minha proposta ficarei com uns 1500m2. Por isso nada de muito preocupante 😂
  7.  # 550

    1500m2 é muito terreno para ser "só jardim".
  8.  # 551

    Colocado por: NBASe essa área for exclusivamente para quintal digo-lhe já que tem muito para se entreter. Algo que passa de ser diversão para ser um sacrifício.
    Sabias palavras. O melhor é mesmo usar parte do terreno para fazer um pomar. Tem-se trabalho com as podas, mas a manutenção será muito menor que só jardim.
  9.  # 552

    Colocado por: rjmsilva1500m2 é muito terreno para ser "só jardim".
    Se ficar com mais 500 m2 devo meter para la arvores de fruto.
  10.  # 553

    Eu sou 100% a favor das árvores de fruto. Mas que não fique a ideia de o pomar aliviar trabalho. Só para tirar a erva que nasce junto ao tronco (não acessível a capinadeira, por exemplo) já há muita energia para gastar. E se forem muitas... Mais a poda e a rega.

    No meu caso, que tinha o terreno todo despido, a diferença de trabalho na zona das árvores e no resto é abissal. Numa hora deixo os 5000 m2 sem uma erva, mas depois são 2 para fazer o mesmo nos sítios onde o trator não passa.
  11.  # 554

    Colocado por: Casa da HortaEu sou 100% a favor das árvores de fruto. Mas que não fique a ideia de o pomar aliviar trabalho. Só para tirar a erva que nasce junto ao tronco (não acessível a capinadeira, por exemplo) já há muita energia para gastar. E se forem muitas... Mais a poda e a rega.

    No meu caso, que tinha o terreno todo despido, a diferença de trabalho na zona das árvores e no resto é abissal. Numa hora deixo os 5000 m2 sem uma erva, mas depois são 2 para fazer o mesmo nos sítios onde o trator não passa.
    Mas voce com 5000m2 ja é um agricultor à seria, é diferente 😂
  12.  # 555

    Quem me dera ser agricultor à séria! :-)
    Não gramava agora uma semana de isolamento na cidade a morrer de tédio! Só penso na minha hortinha que lá tenho debaixo dos zero graus e sem lhe poder pôr uma manta à noite...

    Salientava era o facto de um terreno sem obstáculos ser mais fácil e barato de cuidar. Pagando a um trator com serviço de corta-mato, por exemplo. Mas DR, plante umas cerejeiras, pessegueiros, macieiras que nada paga ter a nossa própria fruta ;-)
    Concordam com este comentário: NTORION
    •  
      NTORION
    • 18 janeiro 2022 editado

     # 556

    Colocado por: DR1982Estou a ver que ainda me vou arrepender então :S


    Não vai nada é meter algo que efetivamente reduza a manutenção e fechar os olhos a metade do que é preciso fazer.


    Colocado por: NBAAlgo que passa de ser diversão para ser um sacrifício.

    No meu caso só considero sacrifício pela falta de tempo, não pelo trabalho que dá. Aliás, caso não faça cultivo e só mantenha o terreno limpo já poupo muito tempo, mas tb perde a graça.


    Colocado por: Casa da HortaSó para tirar a erva que nasce junto ao tronco (não acessível a capinadeira, por exemplo) já há muita energia para gastar. E se forem muitas... Mais a poda e a rega.

    Eu já fui assim, n podia ter uma erva, agora no pomar já n me importa muito, nos últimos anos só lhe passo a roçadora lá pra junho/julho, aliás as novas (ou antigas) técnicas defendem a manutenção das ervas no pomar, mantêm o solo mais húmido e reduzem os afideos (comprovado no meu caso), e o que é certo é que quanto menos se remexe o terreno menos erva nova cresce, tendo tendência a ficar um "prado" de erva mais rasteira. Tb tenho uma família muda que vai pisando, adubando e ajuda a controlar.

    Mas quando ainda são árvores pequenas o cuidado tem de ser outro, claro.

    E agora está na altura da poda e da bordalesa e ainda nem comecei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, DR1982
  13.  # 557

    Colocado por: Casa da HortaSalientava era o facto de um terreno sem obstáculos ser mais fácil e barato de cuidar. Pagando a um trator com serviço de corta-mato, por exemplo. Mas DR, plante umas cerejeiras, pessegueiros, macieiras que nada paga ter a nossa própria fruta ;-)
    Isso para terrenos planos, eu como tenho inclinado tem de ser tudo manual praticamente 😂
    Sim, ja tenho planeado umas arvores de fruto, mas nao em filinha porque nao tenho terreno para isso, serao espalhadas aleatóriamente
    • SMBS
    • 18 janeiro 2022

     # 558

    Colocado por: DR1982Isso para terrenos planos, eu como tenho inclinado tem de ser tudo manual praticamente 😂
    Sim, ja tenho planeado umas arvores de fruto, mas nao em filinha porque nao tenho terreno para isso, serao espalhadas aleatóriamente


    assim é que dá trabalho. alinhado é muito mais fácil manter.

    no pomar é cortar as ervas 2 ou 3 vezes ao ano quando fica mesmo mato ou umas galinhas e só tem de proteger as árvores mais pequenas.
  14.  # 559

    Colocado por: SMBS

    assim é que dá trabalho. alinhado é muito mais fácil manter.

    no pomar é cortar as ervas 2 ou 3 vezes ao ano quando fica mesmo mato ou umas galinhas e só tem de proteger as árvores mais pequenas.
    Nao tenho espaço para tudo alinhado.
    Ficava mal
    • NBA
    • 18 janeiro 2022

     # 560

    Colocado por: Casa da Hortaplante umas cerejeiras, pessegueiros, macieiras que nada paga ter a nossa própria fruta


    Sim é verdade. mas vá por mim tudo deve ser com conta peso e medida. Cheguei a ter mais de 60 árvores de fruto de diversas espécies. Conclusão que cheguei foi que mais vale ter poucas e boas do que muitas e fracas. Dão trabalho a podar, sulfatar, regar e depois ou dão pouco e fraco ou dão tanto que não conseguimos dar que fazer e vai muita coisa para o lixo. E digo mais, ver fruta caída no chão dia após dia e nós não darmos que fazer e estar tudo podre até dói a alma. Por isso o conselho que dou é plantar 1 ou 2 árvores de cada espécie e se possível que os seus frutos sejam colhidos de forma espaçada umas das outras. Não é fácil porque normalmente dão todas para a mesma época e depois passamos de não termos fruta para de repente temos tanta que se estraga.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
 
0.1135 seg. NEW