Iniciar sessão ou registar-se
    • zed
    • 24 dezembro 2020

     # 81

    Colocado por: casinhaDaAvoQuando diz "não necessariamente domotica" fala do quê mesmo?

    Por exemplo o AdGuard para bloquear anúncios na net de casa. O Almond para ter comando por voz do Home Assistant sem Google e afins. Coisas de filmes e música. É uma questão de ver o que está disponível, a máquina virtual do Home Assistant já corre estas coisas todas e acaba por ser mais fácil do que instalar de forma independente.

    Colocado por: tigoncalA diferenciação que o Zed faz parece-me a mais adequada, só não percebi como é que ele acede ao HA fora de casa estando este a correr noutra subnet.

    Tenho um DNS dinâmico, estilo DynIP. Depois tenho uma porta aberta no IP público que passa tráfego até ao proxy (Traefik) na rede dos servidores, que por sua vez encaminha para o Home Assistant e outros serviços. De fora e de dentro ao "homeassistant.casa-zed.com", "unifi.casa-zed.com", e por aí fora. Os serviços estão na mesma subnet mas podiam estar noutras, há um router que apenas deixa passar o tráfego necessário entre subnets.

    Colocado por: casinhaDaAvoE como criam subnets?

    É necessário um router+switch+AP com suporte de VLANs. Pode ser um só equipamento que faça isso tudo ou podem ser três equipamentos diferentes, estilo Unifi.

    Colocado por: rjmpiresOs routers +/- recentes permitem criar redes adicionais, a maioria já tem 1 rede 2.4GHz, 1 rede 5GHz e 1 rede Guest.

    As duas redes de 2.4 e 5 GHz normalmente são na mesma subnet, não há isolamento. A guest é que está isolada. Para este tipo de configurações o melhor é usar equipamentos que suportem VLAN.
  1.  # 82

    Defendo que tempo é dinheiro e que a Domótica serve acima de tudo para nos trazer conforto.


    Se permitem a minha humilde opinião sobre o assunto Domótica ;


    . Zigbee > perda de tempo, não gastem dinheiro em "devices manhosos ". Utilizem ZWave que é bem mais fiável.

    . Raspberry pi > usem e abusem mas apenas para correr Servidores de interface com a instalação.

    .Home Asssistant > Não deitem fora o vosso tempo, Invistam em https://iridi.com/lite/, numa 1 hora têm um Interface a funcionar e depois podem usar o tempo que vos sobra a fazer coisas que realmente valam a pena.

    . MQTT > Usem , mas só em casos muitos específicos. A alternativa é Modbus TCP ou RTU , que é uma tecnologia que se usa há anos na industria , Porquê inventar a roda !

    . Hardware/equipamento > Aprendam um pouco sobre PLCs e vão ver que ter uma instalação inteligente, é bem mais barato e mais simples do que parece.


    Resumo :

    1 - PLC (controlador) para interligar os dispositivos > Podem usar o LOGO 8 da Siemens ou Micro 820 da Allen Bradley ou outras marcas que entendam.

    2- Modulos de entrada e saídas da SAutomation (anexo).

    3- Raspberry Pi com server da https://iridi.com/lite/


    ...depois é desfrutar do conforto , funcionalidade, segurança , poupança.



    MD
  2.  # 83

    Colocado por: zedAs duas redes de 2.4 e 5 GHz normalmente são na mesma subnet, não há isolamento. A guest é que está isolada. Para este tipo de configurações o melhor é usar equipamentos que suportem VLAN.

    Essa gestão depende do equipamento, os primeiros equipamentos AC separam a rede 2.4GHz e 5GHz mesmo elas sendo iguais e com o mesmo SSID.
    • zed
    • 24 dezembro 2020

     # 84

    Colocado por: manueldiasmSe permitem a minha humilde opinião sobre o assunto Domótica

    O Manuel Dias é o mesmo Manuel Dias instalador da marca iRidium que consta em https://iridi.com/find-a-dealer/?loc=PT? É que se for não sei se a sua opinião é assim tão humilde quanto diz. :)

    De qualquer forma é sempre bom ter mais experiências e opiniões, desde que devidamente qualificadas. Também já tinha lido que dispositivos ZWave são todos compatíveis uns com os outros enquanto que Zigbee é uma lotaria mas estes últimos são mais baratos.

