Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: mfiguHá bancos a fixarem até 30 anos...bpi por exemplo
    Não estará a confundir com prestações fixas, que é diferente? Paga sempre a mesma prestação, mas o prazo é que vai variando conforme a variação da taxa de juro.

A Taxa Fixa em Portugal é por 3 a 10 anos e é por isso é que os bancos nunca perdem. Quando terminar esse prazo, apresentam-lhe outro com as taxas que lhe mais convirem. Se quiser, faça o seguinte exercicio, pegue nos valores dos últimos 20 ou 30 anos do Euribor e veja se tivesse na altura pedido um CH com taxa fixa, se iria sair a ganhar? É que pagar mais 200€-300€ por mês, durante 30 anos (360 meses) ainda dá uma grande margem de lucro para o banco.
  2.  # 82

Bom dia V Montalvão. A opção máxima é taxa fixa a 30 anos. Confirmei no banco e no site.

Abracos
    Concordam com este comentário: Victor Ribeiro
    •  
      GMCQ
    • 29 janeiro 2016

# 83

Colocado por: flipeyAlguém pode esclarecer uma dúvida?
    Ao fazer transferência de crédito habitação, há algum valor a pagar ao banco em que tenho neste momento o crédito?

O Santander cobre tudo que são despesas para com o banco de origem, isso eu sei, já o BCP temos que pagar uma parte.
  3.  # 84

Colocado por: mfiguBom dia V Montalvão. A opção máxima é taxa fixa a 30 anos. Confirmei no banco e no site.
    Acredito, mas não é o normal. No site deles nem consegui encontrar a taxa fixa nas modalidades de CH.
    Já agora, sabe a quanto está a taxa fixa neste momento? É que ir para a taxa fixa é estar a arriscar bastante. Pelo menos irá perder dinheiro nos primeiros 10 anos e depois rezar para que consiga recuperar nos 20 anos subsequentes. Prefiro ir por uma taxa variável e ir poupando esses 200€ a 300€ mensais para ir amortizando quando puder.
  4.  # 85

Colocado por: André BarrosBem, mais desenvolvimentos no meu processo de transferência. Que pouco me agradam.

Resumindo a coisa, pedi transferência do meu CH do BCP para o Santander.
    Ofereceram 2,5% Spread, Euribor 12M + os 3 produtos que têm que se contratar. TAER de 3.7%. Faltou decidir qual a modalidade de seguro que iamos optar.
    Hoje fui lá e disseram-me que se optasse pela modalidade Vida Habitação Plus a Prémio Único (66% de invalidez, desemprego, hospitalização, etc) me faziam Spread de 2.3% e TAER 3.5%.
    O problema é que este seguro, além de caro (30€/mês para os 2) tenho que estar ligado a ele durante 5 anos. Porque o que me foi explicado é que o prémio desses 5 anos (800 e tal euros) era adiantado pelo banco à seguradora e depois nos pagaríamos mensalmente ao banco.
    Enfim, um arrastar de papéis e burocracias que sinceramente me estou a fartar.
    O que aconselham nesta situação?

Neste momento tenho spread de 2.75% em que a partir de agosto passa para 3.75% com TAER de 5.6% . Euribor 6M sem qualquer outro produto.

Eu fiz esse seguro, embora me tenha saído ligeiramente mais barato que esses 30€/mês.
    Mas também na altura que procurei não encontrei seguro com as mesmas condições que esse e mais barato.
    Ao fim dos 5 anos é renegociavel.

Quanto às despesas de transferência não paguei nada. Foi tudo suportado pelo Santander inclusive as despesas com o Bic (banco onde tinha o empréstimo)

Quanto às taxas fixas, por experiência pessoal fujam disso.
    O primeiro empréstimo de habitação que fiz foi à quase 9 anos e na altura só eu trabalhava, a minha esposa era ainda namorada e estava no último ano de licenciatura.
    Para obter empréstimo da CGD só com fiadores (meus pais) e com taxa fixa para todo o tempo do empréstimo ao fim de 7 anos quando vendi o apartamento aperceber-me que em apenas as 7 anos perdi um dinheirão. E nos primeiros 2 anos as taxas subiram muito mas nem aí a prestação, caso fosse de taxa variável, chegava perto do absurdo do que eu estava a pagar com Taxas fixa
    Concordam com este comentário: Victor Ribeiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: André Barros
  5.  # 86

