Iniciar sessão ou registar-se
    • HenDua
    • 19 setembro 2017 editado

     # 1

    Olá a todos!

    Com a família prestes a aumentar tenho a necessidade de deixar o meu apartamento e mudar-me para uma vivenda. Inicialmente pensei em comprar, mas os preços daquilo que eu e a minha esposa gostamos são altos (Braga) e entretanto surgiu uma oportunidade: o meu pai vai-nos doar um terreno com aproximadamente 380 m2 (na forma de um trapézio retângulo) num loteamento em banda (ainda só está construído o primeiro gaveto) sendo o meu o outro gaveto com uma área de implantação com 8m largura por 14,5m de comprimento, frente para NNO.

    Falei com um empreiteiro em quem confiamos e a ideia foi-se desenvolvendo.
    Foi então que encontrei o fórum que me tem ajudado muito para o bem e “para o mal”: percebi que muitas das coisas que eu e a minha esposa idealizávamos não são exequíveis ou não ficam bem nas características do meu lote.
    Fui também alertado para algumas situações pelo empreiteiro: não faz sentido gastar 300k na moradia que depois só conseguirei vender por 250k (como ele diz, a casa é para nós e estamos a idealiza-la ao nosso gosto e às nossas necessidades mas ninguém sabe o que o futuro nos reserva, para o bem e para o mal).
    Temos por tudo isto tentado encontrar um ponto de equilíbrio.

    Depois de muito debater com a minha esposa e de passar aqui bastantes horas e em sites de arquitetura e de decoração fiz um projeto que ia ao encontro do que nós pretendíamos e desse tal ponto de equilíbrio e reuni com o empreiteiro e posteriormente o arquiteto para explicar o que prendíamos e qual a nossa ideia sendo que no essencial:

    Piso -1 com garagem para dois carros, arrumos, lavandaria, WC e uma pequena sala que funcionará também como escritório. Piscina no exterior a considerar mais tarde quando houver dinheiro para isso;

    Piso 0 com um conceito open space (nem eu nem a minha esposa fazíamos questão desta solução, mas convenceram-nos a optar por ela já que, sendo uma moradia em banda, com open space temos um espaço amplo e a casa até parece maior);

    Piso 1 com três suites. Suite principal com um closet enorme;

    Fiz e refiz muitas vezes o projeto da minha casa e fui acumulando megabytes de informação e fotografias.
    Eu e a minha esposa fomos colhendo informação aqui e ali, ouvimos a opinião do empreiteiro e do arquiteto, pensamos em múltiplas soluções, diferentes layouts etc ao mesmo tempo que ia aguardando pelo projeto que o arquiteto estava a executar.

    Hoje finalmente o arquiteto apresentou a sua primeira proposta, a qual eu anexo caso queiram analisar (vi noutros tópicos de pessoal novo no fórum ter de esperar por aprovação para por as fotos por isso se não aparecerem já, irão aparecer mais tarde), discuti com ele as nossas ideias (minhas e da minha esposa) e analisamos o que podíamos adaptar e o que não poderia ser feito ou não ficaria bem.
    Combinei com ele que iria discutir a proposta com a minha esposa, que não pode estar presente na reunião, e que depois voltaríamos a reunir.

    Entretanto peço opiniões e sugestões.

    Criei este tópico para que todos possam dar a sua opinião e os vossos conselhos e para que outras pessoas que estejam a pensar construir possam acompanhar esta minha jornada e aprender com os meus erros (que certamente existirão) e com as minhas dúvidas, tirar ideias e conhecer um pouco melhor o processo, com este e outros tópicos aqui do fórum nos quais eu também me inspirei e com os quais aprendi muito.

    Um bem-haja a todos e o meu obrigado desde já a todos os que aqui passarem!





    Informações do terreno
    - 380m2 de área;
    - forma do terreno: trapézio retângulo;
    - declive: primeiros 4,5m do terreno estão 1m mais alto do que o resto do terreno;

    Construção
    - 8 metros de largura por 14,5 metros de comprimento;
    - Três pisos;
    - orientação solar: frente para nor-noroeste, traseira para su-sudeste, lateral gaveto para es-nordeste;



    Estas pessoas agradeceram este comentário: MargaridaOVaz
      003.jpg
      002.jpg
      001.jpg
    • HenDua
    • 19 setembro 2017 editado

     # 2

    Apresentações feitas, começo já com a minha primeira dúvida!