    Colocado por: manueldiasmInvistam emhttps://iridi.com/lite/,numa 1 hora têm um Interface a funcionar e depois podem usar o tempo que vos sobra a fazer coisas que realmente valam a pena.

    Pelos vídeos deles parece bastante rudimentar. Tentei instalar para perceber melhor mas não abriu no meu telefone, talvez por eu não ter autorizado a app a ver os contactos e fazer chamadas.

    Qual o custo da licença disto? E do módulo MR6C-SA com 6 saídas?

    Colocado por: manueldiasmAprendam um pouco sobre PLCs e vão ver que ter uma instalação inteligente, é bem mais barato e mais simples do que parece.

    Alguma recomendação acerca de onde aprender?
    Concordam com este comentário: tigoncal
  3.  # 85

    Colocado por: manueldiasmDefendo que tempo é dinheiro e que a Domótica serve acima de tudo para nos trazer conforto.


    Se permitem a minha humilde opinião sobre o assunto Domótica ;


    . Zigbee > perda de tempo, não gastem dinheiro em "devices manhosos ". Utilizem ZWave que é bem mais fiável.

    . Raspberry pi > usem e abusem mas apenas para correr Servidores de interface com a instalação.

    .Home Asssistant > Não deitem fora o vosso tempo, Invistam emhttps://iridi.com/lite/,numa 1 hora têm um Interface a funcionar e depois podem usar o tempo que vos sobra a fazer coisas que realmente valam a pena.

    . MQTT > Usem , mas só em casos muitos específicos. A alternativa é Modbus TCP ou RTU , que é uma tecnologia que se usa há anos na industria , Porquê inventar a roda !

    . Hardware/equipamento > Aprendam um pouco sobre PLCs e vão ver que ter uma instalação inteligente, é bem mais barato e mais simples do que parece.


    Resumo :

    1 - PLC (controlador) para interligar os dispositivos > Podem usar o LOGO 8 da Siemens ou Micro 820 da Allen Bradley ou outras marcas que entendam.

    2- Modulos de entrada e saídas da SAutomation (anexo).

    3- Raspberry Pi com server dahttps://iridi.com/lite/


    ...depois é desfrutar do conforto , funcionalidade, segurança , poupança.



    MD


    Eu tenho uma opinião diferente da sua, não querendo com isto dizer que não seja uma boa opção. No entanto na minha opinião o tipo de implementação dependerá bastante do nível de literacia tecnológica do utilizador final e do tempo/esforço/dinheiro/(colocar aqui qualquer outra exigência relevante) que este queira investir (mais tempo investido, menos dinheiro gasto e vice versa, não sendo necessariamente melhor ser mais barato - o mesmo se aplica no sentido oposto). Haverá certamente quem não tenha ou queira seguir explorar em detalhe as soluções, ou por falta de formação, ou por falta de tempo, ou por falta de gosto. Mas acredito que o preço nem seja sequer o maior fator de decisão de quem opte por uma solução do tipo HomeAssistant ou openHab (pelo menos não o meu caso, nem das pessoas que conheço), mas sim o nível de dependência de plataformas proprietárias (seja por SW que corre num servidor local, seja na cloud, etc).

    Depois a implementação concreta (o tipo de controlador - PLC ou outro - ou o protocolo - MQTT, MODBUS, etc) dependerá da "SLA" que pretendemos e das condições físicas de que dispomos. Para uma aplicação crítica, de alto consumo, eventualmente exposta a interferências externas ou PIM, claro que uma PLC com disjuntor independente directo ao quadro é preferível, requerendo neste casa já um nível de planeamento e implementação (ter espaço no quadro, cablagem, etc) que a maioria não terá (muito sinceramente não me ocorre nenhuma aplicação doméstica com estes requisitos, mas eu também só tenho o básico - iluminação, estores e pouco mais). Agora para acender um candeeiro, medir a temperatura, etc, não me parece descabido utilizar um sonoff que custa 5USD e integrá-lo por MQTT num HomeAssistant desta vida... poderá ter falhas? Claro que sim. Se falhar é crítico? Não creio, e ainda é barato de substituir, acrescentando que o não ficarei dependente de nenhuma subscrição de SW ou nenhum serviço de cloud.

