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  1.  # 141

    portanto é normal :)
  2.  # 142

    Colocado por: Pedro Azevedo78Tem cerca de dobro das necessidades para aquecimento que uma casa que cumpra os requisitos de "Passive House" (Necessidades de aquecimento < 15kWh/(m²a))
    Uma "passive House" de 120m2 então climatiza-se por 10 euros mês...
    A minha é uma Active House, claramente! :D
    Concordam com este comentário:FFF


    A Passive House tem consumos para temperaturas interiores constantes de 20 ºC. O certificado energético que vemos é calculado para 18 ºC, logo, para ser exactamente a mesma base de comparação, os consumos do certificado aumentariam. Ou seja, para o mesmo conforto, esta casa gasta mais do dobro duma Passive House, donde se pode depreender a eficiência do conceito "passive house".


    Colocado por: MNeo




    Uma Passive House tem necessidades de Aquecimento e Arrefecimento de 10W/m2


    10 W/m2 "instantâneo". 15 kWh/m2.ano se contabilizados os consumos acumulados numa base anual.


    Colocado por: Schlüter-Portugal

    A questão não é a inércia, é a resistência térmica.


    Duvido, julgo ser mesmo a inércia. A resistência térmica duma betonilha, tenha 1 ou 10 cm, é irrelevante. Não é que a resistência térmica não seja importante, mas é mais importante nos revestimentos (madeira vs. cerâmica ou pedra) do que na betonilha em si, a não ser que alguém se lembre de usar uma betonilha isolante...


    Colocado por: FFFIsolamento é ETICS da Diera, com EPS de 6cm. Na cobertura (plana) superior tenho XPS de 8cm. Nas varandas tenho XPS de 5cm.
    Caixilharia é o perfil Deceuninck - Winbel com vidro laminado 4+4 no interior, caixa de ar de 16 e vidro baixo emissivo de 6 pelo exterior.
    A casa tem um desvão sanitário, sobre o qual coloquei XPS de 3 cm antes de colocar a betonilha.
    De facto, procurei investir bastante no isolamento. Há alguns pormenores mais cuidados, como o corte térmico nas cantarias, o isolamento de palas e cortinas de varandas a toda a volta para evitar pontes térmicas.
    Mas mesmo assim, ao que parece, ainda estou muito longe de ter uma "passive house". :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu,DR1982,rigsy


    O standard Passive House não é fácil de atingir, muito menos sem recurso a mão-de-obra especializada. Mas não desanime porque tem um produto final bastante eficiente para o standard nacional, com consumos perfeitamente aceitáveis.

    Tudo na vida poderia ser sempre melhor, mas é preciso saber ficar satisfeito quando já se tem um produto bom.
    Concordam com este comentário: FFF
  3.  # 143

    Colocado por: Skinkx

    A Passive House tem consumos para temperaturas interiores constantes de 20 ºC. O certificado energético que vemos é calculado para 18 ºC, logo, para ser exactamente a mesma base de comparação, os consumos do certificado aumentariam. Ou seja, para o mesmo conforto, esta casa gasta mais do dobro duma Passive House, donde se pode depreender a eficiência do conceito "passive house".




    10 W/m2 "instantâneo". 15 kWh/m2.ano se contabilizados os consumos acumulados numa base anual.




    Duvido, julgo ser mesmo a inércia. A resistência térmica duma betonilha, tenha 1 ou 10 cm, é irrelevante. Não é que a resistência térmica não seja importante, mas é mais importante nos revestimentos (madeira vs. cerâmica ou pedra) do que na betonilha em si, a não ser que alguém se lembre de usar uma betonilha isolante...




    O standard Passive House não é fácil de atingir, muito menos sem recurso a mão-de-obra especializada. Mas não desanime porque tem um produto final bastante eficiente para o standard nacional, com consumos perfeitamente aceitáveis.

    Tudo na vida poderia ser sempre melhor, mas é preciso saber ficar satisfeito quando já se tem um produto bom.

    Seu eu souber quanto gasto de energia para climatizar a habitação, como chego a esses 15 kWh/m2.ano?
  4.  # 144

    Determina quanto gasta (em kWh) numa base anual.

    Depois afecta esse consumo pelo consumo da máquina: se for bomba de calor de COP 4.0, multiplica por 4.0 o seu consumo eléctrico para aquecimento.

