Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

Se o caderno de encargos e mapa de quantidades estiverem bem detalhados, os empreiteiros já não terão medo de que o seu aprimorado orçamento seja usado pelo DO para pedir outros a seguir.
    Só que realmente fazer um bom caderno de encargos e mapa de quantidades dá trabalho...
  2.  # 222

eu tinha um caderno de encargos para eles se guiarem, inclusive o empreiteiro que ficou teve direito ao projeto em autocad, alterou algumas coisas que no caderno de encargos não tinha mas para melhor e estava tudo bem descriminado marcas de tudo que seria utilizado. isso tambem conta.
    o outro quando perguntava alguma coisa que não estava mencionado dizia que não estava mas era para fazer.
  3.  # 223

Colocado por: damnedna dúvida, perguntam e depois orçamentam.

É o que eu faço, pergunto que materiais é que querem aplicados, nunca me respondem, e eu também não estou para inventar.

Faz algum sentido 3 , 4 ou mais empreiteiros fazerem um trabalho brutal a definir todos os materiais de uma obra, quando o dono de obra poderia deveria ter feito esse trabalho e depois comparava as várias propostas para o mesmo trabalho?
    Como é que se compara duas propostas para águas e esgotos, uma com ppr+pvc, e a outra é com multicamada da Mepla + PEAD da Geberitt, sendo que a primeira é mais barata do que a segunda?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JErso
  4.  # 224

Colocado por: nelson__ricardoinclusive o empreiteiro que ficou teve direito ao projeto em autocad,

Eu enquanto não tiver um projecto em autocad ou noutro ficheiro editável, não mexo uma palha
  5.  # 225

Colocado por: Picareta
    ...
    Como é que se compara duas propostas para águas e esgotos, uma com ppr+pvc, e a outra é com multicamada da Mepla + PEAD da Geberitt, sendo que a primeira é mais barata do que a segunda?

A segunda proposta é do Bond, a primeira é de todos menos do Bond.

Fora de brincadeiras, há muita porcaria que não está no projecto e que fica à criatividade dos desgraçados dos orçamentistas, que têm que andar armados em bruxos de Fafe. No que toca a águas e esgotos, é seguir o que está no projecto. Se a obra for ganha, logo se vê se querem gastar mais para ficar mais bem servidos.
  6.  # 226

Seria antes bruxo da Areosa? Cuidado..................
  7.  # 227

Eu enquanto não tiver um projecto em autocad ou noutro ficheiro editável, não mexo uma palha

para que quer um formato editável, não basta um dwf para medir?
    Concordam com este comentário: riscos
  8.  # 228

empreiteiros só tem acesso a dwf e pdf em peças escritas e medições, ou em Excel com medições bloqueadas..
  9.  # 229

Depende, eu tenho dwg's de tudo
  10.  # 230

espt

você é o dono da casa, é diferente e por uma certa ética e mesmo direitos de autor não pode fornecer dwg a torto e a direito ( seja arquitetura seja especialidades), neste caso a empreiteiros.
    Concordam com este comentário: GMCQ, espt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: espt
  11.  # 231

Colocado por: marco1para que quer um formato editável, não basta um dwf para medir?

Quando disse editável, referia-me a um ficheiro onde pudesse fazer medições, o dwf também serve, ...mas nem sei bem o que é isso, porque sempre tive acesso aos ficheiros dwg.

Ainda não percebi qual o problema em fornecer os ficheiros em dwg, a não ser alguns pormenores exclusivos, mas a maior parte dos que por aí andam são cópias uns dos outros.
    Concordam com este comentário: Skinkx
  12.  # 232

Quando disse editável, referia-me a um ficheiro onde pudesse fazer medições, o dwf também serve, ...mas nem sei bem o que é isso, porque sempre tive acesso aos ficheiros dwg.

Ainda não percebi qual o problema em fornecer os ficheiros em dwg, a não ser alguns pormenores exclusivos, mas a maior parte dos que por aí andam são cópias uns dos outros.
    Concordam com este comentário:Skinkx

Eu vou ser sincero, faz-me mais espécie mandar ficheiros em formato pdf ou dwf para uma câmara municipal, com a quantidade de cábulas que por lá andam a minar mercado aos demais, do que mandar um dwg ou word para um empreiteiro.

Os empreiteiros não são meus concorrentes, os técnicos municipais muitas vezes são os principais.
    Concordam com este comentário: marco1
  13.  # 233

E digo isto porque quando também tenho que fazer medições, sei bem da facilidade que é poder andar a medir em CAD e definir polígonos ou áreas ou ter que andar a trabalhar em cima dum PDF que não dá para nada.
  14.  # 234

Colocado por: nelson__ricardodeixo aqui uma perola dum orçamento que tive (o mais barato)
      DSC06102 (Medium).JPG

Estava à espera que o empreiteiro lhe fizesse ou dissesse o que o projectista não fez ou o DO nao quis pagar?!
    Acho muito bem esse orçamento, então o DO nao diz o que quer e o empreiteiro tem de adivinhar!?
  15.  # 235

No caderno de encargo esta isto
    Placas de isolamento em poliestireno expandido com 10cm de espessura, tipo EPS 100 com (20Kg/m3) de densidade em paredes, da marca BARBOT, ou outra, de características equivalentes, com os seguintes elementos:
    . Colagem das placas
    . Barramento das placas
    . Aplicação de armadura de fibra de vidro com 160g/m2
    . Segundo barramento afagado
    . Primário
    . Acabamento final, cor a definir em obra
    Acessórios do sistema:
    . Lixagem de todo o EPS após a colagem global da obra
    . Aplicação de espuma de poliuretano à pistola nas juntas das placas
    . Aplicação de cantoneiras e pingadeiras em PVC com rede
    . Aplicação de buchas de fixação
  16.  # 236

Colocado por: nelson__ricardoNo caderno de encardo esta isto
    Placas de isolamento em poliestireno expandido com 10cm de espessura, tipo EPS 100 com (20Kg/m3) de densidade em paredes, da marca BARBOT, ou outra, de características equivalentes

Então bastava o empreiteiro escrever isto: Fornecimento e aplicação de ETICS da marca Barbot, ou equivalente, com eps de 10cm de espessura
    Concordam com este comentário: jfsmoreira
  17.  # 237

depois a forma que queria trabalhar nao me agradou, todo a material era faturado em meu nome e depois pagava a ele a a mao de obra de trolha
  18.  # 238

Colocado por: nelson__ricardodepois a forma que queria trabalhar nao me agradou, todo a material era faturado em meu nome e depois pagava a ele a a mao de obra de trolha

Qual é o problema?

10cm acho um abuso de isolamento!!! mas vale meter EPS de 8 cm de espessura, mas EPS 150.

Atenção á fixação mecânica com bucha não está no descritivo
  19.  # 239

Ficava a 6% a mão de obra...
  20.  # 240

Colocado por: riscos

Qual é o problema?

10cm acho um abuso de isolamento!!! mas vale meter EPS de 8 cm de espessura, mas EPS 150.

Atenção á fixação mecânica com bucha não está no descritivo

Deve-se utilizar o eps 100

0.0459 seg. NEW