    Envio em anexo a imagem de dois pilares (uma delas não aparece no projecto mas vai estar lá pelo que o arquitecto me disse). Eu disse que não queria as vigas e ele disse-me que há algumas soluções mas que ficam um pouco caras, uma envolve uma viga de betão outra de ferro em cada lado e assim já não necessitariam dos pilares. Acho que foi isso que ele me disse.

    Outra solução era duas viga maiores que não estariam suportadas nos dois pilares mas que me iria roubar pé direito.
    Podia tapar com tecto falso mas para tapar completamente acho ficaria com um pé direito de 2.3 metros que é muito baixo.

    Ele ficou disse que me iria apresentar algumas propostas na próxima reunião que é já Sexta-feira.
    Entretanto, qual é a vossa opinião?
    Alguma sugestão?

    Grato!

      Pilares.jpg
  1.  # 3

    Porque não faz um projecto de Arquitectura de raiz... um feito pelo arquitecto... Sem ter o empreiteiro pelo meio...e sem os vosso condicionante, que está visto não trouxeram nada de bom a este estudo.
    Deixem o homem trabalhar... escreva o programa, ou analizando este rabisco vosso, descobrir uma forma de o levar a bom porto...

    Tantas escadas e as acessibilidades... tanto desperdício de area.. espaços sem proporcão... Já se anda a preocupar com pilares, então e o resto...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cristiano silva 89
    • HenDua
    • 19 setembro 2017 editado

     # 4

    Ok, eu não mencionei uma questão importante e que irei já editar no meu primeiro comentário: o terreno já tem um projecto de construção aprovado e eu apenas quero mudar o interior. Isso e o facto de ser uma moradia em banda que não pode fugir muito às outras condiciona a liberdade do arquitecto para dar asas à sua imaginação!

    O empreiteiro, sendo amigo de família, falei com ele para me dar umas luzes iniciais.

    Fiquei desde já apreensivo: é que este rabisco não é nosso! Nem meu, nem da minha esposa, nem do empreiteiro, é o primeiro rabisco do arquitecto onde eu apenas lhe pedi para fazer open space e por três suites.

    As escadas são devido ao declive do terreno, porque o passeio não está nem ao nível do Piso 0 nem ao nível da cave. Está ali num limbo lol
  2.  # 5

    Não consigo editar o meu primeiro comentário por isso reforço aqui:

    o terreno já tem um projecto de construção aprovado e eu apenas quero mudar o interior para não estar a gastar mais dinheiro com novo projecto na câmara etc (todas as burocracias necessárias). Isso e o facto de ser uma moradia em banda que não pode fugir muito às outras condiciona a liberdade do arquitecto para dar asas à sua imaginação!
    Concordam com este comentário: pedromlopes, MargaridaOVaz
  3.  # 6

    Colocado por: HenDuao terreno já tem um projecto de construção aprovado e eu apenas quero mudar o interior. Isso e o facto de ser uma moradia em banda que não pode fugir muito às outras condiciona a liberdade do arquitecto para dar asas à sua imaginação!

    ainda é mais facil fazer melhorias, já existe o mote...

    Colocado por: HenDuaFiquei desde já apreensivo: é que este rabisco não é nosso! Nem meu, nem da minha esposa, nem do empreiteiro, é o primeiro rabisco do arquitecto onde eu apenas lhe pedi para fazer open space e por três suites.

    Deixe é mesmo assim. agora já tem motivos e pode puxar pelo arquitecto.
    A sério acho que existe muita falta de sensibilidade nessa proposta.
    Mas reflicta lá e veja se não tenho alguma razão....
    Por exemplo olhe o caminho a percorrer para ir à Is da suite principal.. 9.50m2 de hall!!!
    Sendo lote de gaveto, pode perfeitamente abir vãos para a empena livre.. ou aquilo tem uma má vizinhança ou é norte?


