Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Uma pergunta básica eu sei mas qual o melhor processo para o fazer? Tenho uma lata de tinta 15L e na 1ª demão quero diluir 15%.

Arranjo por exemplo um balde e uma lata pequena, coloco umas 20 latas de tinta para o balde e para diluir 15% coloco 1 lata e meia de água no balde? :)

Ou por exemplo, se quiser diluir a lata dos 15L toda, meto uns 2.2L de água?
    • ik
    • 27 maio 2017

# 2

Colocado por: jforumUma pergunta básica eu sei mas qual o melhor processo para o fazer? Tenho uma lata de tinta 15L e na 1ª demão quero diluir 15%.

Arranjo por exemplo um balde e uma lata pequena, coloco umas 20 latas de tinta para o balde e para diluir 15% coloco 1 lata e meia de água no balde? :)

Ou por exemplo, se quiser diluir a lata dos 15L toda, meto uns 2.2L de água?

Andou a falhar as aulas de matemática :)

O melhor é antes de diliur a tinta toda, veja o rendimento da tinta e os metros que quer pintar e depois faz a diluição para nao desperdiçar tinta
    Concordam com este comentário: Marcopom, Vítor Magalhães
  2.  # 3

Com água, não? Se for em base de água... :)
    Agora a sério, veja na lata ou consulte o fornecedor, as tintas não são todas iguais e cada demão tem a percentagem correcta que é recomendado pelo fabricante segundo o produto... E ou a textura da parede ou mesmo a forma que elegeu para a aplicar, pistola,rolo,trincha, etc...
    Editado: ups não sei como só li o primeiro parágrafo,
    Dilua só o que precisa as tintas depois de diluídas se forem armazenadas com o tempo perdem as propriedades..
    Não é necessário uma precisão ao mililitro...
  3.  # 4

Se eu quisesse diluição a 15% de 15L adicionava 2,64 L de água e misturava muito bem com um pau que fosse até ao fundo para a mistura ficar homogénea.
    MAS ISSO ERA EU QUE ASSUMIA O RISCO DAS MINHAS PINTURAS.
  4.  # 5

Sim, tenho mesmo de diluir, trata-se da Dyrup 003 e tem mesmo de ser diluida..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kiliam
  5.  # 6

Colocado por: PalhavaSe eu quisesse diluição a 15% de 15L adicionava 2,64 L de água

Isso deve ser com o iva incluído, sem iva são 2.25L
    ;-))
  6.  # 7

Mas voces diluem tinta é?
    Eu ponho umas pitadas de agua dentro do recipiente do rolo e com o rolo ta feita a mistura xD
  7.  # 8

Colocado por: Picareta
    ;-))

Olhe que não... Lá estou eu a pegar consigo, mas o Palhava tem razão...

Se somar 15+2,25=17,25L

15% disso não é 2,25 :)

Funciona da mesma forma para as misturas de óleo gasolina nas motos 2T, daí que para fazer da forma que fez estava correto se fosse para misturar na proporção 15:2,25
  8.  # 9

Mas nesses 17.25L, 85% são de tinta, e 15% são de água. Logo o calculo do Picareta está correto.
  9.  # 10

Colocado por: esptOlhe que não... Lá estou eu a pegar consigo, mas o Palhava tem razão...

Se somar 15+2,25=17,25L

15% disso não é 2,25 :)

Pode dar as voltas que quiser, mas 15 % de 15 são 2.25
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro, Gonç@lo, Vítor Magalhães, nbastos
  10.  # 11

A maneira mais correcta é calcular a área e a tinta a gastar , pegar nesta e diluir com a recomendação da marca conforme a demão pretendida , isso para evitar de ficar com diluições enganadas em demaos com diluições diferentes e também para poder armazenar a restante tinta sem que tenha levado agua pois diluída tem um prazo de validade relativamente curto .
    Concordam com este comentário: Marcopom
  11.  # 12

;-))

Cada um faz os cálculos como entender mas os 15% não são relativos aos 15L iniciais.Mas sim ao volume de tinta diluída no final da mistura com água.
    Ou seja 85% corresponde aos 15L e 100% corresponderá ao volume da diluição final.E enfim é só fazer as contas como dizia o Guterres.
    Concordam com este comentário: espt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jforum
  12.  # 13

1-Mas as pinturas por esse Portugal fora têm qualidade ou não?
    13% ou 15% no barulho das luzes acaba por não ser muito diferente.

