Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Colocado por: P@rAdiS3Caro Manuel deve ter utilizado o HA nas versões iniciais a baixo da 0.80 provavelmente, neste momento considero que o HA esta feito até para pessoas sem conhecimento , não é praticamente necessário mexer no yaml é possível fazer tudo pela interface, desde integrações com diversas marcas/modelos, rotinas, alterações de nomes, criação de users, interfaces, tudo!


    Concordo contigo que o HA está bem mais fácil mas mesmo assim o https://iridi.com/lite/ ainda é mais :)

    Reconheço a utilidade e tb utilizo as ferramentas Opensource como HA, Node-Red, Openhab etc , ideais para pequenos testes e na resolução de pequenas tarefas que desviam do padrão normal.

    No passado concordo consigo foram mts horas perdidas, no entanto no seu sistema é possível a integração de por exemplo um AC LG/Dakin, aspirador Romba/Xiaomi, carro BMW/Tesla, módulos dimmable Shelly, televisões , câmaras com gravação é detecção , envio de alarmes para os telemóveis consoante a automação, etc centralizado numa única App?




    Sim é ponto forte do meu sistema, permite a integração de diferentes equipamentos, centralizando tudo na mesma mesma App, https://iridi.com/store/.

    Contudo a minha App integra apenas, equipamentos reconhecidos pela fiabilidade e compatibilidade para Domótica e que tenham uma API oficial.

    Não considero que os Shellys , Sonoffs , Zigbee etc preencham os critérios mínimos para serem integrados numa instalação fiável.


    Para ter uma instalação a funcionar por uma várias décadas sem preocupações, julgo que são necessários equipamentos mais "sérios", fiáveis. O caminho do HA com equipamentos "manhosos" é "uma tarefa/obra " que nunca acaba, temos que estar constantemente a dar-lhe atenção.

    Acho que o HA até pode ser utilizado, mas sempre associado com outro tipo de equipamentos.

    Outro ponto muito importante, nunca ter um instalação dependente do HA ou Raspberry ou microprocessador para funcionar.

    Parece-me que equilíbrio pode ser instalar um Micro PLC (Pré-programado > [email protected]) + Módulos de entradas e saídas de potencia SAutomation ([email protected]) . Desta forma até podem utilizar HA ou outra que entendam e não teriam que se preocupar em aprender PLCs.


    O PLC não depende da Internet para funcionar, nem do HA ou App semelhante e além disso é muitíssimo fiável. Garantia vitalícia é possível.

    Para instalações sem fios apenas considero Zwave . Wi-fi ou Zigbee não são para mim opções.

    Raspberry pi + um Gateway https://shop.zwave.eu/products/z-wave-controller/pc-adaptors-usb-dongles/542/z-wave.me-uzb-smart-home-stick?c=0 + https://iridi.com/lite/ ou HA se preferirem investir muito do vosso tempo livre.


    Se precisarem de equipamento Zwave a um preço justo > [email protected]
  2.  # 102

    No meu caso comecei com zwave a uns anos valentes no entanto com o passar do tempo e com os valores dos módulos serem demasiado elevados comecei por optar por wifi e zigbee que até ver tem bastantes mais updates de funcionalidades e segurança do que os restantantes.

    A vantagem é que dá mesmo para integrar qualquer coisa há sempre alguém a desenvolver algo inclusive é possível integrar as centrais é sensores que mts vezes são vendidas pela securitas que acabam por ficar desligadas pelos custos mensais, no caso da máquina dedicada não me parece algo crítico no meu caso além do HA faz de reverse proxy, VPN é NVR para as cameras.

    O HA também não depende da internet para funcionar, basta ter rede local é até pode é deve estar isolado da Internet como qualquer outro modulo.

    Mas sim concordo consigo sendo o seu um produto comercial deverá ter um suporte melhor para quem nao quer ter trabalho ou algo feito em troca de uns € , nesse campo é como tudo, há quem tenha empregada de limpeza ou prefira limpar ;)

    Abraço
    Concordam com este comentário: zed
  3.  # 103

    Eh pá, pensava eu que a malta dos autómatos já tinha percebido que a sua solução não era a melhor para o residencial e para o terciário.
    Pessoalmente tenho alguns equipamentos Zigbee em casa para experiências, mas a base é KNX. Sinceramente viver rodeado de RF não é a minha praia. Tenham cuidado com as tintas com que pintam as vossas paredes ;)
    https://www.ecospaints.net/EMR-Shielding-Paint
    Quanto a servidores, tudo serve. CubeVision, HA, Iridium, OpenRemote, Gira X1, Control4, RTI ...
  4.  # 104

    KNX é o mesmo que pescar com um Anzol feito de ouro ! Não percebo nada de pesca mas ....será que a pescaria vai ser melhor ? Não me parece. Contudo respeito quem o queira e possa fazer.

    Quem realmente tem muito $$$$$ usa KNX.

    Um Anzol dito comum, faz muito bem a função tal como os PLCs o fazem . Agora é como tudo, depende do pescador.


    Até pareço um pescador :) ! Mas só pesco na mesa !