    PS: aquele abcesso ao lado é o quê, um elevador?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HenDua
  4.  # 7

    Grato pela opinião caro Pedro!

    As escadas são devido ao declive do terreno, porque o passeio não está nem ao nível do Piso 0 nem ao nível da cave.
    Atrás, mais escadas, para darem acesso da sala ao jardim.

    O tal abcesso de lado a ideia dele era fazer um jardim interior. Seria uma caixa em vidro que estaria a 80cm do chão e vai até ao inicio do primeiro andar.

    Eu gostava de poder opinar sobre o que me diz, mas não tenho a mesma visão que você, eu sou um leigo na matéria, olho para o projecto e pouco vejo.
    O que aconselha para corrigir os desperdícios de áreas que fala?

    De facto achei as plantas algo simples demais, comparado com o que já vi aqui, e concordo consigo na questão da sensibilidade. Agora é perceber onde e como puxar pelo arquitecto!
    • HenDua
    • 19 setembro 2017 editado

     # 8

    Colocado por: Pedro Barradas
    Por exemplo olhe o caminho a percorrer para ir à Is da suite principal.. 9.50m2 de hall!!!
    Sendo lote de gaveto, pode perfeitamente abir vãos para a empena livre.. ou aquilo tem uma má vizinhança ou é norte?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:HenDua


    Eu não gostei da suite principal. Não gosto do layout e acho que o closet muito pequeno. A minha esposa sozinha ocupa aquilo tudo. Sugeri logo na hora, e sem pensar muito, puxar a IS do segundo quarto de forma a por os segundo e o terceiro quarto iguais e assim ganhar mais espaço para a Suite.

    É norte, a frente está para NNO.
    Para esse lado nem tenho vizinhos, é campo/mato com uns eucaliptos e outras árvores.
  5.  # 9

    Colocado por: HenDuaO tal abcesso de lado a ideia dele era fazer um jardim interior. Seria uma caixa em vidro que estaria a 80cm do chão e vai até ao inicio do primeiro andar

    Sinceramente acha que faz sentido!!? com um logradouro ai ao lado!!?

    Colocado por: Pedro BarradasSendo lote de gaveto, pode perfeitamente abir vãos para a empena livre.. ou aquilo tem uma má vizinhança ou é norte?

    E que tal fazer parte da casa viver para este lado.. isto se não houver impedimentos...



    Colocado por: HenDuaAs escadas são devido ao declive do terreno, porque o passeio não está nem ao nível do Piso 0 nem ao nível da cave.
    Atrás, mais escadas, para darem acesso da sala ao jardim.


    Pois entendo, mas se calhar poderia diminuir isso , não sei... alterar o modo como se entra na garagem.. recuar parte da laje do piso 0. e -1, para permitir a rampa mais recuada e assim não ter de levantar tanto a soleira do piso 0... Mas mesmo assim manter o alinhamento de fachada com o resto da banda... Há muitas maneiras de dar a volta ao texto ;)
    Concordam com este comentário: Extravagancia, MargaridaOVaz
  6.  # 10

    Então e o piso -1 está em openspace? Onde está a lavandaria, os arrumos e o pequeno escritório?
    Concordam com este comentário: HenDua
  7.  # 11

    O que mais me "choca" é o piso -1:
    - em frente às escadas tem muito espaço para fazer por exemplo um WC ou um quarto de arrumos para mercearias, detergentes, etc.
    - A garagem devia ficar fechada, ele disse que no projecto que está aprovado não está mas que posteriormente poderíamos fechar ou até mesmo por um armário do chão ao tecto.
    - fechando, a minha ideia seria talvez criar dois espaços, uma lavandaria e uma sala/escritório. Ali ficava bem uma sala com um salão de jogos que no futuro teria vista para uma piscina (se chegar o dia), mas a tal sala/escritório e lavandaria ajusta-se melhor às minhas necessidades.
    • MRK
    • 19 setembro 2017 editado

     # 12

    Ola HenDua,

    Também passei por esta fase e o gozo é enorme, desejo-lhe sorte e paciência para esta fase de projecto. Deixo-lhe um conselho, deixe de pensar e ver o projecto durante uma semana, depois volte a olhar para este com sentido critico, vai ver que muda sempre alguma coisa e normalmente para melhor...

