Iniciar sessão ou registar-se
    • chapa
    • 5 junho 2017 editado

     # 1

    Bom dia a todos.

    Pretendo construir uma moradia de 2 pisos + CV + anexo. Até ao momento tenho solicitado orçamentos chave na mão, mas até ao momento a resposta não tem sido tal como esperava, quer pelos tempos de espera, quer pela qualidade dos orçamentos e entenda-se por qualidade, na descriminação dos itens orçados, quer pela simplicidade do que é descrito como pela falta de valores em cada rubrica.

    No entanto, falaram-me sobre a possibilidade de pedir orçamentos específicos para cada item da obra (estrutura, alvenaria, electricidade, águas, etc...), e ir fazendo a obra a medida que vou encontrando os orçamentos "ideais". Assim, gostaria de discutir aqui no fórum como posso fazer isso, uma vez que também é preciso entregar o alvará do construtor na câmara e, neste caso, como serão vários, como deveria proceder.

    Deixo ao vosso critério qq comentário adicional que possa ser útil para esta discussão.

    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sergio Rodrigues
  1.  # 2

    Colocado por: chapacomo serão vários, como deveria proceder.

    Fácil!
    Cada vez que termina uma fase o empreiteiro retira o alvará dele e o DT. A câmara dá-lhe 30 dias para a presentar novo alvará e novo DT.
    Isto tantas vezes quantas as necessárias.
    Atenção que muitos empreiteiros das especialidades não possuem alvará suficiente para assumir a obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: chapa
  2.  # 3

    Boa Tarde,

    O que não falta é empreiteiros e Eng a alugar alvarás .
  3.  # 4

    Colocado por: chapaAté ao momento tenho solicitado orçamentos chave na mão, mas até ao momento a resposta não tem sido tal como esperava, quer pelos tempos de espera, quer pela qualidade dos orçamentos e entenda-se por qualidade, na descriminação dos itens orçados, quer pela simplicidade do que é descrito como pela falta de valores em cada rubrica.

    Se você só entregou umas plantas, não pode esperar que os empreiteiros façam o seu trabalho, que é definir os materiais que vão aplicar na obra.
  4.  # 5

    Colocado por: Picareta
    Se você só entregou umas plantas, não pode esperar que os empreiteiros façam o seu trabalho, que é definir os materiais que vão aplicar na obra.


    Dos vários empreiteiros que contactei, todos me questionaram pelo caderno de encargos, a qual respondi, que não detinha dessa informação, visto ter sido uma "indicação" do arquitecto. Contudo, nenhum empreiteiro levantou qualquer problema, questionando apenas sobre o tipo de materiais que se pretendia e após uma reunião, ficaram com a informação do tipo de acabamentos pretendido. Nestas propostas, todos referem um limite máximo ao preço por m2, por exemplo, para a escolha de soalho, etc...

    De qualquer forma, se o melhor é apresentar a lista de materiais pretendido, porque tanto arquitectos como empreiteiros não possuem um denominador comum nesta área?
  5.  # 6

    Colocado por: zedasilva
    Fácil!
    Cada vez que termina uma fase o empreiteiro retira o alvará dele e o DT. A câmara dá-lhe 30 dias para a presentar novo alvará e novo DT.
    Isto tantas vezes quantas as necessárias.
    Atenção que muitos empreiteiros das especialidades não possuem alvará suficiente para assumir a obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:chapa


    Obrigado pela informação. E esta substituição requer o pagamento de taxas? o que acontece com a obra se não tiver um novo DT (diretor técnico, certo?) e um novo alvará, dentro de 30 dias.

    Já agora, esta decisão de se construir faseado será melhor ou pior, quer a nível de gestão, logística, financeira, prazo, etc...

    Obrigado
  6.  # 7

    Colocado por: chapaJá agora, esta decisão de se construir faseado será melhor ou pior, quer a nível de gestão, logística, financeira, prazo, etc...

