Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

Colocado por: jorgealvesou seja a resposta tipica de quem não quer responder.

Você quando vai instalar as suas bombas de calor muitas vezes há um projecto térmico que é certificado posteriormente, após o término da obra. Você alguma vez fez telas finais desse projecto para a certificação energética final? Alguma vez contactou o projectista para saber se aprovava o equipamento, por exemplo?

Você disse aí atrás que até projecta e tudo, imagino que percorra esses passos todos.

PS: eu fazia um termo de responsabilidade a dizer que cumpria a regulamentação respectiva. Que por acaso nenhum de vocês os 2 sabe qual é.
  2.  # 262

Se calhar fiz uma pergunta idiota, ou entao deve ser do nick.

É melhor voltar quando isto estiver mais calmo.
  3.  # 263

Volto a lembrar que a cobertura da "capoeira da Luz" tem, tecnicamente, um sistema de drenagem de águas pluviais inconforme com o regulamento. Tem lá dispositivos não previstos na legislação portuguesa, datada de 93, que desconhecia tal tecnologia. É demolir.

O Estádio de Coimbra está todo feito com válvulas de admissão de ar, não tem tubos de queda que abram na atmosfera. É deitá-lo abaixo.

Muitas das coisas que sempre dissemos que não se podiam fazer vão passar a ser norma. Que o Bond as execute antes de 95% dos técnicos as conhecerem devia ser um bom sintoma do que estamos a falar.
  4.  # 264

Colocado por: SkinkxVocê alguma vez fez telas finais desse projecto para a certificação energética final? Alguma vez contactou o projectista para saber se aprovava o equipamento, por exemplo?

ainda nem se falava em certificação energética ja isso se fazia e não se mexia uma palha sem reunião previa com a equipa projectista e apresentação dos erros e omissões detectados, ficando aguardar a correcção dos projectos ou ordem do DO para avançar com uma solução alternativa ou refeita.

todas as minhas obras passam sempre por consultar todo o processo apresentando ao DO as discordancias e as medidas de melhoria.
  5.  # 265

Colocado por: Skinkxeu fazia um termo de responsabilidade a dizer que cumpria a regulamentação respectiva
    ou seja mentia.

Colocado por: Skinkx"capoeira da Luz"
    voltou ao chinelo???
    Concordam com este comentário: two-rok
  6.  # 266

Colocado por: Anonimo16062021Skin,quer que lhe responda á letra?

Ai vai..
    porra isso é batota, componha-se sr Dias senão tenho que lhe puxar as orelhas.
  7.  # 267

Colocado por: jorgealvesou seja mentia.

voltou ao chinelo???

Desta vez era a brincar. Se vos chamamos "galinhas", aquilo é uma capoeira. Em qualquer caso, parte daquilo está clandestino, ninguém quer saber se os ralos são pluvia ou normais.

Isto aqui nem era para picar, esqueçam o futebol. Só falei no estádio do benfica pelos ralos, ok?
  8.  # 268

Colocado por: jorgealves
    ainda nem se falava em certificação energética ja isso se fazia e não se mexia uma palha sem reunião previa com a equipa projectista e apresentação dos erros e omissões detectados, ficando aguardar a correcção dos projectos ou ordem do DO para avançar com uma solução alternativa ou refeita.

todas as minhas obras passam sempre por consultar todo o processo apresentando ao DO as discordancias e as medidas de melhoria.

Como foi dito lá atrás, isso não responde à pergunta - por acaso alguém faz telas finais do projecto térmico para certificação energética? Ou fica por conta do perito?

Retomando o tema do termo de responsabilidade, releia o que escrevi. Eu disse que passava o termo a dizer que cumpria a regulamentação respectiva, tal como os tipos que fizeram o estádio da Luz fizeram. Ou isso ou mentiram, mas aquilo está a funcionar (quer dizer, parte já voou, mas não por culpa dos ralos).
  9.  # 269

As pessoas julgam que existe apenas um regulamento. Enfim.
  10.  # 270

Colocado por: Anonimo16062021
    Então continuamos na brincadeira..
    Se o vosso presidente vos apelida por carneiros o estádio do SCP é o que?