    Quanto à planta posso dar-lhe a minha opinião que de nada vale, apenas talvez para o mostrar outra forma de analisar:
    - Creio que não cumpre as acessibilidades no piso 0, degraus após o hall
    - Não tendo a certeza mas como tem 3 quartos no piso 1 terá que fazer um quarto/escritório no piso 0, não apenas por lei mas pense que um dia lhe fara falta quer por idade, quer por cadeira de rodas
    -A IS do piso 0, alem de não cumprir as acess. alterava a porta retirando-a da entrada principal e colocava uma janela.
    - No piso 1 as áreas são enormes e também o mobiliário parece reduzido
    Pergunta: Não pode colocar janelas para o lado esquerdo da casa? Caso seja possível alterava as escadas para o lado direito de forma a conseguir abrir mais vãos e deixar entrar a luz em ISs, closets, etc

    Já agora, o que é o quadrado na empena esquerda ? Elevador?

    Felicidades!

    Ups enquanto escrevi o meu post e tratava das miudas alguns comentários já foram adicionados, lamento as repetições.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, MargaridaOVaz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HenDua
    • HenDua
    • 19 setembro 2017 editado

     # 13

    Colocado por: Pedro Barradas
    Sinceramente acha que faz sentido!!? com um logradouro ai ao lado!!?


    Eu tinha comentado com ele na primeira reunião que gostava de ter um jardim interior mas que o empreiteiro me desaconselhou porque tendo em conta as caracteristicas da casa, não ficaria bem e eu concordei.
    Depois de ver a solução do arquitecto continuo a achar que não fica bem. Como já li alguém aqui no fórum dizer: cada casa é uma casa e não vale a pena andar com "colagens" de um apontamento de uma casa, outro doutra etc. Por isso concordo consigo, não faz sentido.

    Colocado por: Pedro Barradas
    E que tal fazer parte da casa viver para este lado.. isto se não houver impedimentos...


    Não sei se os há. Vou tentar visualizar e se gostar depois falo com o arquitecto.


    Colocado por: Pedro Barradas
    Pois entendo, mas se calhar poderia diminuir isso , não sei... alterar o modo como se entra na garagem.. recuar parte da laje do piso 0. e -1, para permitir a rampa mais recuada e assim não ter de levantar tanto a soleira do piso 0... Mas mesmo assim manter o alinhamento de fachada com o resto da banda... Há muitas maneiras de dar a volta ao texto ;)


    Não estou a ver como. Mas acredito que as haja.
    Eu falei nisso ao arquitecto mas ele não deve ter encontrado nenhuma solução visto não ter apresentado nada de diferente em relação a esse assunto.
    Vou sugerir-lhe o que o caro Pedro disse para que ele me possa apresentar a ideia no desenho e eu conseguir visualizar melhor!
  8.  # 14

    Colocado por: MRKOla HenDua,

    Também passei por esta fase e o gozo é enorme, desejo-lhe sorte e paciência para esta fase de projecto. Deixo-lhe um conselho, deixe de pensar e ver o projecto durante uma semana, depois volte a olhar para este com sentido critico, vai ver que muda sempre alguma coisa e normalmente para melhor...

    Quanto à planta posso dar-lhe a minha opinião que de nada vale, apenas talvez para o mostrar outra forma de analisar:
    - Creio que não cumpre as acessibilidades no piso 0, degraus após o hall
    - Não tendo a certeza mas como tem 3 quartos no piso 1 terá que fazer um quarto/escritório no piso 0, não apenas por lei mas pense que um dia lhe fara falta quer por idade, quer por cadeira de rodas
    -A IS do piso 0, alem de não cumprir as acess. alterava a porta retirando-a da entrada principal e colocava uma janela.
    - No piso 1 as áreas são enormes e também o mobiliário parece reduzido
    Pergunta: Não pode colocar janelas para o lado esquerdo da casa? Caso seja possível alterava as escadas para o lado direito de forma a conseguir abrir mais vãos e deixar entrar a luz em ISs, closets, etc

    Já agora, o que é o quadrado na empena esquerda ? Elevador?