Colocado por: vmontalvaoAcredito, mas não é o normal. No site deles nem consegui encontrar a taxa fixanas modalidades de CH.
    Já agora, sabe a quanto está a taxa fixa neste momento? É que ir para a taxa fixa é estar a arriscar bastante. Pelo menos irá perder dinheiro nos primeiros 10 anos e depois rezar para que consiga recuperar nos 20 anos subsequentes. Prefiro ir por uma taxa variável e ir poupando esses 200€ a 300€ mensais para ir amortizando quando puder.

Por acaso acabei de simular para 150.000€ em 30 anos. Taxa Fixa 3,65% (TAN). Isto dá uma prestação de 686€. Logo de seguida simulei Taxa variável, spread 1,95 + Euribor a 6M, prestação de 550€.

Agora é analisar: Euribor está negativa, e obviamente não se sabe quando atingirá os 3,65%, ou eventualemte se em 30 anos chegará a esses valores. Estamos a falar de uma diferença de prestação de 136€!!

As contas não são assim tão lineares mas supondo que daqui a 10 anos a taxa sobe para esses valores, pagou "a mais" durante esse tempo: 136€x120= 16.320€.

Apenas começará a ganhar dinheiro quando as taxas ultrapassarem os 3,65%.

Claro que para quem esses 136€ não fazem a diferença e não quer saber das subidas ou descidas da euribor então força!
    Concordam com este comentário: mfigu
    • DAJP
    • 29 janeiro 2016

# 87

Colocado por: Victor Ribeiro

Por acaso acabei de simular para 150.000€ em 30 anos. Taxa Fixa 3,65% (TAN). Isto dá uma prestação de 686€. Logo de seguida simulei Taxa variável, spread 1,95 + Euribor a 6M, prestação de 550€.

Agora é analisar: Euribor está negativa, e obviamente não se sabe quando atingirá os 3,65%, ou eventualemte se em 30 anos chegará a esses valores. Estamos a falar de uma diferença de prestação de 136€!!

As contas não são assim tão lineares mas supondo que daqui a 10 anos a taxa sobe para esses valores, pagou "a mais" durante esse tempo: 136€x120= 16.320€.

Apenas começará a ganhar dinheiro quando as taxas ultrapassarem os 3,65%.

Claro que para quem esses 136€ não fazem a diferença e não quer saber das subidas ou descidas da euribor então força!

A taxa fixa geralmente é iguala a SWAP X anos (onde X é o número de anos em que se quer fixar a taxa) + o spread contratado com o Banco que geralmente é igual na taxa fixa ou variável.

Por exemplo, no Santander, oferecem me uma taxa fixa 5 anos de 0.126% (SWAP 5anos) + 1,5% (Spread)=1,626% enquanto que a taxa variável é igual a 0.059% (Euribor 12M) + 1,5% (SPREAD) = 1.559%.

Ou seja, basta a Euribor subir 0.25% nos próximos 5 anos para já ser vantajosa a Taxa Fixa.
    • DAJP
    • 29 janeiro 2016

# 88

Colocado por: bruolboas
    alguem conhece a "reorganiza", parece ser uma empresa que faz creditos, mas negoceia com todas as instituições e apresenta as melhores propostas.
    será que alguem me pode informar mais sobre esta empresa ?
    Cumprimentos

A Reorganiza é uma empresa que serve de intermediária entre a pessoa que pede o crédito e as instituições de crédito. No casa do crédito habitação eles pedem toda a documentação e montam um processo que depois é apresentado a todos os bancos e instituições de crédito e depois apresentam esses resultados ao cliente. Se o cliente gostar das condições, ao formalizar com o Banco a reorganiza ganha uma comissão.

