Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Entretanto..já vi que se está à espera do 3° projecto do arquitecto.
    Vamos aguardar para ver o que sai, então.
    Depois mostre.
    Concordam com este comentário: HenDua
  2.  # 2

Colocado por: CMartinHenDua,
    Desculpe lá, mas porque tem um lance de escadas exteriores em todos os pisos ?
    Ou sou eu que estou a ver mal ?

Olá!

Escadas exteriores?
    A cave só está "enterrada" uns centímetros e tem dois ou três degraus para o jardim.
    O Piso 0 tem duas escadas exteriores: uma da entrada para o piso 0, outra do piso 0 para o jardim.

O terreno tem duas cotas de altura. À frente é mais alto, atrás é mais baixo.
    Concordam com este comentário: CMartin
  3.  # 3

E as escadas interiores, essas podem mudar de sítio ou tem que se manter onde estão ?
  4.  # 4

Acho que posso mudar, porque houve uma reunião em que eu falei disso por causa de uma ideia aqui do fórum, e ele não se opôs. O que ele disse foi que se eu fosse "levar" as escadas para o outro lado e o resto da casa encostar naquela parede, não ia ter um corredor desde a entrada até à ponta da casa, com espaço de circulação para as escadas e diversas áreas da sala.

Também disse que ao abrir mais vãos na lateral a casa ia ficar com muitos vãos porque na traseira também já têm e isso ia encarecer a obra.
    O que ficou agora decidido foi fazer um vitral com 1.5m de largura que vai desde o piso 0 até ao piso 1 e está centrado com as escadas.
  5.  # 5

Por acaso não tem uma imagem do exterior da casa que possa partilhar, do alçado?
    Não é preciso estar actual ou considerar as alterações que fala (por exemplo essa do vitral). O que tiver, para se ter uma ideia ?
    • HenDua
    • 26 setembro 2017 editado

# 6

Eu tirei isto para mostrar à minha esposa mas não é nada definitivo e é uma imagem 3d muito rudimentar. O exterior também ainda não foi trabalhado. Foi so para ela ter uma ideia de como ficaria:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
      Screenshot_20170926-132349.png
      20170926_132458.png
      20170926_132528.png
  6.  # 7

Não é para condicionar o arquitecto. É o usual exercício de brainstorm, se quiser.
    As imagens são:
    Piso0 versão original
    Piso0 versão uma ideia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HenDua
      Piso0a.jpg
      Piso0.jpg
  7.  # 8

Não é para condicionar o arquitecto. É o usual exercício de brainstorm, se quiser.
    As imagens são:
    Piso1 versão uma ideia (com os armários baixos nos vãos)
    Piso1 versão original
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HenDua
      Piso1a.jpg
      Piso1b.jpg
  8.  # 9

Obrigado pelas ideias! :)

A questão dos pilares o engenheiro da estabilidade disse que conseguia resolver.

Quanto aos quartos eu queria mesmo três suítes e no seu esboço os dois quartos tem IS partilhada. Mas atése poderia por no quartoda direita uma IS porque tem um hall enorme.
    Gostei da suíte principal, não iam faltar armários à minha esposa :)

O arquitecto diz que até ao final desta semana já deve ter o projecto novo. Vamos ver...
    Concordam com este comentário: CMartin
  9.  # 10

Colocado por: HenDuaQuanto aos quartos eu queria mesmo três suítes e no seu esboço os dois quartos tem IS partilhada. Mas atése poderia por no quartoda direita uma IS porque tem um hall enorme.

Pode por, sim, naquele espaço à direita, eu faria-a fora do quarto. Aliás como está a outra, da esquerda.
    Mas ocupava aquele espaço todo, entre a vossa suite e o tal quarto da direita, nem que fosse com uma casa de banho com um roupeiro para arrumos ao lado, até para a casa de banho não ficar a fazer cantos ou ângulos desnecessários.

Colocado por: HenDuaO arquitecto diz que até ao final desta semana já deve ter o projecto novo. Vamos ver...

Sim :o)
  10.  # 11

Colocado por: HenDuaA questão dos pilares o engenheiro da estabilidade disse que conseguia resolver.

Melhor ainda, eu até já estava a gostar da ideia dos pilares.
  11.  # 12

Eu nunca fui muito à bola com a ideia de os ter... tanto que o meu segundo comentário no fórum foi exactamente a pedir opiniões para me livrar deles lol
  12.  # 13

Colocado por: HenDuaEu nunca fui muito à bola com a ideia de os ter... tanto que o meu segundo comentário no fórum foi exactamente a pedir opiniões para me livrar deles lol

Não se preocupe, quase ninguém é :o), não são fáceis, mas podem vir a ser um elemento de interesse/um diferencial. Eu acho.
  13.  # 14

Olhá HenD,
    Porque quer o escritório no piso -1, a partilhar ambiente com a garagem e a lavandaria/arrumos ?
    • HenDua
    • 27 setembro 2017 editado

# 15

Ficam lá os meus gatos e parece-me um sitio porreiro para ter o computador de trabalho e um sofá para a minha esposa relaxar e ver TV. Como tenho lá espaço pareceu-me uma boa solução.

Estou também a pensar por uma daquelas portinhas automatizadas para os gatos poderem ir ao jardim passear e apanhar sol.
  14.  # 16

Uma das coisas que não gostei e que o xô arquitecto ficou de encontrar solução foi da cozinha:
    não vejo ali espaço para por forno e frigorífico (tenho um daqueles americanos) e gostava de ter um armário para as visitas porem os casacos, virado para o hall da entrada, como alguém aqui sugeriu.
  15.  # 17

Colocado por: HenDuaFicam lá os meus gatos

E os gatos não vão entrar na casa ?
  16.  # 18

Então a sala/escritório não são casa?
    A ideia de fazer isso lá em baixo é também termos rotinas junto com eles porque um deles que adoptamos tem um problema nas patas traseiras e não consegue subir escadas.
    Assim aquilo é o sítio deles, e podem ir para o jardim à vontade e nos temos lá rotinas e passamos tempo com eles entre lavandaria, a tal sala e o escritório.
  17.  # 19

Não estou a tentar sondar a vida dos animas :o) estou a tentar perceber até que ponto estão a ser realistas sobre a vivência da casa.
    O meu cão não passava da cozinha e do pátio. Agora já anda pela casa toda. Excepto hoje que está de castigo por se ter portado mal. Não criei um espaço a pensar no cão, mas é diferente talvez, a casa foi comprada e não construída. Tem uma casota, daquelas de cimento e dois pátios.E, lá está, anda pela casa.. quando se porta normalmente :o)
  18.  # 20

Colocado por: HenDuaUma das coisas que não gostei e que o xô arquitecto ficou de encontrar solução foi da cozinha:
    não vejo ali espaço para por forno e frigorífico (tenho um daqueles americanos) e gostava de ter um armário para as visitas porem os casacos, virado para o hall da entrada, como alguém aqui sugeriu.

Deve ter sido o mhpinto. É um mud room, dá muito jeito essa arrumação na entrada da casa, sim.
    É prático.
    Mas está a trabalhar no projecto com o que lhe pediu agora o arquitecto não é ? Mais vale esperar para ver. E depois volta-se atrás, ou não.

0.0319 seg. NEW