Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: jorgealvespara o DO partilha-se o resultado final que é o que lhe interessa, as soluções e as técnicas para o atingir são o resultado de muito estudo, muita busca e muita dor de cabeça.

Afinal o segredo é a alma do negocio.

o que interessa é se os objectivos propostos foram atingidos pelo valor proposto, o resto são cantigas

Se eu não quantificar os objectivos, como é que sei se foram plenamente atingidos? No fundo é este o problema que permanece por responder desde o princípio.

Se lhe disser que o PRH consegue meter a casa a 27º com 40º no exterior e o PRH assegurar isso, o objetivo está atingido. Se eu disser que faz frio, em abstracto, ou refrescamento, como é que meço se o objectivo foi atingido? Esse é o tipo de situação que deveria estar estipulado ANTES da contratação do sistema, seja quem for o fornecedor ou instalador.

Mas isto é a minha opinião e acho que por hoje já todos estão cheios dela, até eu. Passem bem e amanhã é outro dia.
    • MRK
    • 20 junho 2018
    Jorge, peço desculpa mas;

Andam vocês aqui a distrair o homem e eu à espera do orçamento 😁 ainda por cima já mandei cancelar a pré instalação para ACs assim gajo fica na dúvida 😂 😂 😂

Cmpts
  2. Colocado por: Skinkxaos tais 26 ºC
    para isso não instalem nada, fechem as persianas.
    • MNeo
    • 20 junho 2018 editado
    Colocado por: SkinkxUma Passive House teoricamente não passa mais de 10% do tempo abaixo ou acima das temperaturas de conforto sem qualquer sistema de climatização ligado. Julgo que os 10% é o valor, não tenho a certeza absoluta.

Sim está correto.

A temperatura de inverno é de 20º e de verão se não estou em erro o máximo que a Passive House poderá atingir é os 25º, não podendo ultrapassar estas temperaturas mais de 10% do tempo.

No aquecimento é mais fácil garantir os 20º, no arrefecimento é que muita das vezes, com o nosso clima as exigências são maiores... porque há uma necessidade maior de arrfecimento...

Sei que as Passive House de Ilhavo forma cálculdas para garantir o arrefecimento somente com ventilação natural, agora pelo sul do pais já não vai lá só com ventilação natural...
    • MNeo
    • 20 junho 2018
    Pretendia utilizar PRH para aquecimento e arrefecimento, mas tenho algumas reticências com o arrefecimento em zonas climáticas mais quentes... que ainda não consegui limar
  3. Então na passive house segundo entendi, gastamos no isolamento e depois gastamos em colocar um sistema de aquecimento e arrefecimento que só liga 10% do tempo?

Se só liga 10% do tempo para que vamos colocar um dos sistemas mais caros do mercado, por ser moda?

E o prh com temperaturas exteriores de 35º vai conseguir fazer frio que chegue para arrefecer? para isso temos que ter o chão gelado, ou estou a ver a coisa mal, o que quer dizer que no inverno é um luxo andar descalço e no verão andam calçados senão constipam.
  4. Colocado por: rsvaluminioE o prh com temperaturas exteriores de 35º vai conseguir fazer frio que chegue para arrefecer?

Bom dia... Essa é efetivamente a questão base.

É nesse ponto que o Skinks se debate desde o início da discussão..uma questão simples,concreta e tremendamente útil... porque ele sempre admitiu que o sistema efetivamente refresca, a questão é se efetivamente refresca para temperaturas exteriores de 35 e 40s...

E 35 até nem é nada de mais...na minha área isto já roça os 40 há uns dias... Mas não sei porquê mas ninguém quis entrar nessa discussão com o Skinks, pelo contrário, atiraram com os 'fala barato','sabichao' ,'papagaios' e afins e transformaram uma dúvida concreta e real, numa inutilidade ....

Eu, que tinha todo interesse em que essa pergunta fosse respondida , fiquei a saber que das duas uma, ou não se coloca prh ou colocando prh é tendo por base a palavra do Jorge, que por estes lados 'é a palavra do Senhor'...
  5. Colocado por: ASM25tendo por base a palavra do Jorge
    como parece que estamos a falar para muidos que somente lêm o que lhes dá jeito eu explico como se faz na primaria:

DESDE SEMPRE QUE APLICO soluções com aquecimento e arrefecimento, tendo instalações a funcionar desde Faro Até Torre de Moncorvo, as primeiras já têm 4 anos em serviço e nas que o sistema se popós fazer arrefecimento em todas o fez,

JÀ AQUI TIVERAM O TESTEMUNHO DE 3 DONOS DE OBRA DIFERENTES E BASTANTE PARTICIPATIVOS, MAS CONTINUAM A BATER NA MESMA TECLA. PELO QUE CONCLUO NÃO EXISTIR QUALQUER INTERESSE A NÃO SER DENEGRIR O QUE NÃO ENTENDEM

PIOR CEGO É O QUE NÃO QUER VER.
    Concordam com este comentário: two-rok
  6. A caldeira a gás natural Daikin D2TND012A4A é mais ou menos económica energicamente que a bomba de calor Ech2o?

