Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Colocado por: VCACque há é uma obrigatoriedade relativamente à área de captação dos painéis que é um x m2 por ocupante convencional.
    isso para um painel padrão
    • VCAC
    • 13 julho 2017

     # 122

    Colocado por: Sergio Rodriguesisso para um painel padrão


    Correto!
  2.  # 123

    Colocado por: VCACNão há no regulamento nada que indique obrigatoriedade sobre o volume do depósito de acumulação!
    O que há é uma obrigatoriedade relativamente à área de captação dos painéis que é um x m2 por ocupante convencional.


    Então quererá isto dizer o mesmo?;

    Colocado por: Pedro BarradasT4, segundo o RGEU dá no mínimo uma capacidade de 7 pessoas
    x40l (agua quente por pax a considerar)= 280l.. tem de ter um deposito com o mínimo de 280 litros.
    • VCAC
    • 13 julho 2017

     # 124

    Esse regulamento (RGEU), salvo raríssimas exceções sobre determinados pontos, não tem nada a ver com o sistema de certificação energética.

    Por exemplo como o Pedro Barradas disse o RGEU indica uma capacidade mínima de 7 pessoas para um T4.
    Já para o REH são definidos 5ocupantes convencionais para um T4, isto em termos de referência para o cálculo do consumo de AQS.
    Relembro que o consumo é uma coisa e a acumulação de água quente é outra. Consumo e acumulação não são a mesma coisa!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: agosto07
  3.  # 125

    Colocado por: VCACConsumo e acumulação não são a mesma coisa!


    Não são a mesma coisa, mas aqui interligam-se, certo?, ou seja, para o REH 5 ocupantes x 40L igual a 200L de consumo AQS, no entanto, tenho que ter um depósito acumulador de pelo menos 280L pk o RGEU contempla 7pessoas (tal como referiu o Pedro).
  4.  # 126

    Desde quando na arquitectura é necessário fazer referência ao sistema de AQS?
  5.  # 127

    No meu foi, inclusive o sítio onde iria ficar no telhado da casa.
  6.  # 128

    Colocado por: mhpintobidé, tão polémico [...] não conheço de perto o suficiente ninguém limitado ao ponto de poder precisar disso


    O meu filho como não chega ao lavatório (tem 4 anos), desde os 2 anos de idade que usa o bidé para autonomamente, lavar as mãos, a cara e os dentes.
    Até agora tem dado muito jeito :)
    Concordam com este comentário: RibeiroSantos, mhpinto, GMCQ
  7.  # 129

    Colocado por: Pedro BarradasT4, segundo o RGEU dá no mínimo uma capacidade de 7 pessoas
    x40l (agua quente por pax a considerar)= 280l.. tem de ter um deposito com o mínimo de 280 litros.
    -------------------------------------
    Um T4, é composto por:
    1 quarto casal
    2 quarto duplo
    1 quarto simples.
    vide Art. 66 do RGEU.


    Quantos T4 conheces com 7 habitantes? 90% dos T4 têm no máximo 4 habitantes e 99% dos T4 têm no máximo 5 habitantes.
  8.  # 130

    Colocado por: VCACEsse regulamento (RGEU), salvo raríssimas exceções sobre determinados pontos, não tem nada a ver com o sistema de certificação energética.

    Por exemplo como o Pedro Barradas disse o RGEU indica uma capacidade mínima de 7 pessoas para um T4.
    Já para o REH são definidos 5ocupantes convencionais para um T4, isto em termos de referência para o cálculo do consumo de AQS.
    Relembro que o consumo é uma coisa e a acumulação de água quente é outra. Consumo e acumulação não são a mesma coisa!

    Epá, assim estou desactualizado...mas quando do RCCTE, a capacidade era através do RGEU, ou estou equivocado?

    Assim sendo um T4 permite deposito de 200l!!?
  9.  # 131

    Essas contas podem não dar certo basta a casa ter duas banheiras e sistema de aqs por acumulação e os 200l já podem não ser suficiente, cada caso um caso, por ex uma bomba de calor aqs 300litros pode ser suficiente para 10 banhos tudo depende
    Concordam com este comentário: VCAC
    • VCAC
    • 13 julho 2017

     # 132

    Bom Dia!