    A solução que melhor se adapte às exigências (escalabilidade, preço, abertura da implementação, etc) e necessidades de cada um é a melhor solução, mesmo que para outro a melhor solução não seja a mesma. Esta é pelo menos a minha opinião.
    Concordam com este comentário: rui.fern
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  4.  # 86

    Eu acho o HA bastante intuitivo e fica bastante mais interessante com o addon Node Red.
    Para um contexto "caseiro" acho mais do que suficiente.
    Quanto aos dispositivos, uma vantagem do HA é que, mais pancada menos pancada, conseguimos integrar quase tudo.
  5.  # 87

    Viva Zed,

    Sim, obtive esse "titulo" depois de investir na formação sobre o sistema deles. Não o fiz apenas por razões comerciais, mas como trabalho há décadas na automação queria acima de tudo investir no meu conhecimento, porque de fato as soluções que esta empresa apresenta têm funcionalidades muitíssimo bem conseguidas que respondem a qualquer necessidade de automação de edifícios, entre outras.

    Repara que dei a minha humilde opinião sobre várias outras coisas, não foi apenas sobre os produtos da iRidium.

    Rudimentar, querias dizer simples ?:) ! Sem programar,sem configurações, consegues integrar todo o tipo de equipamento e protocolos de comunicação inclusive Zwave.

    https://www.youtube.com/watch?v=U0tkih-CG1I este video mostra como um utilizador pode fazer as suas rotinas de automação.

    Indicas-me p.f outra solução que faça algo semelhante ?

    Custo dos módulos ~80 Euros , mais detalhes [email protected]

    Custo das soluções iRidium estão no site e depende muito de que pretendes fazer. Mais detalhe email [email protected]


    Aprender PLC > Encontras muita informação online. Para dares os primeiros passos podes usar o software do Siemens Logo 8 que tem integrado um bom simulador .....https://support.industry.siemens.com/cs/document/109757017/logo!-web-based-trainings?dti=0&lc=en-WW
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  6.  # 88

    Colocado por: manueldiasm
    Rudimentar, querias dizer simples ?:) ! Sem programar,sem configurações, consegues integrar todo o tipo de equipamento e protocolos de comunicação inclusive Zwave.

    https://www.youtube.com/watch?v=U0tkih-CG1Ieste video mostra como um utilizador pode fazer as suas rotinas de automação.

    Indicas-me p.f outra solução que faça algo semelhante ?



    Sem querer criar polémicas, mas o manueldiasm conhece verdadeiramente outro sistema (ou sistemas) que não seja esse da iRidi? Se sim, quais e a quanto tempo/estudo dedicou a esses sistemas? (se tem interesses não comerciais, aconselho-o a investir algum do seu tempo também a outros sistemas). Pelo seu comentário sou levado a querer que não conhece outros, até porque o vídeo que envia, mostra uma funcionalidade em tudo semelhante às automações que existem no HomeAssistante (e acredito que semelhante a muitos outros sistemas). Não conheço outros sistemas alem do HA (nem tenho essa obrigação, o HA chegou-me e pareceu-me ter uma curva de aprendizagem adequada aos meus requisitos pessoais, mas não sou profissional da área e também não advogo um único sistema como a incontestável solução para todas as aplicações). Arrisco até dizer que haverá certamente muitos mais que façam o mesmo de forma semelhante, quer proprietários quer opensource.

    O custo dos módulos parece-me demasiado alto para a maioria das aplicações domésticas, onde o valor do equipamento a controlar é normalmente uma fracção do valor do controlador. Acrescenta ainda outra dificuldade, já que acredito que na maior parte das instalações eléctricas dos forustas que fazem aqui questões, a sua aplicabilidade pode não ser fácil, uma requerendo que sejam instalados em calha din (num quadro eléctrico ou num outro quadro dedicado para o efeito), com uma topologia de ligação pouco comum para instalações que não tenham sido projectadas inicialmente para esse efeito. Mais uma vez voltamos ao tema do custo benefício: não duvido que a solução que advoga possa ser boa, apenas tenho dúvidas se será a melhor em todos os casos. Todas as soluções têm vantagens e desvantagens, e parece-me (as minhas desculpas se interpretei mal) que o manueldiasm tem apenas partilhado vantagens.
  7.  # 89

    tigoncal

    Obrigado pelos teus comentários.