    Tudo para pior, mas tudo mesmo....
    Quando começar a aparecer os problemas a culpa é sempre do outro, que acabou de sair e vice versa
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  7.  # 8

    Colocado por: jafn
    Tudo para pior, mas tudo mesmo....
    Quando começar a aparecer os problemas a culpa é sempre do outro, que acabou de sair e vice versa


    Estou a ver... é o jogo do empurra-empurra.
    Iniciei esta discussão justamente para perceber este tipo de opiniões, pois a minha grande dúvida em prosseguir com este caminho está estritamente ligado com os preços que estão a ser praticados atualmente. Caso contrário optaria claramente pelo processo de chave na mão.
  8.  # 9

    Colocado por: ncdiasO que não falta é empreiteiros e Eng a alugar alvarás


    E o que acontece a esses indivíduos que alugam os alvarás e aos donos de obras, se na obra acontecer um acidente muito grave, por exemplo uma morte de um trabalhador?
  9.  # 10

    Colocado por: jafnE o que acontece a esses indivíduos que alugam os alvarás e aos donos de obras, se na obra acontecer um acidente muito grave, por exemplo uma morte de um trabalhador?

    Estão metidos num belo 31.
    Não necessita de haver mortes.

    Colocado por: chapao que acontece com a obra se não tiver um novo DT

    A câmara manda-o entregar ao alvará de construção e a obra não pode prosseguir. Tem que recomeçar tudo de novo
  10.  # 11

    Colocado por: zedasilvaNão necessita de haver mortes.

    Eu sei que não necessita, mas para acontecer isso basta um gajo estar vivo
  11.  # 12

    A ideia aqui não é "alugar" alvarás nem nada que se pareça. O objetivo principal é tentar conciliar vários possíveis orçamentos, no sentido de obter o menor valor final possível.
    No meu caso, nem se trata de conseguir construir com menos dinheiro para ter lucro. Não pretendo vender quando estiver concluída e sim morar nela. Simplesmente, quero construir dentro dos valores que me foram referenciados como possíveis e que até ao momento não me foi apresentado por nenhum empreiteiro.

    Não pretendo estragar o negócio a ninguém, nem quero ser empreiteiro. Não pretendo fazer nada na ilegalidade. Apenas pretendo encontrar pessoas sérias para construir a minha casa, que possam entregar dentro dos valores a que me propus no início deste processo, e que garantiram-me ser possível, mas que dadas as situações de mercado, nomeadamente das grandes cidades, parece haver um certo exagero nos preços que estão a ser praticados.
  12.  # 13

    Chapa, qual é a sua zona? não precisa dizer o sitio certo
  13.  # 14

    Colocado por: jafnsua zona? não precisa dizer o sitio certo

    Odivelas
  14.  # 15

    Por esta altura, ando mais um pouco acima, perto de Pero Pinheiro, se estiver interessado posso ver o que lhe posso fazer
  15.  # 16

    Colocado por: chapae que garantiram-me ser possível

    Quem lhe garantiu isso é que lhe deve explicar como é que se faz ... depois venha cá contar para ficar-mos todos a saber :-))
    Concordam com este comentário: chapa
  16.  # 17

    Colocado por: Picareta
    Quem lhe garantiu isso é que lhe deve explicar como é que se faz ... depois venha cá contar para ficar-mos todos a saber :-))
    Concordam com este comentário:chapa


    Pois, parece que é viagem de principiante... Eu deixei claro o que pretendia e até onde poderia ir a nível financeiro na elaboração do projecto. De qualquer forma o projecto ainda não está fechado pois não foi entregue à Camara, ou seja, ainda é possível fazer alterações. Alías, até solicitei orçamento com as alterações e eram muitas, desde a não construção de parte da casa como garagem e paredes, e o resultado tb não foi muito satisfatório.
  17.  # 18

    Colocado por: jafnta altura, ando mais um pouco acima, perto de Pero Pinheiro, se estiver interessado posso ver o que lhe posso fazer


    jafn, do que precisarias para poder dar algum parecer sobre o tema? ver o terreno, o projecto?
  18.  # 19

    Pensei que tivesse as coisas mais adiantadas, era melhor gastar mais uns euros e mandar fazer um caderno de encargos e mapa de quantidades, para o pessoal a quem pedir os orçamentos, partirem todos do mesmo patamar
  19.  # 20

    Colocado por: jafnPensei que tivesse as coisas mais adiantadas, era melhor gastar mais uns euros e mandar fazer um caderno de encargos e mapa de quantidades, para o pessoal a quem pedir os orçamentos, partirem todos do mesmo patamar
    referi essa situação muitas.vezes ao arq. mas ele sempre disse que isso não era necessário neste tipo de obras. Adiantadas estão, tenho projeto de arq., estabilidade, agua, esgotos e gás. Sei que ainda faltam alguns
 
0.0237 seg. NEW