Já disse que não era para picar com o futebol.
  11.  # 271

Colocado por: Skinkxpor acaso alguém faz telas finais do projecto térmico para certificação energética?
    mas você acha que eu só executo doméstico?????? eu sou obrigado a fazer telas finais para a certificação do edificio.
  12.  # 272

Colocado por: jorgealvesmas você acha que eu só executo doméstico?????? eu sou obrigado a fazer telas finais para a certificação do edificio.

Telas finais não são caminhos de tubagens ou ductos. Isso são telas finais para o utilizador, eu estou a falar em termos de licenciamento, que era a abordagem do Picareta.

Mas já vi, pela resposta, que a pergunta ficou respondida.
  13.  # 273

Jorge, não entre em explicações, que não vale a pena.
    Mande-o consultar o manual de procedimentos.
      1769545.jpg
  14.  # 274

Colocado por: Skinkxpor acaso alguém faz telas finais do projecto térmico para certificação energética?

Isso não e preciso para nada, ao contrário das águas e esgotos, para quem tem a maia que é esperto até fica mal essa pergunta.
    Quanto à águas e esgotos continuo a aguardar que me diga como é que se resolve o problema nas obras do James...o director de obra assina um termo de responsabilidade com mentiras ou o projectista faz um projecto de alterações com mentiras?
    Se calhar os clientes do James é que deviam responder, mas ainda ninguém me explicou, o skin é que poderia dizer o que fazia se fosse o director de obra?
  15.  # 275

Colocado por: Skinkx
    Telas finais não são caminhos de tubagens ou ductos. Isso são telas finais para o utilizador, eu estou a falar em termos de licenciamento,
    você como percebe muito pouco daquilo que esta a falar tem destas calinadas,

Telas finais ao abrigo do SCE em edifícios com produção acima dos 25Kw térmicos são obrigatórias pois fazem parte do projecto AVAC que também é obrigatório sem os quais não existe certificação além de outras muidezas, tendo que ser assinadas por eng. mecânico habilitado, e não por técnicos de outras areas que percebem muito pouco de AVAC nomeadamente arquitectos e eng civis como acontece na certificação energética dos edificios abaixo dos 25Kw como é o caso das moradias.
    • VCAC
    • 13 novembro 2017 editado

# 276

Nao conheço bem os trâmites legais dos processos de habitação, mas relativamente a edificios de comercio/serviços, por por onde vou andando, as telas finais do projecto de "comportamento energetico" (o equivalente ao "comportamento termico" nas habitações ) é o certificado energético.
    O mesmo é emitido com base (sempre que aplicavel) nas telas finais de arquitectura, telas finais de AVAC e relatorio de ensaios, telas finais de instalações eléctricas (nomeadamente iluminação e respectivo estudo luminotecnico), telas finais de instalações mecanicas de meios de elevação e tranporte de pessoas/cargas, telas finais de sistema de gestão tecnica centralizada, fichas tecnicas de isolamentos, vidros, caixilharias, etc..
    No mercado das habitações creio que a coisa possa ser um pouco mais simplificada, mas parece-me que as telas finais do projecto de comportamento térmico continua a chamar-se certificado energético...
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • Skinkx

# 277

Colocado por: Picareta
    Isso não e preciso para nada, ao contrário das águas e esgotos, para quem tem a maia que é esperto até fica mal essa pergunta.
    Quanto à águas e esgotos continuo a aguardar que me diga como é que se resolve o problema nas obras do James...o director de obra assina um termo de responsabilidade com mentiras ou o projectista faz um projecto de alterações com mentiras?
    Se calhar os clientes do James é que deviam responder, mas ainda ninguém me explicou, o skin é que poderia dizer o que fazia se fosse o director de obra?

Você continua teimoso, porque não conhece mais nada além do DR 23/95.