Não são uma empresa de crédito, podemos-lhe chamar mediadores de crédito. Não se perde nada em mandar para lá o processo e ver o que eles dizem. Até pode ser que consigam melhores condições do que as que encontramos nos balcões.
  6.  # 89

Colocado por: DAJP

A Reorganiza é uma empresa que serve de intermediária entre a pessoa que pede o crédito e as instituições de crédito. No casa do crédito habitação eles pedem toda a documentação e montam um processo que depois é apresentado a todos os bancos e instituições de crédito e depois apresentam esses resultados ao cliente. Se o cliente gostar das condições, ao formalizar com o Banco a reorganiza ganha uma comissão.

Não são uma empresa de crédito, podemos-lhe chamar mediadores de crédito. Não se perde nada em mandar para lá o processo e ver o que eles dizem. Até pode ser que consigam melhores condições do que as que encontramos nos balcões.

Só conhecia a Decisões e Soluções...

Parece haver mercado para absorver todas estas mediadoras...
  7.  # 90

Boas tarde.

Alguém me sabe dizer em uma transferência de crédito, estando o imóvel em obras (não existindo projecto por que é apenas no interior), com melhorias bastantes significativas, mesmo estando em obras, na avaliação por parte do banco poder haver uma valorização do imóvel?

Cumprimentos
  8.  # 91

Claro é compreensível. Mas não sabemos a variação futura da euribor que actualmente está no mínimo de sempre e por isso o único caminho que tem é de subida.

Nos EUA, Canadá e uk o grosso dos ch realizam-se com taxa fixa e compreende- se que a diferença vai-se reacções menos positivas.

A certeza paga-se e as contas do se fazem no fim...

Negoceiem bem, atenção aos produtos que ficam obrigados a fazer e que figuram no contrato e atenção à tae. Muito mais importante que o apoiar é a tae, mas isso todos sabem...
  9.  # 92

Colocado por: DAJP
    A taxa fixa geralmente é iguala a SWAP X anos (onde X é o número de anos em que se quer fixar a taxa) + o spread contratado com o Banco que geralmente é igual na taxa fixa ou variável.

Por exemplo, no Santander, oferecem me uma taxa fixa 5 anos de 0.126% (SWAP 5anos) + 1,5% (Spread)=1,626% enquanto que a taxa variável é igual a 0.059% (Euribor 12M) + 1,5% (SPREAD) = 1.559%.

Ou seja, basta a Euribor subir 0.25% nos próximos 5 anos para já ser vantajosa a Taxa Fixa.

Onde foi arranjar esse spread de 1,5%? No site deles o spread base é de 4,2% podendo baixar para os 1,75%.
    Mesmo assim, veja que é fixa para 5 anos. Quando é que acha que o Euribor 12M vai subir 0,25 pontos? É que terá que ser nos próximos 2 anos para tirar vantage da taxa fixa, caso contrário vai sempre perder. Depois daqui a 5 anos terá que negociar nova taxa fixa, além de que amortizar um crédito de taxa fixa tem sempre uma penalização de 2% ao contrário da taxa variável que tem 0,5%.
  10.  # 93

Face aos valores actuais da euribor a subida é o único caminho expectável...
    Concordam com este comentário: bruol
  11.  # 94

Colocado por: mfiguFace aos valores actuais da euribor a subida é o único caminho expectável...
    Engraçado que ouvi o mesmo quando estava a 0,5%. Contudo aconteceu exactamente o contrário e já vamos com valores negativos.
    Até acredito que voltem a subir, mas vamos a ver quanto tempo irá demorar a atingir os 0,25%.
  12.  # 95

Colocado por: vmontalvaoEngraçado que ouvi o mesmo quando estava a 0,5%. Contudo aconteceu exactamente o contrário e já vamos com valores negativos.
    Até acredito que voltem a subir, mas vamos a ver quanto tempo irá demorar a atingir os 0,25%.

Eheehh o banco do Japão mexeu na taxa directora na sexta-feira, passou para negativa: -0,1% ;)

Não me admira que os loucos do BCE se lembrem de passar para negativa também. A ideia é que as pessoas comecem a perder dinheiro com os depósitos e invistam o dinheiro na economia de modo a evitar a deflação!
  13.  # 96

Colocado por: vmontalvaoEngraçado que ouvi o mesmo quando estava a 0,5%. Contudo aconteceu exactamente o contrário e já vamos com valores negativos.