Obrigado antecipadamente
  7. Colocado por: sousa tavares

João Dias, depois de ter escrito o que escrevi, senti que não o devia ter feito. Foi um impulso...

Não tinha nada que falar no seu nome. Sei que tem conquistado muitos clientes através deste fórum, mas isso é um assunto que não me diz respeito.

Apresento as minhas sinceras desculpas e a promessa de que só falarei de si para elogiar o seu trabalho.
    Concordam com este comentário:rsvaluminio

Agradeço mas francamente continuo sem perceber porque é que volta não volta o Sousa Tavares atira para o ar este tipo de comentários. Que me lembre, tirando uma ou outra picardia "saudável" que já tivemos no passado, nunca lhe fiz mal nenhum. Nem a si, nem a ninguem.
    Aproveitando esta toada, não vejo qual é o problema de se ter muitos clientes do forum. Tenho e tenho muitos felizmente e muitos mais hei-de ter. Isto é um forum de construção e a partir do momento que nos deixam mostrar os nossos trabalhos livremente, com a qualidade que apresentamos, é normalissimo que os DO que por aqui andam queiram trabalhar conosco. Até hoje, felizmente, foram todos super bem tratados e tanto quanto eu tenha conhecimento, não existe uma unica reclamação de um trabalho executado por nós.
    Infelizmente, aquilo que você disse sobre mim e alguns andam a dizer sobre o Jorge, faz parecer que uma pessoa anda aqui porque depende do forum para ter trabalho. A titulo pessoal, posso-lhe afiançar que o forum tem um contributo significativo nas adjudicaçoões que nos chegam mas não é garantidamente o nosso sustento. Aliás, o nosso sustento foi, é e sempre será o feedback dos nossos clientes. Esses sim, esses são a nossa melhor publicidade!
    Da minha parte, dou este assunto como encerrado e deixo um pedido ao forum em geral: Tenham cuidado com o que escrevem e como escrevem pois muitas vezes estão a mexer literalmente no trabalho dos outros e existem aqui centenas e centenas de users só a ler que não se manifestam. Fora os não registados. É que na maioria das vezes, quem não está a par das "guerras" pode muito bem criar FALSOS juizos de valor.
    Concordam com este comentário: MRK, jorgealves, sousa tavares, two-rok
  8. Colocado por: Ivo F.É calculo e teoria a mais skinkx, como o nosso bom amigo james diz, e com alguma razão, é preciso sentir os materiais, do que eles são capazes, aquelas inúmeras pequenas afinações que no final fazem a diferença, mas que não são traduzidas para a folha de calculo, é preciso experiência, muitas vezes o que se diz por aqui pode parecer fácil, mas tem muitas horas de estudos e experiencias (acertadas e falhadas) que depois se reflectem nas soluções apresentadas e no final com mais garantia de bom funcionamento do que qualquer calculo tirado com médias de uma folha de excel.

Já agora e como disse que o jorge vive do forum, deixe-me defende-lo um bocadinho, mostre um relato de um qualquer utilizador do forum que esteja queixoso dele.
    Concordam com este comentário:jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jorgealves
    quando se fala na sensação de conforto tem que se compreender que a mesma não é igual para todos indiscriminadamente sendo coisas muito diferentes ter um ambiente com uma temperatura controlada do que ter um volume de ar com temperatura baixa,

os princípios do arrefecimento por piso radiante são basicamente os mesmos que no aquecimento, pois as paredes o chão e toda a estrutura do edifício está com a temperatura controlada, pelo que o sistema se limita a absorver o calor excedentário tomando como referencia a temperatura ambiente.
  9. Colocado por: valsascA caldeira a gás natural Daikin D2TND012A4A é mais ou menos económica energicamente que a bomba de calor Ech2o?
    a caldeira faz aquecimento ambiente e AQS enquanto que a ECH2O faz somente AQS, logo não são comparáveis com a ECH2O a ser absurdamente mais eficiente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valsasc
  10. Colocado por: jorgealvesECH2O

Com a ech2o 300l é possível ligar o solar por tubos de vácuo?
  11. Colocado por: ASM25
    É nesse ponto que o Skinks se debate desde o início da discussão..uma questão simples,concreta e tremendamente útil... porque ele sempre admitiu que o sistema efetivamente refresca, a questão é se efetivamente refresca para temperaturas exteriores de 35 e 40s...

