Colocado por: mfiguHá bancos a fixarem até 30 anos...bpi por exemploNão estará a confundir com prestações fixas, que é diferente? Paga sempre a mesma prestação, mas o prazo é que vai variando conforme a variação da taxa de juro.
Colocado por: flipeyAlguém pode esclarecer uma dúvida?
Ao fazer transferência de crédito habitação, há algum valor a pagar ao banco em que tenho neste momento o crédito?
Colocado por: mfiguBom dia V Montalvão. A opção máxima é taxa fixa a 30 anos. Confirmei no banco e no site.Acredito, mas não é o normal. No site deles nem consegui encontrar a taxa fixa nas modalidades de CH.
Colocado por: André BarrosBem, mais desenvolvimentos no meu processo de transferência. Que pouco me agradam.
Resumindo a coisa, pedi transferência do meu CH do BCP para o Santander.
Ofereceram 2,5% Spread, Euribor 12M + os 3 produtos que têm que se contratar. TAER de 3.7%. Faltou decidir qual a modalidade de seguro que iamos optar.
Hoje fui lá e disseram-me que se optasse pela modalidade Vida Habitação Plus a Prémio Único (66% de invalidez, desemprego, hospitalização, etc) me faziam Spread de 2.3% e TAER 3.5%.
O problema é que este seguro, além de caro (30€/mês para os 2) tenho que estar ligado a ele durante 5 anos. Porque o que me foi explicado é que o prémio desses 5 anos (800 e tal euros) era adiantado pelo banco à seguradora e depois nos pagaríamos mensalmente ao banco.
Enfim, um arrastar de papéis e burocracias que sinceramente me estou a fartar.
O que aconselham nesta situação?
Neste momento tenho spread de 2.75% em que a partir de agosto passa para 3.75% com TAER de 5.6% . Euribor 6M sem qualquer outro produto.
Colocado por: vmontalvaoAcredito, mas não é o normal. No site deles nem consegui encontrar a taxa fixanas modalidades de CH.
Já agora, sabe a quanto está a taxa fixa neste momento? É que ir para a taxa fixa é estar a arriscar bastante. Pelo menos irá perder dinheiro nos primeiros 10 anos e depois rezar para que consiga recuperar nos 20 anos subsequentes. Prefiro ir por uma taxa variável e ir poupando esses 200€ a 300€ mensais para ir amortizando quando puder.
Colocado por: Victor Ribeiro
Por acaso acabei de simular para 150.000€ em 30 anos. Taxa Fixa 3,65% (TAN). Isto dá uma prestação de 686€. Logo de seguida simulei Taxa variável, spread 1,95 + Euribor a 6M, prestação de 550€.
Agora é analisar: Euribor está negativa, e obviamente não se sabe quando atingirá os 3,65%, ou eventualemte se em 30 anos chegará a esses valores. Estamos a falar de uma diferença de prestação de 136€!!
As contas não são assim tão lineares mas supondo que daqui a 10 anos a taxa sobe para esses valores, pagou "a mais" durante esse tempo: 136€x120= 16.320€.
Apenas começará a ganhar dinheiro quando as taxas ultrapassarem os 3,65%.
Claro que para quem esses 136€ não fazem a diferença e não quer saber das subidas ou descidas da euribor então força!
Colocado por: bruolboas
alguem conhece a "reorganiza", parece ser uma empresa que faz creditos, mas negoceia com todas as instituições e apresenta as melhores propostas.
será que alguem me pode informar mais sobre esta empresa ?
Cumprimentos
Colocado por: DAJP
A Reorganiza é uma empresa que serve de intermediária entre a pessoa que pede o crédito e as instituições de crédito. No casa do crédito habitação eles pedem toda a documentação e montam um processo que depois é apresentado a todos os bancos e instituições de crédito e depois apresentam esses resultados ao cliente. Se o cliente gostar das condições, ao formalizar com o Banco a reorganiza ganha uma comissão.
Não são uma empresa de crédito, podemos-lhe chamar mediadores de crédito. Não se perde nada em mandar para lá o processo e ver o que eles dizem. Até pode ser que consigam melhores condições do que as que encontramos nos balcões.
Colocado por: DAJP
A taxa fixa geralmente é iguala a SWAP X anos (onde X é o número de anos em que se quer fixar a taxa) + o spread contratado com o Banco que geralmente é igual na taxa fixa ou variável.
Por exemplo, no Santander, oferecem me uma taxa fixa 5 anos de 0.126% (SWAP 5anos) + 1,5% (Spread)=1,626% enquanto que a taxa variável é igual a 0.059% (Euribor 12M) + 1,5% (SPREAD) = 1.559%.
Ou seja, basta a Euribor subir 0.25% nos próximos 5 anos para já ser vantajosa a Taxa Fixa.
Colocado por: mfiguFace aos valores actuais da euribor a subida é o único caminho expectável...Engraçado que ouvi o mesmo quando estava a 0,5%. Contudo aconteceu exactamente o contrário e já vamos com valores negativos.
Colocado por: vmontalvaoEngraçado que ouvi o mesmo quando estava a 0,5%. Contudo aconteceu exactamente o contrário e já vamos com valores negativos.
Até acredito que voltem a subir, mas vamos a ver quanto tempo irá demorar a atingir os 0,25%.
Colocado por: vmontalvaoEngraçado que ouvi o mesmo quando estava a 0,5%. Contudo aconteceu exactamente o contrário e já vamos com valores negativos.
Até acredito que voltem a subir, mas vamos a ver quanto tempo irá demorar a atingir os 0,25%.
Colocado por: _cardoso_Boas, aproveitando este tópico e para os mais entendidos que possa dar uma pequena ajuda, eu neste momento estou a tentar comprar um apartamento, entrei com um pedido de crédito habitação no Banco BPI, na primeira simulação que me fizeram, aprovavam-me um crédito no valor de 116 mil euros com um spread de 1.95, mas como pretendia mais algum do que o me podia ser aprovado naquele balcão, foi novamente o processo para aprovar, tendo sido aprovado 125 mil euros ao prazo máximo de 45 anos, mas tendo vindo com um spread de 2.15.
Sei que os bancos tem estado a baixar o spread neste últimos tempos, mas o que acham deste spread que me foi aprovado?
No meu caso tenho 29 anos a fazer 30 anos em Março deste ano e o empréstimo foi aprovado sendo eu o unico proponente, tenho um ordenado médio de 1000€ euros líquidos mensais e estou nos quadros, pertencendo ao Estado ou seja com emprego que se possa considerar estável.
Quanto mais dinheiro pede num imóvel maior será o risco do banco, e por consequente maior é o spread que o banco aplica.
Colocado por: TyrandeCuriosamente, é exactamente o contrário.
Colocado por: TyrandeOs bancos têm "escalões" de crédito, se quiser lhe chamar assim. Eu como pedi menos de 100k para CH, levei com "penalização" de 0.2% no spread. Se tivesse pedido mais de 100k, o spread baixava logo, mesmo todas as outras condições mantendo-se....