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  1.  # 121

    Colocado por: jorgealvese por quê que não reclamou com o nabo do instalador para ele corrigir isso? quer o numero dele?

    Ah, instalação by Jorge Alves estou a ver! :)
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • MNeo
    • 7 novembro 2017

     # 122

    Colocado por: DR1982Por essa ordem de ideias, se uma passivehouse se climatiza por 10€ com PRH + BC com PRE gasta 40€ é isso?



    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Se as minhas contas "malucas" estiverem minimamente certas... ;)


    Uma Passive House tem necessidades de Aquecimento e Arrefecimento de 10W/m2
  2.  # 123

    Colocado por: jorgealvesde salientar que o sistema de PRH Schluter Bekotec Therm derivado a ter menos inercia que os demais permite diferenciais de temperatura menores e com menor temperatura de impulsão privilegiando os baixos consumos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Schlüter-Portugal


    A questão não é a inércia, é a resistência térmica.
  3.  # 124

    FFF: Qual a solução de isolamento, caixilharia e de vidros que tens? Acredito que sejam excelentes!
    • FFF
    • 8 novembro 2017

     # 125

    Isolamento é ETICS da Diera, com EPS de 6cm. Na cobertura (plana) superior tenho XPS de 8cm. Nas varandas tenho XPS de 5cm.
    Caixilharia é o perfil Deceuninck - Winbel com vidro laminado 4+4 no interior, caixa de ar de 16 e vidro baixo emissivo de 6 pelo exterior.
    A casa tem um desvão sanitário, sobre o qual coloquei XPS de 3 cm antes de colocar a betonilha.
    De facto, procurei investir bastante no isolamento. Há alguns pormenores mais cuidados, como o corte térmico nas cantarias, o isolamento de palas e cortinas de varandas a toda a volta para evitar pontes térmicas.
    Mas mesmo assim, ao que parece, ainda estou muito longe de ter uma "passive house". :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, DR1982, rigsy
  4.  # 126

    Engraçado qua ha uns 2/3anos o normal era ETICS 6cm nas paredes e 8cm na cobertura, actualmente o « normal é 8cm nas paredes, 10cm nas cobertura, sera que daqui a uns tempos chegamos aos 10 nas paredes e uns 15 na cobertura ? :)
    • FFF
    • 8 novembro 2017

     # 127

    Pois, há 2 anos (mais coisa menos coisa) foi quando se definiu a solução de ETICS. Nessa altura propuseram-me 4cm nas paredes, e eu aumentei para 6cm com base nas conversas com os especialistas aqui do Fórum. A Atlas Portugal ajudou bastante nessa altura.

    O maior problema, na minha opinião, é a altura do isolamento das lajes. Toda a construção, incluindo a fase de estrutura, precisa de estar preparada para uma espessura de isolamento maior. No meu caso, por exemplo, tive que reduzir a altura do isolamento nas varandas para 5cm, para conseguir ter algum pendente para as águas e não ficar acima da cota do piso interior.
    • FFF
    • 8 novembro 2017

     # 128

    O "nabo" do instalador deve andar a ler discussões neste Fórum, cuidado...

    Hoje de manhã ligou-me para acertarmos as configurações da bomba de calor, de modo a que a temperatura mínima da água enviada para o piso não seja tão baixa, diminuindo a sensação de chão frio. Na prática, o que o DR1982 não é nada descabido. Haverá alguma otimização a fazer a esse nível, ajustando ao tipo de utilização e preferências do utilizador. É o que se quer!
    Concordam com este comentário: DR1982, jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves, pmquelhas
  5.  # 129

    Até que enfim que acertei em alguma coisa! Ahahah
    Concordam com este comentário: Bmc
    • MNeo
    • 8 novembro 2017

     # 130

    Colocado por: FFFToda a construção, incluindo a fase de estrutura, precisa de estar preparada para uma espessura de isolamento maior. No meu caso, por exemplo, tive que reduzir a altura do isolamento nas varandas para 5cm, para conseguir ter algum pendente para as águas e não ficar acima da cota do piso interior.