Essa pergunta foi respondida pelo menos pelo, Skinkx, Sérgio, pelo Jorge e pelo Pedro Azevedo. Leia mais para trás.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  12. Colocado por: rsvaluminioE o prh com temperaturas exteriores de 35º vai conseguir fazer frio que chegue para arrefecer?
    nunca pode pensar numa solução de climatização sem pensar no conjunto do edificio, se quiser ter janelões em vidro de alto abaixo ( ou a moda de fachada toda envidraçada) sem qualquer protecção solar completamente expostos ao sol (como eu tenho visto alguns projectos) e mesmo com vidros XPTO, não há milagres pois mesmo com AC a coisa pia muito fino, mas basta ter alguns cuidados para o PRH ser completamente eficiente.

Se não fosse o ruído teriam percebido que tendo 28ºC no exterior e sendo somente o teste final do sistema em que nem os vãos ainda estão protegidos, nem existem cortinados e o soalho ainda esta protegido pelo cartão de protecção, o espaço baixou a temperatura interior para valores muito abaixo de definido em projecto e até desejável,

sem qualquer condensação ou sintomas da mesma em qualquer local incluindo os colectores metálicos de distribuição ( que estando dentro de armários fechados têm sempre uma forte probabilidade de gerar algum vapor superficial), não existindo mais nada no sistema a não ser a bomba de calor, o PRH normalíssimo de baixo perfil com espaçamento 150mm e 75mm junto dos vãos exteriores coberto com madeira (que segundo muitos não permite arrefecimento) e o aplicador.

mas o verão ainda nem começou a serio, em breve vai haver mais desenvolvimentos e outras instalações a serem postas em serviço onde o resultado não será muito diferente.

ps: a temp int esperada é de 23ºC a 25ºC, com temp ext até 45ºC
  13. Colocado por: valsascCom a ech2o 300l é possível ligar o solar por tubos de vácuo?
    somente por via indirecta com um esquema não previsto pelo fabricante, mas é mais económico usar a de 500 litros que já o permite directamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valsasc
  14. Colocado por: jorgealvescomo parece que estamos a falar para muIdos que somente lÊm o que lhes dá jeito eu explico como se faz na primaria:

DESDE SEMPRE QUE APLICO soluções com aquecimento e arrefecimento, tendo instalações a funcionar desde Faro Até Torre de Moncorvo, as primeiras já têm 4 anos em serviço e nas que o sistema se popós fazer arrefecimento em todas o fez,

JÀ AQUI TIVERAM O TESTEMUNHO DE 3 DONOS DE OBRA DIFERENTES E BASTANTE PARTICIPATIVOS, MAS CONTINUAM A BATER NA MESMA TECLA. PELO QUE CONCLUO NÃO EXISTIR QUALQUER INTERESSE A NÃO SER DENEGRIR O QUE NÃO ENTENDEM

PIOR CEGO É O QUE NÃO QUER VER.

Uma situação simples...

Vamos supor que lhe entregam uma obra... exigência : que o sistema funcione para arrefecimento nas temperaturas da zona ( 40's no pico do verão). Que colateral dá vossemecê para garantir que o sistema será eficaz?

Abraço
  15. Colocado por: jorgealvesECH2O a ser absurdamente mais eficiente.

A única solar permitida é o drain-back ou o termofóissão também aceita?

Existe alguma solar permitida com 20 anos de garantia para este sistema?
  16. e para terminar: o forum serve para abrir os horizontes aos DO e mostrar que se consegue fazer sempre bem sem contratar a NASA,

no entanto existem soluções que é preciso ir ao terreno e senti-las, pois nas folhas de calculo, nos manuais e pela lógica aquilo não bate certo.
    Concordam com este comentário: two-rok
  17. Colocado por: valsascA única solar permitida é o drain-back ou o termofóissão também aceita?
    termosifão não é possivél integrar em nenhuma bomba de calor pois são sistemas autonomos.

Colocado por: valsascExiste alguma solar permitida com 20 anos de garantia para este sistema?
    somente na solução ECH2O de 500 litros, a unica solução solar que conheço com essa garantia são os tubos de vacuo (e somente os tubos) fabricados pela Kingspan, que podem ser encontrados com outros rebrand.

0.4846 seg. NEW