    Este valor final dá-lhe uma ideia da "energia bruta" que usou para climatização/aquecimento. De referir que todos os valores constantes nos certificados energéticos serão sempre estimativas, tal como os da Passive House, que se baseiam em dados climatológicos médios e padrões de utilização relativamente standard. Por exemplo, se você se lembrar que quer o PRH a aquecer a casa a 25 ºC, lá se vai toda e qualquer base de estudo dos consumos com base no certificado...
  5.  # 145

    Você consegue saber exactamente quanto foi consumido para aquecimento, com algum rigor? É que se o sistema fizer aquecimento e AQS, muitas das vezes estamos a comparar coisas que não fazem exactamente o mesmo serviço... e as AQS são contabilizadas à parte, para podermos comparar sistemas.
  6.  # 146

    Sim. Se for bomba de calor ela faz a distinção, entre climatização e AQS... Acho eu
    • FFF
    • 9 novembro 2017

     # 147

    Colocado por: SkinkxTudo na vida poderia ser sempre melhor, mas é preciso saber ficar satisfeito quando já se tem um produto bom.


    Precisamente. Eu estava a usar de alguma ironia. Acho que a solução que tenho já é muito boa e está bastante acima do que é aplicado na construção comum.
    Estamos bastante satisfeitos lá em casa! :-)
    Concordam com este comentário: Skinkx
  7.  # 148

    Se a bomba de calor consumiu 1000 kWh (num inverno inteiro) para aquecimento e tem um COP de 4.5, então a bomba debitou 4500 kWh para aquecimento.

    Se a casa tem 200 m2, então isso dá um racional de 22.5 kWh/m2.ano (4500/200).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
    • FFF
    • 9 novembro 2017

     # 149

    O jorgealves escrevia num comentário de há dias que a bomba da Daikin, por exemplo, dá informação sobre a energia gasta pela bomba especificamente para a saída para piso radiante. Só não conseguiremos saber qual foi o contributo do solar para o piso radiante (com temperaturas do solar acima dos 55º, a energia gerada por esta via apoia o aquecimento para o piso radiante).
    • DR1982
    • 9 novembro 2017 editado

     # 150

    Colocado por: SkinkxSe a bomba de calor consumiu 1000 kWh (num inverno inteiro) para aquecimento e tem um COP de 4.5, então a bomba debitou 4500 kWh para aquecimento.

    Se a casa tem 200 m2, então isso dá um racional de 22.5 kWh/m2.ano (4500/200).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982

    Ou seja entao uma casa passiva de 150m2 gasta no máximo 2250KWh ano para aquecimento, ou os 15KWh/m2 sao para aquecimento e arrefecimento?

    2250KWh em PRE gasta cerca de 450€/ano (2250 x 0.20€)
    2250KWh em PRH+BC com COP de 4 gasta cerca de 112,5€/ano (2250/4 x 0.20€)

    É isto?
  8.  # 151

    Colocado por: DR1982
    Ou seja entao uma casa passiva de 150m2 gasta no máximo 2250KWh ano para aquecimento, ou os 15KWh/m2 sao para aquecimento e arrefecimento?

    2250KWh em PRE gasta cerca de 450€/ano (2250 x 0.20€)
    2250KWh em PRH+BC com COP de 4 gasta cerca de 112,5€/ano (2250/4 x 0.20€)

    É isto?


    Os 15 kWh/m2.ano são só para aquecimento. Para arrefecimento julgo que pode ter outro tanto, ou 15 ou 10 kWh/m2.ano, é algo por aí. Mas os consumos são sempre parcelares.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  9.  # 152

    Aliás, a teoria é que uma passive house só precisa de 10 W/m2 para aquecimento. Se vocês usarem um modelo de 200 m2, teoricamente um jarro eléctrico de 2000 W poderia aquecer a casa, se fosse um sistema de climatização.
  10.  # 153

    Colocado por: Skinkx

    A Passive House tem consumos para temperaturas interiores constantes de 20 ºC. O certificado energético que vemos é calculado para 18 ºC, logo, para ser exactamente a mesma base de comparação, os consumos do certificado aumentariam. Ou seja, para o mesmo conforto, esta casa gasta mais do dobro duma Passive House, donde se pode depreender a eficiência do conceito "passive house".




