Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: paionenseAs pessoas que conheço, que cozinham diariamente usando placas vitrocerâmica pagam bastante de electricidade

    Ainda não descobriram as placas de indução? ... eu não quero outra coisa.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, zinna, mafgod, shlak, jostar3, SMBS
  2.  # 62

    Colocado por: DAJP

    Ah e tal, não gosto mesmo de gás e não gosto também de ter de pagar taxas e taxinhas de gás todos os meses com ou sem consumo. E já agora como o objectivo é atingir a norma Passive House não o posso instalar pois o mesmo não está de acordo com a norma.

    Acho que fico muito bem com a BC.

    A casa é para si ou para a PH?!
    Concordam com este comentário: damned
  3.  # 63

    Optando pela simplicidade: Termoacumulador 100LTS com resistência de 750W + Paineis fotovoltaicos 1000w

    Esta temática tem muitas variáveis e cada casa é uma casa diferente.

    Termoacumulador com pouca perda térmica e resistência fraca para ir carregando ao longo do dia com a energia vinda dos paineis. A noite em bi-horario programar o suficiente para aquecer os banhos da manha.

    Não procuro a independência energética apenas reduzir o consumo com um investimento que não considero tão avultado como algumas das soluções apresentadas.

    Questões como: trabalhos para implementar soluções, complexidade dos sistemas, manutenção, etc.... devem ser bem pensadas.
  4.  # 64

    Colocado por: Picareta
    Ainda não descobriram as placas de indução? ... eu não quero outra coisa.
    Concordam com este comentário:21papaleguas,zinna

    Não conheço.
    Como funciona?
  5.  # 65

    Colocado por: paionenseNão conheço.

    Pesquise no google, isso já é uma coisa banal

    Colocado por: paionenseComo funciona?

    Por indução :-))
  6.  # 66

    Já estive a ler. Nunca funcionei com uma. Parece necessitar de um investimento maior incluindo panelas e tachos adaptados mas parece haver um aproveitamento maior da energia.
    Os consumos São mais baixos do que uma vitroceramica?
  7.  # 67

    Colocado por: paionenseParece necessitar de um investimento maior incluindo panelas e tachos adaptados mas parece haver um aproveitamento maior da energia.

    Sim, não é qualquer tacho que serve, mas hoje em dia, acho que quase todos servem para as placas de indução

    Colocado por: paionenseOs consumos São mais baixos do que uma vitroceramica?

    Muito mais baixos, não tem nada a ver. E depois de desligar a placa pode lá deixar a panela, que não continua a cozer, e é muito menos perigoso para quem tem crianças.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paionense
  8.  # 68

    Colocado por: skyptpelo que tenho lido e recolhido opiniões
    será BC + Painéis solares térmicos (apoio) & 2 ou 3 painéis solares fotovoltaicos.

    penso que o retorno de investimento e solução de aquecimento, será suficiente e ideal.

    está tb de acordo com o projeto térmica.


    Isto é muito pouco falado aqui, independentemente do sistema usado, seja paineis, seja bomba. E também independentemente da finalidade, seja AQS, seja ambiente.

    Tens ideia no teu caso, da grandeza numérica desse retorno?

    Na minha casa acabei por colocar bomba de calor. O preço era o mesmo que o do painel com a vantagem de que a bomba que escolhi permitia aquecer a água a 70ºC sem recorrer a resistências elétricas, enquanto o painel não.

    No meu caso, visto não ter gás natural canalizado onde moro, quer a bomba, quer o painel ficavam pagos em 5 anos, quando comparado com um vulgar termoacumulador ou um sistema a botija de gás.

    Já na casa dos meus pais, que têm gás natural canalizado, quer a bomba, quer o painel solar, demoravam quase 20 anos a serem pagos !!!!
    O gás natural é baratíssimo e nem a bomba nem o painel compensam nesse caso.

