Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

    Colocado por: marcoaraujoEntão num T4 novo, ou se mete dois paineis solares com depósito de 300 litros, ou uma bomba de calor,


    ...auxiliada por painéis fotovoltaicos, em que estes produzem energia para a mesma, sendo tb uma opção sustentável, julgo. O que não faltam são opções, o que dificulta ainda mais uma eficiente escolha.
  2.  # 142

    Tenho solução para sim, Para aqs Depósito+Split recomendo 300l que dá 50 litros por pessoa.
    AQUECIMENTO CENTRAL
    Hidráulico poderá por exemplo levar Recuperador ou salamandra a pellets ou algo parecido.
    Ou
    Ar condicionado
    925112724( Divisão energias renováveis Cascais)
    • jlmfr
    • 6 março 2018 editado

     # 143

    Viva. Na minha casa com cerca de 2 anos, tenho painéis solares colocados pelo ptomotor/empreiteiro) com termossifão dr 300 litros(200 littos seriam suficientes) . A resistência penso que será de 2Kw, pelo que o gasto de eletricidade por hora será aproximadamente 0,4 € /hora (???). Somos 2 adultos e 2 quase adolescente. Zona do Porto.

    Coloquei relógio no quadro desde o inicio para ligar o painel apens 2 horas de manhã e 2 horas início da noite ( no inverno) . Regulei a tempertura do painel para 60 graus. Com dias de sol no inverno, habitualmente ligo so de manhã 2 horas, a partir de Abril/Maio até Outubro ( mais ou menos) . Pelas minhas contas, o painel drve gastar(?) Cerca de 25/30 € nos meses mais frios (novembro-março ). Cerca de 16 banhos por semana. Chuveiro fechado durante o banho/" ensaboamento"

    Tenho também AC multisplit na cobertura, facilmente acessivel do 1° andar.

    Estão a colocar condutas de gás natural na minha rua. Ontrm fui abordado por promotor REN/GALP para aderir aos gás natural, pagando apenas 20 € quando for ligado o gás em casa dentro de aproximadamente 2 meses. Tenho apenas de ter um aparelho para ligar o gás na altura da ligação.

    Neste momento não tenho nada a gás. A única coisa que posso colocar será um esquentador modular para funcionar em conjunto com painel solar (apoio solar), ou seja, cerca de 400 €.


    O promotor indicou que não tento período de fidelização ( campanha ptomocional), apenas tenho de ter posdibilidade de ligar um equipamento a gas na altura de ligação da rede a minha casa. Na pre-adesão no formulário Galp indica 12 meses de contrato nas condições(!?).

    Valerá a pena aderir considerando este canário? Qual a vossa opinião?
  3.  # 144

    Colocado por: jlmfrViva. Na minha casa com cerca de 2 anos, tenho painéis solares colocados pelo ptomotor/empreiteiro) com termossifão dr 300 litros(200 littos seriam suficientes) . A resistência penso que será de 2Kw, pelo que o gasto de eletricidade por hora será aproximadamente 0,4 € /hora (???). Somos 2 adultos e 2 quase adolescente. Zona do Porto.

    Coloquei relógio no quadro desde o inicio para ligar o painel apens 2 horas de manhã e 2 horas início da noite ( no inverno) . Regulei a tempertura do painel para 60 graus. Com dias de sol no inverno, habitualmente ligo so de manhã 2 horas, a partir de Abril/Maio até Outubro ( mais ou menos) . Pelas minhas contas, o painel drve gastar(?) Cerca de 25/30 € nos meses mais frios (novembro-março ). Cerca de 16 banhos por semana. Chuveiro fechado durante o banho/" ensaboamento"

    Tenho também AC multisplit na cobertura, facilmente acessivel do 1° andar.

    Estão a colocar condutas de gás natural na minha rua. Ontrm fui abordado por promotor REN/GALP para aderir aos gás natural, pagando apenas 20 € quando for ligado o gás em casa dentro de aproximadamente 2 meses. Tenho apenas de ter um aparelho para ligar o gás na altura da ligação.

    Neste momento não tenho nada a gás. A única coisa que posso colocar será um esquentador modular para funcionar em conjunto com painel solar (apoio solar), ou seja, cerca de 400 €.

    Valerá a pena aderir?