2-E tintas antigas a estalar... Como voltar a pintar por cima e que fique bem?
  13.  # 14

Colocado por: Palhava1-Mas as pinturas por esse Portugal fora têm qualidade ou não?
    13% ou 15% no barulho das luzes acaba por não ser muito diferente.

2-E tintas antigas a estalar... Como voltar a pintar por cima e que fique bem?
    as pinturas em Portugal podem ter o maximo de qualidade exigida desde que se respeite todas as regras e condições para efectuar uma boa pintura , tintas a estalar já é sinônimo que não foi uma boa pintura podendo ter tido factores que não foram respeitados ... Solução para que fique perfeita , lavagem de alta pressão ( se for no exterior ) acima dos 160 bares de modo a tirar o maximo possível , deixar secar , aplicar primário de fixação e correção de massas para exterior ( que é de evitar ) aplicação novamente do mesmo primário sobre as massas e tinta geral isso caso continue com diferenças de relevo , caso saia a tinta toda resolve o problema na lavagem .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  14.  # 15

Colocado por: rafaelisidoroas pinturas em Portugal podem ter o maximo de qualidade exigida desde que se respeite todas as regras e condições para efectuar uma boa pintura , tintas a estalar já é sinônimo que não foi uma boa pintura podendo ter tido factores que não foram respeitados ... Solução para que fique perfeita , lavagem de alta pressão ( se for no exterior ) acima dos 160 bares de modo a tirar o maximo possível , deixar secar , aplicar primário de fixação e correção de massas para exterior ( que é de evitar ) aplicação novamente do mesmo primário sobre as massas e tinta geral isso caso continue com diferenças de relevo , caso saia a tinta toda resolve o problema na lavagem .
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Palhava

É no interior...
    Lixadeira automática para paredes?
    Nivelar com argamassa?
    Primário?
  15.  # 16

Colocado por: Palhava

É no interior...
    Lixadeira automática para paredes?
    Nivelar com argamassa?
    Primário?
    mas a tinta a saltar é da humidade ? Salitres ? Ou é alguma pontual ???
    • espt
    • 28 maio 2017 editado

# 17

Pode dar as voltas que quiser, mas 15 % de 15 são 2.25
    Concordam com este comentário:rafaelisidoro,Vítor Magalhães,Gonç@lo

Certo, mas se o objetivo é uma mistura com 15% de água, tendo em conta 15L de tinta, não é a adicionar 2,25L de água que a vai obter.

Se quer usar os 15L de tinta na totalidade com uma mistura de 15% de água tem de calcular

15 / 0,85 = 17.6470588235

17.6470588235 - 15 = 2.6470588235L

Agora pode fazer o que estava a fazer

17.6470588235 x 0,85 = 15
    17.6470588235 x 0,15 = 2.6470588235

Se somar 15+2,25=17,25

17,25 x 0,85 = 14,6625
    17,25 x 0,15 = 2,5875

O que dá uma mistura com 13.0434782609% de água.

Paz
    Concordam com este comentário: Palhava
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  16.  # 18

Meti 7L à parte de tinta e cerca de 1L de água. Parece-me que ficou bem.
  17.  # 19

Colocado por: jforumMeti 7L à parte de tinta e cerca de 1L de água. Parece-me que ficou bem.

Esteve a trabalhar num domingo...Tem de ser,tem de ser... Abraço!
    Concordam com este comentário: jforum
  18.  # 20

daqui a 2 anos pintas de novo :P
    Concordam com este comentário: jforum

0.0266 seg. NEW