    Parece-me que está a haver aqui alguma confusão com o n.º de ocupantes que cada regulamento indica com sendo de referência e para que serve a sua contabilização.

    O RGEU (que é um regulamento que não conheço bem - Pedro Barradas ajude-me aqui se estiver a dizer alguma asneirada), indica que um T4 tem de ter um quarto de casal, dois duplos e um simples, ou seja 7 ocupantes, mas creio que essa ocupação servirá para os arquitectos terem uma referência quanto às dimensões das divisões que estão a projectar, por exemplo um quarto de casal tem de ter determinadas dimensões, um duplo outras e um simples outras, como valores mínimos a cumprir...

    O SCIE (segurança contra incêndios) considera um efectivo (ocupantes) diferente, com base no n.º máximo de pessoas que se terão de evacuar de um determinado espaço, para se projectarem as saídas de emergência, etc... (uma ocupação diferente do RGEU)

    O REH (e já na altura do RCCTE), considera, para efeitos de determinação do consumo de AQS médio de referência Tn+1 (em que Tn é a tipologia da fracção). Sempre assim foi, não me lembro da legislação da "térmica" remeter para o RGEU o n.º de ocupantes para o cálculo do consumo médio de referência de AQS.

    Como vêm de acordo com o que se está a calcular e de acordo com os vários regulamentos dedicados Às várias especialidades, a ocupação considerar é diferente.

    O cálculo do consumo de água quente de uma habitação, como o Sérgio Rodrigues indica, não vem em nenhum deste regulamentos, calcula-se com base nos equipamentos que a casa tem que debitam água quente, torneiras, chuveiros, ertc...e no perfil de utilização.

    Sim Pedro Barradas um T4 permite um depósito de 200l (até menos, pois não há imposição sobre o volume de acumulação).
    O problema é que para cumprir o REH quase de certeza que o regulamento vai impor a um T4 2 painéis solares e esses painéis solares têm de dissipar a energia captada para a água, ora 2 painéis solares a dissipar para um depósito de 200l vai haver muito desperdício (para além de, como, já referi, ter que se ter um dispositivo qualquer para fazer a dissipação do excesso, tipo um aerotermo ou um permutador de placas para dissipar para a água de uma piscina por exemplo).
    Como temos de ter 2 painéis, a acumulação mais optimizada é de 300l para haver um equilíbrio entre o produzido e o desperdiçado (se forem 2 painéis dos MESMO MESMO BONS se calhar até pode ser preferível um de 500l, tem sempre que se fazer contas e chegar à solução mais optimizada possível).

    Bem este testamento todo para dizer que a acumulação tem muito a ver com o n.º e qualidade nos painéis solares instalados!
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, agosto07, mhpinto
  10.  # 133

    Colocado por: VCACComo temos de ter 2 painéis, a acumulação mais optimizada é de 300l para haver um equilíbrio entre o produzido e o desperdiçado (se forem 2 painéis dos MESMO MESMO BONS se calhar até pode ser preferível um de 500l, tem sempre que se fazer contas e chegar à solução mais optimizada possível).
    e não esquecer que há Painéis com várias medidas 2 MT 2,5mt ou até Painéis com o formato do telhado
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 134

    ainda bem que estamos a tirar as dúvidas...
    • mafgod
    • 13 julho 2017 editado

     # 135

    Para quem faz confusão ter de aquecer no inverno uma grande quantidade de água desnecessariamente, há soluções com reservatórios "divididos" ao meio em que a resistência só aquece metade (pelo menos havia uma marca).
    Na altura em que tive de escolher, também ponderei esta solução mas, rapidamente desisti por questões económicas.
    A diferença para um simples TS de 300L, era "apenas" de 1,500€, quase que dava para comprar outro TS igual e.... esse dinheiro extra dá para muitos anos para pagar a eletricidade da resistência de apoio...