    Quanto aos servidores que indicas , são quase todos dedicados aos KNX = Anzóis de ouro.

    Aqui segue um Anzol comum https://iridi.com/lite/ .



    Bom dia para todos.
  5.  # 105

    Colocado por: manueldiasm

    Quem realmente tem muito $$$$$ usa KNX. (ISTO NÃO É VERDADE)

    Um Anzol dito comum, faz muito bem a função tal como os PLCs o fazem . Agora é como tudo, depende do pescador.


    Até pareço um pescador :) ! Mas só pesco na mesa !

    Quanto aos servidores que indicas , são quase todos dedicados aos KNX = Anzóis de ouro.

    Aqui segue um Anzol comumhttps://iridi.com/lite/.


    Isso do KNX ser ouro é sempre a mesma conversa para boi ver. Uma instalação PLC fica sempre mais cara do que uma de knx a fazer as mesmas coisas. Podes estrubuchar para onde quizeres que não tens a mínima hipótese.
    Para começar, em termos de cablagem, gastas mais e depois em termos de preços dos relés, o knx já baixou imenso no preço dos mesmos (se precisares de fazer uma pequena comparação, entra em contacto pois nós não fazemos instalações, apenas revendemos equipamentos). Em termos de instalação e montagem de quadros é bastante mais simples do que a solução montada com PLC. Em seguida, se usarmos os mesmos interruptores que tu usas, baixamos dramaticamente o preço.

    A questão é que nós também podemos integrar, para além do Fiat Punto, o Rimac. Tudo depende da carteira e do gosto do cliente.
    NOTA: Esse servidor também foi um dos indicados por mim. O CubeVision custa pvp 690€ :)
    Deixo-te aqui uns Pagani e uns Rimac.





    e um pequeno vídeo de algo que não tens: https://youtu.be/P5vzxkkVlDE
  6.  # 106

    As tuas imagens mostram os tais Anzois de ouro que falava. Excentricidades só para quem pode ou é louco para se endividar.

    Pelas tua mensagem , deduzo que não estejas bem informado . È natural que tentes vender o teu peixe. Lá estamos nós a falar de pesca.



    Vamos lá demonstrar o custo com um exemplo muito simples, controlar 8 estores com interruptores tradicionais;

    Custo KNX

    Modulo de saidas estores KNX : 186 Euros
    Modulo de entradas binárias : 150 Euros
    Fonte KNX : 137 Euros
    Router KNX IP: 302 Euros
    Software e Configuração : $$$$

    Total : ~ 775 Euros

    Material KNX do mais barato que encontrei online. Agora se quisermos ter alguma lógica / inteligência teriamos que gastar mais umas boas $$$$$.

    Custo para o caso da instalação com PLC

    PLC > Micro 820 da Allen Bradley: 165 Euros

    Modulo da Smart Automation cujo pdf anexo: 86 Euros

    Fonte 24VDC : 50 Euros

    Total ~ 301 Euros


    Com o PLC já teriammos a lógica e inteligência incluida. Ainda sobram 6 entradas e 6 saidas para abrir e fechar garagem e outra coisas que se lembrem.



    O custo acrescido em fios ou tubo em obra é desprezável tendo em conta o enorme custo do KNX.



    KNX ? Claro que sim , mas primeiro comprava um Porche para combinar.


    Fatos e comentários construtivos são bem vindos.

    Talvez seja uma limitação minha ....não percebo o que é que uma habitação tenha para controlar que precise equipamentos a custar milhares de Euros , caso do KNX . Se fosse uma central nuclear talvez entendesse.


    Até.
  7.  # 107

    O KNX faz-me lembrar o decorrer de uma obra aquando da adição de qqr coisa ao sistema, os chamados "já agora".. quer adicionar 1 sensor.. lá tem que vir não sei quem reprogramar a coisa e largar a nota.
    • VXMC
    • 22 janeiro 2021

     # 108

    De momento tenho alguns Shelly para luzes e estores que são wifi. Posso adquirir para uma outra zona iluminação específica, os módulos com o protocolo zigbee e RF 433mhz para usar interruptores sem fios? Aqui a ideia é mais tarde interligar tudo com HA.
  8.  # 109

    Sim. Não se esqueça que vai ter que ter gateway específicos e APP
    • VXMC
    • 22 janeiro 2021

     # 110

    Colocado por: manelvcSim. Não se esqueça que vai ter que ter gateway específicos e APP


    Certo, mas de momento posso passar a usar na mesma e de imediato através de RF, estou certo?
  9.  # 111

    Não estou a perceber o que quer...
    RF é um protocolo, ZigBee é outro e WiFi outro.
    Se quiser usar ZigBee tem que usar os gateways específicos das marcas ou então aqueles "gerais"
    Para rf a mesma coisa.
    E WiFi também.

    Depois se quiser misturar tudo é que vem o HA
  10.  # 112

    Colocado por: VXMC

    Certo, mas de momento posso passar a usar na mesma e de imediato através de RF, estou certo?

