Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

    Colocado por: CarvaiO Trump é estupido mas não é burro. Percebeu que os EUA e a Europa estavam a pagar um preço elevado para diminuir a poluição e os 2 maiores poluidores mundiais China e India nada faziam. Pelo contrário vão aumentando a poluição com o argumento que são países em crescimento.
    Claro que o frio extremo nalguns locais do planeta são meros fenómenos atmosféricos tal com o calor e a seca este ano em Portugal também o foram. Mas também temos por cá muito estupido que faz a mesma associação a um pretenso aquecimento global.


    A China não faz nada? Tem a certeza?! É que segundo consta, a China é o país do mundo que produz mais electricidade usando as energias renováveis.






    https://www.huffingtonpost.com/entry/china-renewable-energy-trump_us_595ce7bee4b05c37bb810dad
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
  2.  # 262

    Como em muitos outros assuntos que dividem opiniões, repetem-se mentiras muitas vezes até que elas se tornem (aparentemente) verdade.
    A China (que também é quem tem os maiores problemas associados à poluição) é actualmente e por larga margem quem mais tem apostado em soluções renováveis e mais limpas para produção de energia.
    Transportes públicos eléctricos:
    http://www.diariorenovables.com/2017/11/shenzhen-se-prepara-para-su-flota-de-autobuses-100-electricos-en-2017.html
    Aumento brutal da capacidade de produção de energia renovável:
    http://www.diariorenovables.com/2017/08/china-continua-instalando-energia-solar-de-forma-masiva.-Otros-10.52-GW-en-julio.html
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 263

    Colocado por: Carvai2 maiores poluidores mundiais China e India nada faziam.

    http://www.aquelamaquina.pt/noticias/actualidade/detalhe/auto-estrada-solar-ja-produz-energia-na-china-e-abre-um-futuro-mais-limpo.html?utm_medium=Social
    Concordam com este comentário: eu
  4.  # 264

    Simplesmente preocupante!
    https://forumdacasa.com/discussion/45242/81/coisas-da-terra-2/#Comment_1196137


    Estes períodos quentes no Árctico, que antes eram raros, estão a tornar-se mais comuns. Um estudo publicado em Julho de 2017 demonstrava que desde 1980 os “invernos quentes” se tornaram um fenómeno cada vez mais frequente, mais duradouro e mais intenso. “Aconteceu quatro vezes entre 1980 e 2010, mas aconteceu em quatro dos últimos cinco anos”, afirmou Robert Graham, do Instituto Polar Norueguês, ao Washington Post.
  5.  # 265

    Afinal não temos de nos preocupar muito, só talvez daqui a 5000 anos é que tudo isto pode acontecer!

    https://www.facebook.com/What.If.science/videos/2483409321884373/?t=217
  6.  # 266

  7.  # 267

    este tema é interessante, e o pessoal podia partilhar as diferenças que nota ao longo do tempo. É interessante ver opiniões pessoais e não de artigos e estatisticas.

    Zona de Portalegre
    Clima:
    Lembro-me de há mais de 20 anos haver cheias grandes e durante algum tempo nos ribeiros e rios.
    Zonas de antigos arrozais estão hoje secas, mas algumas devido ao desvio de cursos de água.
    Lembro-me de ir para a escola a pé e durante grande parte do inverno as poças de água estarem congeladas de manhã.
    Lembro-me de haver verões mais quentes que estes ultimos 4 ou 5. Parece-me que os verões "terminavam" mais cedo e não havia setembros e outubros tão quentes como agora.

    Flora
    Abandono de terrenos, pinheiro e eucalipto por todo o lado. Há zonas que continuam com muito sobro, mas os olivais foram asubstituidos por eucalipto assim como muita zona agricula.
    As grandes vegetações que rodeavam os rios e ribeiros estão a diminuir de forma natural, mesmo os ribeiros nunca secando.

    Fauna:
    Antigamente havia tudo com fartura, desde aves, coelhos, lebres, etc...Todos caçavam e pescavam.
    Hoje poucos caçam e a maioria dos pescadores devolve os peixes. No entando diminuição de aves selvagens foi brutal (não vejo um papa figos á muitos anos), assim como coelhos, lebres e raposas. Apenas prolifram as cegonhas e javalis.
    Peixes tugas (bordais, bogas, barbos...) poucos. Está tudo cheio de carpas e agora o peixe gato ameaça ser praga ainda maior. Só um pescador entende bem o poder de reprodução do peixe gado, passa de zero a dominador em 2 anos. Acho que se deveria fazer algo urgente am relação a isto.

    Muitos falam que a caça e a pesca são os responsáveis pela diminuição dos animais selvagens. Eu não sou caçador, mas sei que o verdadeiro responsável é a falta de agricultura, e a porcaria dos eucaliptos e pinheiros. Eles são os maiores assassinos da nossa fauna.


    P:S - Lagostins e cágados eram aos milhões, agora......um de vez em quando.
  8.  # 268

    Colocado por: Wardrunae o pessoal podia partilhar as diferenças que nota ao longo do tempo

    Hoje fui verificar in loco uma praia que costumo frequentar e verificar uma informação que me tinham dado.
    Na minha infância, cheguei a estender a toalha no alinhamento do esporão em período de maré baixa.
      2018-03-23 09.34.43.jpg
      2018-03-23 09.34.31.jpg
  9.  # 269

  10.  # 270

    "O assunto é bem conhecido. Os dados recolhidos diariamente pelas estações meteorológicas, satélites e sondas marítimas, são objetivos e inequívocos: a atmosfera está a mudar com aumentos crescentes da concentração dos gases com efeito estufa (CO2, metano, entre outros) resultante da queima imoderada de combustíveis fósseis, o planeta está a aquecer, os glaciares estão a derreter, o oceano está a subir, a frequência e a intensidade dos fenómenos meteorológicos extremos está a aumentar e a natureza empobrece-se de ano para ano com a extinção de espécies e a destruição de ecossistemas."
    https://fronteirasxxi.pt/carlospimenta/?&utm_source=facebook&utm_medium=cpc&utm_campaign=FFMS+-+Tr%C3%A1fego+Website
  11.  # 271

    Colocado por: 21papaleguasHoje fui verificar in loco uma praia que costumo frequentar e verificar uma informação que me tinham dado.
    Na minha infância, cheguei a estender a toalha no alinhamento do esporão em período de maré baixa.

