Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia!

    Estou agora a tentar finalizar um Caderno de Encargos para fornecer a empreiteiros a fim de obter orçamentos para a construção da casa. Para poupar, fui aconselhada a, sempre que possível, ser eu a fornecer os materiais e contratar alguns serviços (caixilharias, aquecimentos, etc.), pelo que queria já valores a fim de os fixar no CE e garantir a opção de fornecermos/contratarmos nós, por nossa conta.

    Como é que faço para as pessoas/empresas me enviarem orçamentos? Para caixilharia já devo ter feito uns 15 pedidos, responderam 2. Para aquecimento (Bomba de Calor e Painéis solares) já devo ter pedido uns 6, responderam zero... Já para não falar nos materiais. Pedi uns 5 orçamentos para flutuante, respondeu 1.

    Aqui se vê que anda tudo cheio do que fazer e sem necessidade de ganhar uns trocos ao final do mês ou sou eu que não estou a fazer bem a coisa... Devo ir pessoalmente às empresas? Ligar às pessoas?

    No meu trabalho, se eu estiver 2 dias sem responder a emails estou feita ao bife, já na construção.......................
    Concordam com este comentário: Diogo999
  2.  # 2

    Colocado por: Flavitapelo que queria já valores a fim de os fixar no CE


    ou seja, não anda a pedir orçamentos para mandar fazer já, anda a pedir orçamentos para saber os valores que coloca no caderno de encargos para depois mandar ainda fazer.... as empresas já estão pelos cabelos em andar a trabalhar de borla para os outros, porque um orçamento acaba por levar trabalho a fazer, depois é o acompanhamento comercial para saber se o orçamento é aceito ou não, etc, etc. Isto já é tão normal, que as empresa começaram a filtrar muitas propostas e já nem respondem.

    E como hoje em dia os emails e os telefones são tão usais que o filtro começa logo se este nem se digna em vir às nossas instalações e está a pedir orçamentos por email é porque é mais um daqueles para "encher chouriços"
    Concordam com este comentário: Skinkx, Picareta, Joao Dias, Sergio Rodrigues, jorgealves, GANDAREZ
  3.  # 3

    Colocado por: pauloagsantos"encher chouriços"


    Encher chouriços? Desculpe lá, mas se ninguém me dá um orçamento para caixilharia, como é que posso sequer ponderar "fornecer eu" a caixilharia? Isto se fosse há uns anos, choviam os orçamentos e telefonemas por todo o lado.

    No meu trabalho, perco a conta aos emails de resposta a clientes, sei lá bem se eles vão acabar por comprar os nossos produtos? Nem sou paga para pensar sobre isso, sou paga para responder aos pedidos de informação, etc... Havia de ser lindo!
    Concordam com este comentário: Diogo999
  4.  # 4

    Sabe que muitas das empresas não têm orçamentistas ou alguém dedicado exclusivamente a orçamentos. Nesse sentido as empresas "filtram" pedidos para não estar a perder tempo com pedidos que dificilmente dão realmente em alguma coisa.

    Eu falo por mim, se desse orçamento a todos os pedidos, não fazia mais nada, mas dou sempre resposta pelo menos a dizer que não estamos interessados ou não temos disponibilidade.

    Por exemplo, você mandou 15!!! pedidos para caixilharia, se todos respondessem, você imagina as horas de trabalho e o valor gasto nessas horas apenas para saber se vale a pena adjudicar directamente?

    Acho que deve seleccionar 3 empresas, por exemplo através de referências de outras pessoas que construíram, marcar uma reunião e falar directamente, para dessa forma ser levada a sério.
    Concordam com este comentário: pauloagsantos, Skinkx, Picareta
  5.  # 5

    Colocado por: ghost123 empresas


    Eu comecei por enviar precisamente 3 pedidos, passadas 2 semanas, fiz mais 4 pedidos... nada, passado mais uns tempos comecei a enviar para outros sítios... nada. Eu até entendo que o trabalho não é para agora, muitas vezes não dá em nada, mas não é razoável... Eu não faço a mínima ideia de quanto custa a caixilharia, recebi um orçamento de 27 mil e outro de 17 mil exatamente para os mesmos vãos/desenhos. Não faço ideia da diferença, mas pelo menos já tenho essas 2 opções para poder comparar e decidir quando receber o valor do empreiteiro.
  6.  # 6