    É importante analizarem-se bem as situações todas em termos de retorno, pois há casos em que simplesmente não compensam as alternativas renováveis. Mas cada caso é um caso.
    Concordam com este comentário: mhpinto, paionense
  9.  # 69

    Colocado por: Home sweet homeo solar térmico é um sistema [...] que produz grandes quantidades de água quente quando não é tão necessária, e em quantidades insuficientes quando é mais precisa


    Aquilo que também me levou a preferir a bomba foi isto.
    No verão um gajo toma banho com água fresquinha. Vá que seja tépida. E é precisamente no verão que o painel produz água quente com fartura que não vamos utilizar.

    No inverno sabe bem os banhos quentes e um pouco mais demorados. E é precisamente nesta altura que o painel não consegue suprir as necessidades.
    Concordam com este comentário: Home sweet home, NJ76
  10.  # 70

    Colocado por: Skinkxmas a resistência eléctrica pode estar a aquecer a água antes de o sistema solar trabalhar, ou seja, retirar eficiência ao painel,

    Só para ficar com isto bem claro: a resistência em painéis é programável, certo? Ou seja, se eu quero tomar banho de manhã, posso configurar o sistema para apenas ligar a resistência uma hora antes (chega?) e só caso a temperatura da água esteja abaixo do pretendido, certo? Ou não? Ou ter algo assim programável torna o sistema muito mais caro? Atenção que não quero nada de muito sofisticado, parece-me que com um relógio básico (tipo um desta lista sem ir para os mais caros: https://mauser.pt/catalog/index.php?cPath=570_181) a coisa se deve resolver, mas digam-me se estou enganado.

    Outra dúvida. Imaginemos que tenho a casa cheia de visitas. Começam os banhos matinais, esgota-se a água quente e a resistência é ativada a partir do ponto em que a temperatura cai para além do definido: a água mantém-se sempre quente? Ou tem de se fazer um compasso de espera para dar tempo à resistência?

    Já agora, em termos de capacidade, que é coisa que também deve onerar não só o investimento inicial como também os consumos, vejo por aqui muito quem fale de 300 e 500 l, o que me faz alguma confusão, pois isso, numa casa de 4 pessoas, dá 75-125 l por banho(!). 200 l não é suficiente para uma utilização normal, leia-se 3 ou 4 duches consecutivos?

    Colocado por: marcoaraujoa bomba que escolhi permitia aquecer a água a 70ºC sem recorrer a resistências elétricas, enquanto o painel não

    Pode-me estar a escapar algo, mas porque é que necessita da água tão quente? Sendo que dificilmente se aguenta água no banho ou para lavar a loiça à mão a mais de 40 ºC, não será essa temperatura suficiente para a grande generalidade das situações?
    Concordam com este comentário: vasoide
  11.  # 71

    Colocado por: mhpintoPode-me estar a escapar algo, mas porque é que necessita da água tão quente?


    Na esmagadora maioria dos modelos a água não passa dos 60ºC e como a legionella só morre a partir quase dos 70ºC, nesses modelos torna-se necessário uma vez por semana ligar a resistência elétrica para fazer a água chegar aos 70ºC
  12.  # 72

    Colocado por: mhpinto200 l não é suficiente para uma utilização normal, leia-se 3 ou 4 duches consecutivos?


    Já tive cá os sogros e cunhado. Numa manhã tomámos banho 6 pessoas e a água do depósito de 200 litros chegou perfeitamente.
    A maioria das pessoas mete depósitos de 300 litros vá-se lá saber para quê.