    ...por agora apenas um questão. Consegue enviar vídeo do HA ou outro a fazer o mesmo que viu no vídeo ?

    Tenha em conta que o que vê no vídeo é feito ao nível do interface (telemóvel,tablet etc) do utilizador final.

    Estamos a discutir sistemas de Domótica completos e fiáveis ?
  8.  # 90

    Dass, PLC!?!? Siemens Logo!?!?
    Carago, tive uma cadeira na faculdade onde utilizei Ladder para programar PLCs.
    Nunca percebi onde poderia aplicar os conhecimentos dessa cadeira mais tarde... Até há uns meses atrás 😅😅😂😂
  9.  # 91

    tigoncal


    ...https://www.comfortclick.com/

    Segue outra solução estupenda , muito completa mas mais cara e não tem a função que viste no video. O utilizador final não consegue fazer as suas rotinas.


    ZWave + i3 Lite > desvantagens ...se me lembrar de alguma informo-te.



    ...
  10.  # 92

    Colocado por: casinhaDaAvoDass, PLC!?!? Siemens Logo!?!?
    Carago, tive uma cadeira na faculdade onde utilizei Ladder para programar PLCs.
    Nunca percebi onde poderia aplicar os conhecimentos dessa cadeira mais tarde... Até há uns meses atrás 😅😅😂😂



    Agora junta ao PLC ....um interface tipo i3 Lite ou se tiveres muito muito tempo o HA...ups....
  11.  # 93

    Colocado por: manueldiasmtigoncal

    Obrigado pelos teus comentários.

    ...por agora apenas um questão. Consegue enviar vídeo do HA ou outro a fazer o mesmo que viu no vídeo ?

    Tenha em conta que o que vê no vídeo é feito ao nível do interface (telemóvel,tablet etc) do utilizador final.

    Estamos a discutir sistemas de Domótica completos e fiáveis ?


    manueldiasm, não tenho interesse nenhum em convencê-lo de que este ou aquele sistema faz aquilo que esse que demonstra faz. Eu disse-lhe que o HA faz (e faz sim na interface do utilizador se quer saber, no telemovel, no browser, no tablet) agora se o manueldiasm não acredita, paciência. Continue com o seu sistema perfeito sem desvantagens. Eu prefiro considerar e ponderar prós e contras, sem clubismos nem credos, já que não tenho nenhum interesse comercial no assunto.

    Estamos a discutir soluções de domótica que o Zé, o João, o "Manel" (como diria JJ) pode instalar na sua casa pouco ou nada preparada e pensada para domótica, sem intervenções de fundo e sem ter que vender um rim (que foi exatamente o meu caso concreto e que me parece ser o verdadeiro mote deste tópico). Para soluções profissionais chave na mão, que dependam de um instalador certificado, especialidades eléctricas, subscrição, fidelização, garantia, etc, lamento mas não estou habilitado a opinar. Como disse, partilho apenas a minha experiência pessoal com o sistema que tenho (e conheço), não questiono a capacidade de outros sistemas que não conheço, nem advogo o meu sistema como perfeito e sem desvantagens .
    Concordam com este comentário: gonzaga
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gonzaga
  12.  # 94

    Já referi, que acima de tudo estou a partilhar a minha experiência pessoal.

    A não ser que ache que partilhei a minha opinião/experiência sobre ZigBee , Zwave ,PlCs, MQTT, Modbus por qualquer outro interesse ....?

    Falando,sobre o mote deste tópico.


    Talvez o melhor fosse dividir o tópico em dois ?

    1-Domótica.

    2-Formas de passar o tempo a brincar á Domótica.

    Teríamos que estabelecer critérios , mas não me parece difícil.


    No que diz respeito ao Software para o interface já percebemos que temos opiniões diferentes.

    Falando agora sobre equipamentos , o que usa para interagir com o HA ?
    • sfss
    • 25 dezembro 2020

     # 95

    Colocado por: jeremiesSaudações,

    sfss eles fizeram-lhe um orçamento de acordo com aquilo que pediu, fizeram também o projeto? A nível de instalação elétrica houve algo de diferente que teve de fazer?
    Muito obrigado, questões que me escapam


    Pode enviar email para [email protected] para tirar mais informações.