    Vale porque o esquentador só consome o que efectivamente for necessário, enquanto a resistência eléctrica trabalha de forma menos controlada, porque pode estar a aquecer água que não vai ser usada e quando houver sol o depósito já está quente.

    Por outro lado, não é fácil determinar quanto tempo necessita de decorrer para reaver o investimento no esquentador. Mas que é uma solução mais eficiente, por ser instantâneo e termostático, isso é.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jlmfr
    • jlmfr
    • 6 março 2018 editado

     # 145

    Obrigado.

    Pois é sempre uma incógnita. Outra será a questão da pressão da água nas misturadoras termoestáticas do 1º andar.. Neste momento a pressão é aceitável. Se colocar um esquantador no meio, mesmo de 17 L (será muito para 1-2 banhos em simultâneo; habitualmente 1) temo que a pressaõ da água desça significativamente....

    Adicionei informação adicional ao meu comentário. O painel solar tem cerca de 18 meses e até ao momento não fiz qualquer manutenção mas funciona sem problemas.. Por vezes vou à cobertura /plana e de fácil acesso, e não tem qualquer problema visível. Neste momento anda tenho 3,5 anos de garantia da casa e aparelhos colocados pelo empreiteiro.

    Se gastar cerca de 25 € /mês em electricidade no painel solar(pelas minhas contas mais 30 € no AC - liga apenas cerca de 2/3 horas à noite entre Dezembro e Fevereiro/MArço), poderei "poupar" aproximadamente este valor na electricidade, sendo que no gás (apenas apoio solar) poderei gastar cerca de 10€ euros nos meses mais frios (considero 6 meses por ano). O retono no valor que irei gastar no esquentador modular apenas poderá compensar após 5/6 anos, considernado uma poupança média estimada de 150 € anos em electricidade (vale o o vale esta estimativa: média 12,5€/mês). Poupo mais no inverno e muito pouco nos restantes meses.

    Colocado por: Skinkx

    Vale porque o esquentador só consome o que efectivamente for necessário, enquanto a resistência eléctrica trabalha de forma menos controlada, porque pode estar a aquecer água que não vai ser usada e quando houver sol o depósito já está quente.

    Por outro lado, não é fácil determinar quanto tempo necessita de decorrer para reaver o investimento no esquentador. Mas que é uma solução mais eficiente, por ser instantâneo e termostático, isso é.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jlmfr
  4.  # 146

    Colocado por: jlmfrObrigado.

    Pois é sempre uma incógnita. Outra será a questão da pressão da água nas misturadoras termoestáticas do 1º andar.. Neste momento a pressão é aceitável. Se colocar um esquantador no meio, mesmo de 17 L (será muito para 1-2 banhos em simultâneo; habitualmente 1) temo que a pressaõ da água desça significativamente....

    Adicionei informação adicional ao meu comentário. O painel solar tem cerca de 18 meses e até ao momento não fiz qualquer manutenção mas funciona sem problemas.. Por vezes vou à cobertura /plana e de fácil acesso, e não tem qualquer problema visível. Neste momento anda tenho 3,5 anos de garantia da casa e aparelhos colocados pelo empreiteiro.

    Se gastar cerca de 25 € /mês em electricidade no painel solar(pelas minhas contas mais 30 € no AC - liga apenas cerca de 2/3 horas à noite entre Dezembro e Fevereiro/MArço), poderei "poupar" aproximadamente este valor na electricidade, sendo que no gás (apenas apoio solar) poderei gastar cerca de 10€ euros nos meses mais frios (considero 6 meses por ano). O retono no valor que irei gastar no esquentador modular apenas poderá compensar após 5/6 anos, considernado uma poupança média estimada de 150 € anos em electricidade (vale o o vale esta estimativa: média 12,5€/mês). Poupo mais no inverno e muito pouco nos restantes meses.



    Pois, a questão da pressão é MUITO pertinente ainda para mais com termostáticas no andar... consegue medir a pressão à entrada do contador?
    Concordam com este comentário: papacurvas
  5.  # 147

    Pressão não, caudal
  6.  # 148

    Colocado por: Sergio RodriguesPressão não, caudal


    Um determinado caudal para uma determinada pressão :-)
  7.  # 149

    Pode ter 20 bar de pressão e um caudal reduzido, é ter 4 bar de pressão e um caudal elevado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jlmfr
  8.  # 150

    Não consigo medir a pressão. Aatualmente a pressão é muito boa no R/C e ainda mais na cave . No Andar, tenho duas misturadoras termoestáticas (coluna duche) , sendo que a pressão (ou caudal ?) com que a água sai do chuveiro é ideal. Se diminuísse, ficaria abaixo do que considero confortável para um duche de chuveiro.

