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  1. Eu já tive que fazer reinspecção e foram somente ver se a anomalia assinalada tinha sido corrigida. tinha 30 dias para o fazer... demorei 15 dias. Tinha um amortecedor da FR-DR completamente a 0%... nem me dava conta... e sem danos aparentes, nem oleo babado, nada.

    O carro ainda estava na garantia, faltavam 2 semanas para acabar...
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  3. Colocado por: smart

    hum...
    não me parece que seja assim...
    inspeção normal é uma coisa, extraordinária é outra
    uma não substituirá a outra
    um exemplo:
    Agora em Julho importo um carro de AGO2015.
    Com a importação fará a inspecção B.
    Na data da matricula em que irá fazer os 4 anos, portanto AGO2019, fará a inspecção A.
    Confirmem previamente no Centro de inspecções....posso estar enganado
    Existem coisas que não compreendo...mas são assim que processam..
    Ex: reprovar na inspecção por falta de luz num farol...compreendo...1 hora depois vou reinspecionar o carro, só que em vez de verificarem apenas o farol, voltam a inspeccionar o veículo por todo...Se tiver tido anomalia de grau 2 na primeira inspecção quando chumbou por causa do farol, como se mantém agora, volta a reprovar por reincidência....


    É como o wardruna refere.

    Se fizer uma ipo hoje para atribuição de matricula a um carro com matricula inicial de 08/2015, não terá de fazer uma nova, a próxima será em 2021.

    Nas re-inspecções apenas verificam as anomalias registadas, isto se for dentro do prazo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
  4. Colocado por: Apostador

    Quantas inspecções extraordinárias já fez?

    Já fiz várias dezenas delas.

    Portanto, digo-lhe que a informar faço-a com certezas.


    Tem razão.

  5. Colocado por: smart

    hum...
    não me parece que seja assim...
    inspeção normal é uma coisa, extraordinária é outra
    uma não substituirá a outra
    um exemplo:
    Agora em Julho importo um carro de AGO2015.
    Com a importação fará a inspecção B.
    Na data da matricula em que irá fazer os 4 anos, portanto AGO2019, fará a inspecção A.
    Confirmem previamente no Centro de inspecções....posso estar enganado
    Existem coisas que não compreendo...mas são assim que processam..
    Ex: reprovar na inspecção por falta de luz num farol...compreendo...1 hora depois vou reinspecionar o carro, só que em vez de verificarem apenas o farol, voltam a inspeccionar o veículo por todo...Se tiver tido anomalia de grau 2 na primeira inspecção quando chumbou por causa do farol, como se mantém agora, volta a reprovar por reincidência....


    O problema é que chamamos B a tudo. Há várias "B"s e onde se averbam vidros ou nova matricula, não é a mesma em que se mede a laser os pontos da carroçaria, por exemplo. Mas continuem a falar, que da discussão se faz luz. Nem que seja com "dezenas " de IPO´s.
  6. Alguém por cá tem Peugeot Partner ou Citroen Berlingo? Estou a pensar comprar uma carrinha do género e queria algum feedback. Como se comporta, durabilidade, consumos etc....
  7. De que ano?
    • mafgod
    • 6 Setembro 2019 editado
    Colocado por: luisrdsAlguém por cá tem Peugeot Partner ou Citroen Berlingo? Estou a pensar comprar uma carrinha do género e queria algum feedback. Como se comporta, durabilidade, consumos etc....
    Conheço quem tenha uma Peugeot Partner 100% elétrica (ou então é a Citroen Berlingo) de 2019 e está bastante contente.
    Consumos na ordem dos 1,5€/100km....
    Comprou-a semi-nova cá em Portugal no stand, com praticamente zero kms, por menos de 20.000€.
  8. Não é exatamente sobre carros mas sobre código da estrada:
    Nas cargas e descargas o que conta como "carga"? Só pessoas e mercadoria? Se precisar de deixar uma documentação posso estacionar pelo tempo estritamente necessário para deixar os papeis?
    • RCF
    • 19 Setembro 2019
    Colocado por: manelvcNão é exatamente sobre carros mas sobre código da estrada:
    Nas cargas e descargas o que conta como "carga"? Só pessoas e mercadoria? Se precisar de deixar uma documentação posso estacionar pelo tempo estritamente necessário para deixar os papeis?

    sim
  9. Tenho a carta há mais de 20 anos, e tenho receio de estar a ficar obsoleto em alguns aspectos

    Uma das duvidas com que ando é nas rotundas com 2 ou 3 faixas, não só tenho levado algumas buzinadelas, como noutro dia dei boleia a um jovem que me disse que tinha feito qualquer coisa errado numa rotunda, mas nao percebi bem

    Alguem por ai que possa elucidar aqui o "COta" como se fazem as rotundas multi-faixas em 2019 ?