    Além disso, não se trata apenas destes materiais. Cheguei a enviar pedidos de orçamento para me efetuarem medições e um mapa de quantidades. O trabalho era para "agora" e só 20% é que respondeu. Enfim... Viva os tempos das vacas gordas!
    Concordam com este comentário: ricat, Diogo999
  7.  # 7

    Colocado por: FlavitaEncher chouriços? Desculpe lá, mas se ninguém me dá um orçamento para caixilharia, como é que posso sequer ponderar "fornecer eu" a caixilharia? Isto se fosse há uns anos, choviam os orçamentos e telefonemas por todo o lado.


    lá está o filtro do mercado a funcionar.... se você quer fazer por adjudicação directa, para poupar uns trocos (está no sei direito) já é um cliente pouco interessante, já que eles não podem ganhar um bocadinho mais...
  8.  # 8

    hoje em dia temos de ser muito específicos, por acaso nós aqui respondemos a todos os orçamentos nem que seja a dizer que não temos disponibilidade, mas se a Flavita quer orçamentos concretos dirija-se á empresa e fale cara-a-cara.
    O que estragou o mercado dos orçamentos por email foram os curiosos.
  9.  # 9

    `Hà empresas que já cobram 30 euros para "perderem" tempo a dar um orçamento
    Concordam com este comentário: omrg
  10.  # 10

    Tem aí o Inovar, tem lá uma empresa para caixilharia, diga que vai do fórum :)
  11.  # 11

    Mas quem é que hoje em dia não quer poupar? :)

    Se eu contratasse certas coisas à parte, pouparia logo o lucro do empreiteiro, ou estou enganada? Conheço muita gente que contratou à parte a caixilharia, cozinhas e aquecimentos, pelo que não percebo a sua ideia de que "essas" empresas descartam à partida esses clientes. O negócio com os construtores penso que deve ser sempre "pior" para o fabricante, já que costumam aplicar descontos significativos...
  12.  # 12

    Colocado por: riscos`Hà empresas que já cobram 30 euros para "perderem" tempo a dar um orçamento
    Sim, quando preciso de algo cá em casa a deslocação para orçamento é entre 20 e 30 euros. Mas nota-se que não andam muito interessados. Tenho uma porta de correr na cozinha que tem de levar rolamentos, vieram cá orçamentar, são 40 paus. Perguntei se podiam vir ao final da tarde, a resposta foi: não dá porque fechamos ás 17:30
  13.  # 13

    Colocado por: jorgferrdiga que vai do fórum :)


    Não resulta, já tentei... hehe
  14.  # 14

    Colocado por: FlavitaMas quem é que hoje em dia não quer poupar? :)

    Se eu contratasse certas coisas à parte, pouparia logo o lucro do empreiteiro, ou estou enganada? Conheço muita gente que contratou à parte a caixilharia, cozinhas e aquecimentos, pelo que não percebo a sua ideia de que "essas" empresas descartam à partida esses clientes. O negócio com os construtores penso que deve ser sempre "pior" para o fabricante, já que costumam aplicar descontos significativos...


    Eu pretendo fazer isso.

    Caixilharia (Estores incluidos), Carpintaria e aquecimento, sou eu que arranjo os orçamentos.
    Concordam com este comentário: Flavita, joaosantos
  15.  # 15

    Colocado por: Flavita

    Não resulta, já tentei... hehe
    Olhe vá mesmo penso que é ali em Sintra a um user que andou por aqui que tenho boa impressão dele, o "Jorge Rocha" para a caixilharia, ou telefone e fale com ele: [email protected]

    Sertalp-Fabrico de Caixilharia de Alumínio e PVC Unipessoal Lda (São João das Lampas e Terrugem)

    Rua da Fonte da Pedrinha Quinta Portelas-D, Terrugem
    2705-863 TERRUGEM SNT Terrugem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Flavita
  16.  # 16

    Colocado por: riscos`Hà empresas que já cobram 30 euros para "perderem" tempo a dar um orçamento


    Há certos orçamentos que não me importava de pagar esse valor, se de facto me garantisse um orçamento. Agora coisas relativamente "rápidas".... só não dá quem não quer!
    Concordam com este comentário: Diogo999
  17.  # 17

    Colocado por: jcfcidsou eu que arranjo os orçamentos.