Eu assinava um termo a dizer que cumpre a legislação aplicável, definindo qual é ela. Tenho projectos aprovados assim, na metodologia que o Bond aplica. E em entidades que analisam e aprovam projectos.

Você é que não sabe mais e como não sabe mais ou aquilo cai dentro do que você conhece ou está mal. Mas às vezes o que está mal pelo regulamento português está bem por outros regulamentos que também podem ser aplicados. Por exemplo, eu ando há anos a aplicar válvulas de admissão de ar que não são previstas no regulamento português, ou levo os tubos de queda/colunas de ventilação à atmosfera ou está inconforme.

E assino termos de responsabilidade a dizer que cumpre. Mas não digo que cumpre o DR 23/95, digo que cumpre outra coisa. Percebeu?
  16.  # 278

Colocado por: VCACNao conheço bem os trâmites legais dos processos de habitação, mas relativamente a edificios de comercio/serviços, por por onde vou andando, as telas finais do projecto de "comportamento energetico" (o equivalente ao "comportamento termico" nas habitações ) é ocertificado energético.
    O mesmo é emitido com base (sempre que aplicavel) nas telas finais de arquitectura, telas finais de AVAC e relatorio de ensaios, telas finais de instalações eléctricas (nomeadamente iluminação e respectivo estudo luminotecnico), telas finais de instalações mecanicas de meios de elevação e tranporte de pessoas/cargas, telas finais de sistema de gestão tecnica centralizada, fichas tecnicas de isolamentos, vidros, caixilharias, etc..
    No mercado das habitações creio que a coisa possa ser um pouco mais simplificada, mas parece-me que as telas finais do projecto de comportamento térmico continua a chamar-se certificado energético...
    Concordam com este comentário:jorgealves

Está errad, apesar de ser assim que funciona na prática. O certificado energético devia ser emitido sobre a "tela final" do projecto térmico, recalculado com base no que foi efectivamente executado em obra, até porque o projectista tem dados que o perito pode não ter. Há diferenças nos métodos construtivos (muitas paredes duplas passaram a capoto), há diferenças nos caixilhos, há diferenças nos sistemas todos e o perito não tem que alterar o projecto, tem sim que emitir certificado com base na versão final do projecto térmico.

Por isso é que há documentos que só podem ser assinados pelo projectista e pelo director técnico, por exemplo, e não o podem ser pelo perito. O perito fiscaliza, não executa nem altera projectos. Ou não devia. E isto vale em habitação ou serviços.

As telas finais são sempre da autoria do projectista e são mais abrangentes do que os caminhos de tubagens, pelo menos na parte energética (seja habitação ou serviços), pois ao contrário da parte de águas e esgotos, há mais condicionalismos a verificar para além dos traçados finais das instalações.
    • Skinkx

# 279

Colocado por: jorgealvesvocê como percebe muito pouco daquilo que esta a falar tem destas calinadas,

Telas finais ao abrigo do SCE em edifícios com produção acima dos 25Kw térmicos são obrigatórias pois fazem parte do projecto AVAC que também é obrigatório sem os quais não existe certificação além de outras muidezas, tendo que ser assinadas por eng. mecânico habilitado, e não por técnicos de outras areas que percebem muito pouco de AVAC nomeadamente arquitectos e eng civis como acontece na certificação energética dos edificios abaixo dos 25Kw como é o caso das moradias.

Imagino que você seja um deles.

Colocado por: jorgealves
    projecto e executo instalações de climatização (aquecimento e arrefecimento) com ou sem ligação solar termica e biomassa exclusivamente lenha

Projecta ou faz uns esquiços?
  17.  # 280

Colocado por: SkinkxE assino termos de responsabilidade a dizer que cumpre. Mas não digo que cumpre o DR 23/95, digo que cumpre outra coisa. Percebeu?

Não. O termo de responsabilidade tem que dizer que cumpre o DR 23/95, se não o projecto é indeferido.

0.1177 seg. NEW