    Obrigado
  10. Isso das rotundas é um 31 do crl.
    O código diz que se faz de uma maneira, mas se for a fazer dessa maneira, e vier um artista a fazer a rotunda toda por fora (procedimento errado), quem acertar nele, é que tem a culpa.

    É uma questão de tempo ate toda a gente fazer as rotundas por fora, e não haver necessidade de rotundas de múltiplas vias...

    https://www.razaoautomovel.com/2017/02/circular-nas-rotundas-manual
    Estas pessoas agradeceram este comentário: civismo
    • RCF
    • 22 Setembro 2019
    Colocado por: civismoTenho a carta há mais de 20 anos, e tenho receio de estar a ficar obsoleto em alguns aspectos

    Uma das duvidas com que ando é nas rotundas com 2 ou 3 faixas, não só tenho levado algumas buzinadelas, como noutro dia dei boleia a um jovem que me disse que tinha feito qualquer coisa errado numa rotunda, mas nao percebi bem

    Alguem por ai que possa elucidar aqui o "COta" como se fazem as rotundas multi-faixas em 2019 ?

    Obrigado

    Essencialmente, apenas pode usar a faixa de fora quando estiver para sair. Portanto, se está na faixa exterior é porque deve sair na saída seguinte.
    Concordam com este comentário: BM_18, Vítor Magalhães, two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: civismo
  11. O melhor truque em rotundas grandes é circular na faixa de dentro e sair para a faixa de fora logo a seguir á ultima saída antes daquela que quer sair. Se alguém vier por fora e bater é culpado pois ou não saiu onde devia ou entrou na rotunda nessa altura. O problema é nas rotundas pequenas em que o melhor é usar o bom senso (coisa rara na estrada).
    Concordam com este comentário: two-rok
  12. Colocado por: CarvaiO melhor truque em rotundas grandes é circular na faixa de dentro e sair para a faixa de fora logo a seguir á ultima saída antes daquela que quer sair. Se alguém vier por fora e bater é culpado pois ou não saiu onde devia ou entrou na rotunda nessa altura. O problema é nas rotundas pequenas em que o melhor é usar o bom senso (coisa rara na estrada).


    O mais dificil quanto a mim está precisamente ai, escolher qual o momento ideal para sair

    Quanto ao " Se alguém vier por fora e bater é culpado " , preocupa-me mais de alguem se magoa (ainda para mais tenho uma bebé) do que propriamente quem é culpado
  13. Primeira faixa da direita mara a esquerda, primeira saída, segunda faixa, segunda saída, terceira faixa terceira saída ou mais
      C651CAD0-4805-4797-BAAC-7D5A0F481A92.jpeg
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  15. De acordo com esse esquema, nunca de sai para a segunda faixa da saída ?

    Porque é que as rotundas nao têm só uma.faixa para cada saída, independente de terem duas ou três faixas na rotunda em si?
    • RCF
    • 22 Setembro 2019
    Colocado por: civismoDe acordo com esse esquema, nunca de sai para a segunda faixa da saída ?

    Porque é que as rotundas nao têm só uma.faixa para cada saída, independente de terem duas ou três faixas na rotunda em si?

    Como, à exceção das rotundas, se deve circular pela direita, a saída deve ser feita para a faixa da direita, portanto deve sair-se para a primeira faixa, por ser a faixa mais à direita
    Estas pessoas agradeceram este comentário: civismo
  16. Este esquema explica bem como é nas rotundas que só têm uma faixa de saida

    e até tem o desenho dos piscas, se repararem !

    1. Se pretender sair na primeira saída (situação exemplificada pelo veículo laranja), deverá utilizar o pisca da direita e circular na via mais à direita.

    2. Se pretender sair na segunda saída (situação exemplificada pelo veículo vermelho), deverá circular na via da esquerda e passar para a via da direita, após a primeira saída, utilizando o pisca da direita.

    3. Se pretender sair na terceira saída (situação exemplificada pelo veículo verde), deverá circular na via da esquerda e passar para a via da direita, após a segunda saída, utilizando o pisca da direita.

  17. Rotundas
    1 — Nas rotundas, o condutor deve adotar o seguinte comportamento:

    1. Entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por onde o façam;

    2. Se pretender sair da rotunda na primeira via de saída, deve ocupar a via da direita;

    3. Se pretender sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando-se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções;

    4. Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino.

    2 — Os condutores de veículos de tração animal ou de animais, de velocípedes e de automóveis pesados, podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores que circulem nos termos da alínea c) do n.º 1.
    • eu
    • 22 Setembro 2019
    Para ir em frente numa rotunda é preciso fazer pisca para a esquerda?

    A sério?
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
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