Iniciar sessão ou registar-se
    • RCF
    • 12 junho 2020
    Colocado por: dansanAcho apenas que não será muito ético que o agente cobre duas comissões, uma aos compradores (os seus reais clientes) e uma ao vendedor.
    Certo?

    Não.
    Ainda que o dinheiro venha dos compradores, quem paga a comissão é o vendedor.
    • ematos
    • 13 junho 2020 editado
    É como dizem. Se querem entrar no negócio, o valor de venda tem de subir para que fiquem com a comissão deles e o vendedor receba o valor pelo qual queria vender.

    Por norma esta não é uma imobiliária que negoceie a comissão. Mas isso já é trabalho do comprador (dado que foi ele que contratou a imobiliária).
    Por outro lado se o valor de negocio lhe interessar, pode sempre tentar dialogar com a imobiliária, a dizer que baixa X se ela também abdicar de X da comissão, de forma a que possam chegar a um preço que o comprador também concorde....
  1. Colocado por: dansanAcho apenas que não será muito ético que o agente cobre duas comissões, uma aos compradores (os seus reais clientes) e uma ao vendedor.
    Certo?

    Errado, as imobiliárias cobram a comissão ao vendedor, e você parece-me que vive em Marte, então acha que uma imobiliária lhe ia prestar um serviço sem receber uma comissão?
  2. Colocado por: ematosÉ como dizem. Se querem entrar no negócio, o valor de venda tem de subir para que fiquem com a comissão deles e o vendedor receba o valor pelo qual queria vender.

    O valor que o vendedor quer receber é sempre, ou quase sempre inferior ao valor pedido, se a imobiliária quer entrar no negócio, o valor da venda pode ser o mesmo, não há é desconto para ninguém.
  3. Colocado por: dansanAcho apenas que não será muito ético que o agente cobre duas comissões, uma aos compradores (os seus reais clientes) e uma ao vendedor.
    Certo?

    O papel que o comprador assinou deve ter sido uma ficha de visita e não o pagamento de uma comissão
  4. Encontrei esta informação num site especializado em transacções específicas de um determinado tipo de empresas:

    "VANTAGENS DE UM PROCESSO DE VENDA COM A INTERVENÇÃO DA X:

    - sem custos: comissão de mediação a ser suportada pelo comprador;"


    Isto é legal?
  5. Falta de cortesia das 3 grandes

    Agora em tempos de Pandemia, tenho recorrido aos sistemas informáticos para obter informações sobre imóveis que acho interessantes mas que não pretendo visitar antes de ter certas certezas.

    Ora eles não respondem de uma forma geral aos e-mails e chamam-lhes agora o nome pomposo de LEAD.

    Uma vez telefonei a perguntar sobre um imóvel, já tinha sido vendido mas estava listado. O agente não me sabia responder no momento...Tiraram da internet, mas não tiveram a delicadeza de me telefonar a dar a informação.
  6. Colocado por: PalhavaIsto é legal?

    Não, ilegal é receber das duas partes, e no fundo já é assim que funciona, é sempre o comprador que paga a comissão, mesmo que seja indirectamente.

    Colocado por: PalhavaIsto já está em vigor?

    Já está em vigor a lei de branqueamento de capitais, e a comunicação das transacções ao IMPIC já é de há muito tempo.
  7. Colocado por: Picaretaé sempre o comprador que paga a comissão, mesmo que seja indirectamente.

    Também concordo, mas o cheque de pagamento devia sair da conta do vendedor...
  8. Assim trabalha a Remax...

    Colocaram um imóvel para venda e assim continua no site. O preço é bastante mais baixo do que outros na mesma zona geográfica.

    Dão a informação que o proprietário aceitou uma proposta( e no site não colocam a dizer:RESERVADO) e que estão a fazer as minutas do contrato. No entanto até ao finalizar da compra, o imóvel continua aberto a visitas!

    O que pensariam desta situação?
    • NLuz
    • 3 setembro 2020
    Sabe o que é isso ?
    Isco 😉

    Ou seja aquela já está vendida, mas houve um m contacto e quem está do lado de lá do telefone se o souber fisgar, vai lhe apresentar outras casas.
    É uma maneira de prospecção de potenciais compradores/vendedores por parte das imobiliárias sem sequer levantarem o rabo da cadeira.

    Mais uma artimanha 😉
    Concordam com este comentário: eu
  9. Já visitei vários imóveis de várias agências, que não comprei e ficaram com o meu contacto.

    Sabem quantas vezes me ligaram posteriormente? ZERO vezes.
  10. Há uns tempos encontrei numa imobiliária local o anuncio de uma moradia, nova, a preço engraçado. Contactei a imobiliária que imediatamente apresentou outros imóveis uma vez que aquele estava vendido.

    Rapidamente consegui encontrar a moradia e achei curioso reparar que já lá estavam pessoas a morar. Como o mundo é um T0 alguém conhecia alguém que conhecia os compradores da moradia. Já lá estavam a morar há mais de meio ano. O anuncio esteve no site da imobiliária vários meses mais.

    É isso mesmo, é isco.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 3 setembro 2020
    É um setor sem escrúpulos nenhuns... vale tudo.
  11. Colocado por: Bruno.AlvesHá uns tempos encontrei numa imobiliária local o anuncio de uma moradia, nova, a preço engraçado. Contactei a imobiliária que imediatamente apresentou outros imóveis uma vez que aquele estava vendido.

    Rapidamente consegui encontrar a moradia e achei curioso reparar que já lá estavam pessoas a morar. Como o mundo é um T0 alguém conhecia alguém que conhecia os compradores da moradia. Já lá estavam a morar há mais de meio ano. O anuncio esteve no site da imobiliária vários meses mais.