    Os Litros indicados nos esquentadores não influenciam o caudal com que a água é disponibilizada para utilização?

    Colocado por: Skinkx

    Pois, a questão da pressão é MUITO pertinente ainda para mais com termostáticas no andar... consegue medir a pressão à entrada do contador?
  9.  # 151

    Os litros indicados são o caudal disponibilizado normalmente 11 , 14 17 e 21 litros por minuto.
  10.  # 152

    Colocado por: larkheOs litros indicados são o caudal disponibilizado normalmente 11 , 14 17 e 21 litros por minuto.


    Para um dT de 25 ºC... se o dT for mais pequeno, disponibilizam mais água, se o dT for maior que 25 ºC, vai correr menos água para assegurar a temperatura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jlmfr, zed
    • jlmfr
    • 6 março 2018 editado

     # 153

    Neste caso,se percebo bem, a dT de 25 graus será a diferença de temperatura entre a água que entre no esquentador e a que está definida (se entrar a 20 graus e definir para 50 graus, já supera o dT de 25, por exemplo).

    Neste caso, um esquentador de 17 litros (gasta muito mais gás que o de 14 litros), em que o dT seja por exemplo de 30 graus (entrada 15 graus e saída 50 graus) poderá ter mais caudal que um de 14 ( e consequentemente mais pressão no chuveiro)?


    Colocado por: Skinkx

    Para um dT de 25 ºC... se o dT for mais pequeno, disponibilizam mais água, se o dT for maior que 25 ºC, vai correr menos água para assegurar a temperatura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jlmfr
  11.  # 154

    É isso mesmo.

    http://pt.documents1.vulcano.pt/download/pdf/file/6720680001.pdf

    Página 9.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jlmfr
  12.  # 155

    No documento, dT não é de 35 graus?

    Colocado por: SkinkxÉ isso mesmo.

    http://pt.documents1.vulcano.pt/download/pdf/file/6720680001.pdf

    Página 9.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jlmfr
    • Skinkx
    • 6 março 2018 editado

     # 156

    Ou 35 ou 25. Os caudais a dT 35º estão explícitos... os caudais a dT 25º C estão implícitos nos nomes dos modelos...

    WTD11
    WTD14
    WTD17
    Concordam com este comentário: jlmfr
    • jlmfr
    • 6 março 2018 editado

     # 157

    POr norma quando pedem para assinar contrato para poderem lagar a conduta e o gás a nossa casa , é habitual exigiram a fidelização (nest e caso exigem apenas 20 €) e a ligação de um aparelho a gás na habitação ? Neste caso, REN PortGás + GALP

    Colocado por: jlmfrViva. Na minha casa com cerca de 2 anos, tenho painéis solares colocados pelo ptomotor/empreiteiro) com termossifão dr 300 litros(200 littos seriam suficientes) . A resistência penso que será de 2Kw, pelo que o gasto de eletricidade por hora será aproximadamente 0,4 € /hora (???). Somos 2 adultos e 2 quase adolescente. Zona do Porto.

    Coloquei relógio no quadro desde o inicio para ligar o painel apens 2 horas de manhã e 2 horas início da noite ( no inverno) . Regulei a tempertura do painel para 60 graus. Com dias de sol no inverno, habitualmente ligo so de manhã 2 horas, a partir de Abril/Maio até Outubro ( mais ou menos) . Pelas minhas contas, o painel drve gastar(?) Cerca de 25/30 € nos meses mais frios (novembro-março ). Cerca de 16 banhos por semana. Chuveiro fechado durante o banho/" ensaboamento"

    Tenho também AC multisplit na cobertura, facilmente acessivel do 1° andar.

    Estão a colocar condutas de gás natural na minha rua. Ontrm fui abordado por promotor REN/GALP para aderir aos gás natural, pagando apenas 20 € quando for ligado o gás em casa dentro de aproximadamente 2 meses. Tenho apenas de ter um aparelho para ligar o gás na altura da ligação.