    Isso não é indício de rigorosamente nada. Os especialistas de dinâmica costeira - e eu fui aluno de um dos melhores do país - fartam-se de dizer que a linha de costa é dinâmica, isto é, hoje está num certo ponto, daqui a 5 anos, por exemplo, pode estar 50m mais para o interior e daqui a 50 anos o areal pode ter mais 100m; o que tem origem não só nos regimes de correntes marítimas de cada local, mas sobretudo pelas inúmeras obras que se vão fazendo ao longo da costa (esporões, portos, etc, etc).

    Quer um exemplo? Você falou de uma praia que perdeu areal e eu posso falar da praia da Figueira da Foz que vai crescendo cerca de 40m por ano.
    Concordam com este comentário: eu
  12.  # 272

    Colocado por: 21papaleguaso oceano está a subir




    Colocado por: J.FernandesIsso não é indício de rigorosamente nada.


    Já parece o trump a falar!
    Eu construí casa a cerca de 6kms em linha recta desta praia.
    Imagino que daqui a alguns anos, concretize um dos meus sonhos, que é ter uma casa na praia.
    Gostava de ter só a casa perto do mar e não o mar dentro de casa, se é que me faço entender.
  13.  # 273

    Colocado por: Wardrunaeste tema é interessante, e o pessoal podia partilhar as diferenças que nota ao longo do tempo. É interessante ver opiniões pessoais e não de artigos e estatisticas.

    Para se ter uma discussão minimamente séria sobre este assunto há que consultar os registos que se fazem no país desde o séc. XIX. Falar sobre memórias de climas passados de há 20 ou 30 anos é enganarmo-nos a nós próprios. Isto porque a memória humana é curta e seletiva, 20 anos não são nada (não sabemos se o tal arrozal que antes estava cheio de água e agora seco também não estava seco há 60 anos), e as memórias que ficam são dos dias que mais nos marcaram pelo calor extremo, pelo frio extraordinário, pela grande quantidade de chuva; os dias de clima ameno não ficam na memória.
    Concordam com este comentário: eu
  14.  # 274

    Colocado por: J.Fernandesconsultar os registos
      Aumento-da-temp-global-final-768x434.jpg
  15.  # 275

    Colocado por: 21papaleguasJá parece o trump a falar!
    Eu construí casa a cerca de 6kms em linha recta desta praia.
    Imagino que daqui a alguns anos, concretize um dos meus sonhos, que é ter uma casa na praia.
    Gostava de ter só a casa perto do mar e não o mar dentro de casa, se é que me faço entender.

    Já lhe dei o exemplo da Figueira da Foz, que está com um areal cada vez maior.
    Dinâmica costeira é uma coisa e alterações climáticas são outra. O que eu disse não contradiz o facto de estar a haver um aumento do nível do mar, o que não se pode é tirar conclusões apressadas sem saber de que é que estamos a falar.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  16.  # 276

    Quanto ao gráfico, agradeço-lhe que o tenha aí colocado porque é exatamente isso que estou a dizer, há que olhar para os registos estatísticos e esquecer as nossas memórias de há 20 ou 30 anos, que só trazem ruído para a análise.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 9 abril 2018

     # 277

    Há outro problema com as nossas memórias: referem-se a locais específicos que não representam o caráter global das alterações climáticas.

    O aquecimento é global, o que significa que alguns locais na terra até podem ficar mais frios. Se calhar as pessoas que vivem nesses locais vão pensar que o aquecimento global é um embuste.
    Concordam com este comentário: J.Fernandes
  17.  # 278

    Colocado por: euO aquecimento é global, o que significa que alguns locais na terra até podem ficar mais frios. Se calhar as pessoas que vivem nesses locais vão pensar que o aquecimento global é um embuste.

    Tenho um colega no Canadá, que todos os dias no face, fala sobre isso.
    O trump inclusive, já este ano disse uma qualquer barbaridade sobre a queda de neve nos eua este Inverno.
    https://www.rtp.pt/noticias/mundo/trump-deseja-que-aquecimento-global-aqueca-fim-do-ano-nos-eua_n1048966
  18.  # 279

    Colocado por: J.FernandesDinâmica costeira é uma coisa e alterações climáticas são outra.

    É minha opinião/convicção que possam estar um pouquinho relacionadas.
  19.  # 280

    Colocado por: JoelMNuma reportagem da RSP (penso eu), abordaram o assunto e penso nao estar enganado, mas duas das maiores causas para erosão da costa é a construção de esporões, portos, etc aliado à falta de reposição de sedimentos provocado pelas barragens (impedem os sedimentos de descer os rios até às praias.

    Todo um conjunto de factores que poderão levar a que isto que fotografei esteja a acontecer, entre os quais esta obra.
    http://www.noticiasdeaveiro.pt/pt/24509/a-reconfiguracao-da-barra-do-porto-de-aveiro/

    No caso da Figueira, posso especular que como a cidade está protegida por um "cabo" Serra da Boa Viagem, as correntes depositem a areia naquela praia. Se não tivesse aquela protecção, digo eu que esse facto não aconteceria.
 
0.1103 seg. NEW