    Eu comprei o material e vou ser eu a instalar, na zona Norte eles tem instalação, mas tem venda só do material.
  13.  # 96

    Domótica fiável e a um preço justo ;

    PLC + Modbus TCP ou RTU + Modulos Potencia SA + Interface i3 Lite.


    Vejam esta interessante apresentação da Siemens.... https://wbt.siemens.com/sitrain/LOGO-MODBUS_EN/story_html5.html?lms=1
    principalmente da parte em que falam sobre Modbus TCP.
  14.  # 97

    Colocado por: manueldiasmAprendam um pouco sobre PLCs e vão ver que ter uma instalação inteligente, é bem mais barato e mais simples do que parece.


    Alguma recomendação acerca de onde aprender?
    Concordam com este comentário:tigoncal


    Aprender PLC com o software da Codesys que é gratuito e tem um simulador.

    https://store.codesys.com/codesys.html?___store=en&___from_store=default#Product%20Description


    Algum domínio dos PLCs. é o primeiro passo para ter uma instalação inteligente ao nível dos melhores sistemas, arrisco dizer que ficam com mais funcionalidades do que com uma instalação KNX, mas com um custo muitíssimo mais baixo...
  15.  # 98

    PLC para casa é a mesma coisa que matar moscas com foguetão..

    Bem dito zwave, zigbee e afins e home assistant, Raspberry e gateways tipo fibaro e Samsung para o comum dos mortais
    Concordam com este comentário: Nortenho
  16.  # 99

    Colocado por: RicardoPortoPLC para casa é a mesma coisa que matar moscas com foguetão..


    Depende da gama de PLC que usares , em vez de um fogetão , podes usar algo bem menos potente, como estas bicicletas :);

    https://new.siemens.com/global/en/products/automation/systems/industrial/plc/logo.html

    https://www.rockwellautomation.com/en-us/products/hardware/allen-bradley/programmable-controllers/micro-and-nano-controllers/micro800-family/micro820-controllers.html

    A vantagem dos PLCs também é esta , podemos ter uma bicicleta ou um fogetão.

    Bem dito zwave, zigbee e afins e home assistant, Raspberry e gateways tipo fibaro e Samsung para o comum dos mortais



    Zwave > Usem e abusem, juntem um Raspberry pi + um Gateway https://shop.zwave.eu/products/z-wave-controller/pc-adaptors-usb-dongles/542/z-wave.me-uzb-smart-home-stick?c=0 + https://iridi.com/lite/ ou HA se preferirem investir muito do vosso tempo livre.

    E passam a ter uma boa solução de Domótica, com uma App onde podem integrar/centralizar tudo e mais alguma coisa , câmaras IP, receber notificações, fazer as vossas lógicas em menos de 1 minuto etc.


    Zigbee > = Lotaria , não se metam nisso.


    Home assistant > Para pequenos testes, para aprender etc, usem e abusem.

    Para garantir um resultado final mais robusto, mais rápido de implementar, muito mais simples de manter, onde o interface/Dashboard e rotinas de automação são feitas por para qualquer comum dos mortais usem soluções desenvolvidas por profissionais e com suporte. Muito mais simples para qualquer comum dos mortais https://iridi.com/lite/ do que o HA. Poupam muitas horas de frustração...!


    Fibaro > Não usem os Gateways, usem apenas os equipamentos. Não me parece de todo prático ter que ter umas quantas Apps para controlar diferentes equipamentos.

    Samsung > Ainda não percebi como funciona, tenho que investir algum tempo....para poder opinar.
  17.  # 100

    Caro Manuel deve ter utilizado o HA nas versões iniciais a baixo da 0.80 provavelmente, neste momento considero que o HA esta feito até para pessoas sem conhecimento , não é praticamente necessário mexer no yaml é possível fazer tudo pela interface, desde integrações com diversas marcas/modelos, rotinas, alterações de nomes, criação de users, interfaces, tudo!

    No passado concordo consigo foram mts horas perdidas, no entanto no seu sistema é possível a integração de por exemplo um AC LG/Dakin, aspirador Romba/Xiaomi, carro BMW/Tesla, módulos dimmable Shelly, televisões , câmaras com gravação é detecção , envio de alarmes para os telemóveis consoante a automação, etc centralizado numa única App?
 
0.0480 seg. NEW