    10 W/m2 "instantâneo". 15 kWh/m2.ano se contabilizados os consumos acumulados numa base anual.




    Duvido, julgo ser mesmo a inércia. A resistência térmica duma betonilha, tenha 1 ou 10 cm, é irrelevante. Não é que a resistência térmica não seja importante, mas é mais importante nos revestimentos (madeira vs. cerâmica ou pedra) do que na betonilha em si, a não ser que alguém se lembre de usar uma betonilha isolante...




    O standard Passive House não é fácil de atingir, muito menos sem recurso a mão-de-obra especializada. Mas não desanime porque tem um produto final bastante eficiente para o standard nacional, com consumos perfeitamente aceitáveis.

    Tudo na vida poderia ser sempre melhor, mas é preciso saber ficar satisfeito quando já se tem um produto bom.
    Concordam com este comentário:FFF



    Se duvida que a resistência térmica da betonilha é irrelevante, muito bem....

    O valor para 1cm nem é igual a 5, nem a 10 nem a 100.

    Sabe que já há países em que se promove a aplicação de betonilhas de anidrite pelo facto de estas terem menor resistência térmica, ou seja melhor condutibilidade.

    E neste fórum já poderá ver exemplos de consumos, para poder comparar.
  11.  # 154

    Entao a madeira também tem uma maior resistência termica que a cerâmica, certo?
    e ja ouvi varias vezes por aqui dizer que a diferença entre cerâmica e madeira é o tempo de reação, tambem esta errado?
  12.  # 155

    Colocado por: DR1982Entao a madeira também tem uma maior resistência termica que a cerâmica, certo?
    e ja ouvi varias vezes por aqui dizer que a diferença entre cerâmica e madeira é o tempo de reação, tambem esta errado?


    Está correcto, mas também necessita de maior temperatura de impulsão. E cada grau implica entre 2 a 7% de aumento dos custos.

    Mas isso é diferente de dizer que não funciona.
  13.  # 156

    Colocado por: Schlüter-Portugal

    Está correcto, mas também necessita de maior temperatura de impulsão. E cada grau implica entre 2 a 7% de aumento dos custos.

    Mas isso é diferente de dizer que não funciona.

    Entao a betonilha de anidrite ajuda a equilibrar a coisa? Ou seja a menor resistência termica da betonilha de anidrite compensa a maior resistência termica da madeira...
    Qual o preço dessa betonilha de anidrite?
  14.  # 157

    Colocado por: DR1982
    Entao a betonilha de anidrite ajuda a equilibrar a coisa? Ou seja a menor resistência termica da betonilha de anidrite compensa a maior resistência termica da madeira...
    Qual o preço dessa betonilha de anidrite?


    Seja madeira, cerâmica ou pedra, a betonilha de anidrite tem vantagens de melhor condutibilidade térmica.

    Preços terá que aguardar que o Dias ou o Atlas lhe apresentem o preço para o Sam 150 (caso do bekotec).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  15.  # 158

    Colocado por: Schlüter-Portugal

    Está correcto, mas também necessita de maior temperatura de impulsão. E cada grau implica entre 2 a 7% de aumento dos custos.

    Mas isso é diferente de dizer que não funciona.

    Eu tenho isso tudo a "ajudar" aos consumos... :(
    - 4cm de betonilha (na altura, tudo que li dizia que era bom, que a energia não se perdia, tempo de reacção mais lento mas temperaturas mais estaveis, blá, blá, blá)
    - Quase a totalidade do piso em madeira (até nas casas de banho tenho pelo menos alguma madeira)
    E outras prendas do meu instalador.
  16.  # 159

    Colocado por: Schlüter-Portugal

    Seja madeira, cerâmica ou pedra, a betonilha de anidrite tem vantagens de melhor condutibilidade térmica.

    Preços terá que aguardar que o Dias ou o Atlas lhe apresentem o preço para o Sam 150 (caso do bekotec).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
    No caso caso de colocar XPS as placas do PRH assentam diretamente sobre o XPS ou leva betonilha de regularização sobre o XPS antes das placas?
  17.  # 160

    Colocado por: DR1982No caso caso de colocar XPS as placas do PRH assentam diretamente sobre o XPS ou leva betonilha de regularização sobre o XPS antes das placas?


    Normalmente não necessita de qualquer betonilha, excepto se estas não estiverem planas.

    Em vez do xps poderá aplicar eps grafite.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
 
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