    Falta de coordenação entre os projetos de especialidades e a arquitetura.
    • FFF
    • 8 novembro 2017

     # 131

    Seria esse o caso, se houvesse projeto de especialidade para o isolamento térmico adequado ao que eu queria.
    No meu caso não houve essa adequação. Fizeram um projeto "para Câmara ver", como noutros casos, e eu não insisti o suficiente para que fosse feito em condições logo no momento do licenciamento.
    Ainda falei com a técnica que o fez mais tarde, já durante a obra, para que fosse adequado à realidade, mas depois da primeira reunião nunca mais consegui falar com ela.
    O projeto estava pago, borrifou-se. Claro que já não foi ela a tratar da certificação energética no final da obra.

    O arquiteto ainda fez um desenho de um corte de parede e cobertura do topo da moradia, com a proposta dele para o isolamento, mas não estava ajustado ao que eu pretendia e eu também não dei muita importância a isso. Eu devia ter insistido para que esse desenho de pormenor ficasse logo ajustado ao que eu queria (que na altura eu também não sabia bem o que era), e nessa altura o arquiteto teria ajustado os restantes projetos.

    Ou seja, na prática a falha foi minha, que quis meter o bedelho na definição da solução de isolamento mas não o fiz na altura mais adequada.

    Por essa razão deixei o alerta, que a solução de isolamento deve ser pensada e definida mais cedo, para salvaguardar o impacto nas várias especialidades.
  6.  # 132

    Colocado por: FFFIsolamento é ETICS da Diera, com EPS de 6cm. Na cobertura (plana) superior tenho XPS de 8cm. Nas varandas tenho XPS de 5cm.
    Caixilharia é o perfil Deceuninck - Winbel com vidro laminado 4+4 no interior, caixa de ar de 16 e vidro baixo emissivo de 6 pelo exterior.
    A casa tem um desvão sanitário, sobre o qual coloquei XPS de 3 cm antes de colocar a betonilha.
    De facto, procurei investir bastante no isolamento. Há alguns pormenores mais cuidados, como o corte térmico nas cantarias, o isolamento de palas e cortinas de varandas a toda a volta para evitar pontes térmicas.
    Mas mesmo assim, ao que parece, ainda estou muito longe de ter uma "passive house". :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu,DR1982,rigsy


    Eu coloquei 8 cm eps gráfitado, 10 cm de xps na cobertura e laje térrea.
    Vidros 441+18+6
    Ainda assim também não chego a uma PassiveHouse
    • FFF
    • 9 novembro 2017

     # 133

    Essa norma parece-me uma utopia... não deve ser para chegar lá (ai, que lá vêm os puristas...).
  7.  # 134

    O que é que se deve ter em conta em situações como esta?
    Neste caso é a aplicação de um rodízio para uma porta de correr, mas poderia ser para os batentes das portas...
      D8F10D68-C415-42B3-9152-EE94F964180C.jpeg
  8.  # 135

    Colocado por: PandRO que é que se deve ter em conta em situações como esta?
    Neste caso é a aplicação de um rodízio para uma porta de correr, mas poderia ser para os batentes das portas...
      D8F10D68-C415-42B3-9152-EE94F964180C.jpeg
    é particularmente facil desde que saiba onde precisa de furar e informe o aplicador do prh
    Concordam com este comentário: FFF
    • FFF
    • 9 novembro 2017

     # 136

    Nessa situação, eu tive em conta as tubagens que passavam na área onde iria precisar de furar.
    Tipicamente as canalizações são afastadas das paredes (por causa dos batentes) e dos cantos dos vãos, mas isso já depende dos artistas...

    Na altura da colocação do piso radiante, tirei uma foto com uma fita estendida sobre os tubos para memória futura. O sítio da guia para a porta de correr calhava entre os tubos do PRH... mas ainda assim acabei por colar a guia.
  9.  # 137

    Fazer umas fotos com uma fita esticada por cima do PRH pode nao ser má ideia!
  10.  # 138

    e que não tem fotos, é possível?
  11.  # 139

    não querendo muito fugir à ordem do tópico, podem-me informar porque sai água (condensação?) pela bomba de calor, por baixo? obrigado
  12.  # 140

    Colocado por: joedualmarnão querendo muito fugir à ordem do tópico, podem-me informar porque sai água (condensação?) pela bomba de calor, por baixo? obrigado
    é porque esta a condensar
 
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