    Depende do equipamento, envia ou recebe RF? Há controladores RF que enviam RF mas na verdade são controlados por wifi
    Zigbee precisas sempre de um hub.
  11.  # 113

    Para o zigbee o mais fácil é um cc2531
  12.  # 114


    Eu inventei demasiado e instalei num contentor docker... má opção. Hoje não o faria até porque limita as atualizações do HA


    Porquê?
  13.  # 115

    Colocado por: rjmpiresTotal



    Colocado por: rjmpiresO KNX faz-me lembrar o decorrer de uma obra aquando da adição de qqr coisa ao sistema, os chamados "já agora".. quer adicionar 1 sensor.. lá tem que vir não sei quem reprogramar a coisa e largar a nota.


    No PLC faz gratuitamente ...
    No HA no Zigbee, no Zwave, não programa nada, é só ligar ...
    No KNX tem que configurar sim. Aprenda, é fácil e há cursos online no youtube.
  14.  # 116

    Colocado por: manueldiasmAs tuas imagens mostram os tais Anzois de ouro que falava. Excentricidades só para quem pode ou é louco para se endividar.

    Sim, eu tenho ouro :)
    mas também tenho plástico, vidro, corian, madeira,
    e 1 interruptor com até 46 funções, não tendo que cravar nas paredes um rendilhado de pulsores que ninguém sabe o que fazem.
  15.  # 117

    Colocado por: manueldiasmMaterial KNX do mais barato que encontrei online. Agora se quisermos ter alguma lógica / inteligência teriamos que gastar mais umas boas $$$$$.

    Não deves saber, mas há inumeros módulos de entradas e de saídas KNX com lógica integrada ...
  16.  # 118

    Colocado por: manueldiasmCusto KNX

    Modulo de saidas estores KNX : 186 Euros
    Modulo de entradas binárias : 150 Euros
    Fonte KNX : 137 Euros
    Router KNX IP: 302 Euros Isto não é necessário
    Software e Configuração : $$$$ É igual no teu autómato. Não se programa sózinho

    Total : ~ 775 Euros

    Material KNX do mais barato que encontrei online. Agora se quisermos ter alguma lógica / inteligência teriamos que gastar mais umas boas $$$$$.

    Custo para o caso da instalação com PLC

    PLC > Micro 820 da Allen Bradley: 165 Euros

    Modulo da Smart Automation cujo pdf anexo: 86 Euros

    Fonte 24VDC : 50 Euros

    Total ~ 301 Euros


    Com o PLC já teriammos a lógica e inteligência incluida. Ainda sobram 6 entradas e 6 saidas para abrir e fechar garagem e outra coisas que se lembrem.



    O custo acrescido em fios ou tubo em obra é desprezável tendo em conta o enorme custo do KNX.


    Retirando o IP router, que não serve para nada, o custo passa para 336€
    Ainda me vais explicar como é que o teu módulo de 6 relés consegue controlar individualmente 8 estores. Além de que também não consegues manualmente controlar nenhum, pois faltam-lhe os botões, como estes por exemplo Módulo de 8 estores com comando manual
  17.  # 119

    Colocado por: konnexman




    No PLC faz gratuitamente ...
    No HA no Zigbee, no Zwave, não programa nada, é só ligar ...
    No KNX tem que configurar sim. Aprenda, é fácil e há cursos online no youtube.

    Actualmente prefiro coisas mais plug&play. Já não tenho grande paciência para programação.
    • HFSF
    • 23 janeiro 2021

     # 120

    Acho que o pessoal se está a esquecer de uma coisa bastante importante que é a comunidade da plataforma.

    Estou neste momento a alugar e por isso não posso/quero fazer alterações grandes por isso instalei num servidor homeassitant e tenho alguns sonoffs espalhados pela casa que foram previamente flashados com tasmota que comunicam por MQTT para ligar e desligar umas lâmpadas. Até agora 0 problemas e são bastante rápidos (ms) para serem accionados.

    Para a minha futura casa, estou a estudar KNX porque quero controlar muito mais coisas e não quero andar a trocar pilhas a todos os sensores da casa preferiria uma solução por cabo, mas não me agrada de todo os custos las licenças (por mim claro que podiam cobrar pelo know-how de instalação) e de tudo parecer orientado aos instaladores e ao ao cliente final. A descentralização que falam não me parece ter grandes vantagens e será pouco exequível no ambiente domestico que penso normal. Tem integração com homeassistant que funciona e com isso conseguiria integrar tudo numa só plataforma.

    PLC parece ser a solução mais flexível, fazes o que queres e tem provas dadas no mercado industrial mas parece-me demais para a solução domestica que estou a pensar fazer e parece-me a que tem menor comunidade. A falta de um standard faz-me sentir que vou ter problemas de manutenção e que não vou ser capaz de resolver problemas simples.

    Sinto-me bastante confortável com os sonoffs e HA neste momento porque existe uma grande comunidade com novas ideias e soluções DYI e não concordo quando dizem que não é uma solução estável e resiliente. Parece-me que não é estável quando o WiFi não é gerido apropriadamente e usam uma API que está alojada na china a KMs de distância para fazerem todos os pedidos.
 
0.0444 seg. NEW