    Felicidades!

    Ups enquanto escrevi o meu post e tratava das miudas alguns comentários já foram adicionados, lamento as repetições.


    Muito obrigado!

    Escritório com capacidade de se converter em quarto seria no piso -1, mas o arquitecto resolveu deixar praticamente em branco! Queria também uma IS com duche lá.

    Irei considerar a sua sugestão relativamente à IS do piso 0 e alertar o arquitecto para a não conformidade com a lei da acessibilidade.

    Relativamente às janelas não tenho a certeza se posso modificar, assim como as escadas, já que estão assim no projecto original (moradia em banda).

    O tal quadrado era uma ideia do arquitecto para um jardim interior que estaria suspenso, a 80cm do chão e que eu já descartei.
  9.  # 15

    Pensei para uma solução do meu problema #2 e para o problema de à entrada ter dois degraus a meter nojo obrigando-me a 3x1.5m para as acessibilidades (antes da porta, depois da porta e até os degraus, depois dos degraus até à escada para o piso 1).

    Enterrava o Piso -1 cerca de 38cm (é a altura dos dois degraus) e baixava na mesma proporção a laje inferior do piso 0 (o chão digo eu) mantendo o do piso 1.
    Assim:
    - nivelava todo o Piso 0 à altura da soleira desse piso e os tais dois degraus deixavam de ser necessários;
    - ganhava 38 centímetros no pé direito e assim já podia passar a tal viga reforçada que depois já ficaria tapada pelo tecto falso e já podia também dispensar os dois pilares;

    Na vossa opinião, é exequível, estou a dizer asneiras, há melhores soluções?
    Vou falar ainda de manhã com o empreiteiro sobre isso, na sexta falo com o arquitecto.
  10.  # 16

    Em relação à solução que propus no comentário anterior, o empreiteiro mencionou algo que não me ocorreu: ao fazer isso teria de acrescentar dois degraus à escada para o piso 1 (para mim não há qualquer inconveniente). No entanto acha exequível mas vai confirmar.

    Falta falar com o arquitecto para ver a opinião dele.
  11.  # 17

    Podemos saber o orçamento que tem disponível para toda a construção, leia-se casa+exteriores?
    Pelas minhas contas isso tem cerca de 350 m2 de área bruta. Estou correto?
    • HenDua
    • 20 setembro 2017 editado

     # 18

    Área bruta é fazer as contas, não me recordo do valor.
    Mas assim que chegar a casa partilho.

    Tenho disponível para construção + ac 180k.
    Já me disseram que podia fazer por 150k com qualidade média, mas pelo que fui lendo aqui no fórum estou a apontar para os 180k.

    Depois é equipar a cozinha e meia dúzia de móveis (levo os do meu apartamento).
    Inicialmente queria piscina, mas pelo que fui lendo aqui já percebi que não vai €sticar para isso.

    Opiniões?

    À medida que for tendo orçamentos vou partilhando.
  12.  # 19

    Colocado por: mhpintoPodemos saber o orçamento que tem disponível para toda a construção, leia-se casa+exteriores?
    Pelas minhas contas isso tem cerca de 350 m2 de área bruta. Estou correto?


    Ora então respondendo à sua pergunta, pelo que eu percebo, que não é muito diga-se, tem de área bruta 386.14 m2.
    • emad
    • 20 setembro 2017 editado

     # 20

    Colocado por: HenDua... mas pelo que fui lendo aqui no fórum estou a apontar para os 180k...


    Colocado por: HenDua

    Ora então respondendo à sua pergunta, pelo que eu percebo, que não é muito diga-se, tem de área bruta 386.14 m2.

    Hendua há qualquer coisa mal. Ou anda a ler pouco no fórum, ou anda a fazer mal as contas.
    Faça bem as contas senão ainda corre o risco de ficar com a casa a meio.
    Na minha opinião não lhe chegam 250k.
    Concordam com este comentário: mhpinto
 
0.0259 seg. NEW