    Há uma regra muito simples: 40 litros por membro do agregado familiar. Por norma isto chega.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GMCQ, mhpinto
  13.  # 73

    Colocado por: marcoaraujoa legionella só morre a partir quase dos 70ºC,
    aos 70ºC a legionella morre instantaneamente, aos 60ºC demora muito tempo a morrer mas morre, abaixo disso é que fica adormecida.
  14.  # 74

    Colocado por: mhpintoa resistência em painéis é programável, certo? Ou seja, se eu quero tomar banho de manhã, posso configurar o sistema para apenas ligar a resistência uma hora antes (chega?) e só caso a temperatura da água esteja abaixo do pretendido, certo?
    sim se tiver um relógio associado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  15.  # 75

    Colocado por: Anonimo06082021

    quanto debita o seu chuveiro por minuto e a que temperatura?


    Considera o seguinte exercício com contas de merceeiro:

    1) depósito de 200l com a água a 60 ºC
    2) duches de 6 minutos, com o chuveiro a debitar 14 litros/minuto a 37,5 ºC

    Temos 1/2 da água quente do depósito (a 60 ºC) a misturar com 1/2 da água fria da rede (a 15 ºC) para dar os tais 37,5ºC (1/2 * 60ºC + 1/2 * 15 = 37,5ºC).

    Durante os 6 minutos do duche gastou-se 14*6 = 80 litros, dos quais 1/2 vieram do depósito. Ou seja, do depósito vieram 40 litros que deu para um banho de 6 minutos.

    Portanto, um depósito de 200 litros dá para 5 pessoas tomarem banhos, seguidos, com a duração de 6 minutos cada.
  16.  # 76

    Colocado por: marcoaraujoNa esmagadora maioria dos modelos a água não passa dos 60ºC e como a legionella só morre a partir quase dos 70ºC, nesses modelos torna-se necessário uma vez por semana ligar a resistência elétrica para fazer a água chegar aos 70ºC

    Não tinha noção que essa questão fosse pertinente, nem nunca sequer a tinha visto/ouvido referida aqui no fórum ou noutro sítio qualquer.
    Mas numa pesquisa breve, dei com este tópico, do qual me fica a impressão que esse é um risco desprezível:
    https://forumdacasa.com/discussion/15443/legionella-devemos-ter-medo-dela-nas-nossas-instalacoes-solares/#Comment_209239

    Colocado por: Anonimo06082021não gastam na água na cozinha?

    No meu caso, tirando as raríssimas ocasiões em que uma peça de loiça i) tenha de ser lavada à mão e ii) esteja demasiado engordurada para ser lavada com água fria, não. Mesmo nesses casos, é um consumo irrisório e com reduzida probabilidade de ser feito na hora dos banhos. Fora isso, ou seja, para cozinhar, uso um fervedor elétrico, cuja função não me parece que possa, e provavelmente nem deve, ser substituída por AQS.
  17.  # 77

    E isto assumindo que durante os 6 minutos do duche a água está sempre a correr, ou seja, nunca desligamos a água enquanto nos ensaboamos ou lavamos o cabelo. Portanto na realidade, um depósito de 200 litros até dá para mais do que 5 pessoas.
    • ik
    • 27 junho 2017

     # 78

    Colocado por: marcoaraujo

    Já tive cá os sogros e cunhado. Numa manhã tomámos banho 6 pessoas e a água do depósito de 200 litros chegou perfeitamente.
    A maioria das pessoas mete depósitos de 300 litros vá-se lá saber para quê.

    Há uma regra muito simples: 40 litros por membro do agregado familiar. Por norma isto chega.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mhpinto


    Tenho um termo acumulador de 100l programado para 50º, de verão até coloco menos

    A menos que a legionela se cole às paredes do termo nunca terei problemas, pelo menos 1x por dia a água lá dentro é renovada com uma boa dose de cloro da companhia
  18.  # 79

    Colocado por: iktermo acumulador de 100l

    Quantos banhos por dia? Sendo mais que um são todos à mesma hora?
    • ik
    • 27 junho 2017

     # 80

    2 a 3 banhos por dia, dois deles perto da mesma hora mas sempre com água a uma temperatura aceitável

    A Legionella pode aparecer mas em alturas de muitos dias sem usar a água
 
0.0303 seg. NEW