    Já começou a pedir orçamentos? Como tem sido a taxa de resposta? :D
  18.  # 18

    Colocado por: riscos`Hà empresas que já cobram 30 euros para "perderem" tempo a dar um orçamento


    e não me choca... até podem depois descontar esse valor se ganharem a proposta.

    Obriga a que os clientes façam o seu trabalho de casa antes de começarem a disparar em todas as direcções à pedirem orçamentos.

    Existem orçamentos fáceis de fazer, mas outros que são extremamente complicados para ficarem bem feitos.



    Colocado por: FlavitaCheguei a enviar pedidos de orçamento para me efetuarem medições e um mapa de quantidades


    mas esse é um trabalho do gabinete de arquitectura. Não contractou os serviços de um gabinete para lhe fazerem o projecto de arquitectura? eles tambem fazem as medições e os mapas de quantidades
  19.  # 19

    Colocado por: ghost12Sabe que muitas das empresas não têm orçamentistas ou alguém dedicado exclusivamente a orçamentos. Nesse sentido as empresas "filtram" pedidos para não estar a perder tempo com pedidos que dificilmente dão realmente em alguma coisa.

    Eu falo por mim, se desse orçamento a todos os pedidos, não fazia mais nada, mas dou sempre resposta pelo menos a dizer que não estamos interessados ou não temos disponibilidade.

    Por exemplo, você mandou 15!!! pedidos para caixilharia, se todos respondessem, você imagina as horas de trabalho e o valor gasto nessas horas apenas para saber se vale a pena adjudicar directamente?

    Acho que deve seleccionar 3 empresas, por exemplo através de referências de outras pessoas que construíram, marcar uma reunião e falar directamente, para dessa forma ser levada a sério.
    Concordam com este comentário:pauloagsantos,Skinkx


    As pessoas pedem os orçamentos que pedem porque é fácil andar a fazer um mail e reencaminhar para 30 concorrentes.

    Se eu fosse construtor, provavelmente tentaria responder a todos os clientes que se apresentassem presencialmente nas minhas instalações, mas não dava resposta a nenhum pedido de orçamento por mail. Pelo menos um contacto telefónico, uma presença comercial, algo que dê para perceber se realmente é trabalho para se fazer ou só um apalpadela aos custos de determinado trabalho, daqui por 2 ou 3 anos.

    Eu arrisco dizer que se as pessoas tivessem que tirar as moradas de todos os fornecedores que contactaram, atestar o depósito e dar a volta pelas instalações de todos eles, ninguém pedia mais que 3 orçamentos, atendendo ao tempo perdido e à despesa de andar às voltas. Mas como mandar mails é mais fácil, proliferam os pedidos.

    É preciso perceber que a construção não é a mesma coisa que uma caixa de laranjas ou um saco de batatas, fazer um orçamento dá trabalho e muitas das vezes é preciso saber as condições em que tem que ser executado o trabalho. Andar a perder horas a fazer orçamentos que se sabe de antemão (e os construtores têm "um cheiro" para estas coisas que não se ensina, são muitos anos "a apanhar bonés"), então nem vale a pena começar.

    Se as pessoas realmente quiserem orçamentos para executar um trabalho, dirijam-se às empresas e falem directamente com as pessoas. Se não vos responderem, aí sim, levem a mal. Mas levar a mal porque não vos respondem quando topam, tal como é o caso, que não há obra para fazer, a sério que não percebo o drama.

    Isto não tem a ver com o mercado, tem a ver com o facto de ser obra para fazer ou uma simples consulta de preços. Pedidos de preço por mail muitas das vezes não são para fazer obra nenhuma naquele momento.
  20.  # 20

    Colocado por: pauloagsantosNão contractou os serviços de um gabinete para lhe fazerem o projecto de arquitectura? eles tambem fazem as medições e os mapas de quantidades


    O meu arquiteto não faz..
 
0.0319 seg. NEW