    Tenho assim desde há 5 anos um TS de 300L, somos 4, no inverno tenho a resistência ligada no máximo 2h (até atingir a temperatura desejada ~45º) antes dos banhos e, até ver, não me arrependo.
    E a respeito de quantidade de água necessária.... depende dos hábitos :-)
    Eu, nos meus banhos, gasto para aí uns 3 mins de água a correr morna se tanto.... a minha mulher e filhas são capazes de ter 15min de água bem quente ligada cada uma delas!
    Obviamente que já perceberam que no inverno tem de ser mais rápidas :-) mas mesmo assim, por vezes queixam-se que a água está morna lol
    OK, também tenho regulado para uma temperatura máxima de 45º para a resistência :-)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  12.  # 136

    Colocado por: mafgodhá soluções com reservatórios "divididos" ao meio em que a resistência só aquece metade (pelo menos havia uma marca).
    isso sao quase todos
  13.  # 137

    Colocado por: VCACSim Pedro Barradas um T4 permite um depósito de 200l (até menos, pois não há imposição sobre o volume de acumulação).
    O problema é que para cumprir o REH quase de certeza que o regulamento vai impor a um T42 painéis solarese esses painéis solares têm de dissipar a energia captada para a água, ora 2 painéis solares a dissipar para um depósito de 200l vai haver muito desperdício (para além de, como, já referi, ter que se ter um dispositivo qualquer para fazer a dissipação do excesso, tipo um aerotermo ou um permutador de placas para dissipar para a água de uma piscina por exemplo).
    Como temos de ter 2 painéis, a acumulação mais optimizada é de 300l para haver um equilíbrio entre o produzido e o desperdiçado (se forem 2 painéis dos MESMO MESMO BONS se calhar até pode ser preferível um de 500l, tem sempre que se fazer contas e chegar à solução mais optimizada possível).


    Aqui está o essencial e acho que o VCAC resumiu da melhor forma possível a questão que se tinha "levantado". Ou seja, não é impossível num T4 ter um depósito acumulador de 200L, mas andará muito próximo da impraticabilidade o que acaba por ser quase a mesma coisa, pois as opções de escolha serão, certamente, poucas e mais dispendiosas do que optar de início pelos 300L.

    Daí, talvez a razão pelo marcoaraujo ter referido anteriormente isto;
    Colocado por: marcoaraujoConfesso que é algo que me surpreende neste país, é que a maioria das vivendas com paineis solares têm quase sempre depósitos de 300 litros. E vai-se a ver e é quase sempre para uma média de 4 pessoas. Um disparate.

    ...era só mesmo isto que queria ressalvar
  14.  # 138

    Colocado por: mhpintometer tomadas de rede e TV em tudo quanto é divisão, mas dessa já vi que há forma de me safar.


    quer partilhar mhpinto, pode ser que tb seja útil para mim e os demais foristas?
  15.  # 139

    Colocado por: VCACO problema é que para cumprir o REH quase de certeza que o regulamento vai impor a um T42 painéis solares


    Já há muito tempo que não é obrigatória a colocação de paineis solares em construções novas. Pode-se colocar uma bomba de calor em alternativa.

    Então num T4 novo, ou se mete dois paineis solares com depósito de 300 litros, ou uma bomba de calor, sendo que na opção de bomba de calor já se pode meter só 200 litros. É isto?
    • VCAC
    • 14 julho 2017

     # 140

    Colocado por: marcoaraujo

    Já há muito tempo que não é obrigatória a colocação de paineis solares em construções novas. Pode-se colocar uma bomba de calor em alternativa.

    Então num T4 novo, ou se mete dois paineis solares com depósito de 300 litros, ou uma bomba de calor, sendo que na opção de bomba de calor já se pode meter só 200 litros. É isto?


    Eu arrisco até a dizer marcoaraujo, que os painéis solares nunca foram obrigatórios!
    (a legislação, já desde o RCCTE/RSECE sempre deu abertura para serem utilizados outros sistemas renováveis, em alternativa aos painéis solares desde que captassem energia equivalente à calculada pelos colectores solares em regime de sistema padrão)

    A alteração que houve "agora à menos tempo" foi que se pode considerar uma parte da energia produzida através de bombas de calor como sendo "renovável".
    Num T4 novo pode por uma bomba de calor com acumulação de 200l se:
    . O SPF (de acordo com a EN 14825) for superior a 2,5
    . O valor de Eren calculado para o sistema previsto com a bomba de calor for superior ao calculado com base num sistema de painéis colares padrão , adaptado à tipologia que corresponde à sua habitação.
 
0.0484 seg. NEW