    Neste momento não tenho nada a gás. A única coisa que posso colocar será um esquentador modular para funcionar em conjunto com painel solar (apoio solar), ou seja, cerca de 400 €.


    O promotor indicou que não tento período de fidelização ( campanha ptomocional), apenas tenho de ter posdibilidade de ligar um equipamento a gas na altura de ligação da rede a minha casa. Na pre-adesão no formulário Galp indica 12 meses de contrato nas condições(!?).

    Valerá a pena aderir considerando este canário? Qual a vossa opinião?
  13.  # 158

    Olá a todos,
    Li estas páginas todas deste tópico, e ainda assim não fiquei esclarecido para o meu caso especifico.

    Estou a projectar uma moradia, T3+1, 4 pessoas (2 são crianças). De momento o que tenho discutido e "apontado" com o Arquitecto é o seguinte:
    - O sistema de climatização da casa será AC e Anonimo18072022A Eletrico, em todas as divisões.
    - Para fazer face a este consumo, está previsto 2 paineis solares fotovoltaicos de 275W cada.

    A dúvida é o que fazer para AQS. Não pretendo ter gás em casa, pelo que a solução que pondero é Bomba de Calor (200L) e, eventualmente, adicionar mais um painel fotovoltaico (+275W pico) para fazer face ao consumo da bomba nos meses mais frios quando esta não consegue retirar tanto calor do ar.

    A linha de pensamento em não usar painel térmico (água) é que este só iria servir apenas e só para a água, e dado que terei fotovoltaicos, nos meses de calor, onde a bomba de calor tem uma eficiencia muito maior, consigo aproveitar os fotovoltaicos para outra coisa (AC por exemplo).

    Contudo a duvida mantém-se entre os 3 cenários para AQS:

    1 - Bomba de Calor + Fotovoltaico (825W pico)
    2 - Painel Térmico (termossifão) + Fotovoltaico (550W pico)
    3 - Painel Térmico de Circulação Forçada + Termoacumulador + Fotovoltaico (550W pico)

    Opiniões?
  14.  # 159

    Colocado por: RoyaLOlá a todos,
    Li estas páginas todas deste tópico, e ainda assim não fiquei esclarecido para o meu caso especifico.

    Estou a projectar uma moradia, T3+1, 4 pessoas (2 são crianças). De momento o que tenho discutido e "apontado" com o Arquitecto é o seguinte:
    - O sistema de climatização da casa será AC e Anonimo18072022A Eletrico, em todas as divisões.
    - Para fazer face a este consumo, está previsto 2 paineis solares fotovoltaicos de 275W cada.

    A dúvida é o que fazer para AQS. Não pretendo ter gás em casa, pelo que a solução que pondero é Bomba de Calor (200L) e, eventualmente, adicionar mais um painel fotovoltaico (+275W pico) para fazer face ao consumo da bomba nos meses mais frios quando esta não consegue retirar tanto calor do ar.

    A linha de pensamento em não usar painel térmico (água) é que este só iria servir apenas e só para a água, e dado que terei fotovoltaicos, nos meses de calor, onde a bomba de calor tem uma eficiencia muito maior, consigo aproveitar os fotovoltaicos para outra coisa (AC por exemplo).

    Contudo a duvida mantém-se entre os 3 cenários para AQS:

    1 - Bomba de Calor + Fotovoltaico (825W pico)
    2 - Painel Térmico (termossifão) + Fotovoltaico (550W pico)
    3 - Painel Térmico de Circulação Forçada + Termoacumulador + Fotovoltaico (550W pico)

    Opiniões?


    Boas,

    Não sendo muito entendido no assunto, se pensa colocar o PRE (Anonimo18072022A Eletrico) a contar com o fotovoltaico para poupar, a nao ser que tenha local de armazenamento significativo, lembre-se que o sol gera a eletricidade de dia e quando precisa de "aquecer" a casa em picos maiores, será de noite.

    Eu também pensei em não colocar gás em acsa, mas a verdade é que a solução mais economica a longo prazo, passa por um painel solar para AQS e caldeira de condensação para o PRH + backup do solar.


    Pense nisso.
    •  
      skypt
    • 26 setembro 2018

     # 160

    Simples e rápido :
    Esqueça PRE
    Coloque Bomba Calor
    Invista em painéis solares fotovoltaicos
 
0.0453 seg. NEW