Eu falo em longo prazo e não a 5 anos...
  14.  # 97

Boas, aproveitando este tópico e para os mais entendidos que possa dar uma pequena ajuda, eu neste momento estou a tentar comprar um apartamento, entrei com um pedido de crédito habitação no Banco BPI, na primeira simulação que me fizeram, aprovavam-me um crédito no valor de 116 mil euros com um spread de 1.95, mas como pretendia mais algum do que o me podia ser aprovado naquele balcão, foi novamente o processo para aprovar, tendo sido aprovado 125 mil euros ao prazo máximo de 45 anos, mas tendo vindo com um spread de 2.15.

Sei que os bancos tem estado a baixar o spread neste últimos tempos, mas o que acham deste spread que me foi aprovado?

No meu caso tenho 29 anos a fazer 30 anos em Março deste ano e o empréstimo foi aprovado sendo eu o unico proponente, tenho um ordenado médio de 1000€ euros líquidos mensais e estou nos quadros, pertencendo ao Estado ou seja com emprego que se possa considerar estável.
  15.  # 98

Colocado por: _cardoso_Boas, aproveitando este tópico e para os mais entendidos que possa dar uma pequena ajuda, eu neste momento estou a tentar comprar um apartamento, entrei com um pedido de crédito habitação no Banco BPI, na primeira simulação que me fizeram, aprovavam-me um crédito no valor de 116 mil euros com um spread de 1.95, mas como pretendia mais algum do que o me podia ser aprovado naquele balcão, foi novamente o processo para aprovar, tendo sido aprovado 125 mil euros ao prazo máximo de 45 anos, mas tendo vindo com um spread de 2.15.

Sei que os bancos tem estado a baixar o spread neste últimos tempos, mas o que acham deste spread que me foi aprovado?

No meu caso tenho 29 anos a fazer 30 anos em Março deste ano e o empréstimo foi aprovado sendo eu o unico proponente, tenho um ordenado médio de 1000€ euros líquidos mensais e estou nos quadros, pertencendo ao Estado ou seja com emprego que se possa considerar estável.

Cardoso isso tem a ver com uma coisa que se chama LTV quase de certeza. Como pediu mais dinheiro, passou de um escalão de spread para outro, o que é absolutamente normal.

Quanto mais dinheiro pede num imóvel maior será o risco do banco, e por consequente maior é o spread que o banco aplica.
  16.  # 99

Quanto mais dinheiro pede num imóvel maior será o risco do banco, e por consequente maior é o spread que o banco aplica.

Curiosamente, é exactamente o contrário.

Os bancos têm "escalões" de crédito, se quiser lhe chamar assim. Eu como pedi menos de 100k para CH, levei com "penalização" de 0.2% no spread. Se tivesse pedido mais de 100k, o spread baixava logo, mesmo todas as outras condições mantendo-se....
  17.  # 100

Colocado por: TyrandeCuriosamente, é exactamente o contrário.

Não entendeu ou eu não me expressei em condições.

Exemplo prático:

1)
    Avaliação do imóvel: 100.000€
    Pedido de crédito: 80.000€
    LTV: 80%

2)
    Pedido de crédito: 90.000€
    LTV: 90%
    Spread será DE CERTEZA ABSOLUTA superior que na hipótese 1.

Geralmente são 3 escalões de LTV:
    1) até 50% ou 60%
    2) Entre 50% (ou 60%) até 80%
    3) de 80% para cima, até ao máximo que o banco pratica.

Colocado por: TyrandeOs bancos têm "escalões" de crédito, se quiser lhe chamar assim. Eu como pedi menos de 100k para CH, levei com "penalização" de 0.2% no spread. Se tivesse pedido mais de 100k, o spread baixava logo, mesmo todas as outras condições mantendo-se....

Isso é normal, uma vez que quanto mais pedir, num determinado escalão de LTV, é-lhe reduzido ao spread.

Espero ter esclarecido! :)
    Concordam com este comentário: tostex

0.0437 seg. NEW