    É isso mesmo, é isco.
    Concordam com este comentário:eu

    Também pode acontecer que os donos da casa não informaram que venderam a casa e para a imobiliária a mesma continuava á venda
  12. É isso mesmo "EU", é gente sem escrúpulos e sem qualquer vergonha na cara, são autênticos ciganos, a maioria.
    Este sector funciona como um esgoto da sociedade onde vai cair todo o tipo de porcaria, pois qualquer um pode trabalhar numa imobiliária, não necessitando para isso de quaisquer habilitações ou preparação, aceitam todo o tipo de gente.
    Só tenho pena das pessoas que confiam neles...
    Claro que há excepções, mas apenas confirmam a regra...
    Nunca confiaria numa pessoas dessas, pois apenas vendem sonhos aos proprietários e dizem-lhes tudo o que eles quiserem ouvir, prometem tudo e em geral nada cumprem e quando há problemas são os primeiros a abandonar o barco, deixando as pessoas a arder e não se preocupando minimamente em resolver os problemas que arranjam muitas das vezes.
    Continuo sem perceber porque é que as pessoas ainda vão no discurso estafado desta gente que tenta provar que eles são imprescindíveis para as pessoas conseguirem vender os seus imóveis, pois hoje em dia com as plataformas que existem para divulgação de imóveis, com umas boas fotos, se não tiver apetência para fotografia pode contratar um bom fotógrafo profissional e com a eventual ajuda de um solicitador ou advogado para o tratamento de todo o processo burocrático, qualquer pessoa consegue vender mais facilmente o seu imóvel sem precisar de uma imobiliária, pois muitas vezes o valor que estas cobram de comissões ( autenticos roubos) pode fazer a diferença entre conseguir vender, por o preço poder ser inferior ao praticado com a comissão e assim ser competitivo, ou não conseguir vender devido à inflação que o preço terá de ter para comportar o valor da comissão da imobiliária que na generalidade ultrapassa os 6% do valor de venda: 5% de comissão+ 23 % de IVA.
    Mesmo pagando a um bom fotógrafo e a um solicitador/advogado vai ganhar muito dinheiro e vender mais facilmente o imóvel.
    Penso que este sector é apenas um sector parasita que nada faz para merecer tamanhas comissões, e por isso é um sector dispensável.
    Concordam com este comentário: eu, Palhava
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  13. Colocado por: PalhavaAssim trabalha a Remax...

    Colocaram um imóvel para venda e assim continua no site. O preço é bastante mais baixo do que outros na mesma zona geográfica.

    Dão a informação que o proprietário aceitou uma proposta( e no site não colocam a dizer:RESERVADO) e que estão a fazer as minutas do contrato. No entanto até ao finalizar da compra, o imóvel continua aberto a visitas!

    O que pensariam desta situação?


    Quando estava no processo de compra do meu apartamento cheguei a mandar o "bitaite" de porque raio ainda não aparecia no site como reservado, uma vez que já tinha dado a entrada, mas como não era algo que me fizesse diferença deixei andar.

    O pior foi quando já estava a viver aqui e me toca um casal à campainha a dizer que estavam interessados em comprar a casa. Na minha "ignorância" perguntei-lhes se por acaso tinham o hábito de tocar à campainha de estranhos a oferecerem-se para lhes comprar a casa. O casal muito à toa pediu desculpa e disseram que se deviam ter enganado mas que pelas fotos parecia aquele o apartamento.

    Qual não foi o meu espanto quando fui ao site da imobiliária e lá continuava o apartamento à venda, bastante fácil de identificar pelas fotos da rua e um rectângulo à volta das janelas do andar em questão...

    No dia a seguir lá liguei para a imobiliária a pedir satisfações, vieram com desculpas que era normal demorar algum tempo até o departamento informático tirar os anúncios, mas que iam tratar do assunto rapidamente. Semanas depois, e algumas chamadas feitas em que avisei que como proprietária não autorizava a utilização de fotografias do meu imóvel, continuava tudo na mesma...até que me aparece gente à porta outra vez. Passei-me! Dessa vez já não fui eu que liguei, foi a mulher da minha tia, advogada, que entrou em contacto com eles, minutos depois já tinham retirado o anúncio.

    Já a placa do "vende-se" ainda aqui estava quando me mudei, fiz a cortesia de lhes ligar a avisar para virem buscar a placa, disseram que vinham o mais rápido possível. Passado um mês fui ao sótão, vi lá a placa e meti-a no lixo. Ligaram-me uns tempos depois a perguntar se estava em casa para a virem buscar, disse-lhes que ainda lhes fiz o favor de a guardar um mês mas que depois foi parar ao contentor. Ainda ficaram chateados a dizer que não podia deitar fora uma coisa que não era minha. Respondi-lhe logo que se está dentro da minha casa é meu, e perguntei-lhes se por acaso me estavam a pagar taxa de armazenamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  14. Tinha a minha casa à venda sem agência, com anúncio no idealista.

    Uma agência sem falar comigo, sacou as fotos e fez um anúncio igual com um valor diferente, penso que acrescentaram a comissão.

    Liguei para o idealista a relatar o sucedido, disseram que nada podiam fazer porque a conta da agência era profissional, bla bla bla

    Grande selvajaria!
  15. Colocado por: RUIOLIUma agência sem falar comigo, sacou as fotos e fez um anúncio igual com um valor diferente, penso que acrescentaram a comissão.


    Isso era coisa que em tribunal ainda lhe tinha rendido uns trocos...mas pronto, tendo em conta o tempo que isso se arrastava em tribunal, mais o dinheiro gasto em advogado, etc, a maior parte das pessoas não faz nada, e eles bem o sabem, se não não faziam isso.
 
0.2627 seg. NEW